Edson,
Sim, voce se fez entender - de qualquer forma, tenho certeza que estaremos falando de um torno equipado com um inversor, e este ajustado para frenagens agressivas...
Isto posto, tenho certeza que a operação de roscar se torna muito rápida, tanto quanto um operador que trabalha pelo método manual usando chave reversora.
Na minha opinião, um torno de produção de roscas tem freio pedal (torno comum sem inversor), e a reversão é muito mais simples de fazer porque o operador precisa reverter a alavanca de direção para que o torno dê retrocesso, e não precisa de tanta coordenação para retirar a ferramenta de dentro do material com uma das mãos enquanto que com a outra ele reverte a chave de retrocesso, que é como voce descreveu...
Aparentemente é mais rápido, mas o risco de erros é muito maior.
Usando um torno com inversor e este ajustado para frenagens fortes, a operação fica muito parecida com um torno com freio pedal - o operador pára a ferramenta (e a placa) quase que imediatamente, e tem tempo de retirar a ferramenta de dentro do material assim ficando pronto para o retrocesso - a coisa pode ser mais simples que um torno comum porque se colocam os botões de forma ergonomica, e o operador não precisa fazer ginásticas nas alavancas ou chaves reversoras.
Se quiser incrementar mais um pouco, quem sabe dê para usar um relé temporizado, que atua quando um botão de parada é acinado e o inversor freia o motor, espera uma pausa ajustável que dê tempo ao operador retirar a ferramenta e ele liga o retrocesso sózinho...
Eu particularmente não gosto, mas pode ser interessante se fizer um intertravamnento inteligente de segurança.