Eu posso falar de primeira mão pq eu ja tive um desses.
Se ele estiver com barramente sem desgaste, ou seja, dentro das tolerancias e estiver abaixo de 2000 talves até compense, mas duvido
a construção desses imor de primeira geração não é um primor e o tamanho dele encarece e dificulta ajustes.
pra começar ele é de bucha e não de rolamento, até ai normal, mas é muito raro achar um que estaja com as mesmas em bom estado, diferente de sanches blanes e outras copias de south bend que geralmente tem o eixo arvore e sua acomodação entro de suas especificações.
a bucha de bronze desses tornos no geral estão sempre bem desgastados e trepidam muito
outra coisa que pouca gente leva em consideração, esses tornos ocupam muito espaço em todos os 4 lados dele... leve isso em conta
mais uma... revenda dele é dificil caso vc desista do mesmo. no geral eu não levo muito isso em conta, mas é nescessario pensar dependendo de sua disposição financeira e de espaço.
muitas vezes pra deixar um torno desses o minimamente usavel vc gasta mais do que comprar um melhor
se vc levou em conta comprar um torno de bancada, é pq provavelmente vc não pecise usinar peças muito grandes.
se for isso um sanches blanes, joinville, etc... seriam uma melhor pedida, tem muitas peças no mercado pra reposição, tem boa contrução, muito faceis de reparar e se precisar fazer o barramento vai te custar em média entre 300 e 400 reais pra retificar.
o numero de acessorios e a facilidade pra achar tb é enorme e te supre a maior parte das necessidades como nenhum outro...
atualmente na minha oficina tenho 3 tornos funcionando, um promeca 400 que é o que está em melhor estado de geometria pois foi todo reconstruido e tem 1,2m de barramento, 1 sanches blanes 9" e 1 herrero (que tb se deriva do south bend, mas de 10") e te falo que o que mais uso são os 2 ultimos, pois mesmo com o barramento já precisando de reforma mantém boa acuidade e tem muito mais acessórios que o promeca, fora que pelo preço dos acessórios permite muito mais facilidades e manutenção. a placa mesmo é algo que sempre é bom ter novo em um desses de bancada custam 180 a 200 reais em média (foi o que paguei) enquanto que se for trocar o do promeca vai 800 reais facil.
outra, mesmo com caixa norton as possibilidades de rosca são limitadas nesse imor, pedindo muiitas engrenagens extras pra todos os tipos de rosca que vc vai querer fazer, o mesmo se aplica aos de bancada que citei, mas o valor das mesmas pra esses tornos são bem inferiores das do imor.
Se vc quiser um torno maior, vc acha tornos imor de correia interna e com arvore de rolamento entre 4000 e 6000, e ai sim a coisa muda e acredito valer a pena.
Só minha opinião