Autor Tópico: Dicas para usinagem  (Lida 40351 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2011, 11:22 »
Estava pensando em adaptar um freio de moto que tenho em minha oficina, mas para tanto terei que modificar o eixo da polia.


O próprio motor pode ser utilizado como freio, é algo simples que pretendo fazer no meu torninho.


Há duas variantes, uma consiste em curtocircuitar os enrolamentos, outra na aplicação de corrente contínua. Ainda não sei o que trará o melhor resultado, veremos ...

Offline F.Gilii

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2011, 11:40 »
Achei este circuito:

http://www.ckit.co.za/secure/conveyor/troughed/electric_motors/alstom/fig-37.jpg
Dicas para usinagem


Ao apertar o botão STOP a linha de alimentação se abre e se insere os capacitores "C" nos terminais do motor.
O relé "VR" (voltage relay) provê um retardo antes de se fechar um curto nos terminais do motor.

O artigo sugere que ao invés de usar um relé temporizador talvez possa ser usado resistores (R1) para controle da frenagem. R2 é um resistor de dreno e R3 um resistor de controle para a queda de tensão no relé.

Artigo original:
"Operation of stop button opens supply lines and inserts capacitors 'C' across motor terminals. Voltage relay 'VR' provides the necessary delay before operating to short-circuit the motor terminals. Instead of 'VR' a timer or limit switches maybe used R1 are resistors for controlling braking torque. R2 discharge resistors and R3 control resistor for relay drop-out voltage."

http://www.ckit.co.za/secure/conveyor/troughed/electric_motors/alstom/alstom---braking.htm
« Última modificação: 18 de Abril de 2011, 11:44 por F.Gilii »

Offline mulapreta

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2011, 13:40 »
Será que alguem poderia postar a relação das peças, e valores, deste circuito?

Seria muito bom testar ele no meu motor trifásico do torno.

Abraços

Edson

Offline mulapreta

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2011, 02:57 »
Jorge L.,

Você teria um método prático para frear o motor Trifásico quando necessitamos parada imediata nos casos de roscas.

Abraços

Edson


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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2011, 11:56 »
Você teria um método prático para frear o motor Trifásico quando necessitamos parada imediata nos casos de roscas.


Edson, rabisquei um esqueminha de uma possível solução, espero que esteja suficientemente claro ...

Offline mulapreta

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2011, 13:04 »

Edson, rabisquei um esqueminha de uma possível solução, espero que esteja suficientemente claro ...

Jorge,

Pelo que entendi fazendo esse esquema só com chave de três estágio (liga/desliga/inverte) já funcionaria?


Grato

Edson


Offline C N C N o w !

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #21 Online: 25 de Abril de 2011, 14:00 »
Pelo que entendi fazendo esse esquema só com chave de três estágio (liga/desliga/inverte) já funcionaria?


Edson, considerei a utilização de contatores com intertravamento para eliminar a possibilidade de curto-circuito na rede, mas talvez seja possível adaptar a chave reversora para frenar, dependendo de seu tipo, teríamos que analisar o esquema da chave, lembrando que com isto se perde a reversão ...

Offline gimbabf

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #22 Online: 25 de Abril de 2011, 15:09 »

   e porque não deixar a chave liga - reversora como está e colocar um relê parrudo com contatos NA - NF,  acoplando a bobina do relê à chave liga - reversora ?
não terá perigo de curto com a rede, sou ruim em desenho ou melhor em programa de desenho de circuitos senão postaria o circuito

Offline C N C N o w !

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #23 Online: 25 de Abril de 2011, 15:50 »
   e porque não deixar a chave liga - reversora como está e colocar um relê parrudo com contatos NA - NF,  acoplando a bobina do relê à chave liga - reversora ?


Gilberto, mesmo para um motor relativamente pequeno, um relé não é lá muito adequado, sua vida seria um tanto curta ... acho preferível mesmo um par de contatores. Ao invés de relé, o que se pode fazer tb é utilizar triacs ...

Offline mulapreta

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #24 Online: 25 de Abril de 2011, 17:16 »
Jorge L.,

Estou pensando em usar esse método para frear o motor:

Usar duas chaves (Que já tenho e não gastarei nenhum $$$$.

A chave Freio estará sempre ligada e será usada somente quando terei que frear o motor rapidamente.

O controle de lLigar, Desligar e Reverter o giro será feito pela chave que já uso normalmente.

Que Acha?

Edson


Offline mulapreta

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #25 Online: 25 de Abril de 2011, 17:24 »
Esta semana vou testar essa ligação, depois posto o resultado.

Edson


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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2011, 17:54 »
Que Acha?


Acho que vc é corajoso ... ou temerário he, he, he ...


Não preciso dizer que se esquecer ou atrasar o desligamento ... cabuuuummm !!! Há fusíveis no circuito do torno ? Seria bom ...


« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 20:54 por C N C N o w ! »

Offline celp58

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #27 Online: 03 de Maio de 2011, 16:15 »
Não sou nenhum expert no assunto, mas simplesmente reverter o motor, não sei se iria funcionar, pois a parada neste sistema se não me engano não é imediata, pois este sistema é amplamente utilizado em centrífugas de laboratório, mas nenhuma consegue parar imediatamente. De uma olhada neste video, Ficou que nem o caso do Bin Laden, mataram , mas não mostraram como terminou .
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Offline minilathe

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2011, 17:58 »
A frenagem rápida, por meios elétricos, pode ser obtida:

(1) Invertendo as conexões de duas fases do motor em relação à rede elétrica (trifásica).
(2) Aplicando uma tensão CC (bem mais baixa que a nominal) aos enrolamentos do motor.

Não é preciso lembrar que em ambas, a potência de frenagem é absorvida em grande parte pelo motor, na forma de aquecimento. 

Também poderia usar um freio mecânico, que tem a vantagem de não aquecer o motor. Acho que se não forem paradas frequentes, o método elétrico é interessante.

É importante lembrar que a cada partida o motor aquece e pode levar ao sobreaquecimento se forem frequentes.
« Última modificação: 03 de Maio de 2011, 18:03 por minilathe »

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Re:Dicas para usinagem
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2011, 20:19 »
Não sou nenhum expert no assunto, mas simplesmente reverter o motor, não sei se iria funcionar, pois a parada neste sistema se não me engano não é imediata ...


A parada é sim bastante rápida. É aconselhável, no caso de tornos, utilizar uma chave centrífuga para desligar o motor tão logo pare ou quase pare, de modo a evitar a reversão quando indesejável.

 

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