Autor Tópico: Construir um Torno, vale a pena?  (Lida 41732 vezes)

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Offline Arivaldo

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2010, 22:55 »
...os parafusos que fixam as flnages dos rolamentos são de 6mm (M6), pergunto porque eles não são fracos para aguentar todo o torque do conjunto?

São 3 parafusos allen, de aço, 5/16". Acho que aquentam um trem. Além disso, as flanges são bem robustas, depois de fixadas, será difícil sairem do lugar.

...E mais uma curiosidade, para que vc colocou essas buchas de nylon?

Aqueles discos de nylon serão, o mais espesso, um freio, para a eventualidade de querer travar o eixo-árvore e o mais fino terá 6 pequenos imãs, para acionar um sensor hall e poder automatizar e fazer roscas via cnc.

Estou com intenção de já fazê-lo com comando eletrônico, mesmo usando em manual os acionamentos longitudinal e transversal assim serão. Espero conseguir...

Offline Eneias Eringer

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2010, 09:55 »

Obrigado!!!!

A mesa eu penso em construir ... a ferramenta que faz esse tipo de rasgo se chama woodruff... mas demora muito , se a ferramenta for de aço rapido... geralmente cobram mais caro pra fazer isso ...
Pretendo fazer em aluminio sim...
Guias de 20mm o projeto esta para rolamentos fechados ... mas se for fazer talvez mude mais algumas coisinhas....

Hoje , estou pensando em comprar um torninho que vi na vitor e buono...
http://www.vitorbuono.com.br/asp/produtos_detalhes.asp?codigo=400

R$ 5800,00 ...

Offline capponi

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2010, 10:14 »

Obrigado!!!!

A mesa eu penso em construir ... a ferramenta que faz esse tipo de rasgo se chama woodruff... mas demora muito , se a ferramenta for de aço rapido... geralmente cobram mais caro pra fazer isso ...
Pretendo fazer em aluminio sim...
Guias de 20mm o projeto esta para rolamentos fechados ... mas se for fazer talvez mude mais algumas coisinhas....

Hoje , estou pensando em comprar um torninho que vi na vitor e buono...
http://www.vitorbuono.com.br/asp/produtos_detalhes.asp?codigo=400

R$ 5800,00 ...

Eu me decepcionei com os rolamentos lineares fechados, usei um de 16mm na CNC, nos eixos X e Y (900x900mm) as guias vibravam quando sujeitos a esforços, comprei outros rolamentos de 16mm abertos (10mm de abertura) mas ainda nao tive tempo de reformar a CNC, espero resolver este problema com a substituição!!!

Este torno da vitorbuono é muito interessante, infelizmente minha micro (ou melhor, nano) oficina nao comporta uma ferramenta de tal porte, hehehe.
Por isso estou empenhado em fazer um torninho de bancada 900 mm compacto, daí sim reformar a CNC (uma coisa de cada vez....)
 
Leonardo

Offline celp58

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2010, 00:43 »
Eneias
Eu tenho este torno da Vitor Buono, é uma bela máquina, mas tem alguns inconvenientes, a troca de velocidade é feita por correia e vem com meia caixa norton, se voce puder opte pelo 710, outro detalhe eles de um modo geral só tem trifásico,nada que um bom inversor não resolva, informação que na época da compra desconhecia e optei pelo 610 por terem um monofásico, pois veio da china em demonstração, quanto ao atendimento é muito bom, tanto que já comprei outras máquinas e acessórios deles deles. mas o principal é voce definir que tipo de peça irá fazer, pois é um torno de médio porte e que ocupa um certo espaço e pelo peso é dificil de movimentá-lo. Ele vem com todos os acessórios, o barramento é temperado, faz roscas em polegadas e milímetros, possui inversão do fuso, permitindo roscas esquerdas, ou seja é um torno mais profissional. Por outro lado o BV 20 é um torno extremamente versátil para serviços leves. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

Offline capponi

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #19 Online: 15 de Junho de 2010, 23:36 »
Pessoal,

Gostaria de mostrar qual a idéia que estou seguindo para fazer meu próprio torno.
[attachthumb=1]
Na imagem 1, é possivel ver a arvore do torno com uma seguência de engrenagens para reduzir a rotação de 3600 rpm para algo em torno de 700-900 rpm.
Esta peça devo monta-la amanhã, pois pegarei no torneiro, porém sugestões ainda são muito bem vindas!!!!!
No eixo de 12mm devo colocar uma polia em "V" ou uma polia dentada (realmente não sei, o que reria melhor e mais seguro) , se possivel escalonada para que eu tenha a possibilidade de variar manualmente a velocidade.
Todo o conjunto e montado sobre um perfil "I" retificado, como mostra a figura 2
[attachthumb=2]
Dos elementos do desenho, eu ja tenho o perfil "I" e a mesa (que não é de um torno, mas vou adaptá-la).
O que me preocupa são os suportes da mesa, penso em faze-los como mostra o próximo desenho, no entanto, não sei se funcionará bem, se deslizará macio, pois são feitos do mesmo material, aço 1020 sem tratamento.
Tambem não tenho ideia sobre desgaste destes materiais.
Para que não tenha folga, utilizarei uns suportes em bronze, que serão ajustados via parafusos (Também não sei se é uma boa idéia)
[attachthumb=3]
Visão mais detalhada do suporte da mesa
[attachthumb=4]
Visão geral de como ficará.(ghostview)
[attachthumb=5]
Visão geral.
A pegunta continua..... será que funciona??? Vale a pena?

Abraço
Leo

« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 10:19 por capponi »

Offline Ivan

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2010, 10:14 »
Meu primeiro "torno" eu fiz com peças que eu já tinha: um eixo de serra à guisa de cabeçote e uma morsa coordenada como barramento e carro. Redução com polias, tudo montado em uma estrutura de aço. A única coisa que comprei foi uma plaquinha 100mm.
Quebrou um galho pra fazer várias buchinhas, polias etc., mas a principal utilidade foi ver o quanto eu precisava de um torno de verdade (taí a "precisão" dele  ;D).
Um torno feito assim não tem:
- avanços automáticos
- roscas
- contra-ponta (com avanço, essencial para travamento e para fazer furos)
- carro superior com ajuste do ângulo para atacar a peça
- gama de velocidades para ajustar a velocidade de corte
e muitos outros recursos.
Sem falar nos problemas de rigidez (ex. a menos que seja uma espessura gigantesca, esse barramento tem péssima rigidez torsional), batimento no cabeçote, folgas nas guias etc.

Sem desmerecer o valor do aprendizado, se/quando você perceber que precisa de um torno de verdade, tudo o que você fez não tem nenhum valor de revenda - para qualquer outra pessoa, é sucata.

Eu iria atrás de um torno usado - é mais fácil pegar um torno destruído e reformá-lo do que fazer um do zero. E o resultado final é muito superior, e o valor de aquisição mais pelo menos parte do que você gastou para melhorar é recuperado se vender.

Mas se for mesmo fazê-lo, tentaria fazer da forma mais econômica possível:
- sem contra-ponta, não adianta um barramento longo. A peça mais longa que vai conseguir tornear é de uns 20 cm, se tanto.
- tente fazer as reduções somente com polias, e use um motor de 4 polos (1700rpm), ou se você tiver trifásico, use um de 6 polos (é o que eu prefiro nestas máquinas), procurando encontra em ferro-velho. Isso já diminui bastante a redução necessária.
- use bronze somente trabalhando contra superfícies de bom acabamento superficial (retificado ou fresado com capricho), caso contrário "come" rápido. Eu apenas fresaria e usaria aço contra aço, por ser muito mais barato.
Creio que o mais crucial é garantir que as 2 guias (pontas superiores do I) sejam rigorosamente paralelas (coisa de 1 centésimo no comprimento) e de espessura igualmente uniforme. Caso contrário, o ajuste de folga para um ponto significa interferência ou jogo em outro.

A automatização resolve alguns problemas (roscas e avanços, necessidade de ângulo no carro superior), mas não todos. E creio que um torno para automatizar seria melhor de outra forma (guias lineares, fusos mais adequados etc).

Não estou querendo atrapalhar - se você for mesmo fazer, certamente vai ser muito instrutivo e vai poder ser usado pra várias coisas, mas tente manter o custo lá em baixo pra não lamentar depois o que gastou.

Ou gaste em peças que podem ser úteis depois (ex: um inversor de R$300 para as velocidades, ao invés de $300 em peças para redução/ajuste de velocidades etc.)

Offline capponi

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2010, 10:37 »
Meu primeiro "torno" eu fiz com peças que eu já tinha: um eixo de serra à guisa de cabeçote e uma morsa coordenada como barramento e carro. Redução com polias, tudo montado em uma estrutura de aço. A única coisa que comprei foi uma plaquinha 100mm.
Quebrou um galho pra fazer várias buchinhas, polias etc., mas a principal utilidade foi ver o quanto eu precisava de um torno de verdade (taí a "precisão" dele  ;D).
Um torno feito assim não tem:
- avanços automáticos
- roscas
- contra-ponta (com avanço, essencial para travamento e para fazer furos)
- carro superior com ajuste do ângulo para atacar a peça
- gama de velocidades para ajustar a velocidade de corte
e muitos outros recursos.
Sem falar nos problemas de rigidez (ex. a menos que seja uma espessura gigantesca, esse barramento tem péssima rigidez torsional), batimento no cabeçote, folgas nas guias etc.

Sem desmerecer o valor do aprendizado, se/quando você perceber que precisa de um torno de verdade, tudo o que você fez não tem nenhum valor de revenda - para qualquer outra pessoa, é sucata.

Eu iria atrás de um torno usado - é mais fácil pegar um torno destruído e reformá-lo do que fazer um do zero. E o resultado final é muito superior, e o valor de aquisição mais pelo menos parte do que você gastou para melhorar é recuperado se vender.

Mas se for mesmo fazê-lo, tentaria fazer da forma mais econômica possível:
- sem contra-ponta, não adianta um barramento longo. A peça mais longa que vai conseguir tornear é de uns 20 cm, se tanto.
- tente fazer as reduções somente com polias, e use um motor de 4 polos (1700rpm), ou se você tiver trifásico, use um de 6 polos (é o que eu prefiro nestas máquinas), procurando encontra em ferro-velho. Isso já diminui bastante a redução necessária.
- use bronze somente trabalhando contra superfícies de bom acabamento superficial (retificado ou fresado com capricho), caso contrário "come" rápido. Eu apenas fresaria e usaria aço contra aço, por ser muito mais barato.
Creio que o mais crucial é garantir que as 2 guias (pontas superiores do I) sejam rigorosamente paralelas (coisa de 1 centésimo no comprimento) e de espessura igualmente uniforme. Caso contrário, o ajuste de folga para um ponto significa interferência ou jogo em outro.

A automatização resolve alguns problemas (roscas e avanços, necessidade de ângulo no carro superior), mas não todos. E creio que um torno para automatizar seria melhor de outra forma (guias lineares, fusos mais adequados etc).

Não estou querendo atrapalhar - se você for mesmo fazer, certamente vai ser muito instrutivo e vai poder ser usado pra várias coisas, mas tente manter o custo lá em baixo pra não lamentar depois o que gastou.

Ou gaste em peças que podem ser úteis depois (ex: um inversor de R$300 para as velocidades, ao invés de $300 em peças para redução/ajuste de velocidades etc.)


Obrigado Ivan,

Vou levar tudo isso em consideração.
Infelizmente não posso dispender de uma soma muito alta para adquirir um torno de bancada, ainda mais que meu uso e exclusivamente para hobby, mas como você mesmo disse daqui a pouco vou querer um torno de verdade.
Sobre a compra de um torno usado, procurei por muito tempo um, mas nao encontrei, alem disso tenho um problema serio de espaço na minha oficina, teria que ser um de bancada.
Vou continuar contruí-lo, sempre orientado a gastar o menos possível (que é o que tem acontecido).

Mais uma vez obrigado.

Leo

Offline miyamura

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2010, 11:57 »
Olha, li uns topicos antes o valor que vc pretende gastar... na boa, com uma boa procura e paciencia vc encontra algo naquele valor.
Como exemplo, eu tenho um torno promeca que estou reformando (alias, pra quem acompanhou o tópico que abri, não deixei de postar novidades por preguiça, eu tive realmente que parar a reforma por conta de outros trabalhos realmente importantes) e, como não podia ficar sem torno acabei achando um sanches blanes de 9" BEM completo por 900 reais em excelente estado e faltando apenas a alavanca que liga o fuso (que fiz sem dificuldades na minha oficina). Na foto da pra ver o estado da criança (tá tão bom que não to sentindo falta do meu promeca).
Mesmo que vc queira vencer o desafio de fazer seu proprio torno, te digo de antemão que é bem dificil se vc não tiver acesso a um em funcionamento.
Agora, se vc quiser realmente fazer ele, vai uma dica... compra um barramento pronto.
vc encontra na faixa de 300 reais e vale muito a pena.


Offline Ivan

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2010, 12:00 »
Leo,
se vai mesmo fazer, o que você já tem e o que já mandou fazer?
Vale à pena definir algumas coisas:
1 - diâmetro máximo torneável (eu iria entre 5 e 8 polegadas)
2 - gama de velocidades (idealmente entre uns 300 e 1000rpm, com pelo menos 3)
3 - potência do motor (1/3 a 1/2cv - sei que tem um de 1cv 2p que pode ser usado, mas não é o ideal)
4 - comprimento máximo torneável - se não tem contra-ponta, não é entre pontas  ;D (eu pensaria em não mais que 200mm sem contra-ponta)

Compre a maior placa que couber (4 ou 5"), a diferença de preço é pequena. Placas de com menos de 100mm são frágeis demais.

E se não fez o barramento ainda, vale dar uma pensada, pois essa viga em I é uma escolha não muito rígida frente ao principal esforço no carro (ao tornear, a peça força a ferramenta para baixo e para trás, tentando torcer o barramento).

Concordo com o Igor, o meu Joinville cansado (na época, não hoje  ;D) mas completo comprei por 1300.

Offline miyamura

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2010, 12:03 »
Concordo com o Igor, o meu Joinville cansado (na época, não hoje  ;D) mas completo comprei por 1300.

Esse meu foi no fim do ano passado  ;D

caiu bastante o preço (ainda bem)!

Offline capponi

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #25 Online: 16 de Junho de 2010, 12:24 »
Leo,
se vai mesmo fazer, o que você já tem e o que já mandou fazer?
Vale à pena definir algumas coisas:
1 - diâmetro máximo torneável (eu iria entre 5 e 8 polegadas)
2 - gama de velocidades (idealmente entre uns 300 e 1000rpm, com pelo menos 3)
3 - potência do motor (1/3 a 1/2cv - sei que tem um de 1cv 2p que pode ser usado, mas não é o ideal)
4 - comprimento máximo torneável - se não tem contra-ponta, não é entre pontas  ;D (eu pensaria em não mais que 200mm sem contra-ponta)

Compre a maior placa que couber (4 ou 5"), a diferença de preço é pequena. Placas de com menos de 100mm são frágeis demais.

E se não fez o barramento ainda, vale dar uma pensada, pois essa viga em I é uma escolha não muito rígida frente ao principal esforço no carro (ao tornear, a peça força a ferramenta para baixo e para trás, tentando torcer o barramento).

Concordo com o Igor, o meu Joinville cansado (na época, não hoje  ;D) mas completo comprei por 1300.

Obrigado pelas respostas e dicas.

Vai la um breve resumo do que eu ja fiz....
A placa de torno eu já tinha ... uma de 80mm chinesa ja tinha comprado a algum tempo (na verdade foi isso que desencadeou o projeto...... ) paguei 190... ano passado.

A arvore do torno mandei fazer esta semana... mancais, furos etc... ou seja, o desenho 1 eu ja tenho pronto, gastei 350 reais entre mao de obra e material

Pretendo fazer uma contra ponta, nao representei no desenho, como também nao representei o castelo, que será bastante simples.

O perfil "I" ja tenho tambem (R$20,00).... mas ja estou repensando, gostaria de usar guas lineares, mas minha experiencia com os rolamentos lineares fechados me decepcionaram (uso na minha CNC).... por isso optei (ou ainda nao) pela barra em "I". Num tutorial da internet vi algo parecido, por isso achei bom, mas estou repensando.
Caso use guias lineares qual seria um diâmetro bom? usaria rolamentos lineares ou buchas???

O motor ainda nao comprei, mas tenho na mente um de 1CV monofasico (pelo custo do inversor) . Custa em torno de R$120,00.
O motor que possuo nao poderá ser usado...

Sobre o torno joinville.... este era um verdadeiro sonho.. mas é muito raro encontrar.... ja o valor.... estaria excelente, dentro do orçamento.

Abraço

Leo



Offline Ivan

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #26 Online: 16 de Junho de 2010, 14:56 »
Alguns por menos de 2 mil, só em uma publicação.

http://www.balcao.com/anuncio-negocios-torno-rio_de_janeiro-det-3652185.aspx
http://www.balcao.com/anuncio-negocios-vendo_torno_mecanico_de_bancada_sanches_blaine-rio_de_janeiro-det-3628551.aspx
http://www.balcao.com/anuncio-negocios-torno_ruby_110_v_300mm_entre_ponto-rio_de_janeiro-det-4187577.aspx
http://www.balcao.com/anuncio-negocios-torno_mecanico-rio_de_janeiro-det-3939666.aspx

Lembrando que pedir não é levar, um produto usado anunciado por 2000 muitas vezes dá pra negociar 1500 em dinheiro.

Se você for enveredar por guias lineares, fusos etc. aí vai sair mais caro que um torno usado rapidinho.

Offline celp58

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #27 Online: 17 de Junho de 2010, 10:02 »
Caponi
Como já foi citado, fabricar um torno só vale pela realização pessoal, Eu quando procurava por um torno, não encontrei nada que me agradasse, principalmente pelo estado de conservação em que se encontravam, optei pelo SM 610, depois da compra, um amigo viu o torno e se interessou em comprar um usado, nessa segunda procura encontrei tantos tornos em excelente estado e preço que se não fosse por falta de espaço teria montado um show room de tornos, mas acabei comprando um BV 20 de um colega aqui do forum, pois apesar de não estar nessa faixa de preços o torno estava novo, sem precisar nenhum reparo. Finalizando, monte o teu o mais barato possível, mas fique atento, pois tem muita coisa boa que aparece, mas para isso reserve um dim dim pois bons negócios são geralmente a vista.

Offline RAranda

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #28 Online: 17 de Junho de 2010, 10:41 »
Capponi.

Se posso dar o meu pitaco, acho que a receita custará mais caro que o produto pronto.

Em especial se tender a usar produtos de muito mais qualidade do que o "simples" perfil em I.
 
Uns 2 meses atrás me ofereceram um Sanches com caixa norton, não muito bom, mas facilmente recuperável por míseros 1.500 dinheiros.

Não sei se ainda está disponível, mas posso dar uma espiada.

É um torno clássico e pronto, no máximo alguns ajustes e poucas peças novas, apenas perfumaria.

Daí sim, poderia pensar em construir um outro, evitando gastos com mão de obra (pelo menos de torno).

Além do fato de já estar praticando essa arte que possui vários mistérios.

Mas evidente, que uma criação é sempre uma criação e nos proporciona muito mais prazer que uma peça pronta.

De qualquer maneira, desejo uma boa sorte e se precisar é só gritar.

Abraços.

Rubens

Offline capponi

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Re: Construir um Torno, vale a pena?
« Resposta #29 Online: 17 de Junho de 2010, 11:42 »
Mais uma vez pessoal muito obrigado pelas Respostas.

Agradeço a cada um de vocês pelas opiniões e dicas.
Realmente estava muito animado em comprar um torno da manrod...MR-300, mas o preço e muito alto... (R$2800,00)ainda mais se comparado com os valores praticados la fora (USD550).
Este foi outro fator que me levou a tentar fazer um.... claro, sem contar o desafio enfrentado.

Confesso que foi um banho de agua fria... hehehehe , mas estou cada dia mais convencido em comprar um torno usado.

Abx

Leo



« Última modificação: 17 de Junho de 2010, 11:45 por capponi »

 

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