Yanes boa tarde,
Eu assim como você também troquei um mini torno por um com uma capacidade maior a poucos dias e te confesso que estranhei um pouco.
A dica que vou te dar é que reveja alguns procedimentos:
Alinhamento entre pontas, você deve ter recebidos duas pontas, uma para o eixo do cabeçote fixo e uma para o cabeçote móvel, instale as duas e confira este alinhamento.
Reveja a afiação de suas ferramentas, com seu antigo torno, que variava a velocidade por potenciômetro, ficava mais fácil ficar dentro dos limites de Rpm e manter as ferramentas sempre bem afiadas.
Trabalhe o mais perto possível das Rpm indicadas para o tipo de material e ferramenta utilizada, se não tiver uma rpm igual a indicada para a usinagem, utilize uma um pouco abaixo.
Quanto a troca de velocidades ser por troca da posição das correias, já até me acostumei, mas mesmo assim estou pretendendo instalar um sistema de variação de velocidades digital, estou aguardando ter tempo para sentar com um amigo que é engenheiro eletrônico e ficou de me ajudar.Pretendo se conseguir, postar aqui no fórum para servir de ajuda a outros.
Olha estas dicas que estou te dando são bem bobinhas, mas muitas vezes culpamos a máquina e esquecemos do trivial, isto aconteceu comigo.
Espero ter ajudado,
Adilson Ferreira.