Caros parceiros 1- Adquiri um torninho BL-250GH da PowerMaq, em fevereiro/2008. Realmente, eles tem um atendimento bastante atencioso. Quanto ao torno em si , ainda não posso dizer-lhes muita coisa, pois estou me iniciando na atividade. Minha decisão em adquiri-lo baseou-se no testemunho de um industrial de São Carlos, muito gentil, que me foi apresentado pela revenda, que possui dois tornos como esse e está muito satisfeito com eles. Além disso, o fato de suas engrenagens serem confeccionadas em aço, ajudou muito.
2- O único problema que senti até agora, que pode ser restrito somente ao meu, é um ruídinho originário da caixa das engrenagens, semelhante ao batimento das válvulas do motor de carro. Mais audível em velocidades baixas. Comecei a notar este problema após ter esticado bem a correia do motor. Um torneiro experiente, que analisou o ruído, me disse que, a priori, não é preocupante, pois as engrenagens estão engatando corretamente. Pode ser uma questão de ajuste. Que Deus o ouça.
3- Quando recebi a máquina, despertou-me alguma incerteza sobre seu peso real, pois a transportadora Atlas cobrou-me por 200 quilos e no site da revenda ele está anunciado com 250 kg. Será que a transportadora foi boazinha para comigo?
Encontrei hoje um site
http://www.cotek-mac.com/images/Metalworking/pdf/Page11.pdf anunciando a mesma máquina, também com o mesmo peso (250 kg). (Em fevereiro, na época em que comprei a minha, este site não aparecia na pesquisa.). Por outro lado, é intrigante notar que em um site chinês, há uma foto muito parecida com este torno, mas com código diferente mas vocês podem conferir
http://qianlima288.diytrade.com/sdp/381628/4/pd-1938052/2792948-0.html , e o peso mostrado não é o mesmo ( mas posso estar enganado !!!),. A mim, me resta ainda a dúvida: quanto realmente pesa este torno?
Enfim, pese o quanto pesar este torno, garanto-lhes que ele é bem firme, não vibra, mas mesmo assim eu precisava divulgar-lhes esta divergência.
4- O manual que acompanha a máquina é destinado somente a ajudar na sua instalação e algumas dicas de segurança. Careço ainda de um manual de operação apropriado, semelhante ao disponibilizado pelo Fábio Gilli do torno BV20. Por sinal , conforme pude ver, o BL-250GH é muito parecido estruturalmente com ele (BV20). Há muito parentesco entre eles, com certeza.
Boa sorte a todos. Odair