Robedany
Quando se usina latão, isso realmente acontece, existem algumas proteções, tanto para a placa quanto no carro, no meu bv 20 veio as duas, mas acabei retirando, pois só atrapalhava, pois a da placa, fica muito próxima, quando se usava a placa no diametro máximo as castanhas acabavam raspando. Já no VB ela ajuda muito, pois foi bem dimensionada. Eu vou tirar as fotos e posto aqui.
Nikolas
Um dos materiais mais perigosos no torno é justamente o aluminio, pois o cavaco sai em fita e tende a enroscar em tudo e dependendo da operação que voce vai fazer a lubrificação é essencial, pois ele tende a empastar na ferramenta e se bobear ele chega a quebrar a ferramenta, ou arrancar a peça da placa. pelo menos comigo é muito comum acabar tomando um banho de cavacos, pois as vezes a fita de cavaco enrosca na placa e puxa todos os cavacos que já estão na bandeja. Por esse motivo entre um passe e o outro eu tiro os cavacos para evitar essa situação