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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Gustavo Trepin em 10 de Junho de 2015, 02:53
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Pessoal, como comentei no topico de apresentação, eu acabei comprando um torno de bancada hoje, sempre gostei dessa area e agora estou mergulhando de cabeça nisso... Porem estou cheio de duvidas, basicas, porem acredito que normais para quem nunca tinha mexido em um torno...
Contra-ponto: no meu torno, a trava do contraponto, está soltando, ao apertar a parte roscada salta para fora fazendo com que o a alavanca saia... alguem já teve esse esse problema? como solucionou?
Lubrificação: Meu torno estava completamente sujo e empoeirado, fiquei meio na duvida como limpa-lo, então resolvi lava-lo com Diesel e agua, desmontei o motor para nao correr o risco de encharca-lo e danificar, ao final apliquei jatos de ar para retirar a umidade e apliquei bastante WD-40 nele todo, nos barramentos, nos fusos, engrenagens e tudo mais... Falta agora fazer uma boa lubrificação com oleo, porem fiquei na duvida, qual o melhor oleo para lubrificar? mais fino, mais grosso, automotivo?
Por fim as Engrenagens de rosca: Meu torno veio sem tais engrenagens, alguem saberia de um jogo delas? acredito que sejam 5 engrenagens (50, 45, 42, 35, 20), preciso tb do manual dele, se alguem tiver em pdf e puder me enviar eu agradeço!
Aguardo dicas e sugestões! vlw
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Contra-ponto: no meu torno, a trava do contraponto, está soltando, ao apertar a parte roscada salta para fora fazendo com que o a alavanca saia... alguem já teve esse esse problema? como solucionou?
Tem como tirar uma foto da peça com problema? pela sua descrição eu penso que talvez vc tenha uma rosca espanada, mas a foto ajudará a decifrar o enigma
Lubrificação: Meu torno estava completamente sujo e empoeirado, fiquei meio na duvida como limpa-lo, então resolvi lava-lo com Diesel e agua, desmontei o motor para nao correr o risco de encharca-lo e danificar, ao final apliquei jatos de ar para retirar a umidade e apliquei bastante WD-40 nele todo, nos barramentos, nos fusos, engrenagens e tudo mais... Falta agora fazer uma boa lubrificação com oleo, porem fiquei na duvida, qual o melhor oleo para lubrificar? mais fino, mais grosso, automotivo?
Boa medida - limpar tudo antes de colocar pra funcionar - eu diria que o uso de WD40 foi bom para ajudar a limpar mas WD não é oleo!!!
Na falta de um oleo mais grosso, serve até oleo de motor de carro - eu uso oleo 90 ou até 140 em algumas partes...
Por fim as Engrenagens de rosca: Meu torno veio sem tais engrenagens, alguem saberia de um jogo delas? acredito que sejam 5 engrenagens (50, 45, 42, 35, 20), preciso tb do manual dele, se alguem tiver em pdf e puder me enviar eu agradeço!
O meu por sorte veio completo em termos de engrenagens - tenho para fazer roscas em mm e em polegadas.
Posso verificar aqui algumas medidas - se não me engano, as engrenagens são modulo 1.25 e os furos das engrenagens são de 15mm, mas o ideal é ter desenhos tecncos em mãos para, ou comprar prontas ou mesmo fabricá-las.
Tenho um arquivo com a relação de engrenagens e suas medidas - o duro é encontrar esse treco :)
Aguardo dicas e sugestões! vlw
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Contra-ponto: no meu torno, a trava do contraponto, está soltando, ao apertar a parte roscada salta para fora fazendo com que o a alavanca saia... alguem já teve esse esse problema? como solucionou?
Tem como tirar uma foto da peça com problema? pela sua descrição eu penso que talvez vc tenha uma rosca espanada, mas a foto ajudará a decifrar o enigma
Lubrificação: Meu torno estava completamente sujo e empoeirado, fiquei meio na duvida como limpa-lo, então resolvi lava-lo com Diesel e agua, desmontei o motor para nao correr o risco de encharca-lo e danificar, ao final apliquei jatos de ar para retirar a umidade e apliquei bastante WD-40 nele todo, nos barramentos, nos fusos, engrenagens e tudo mais... Falta agora fazer uma boa lubrificação com oleo, porem fiquei na duvida, qual o melhor oleo para lubrificar? mais fino, mais grosso, automotivo?
Boa medida - limpar tudo antes de colocar pra funcionar - eu diria que o uso de WD40 foi bom para ajudar a limpar mas WD não é oleo!!!
Na falta de um oleo mais grosso, serve até oleo de motor de carro - eu uso oleo 90 ou até 140 em algumas partes...
Por fim as Engrenagens de rosca: Meu torno veio sem tais engrenagens, alguem saberia de um jogo delas? acredito que sejam 5 engrenagens (50, 45, 42, 35, 20), preciso tb do manual dele, se alguem tiver em pdf e puder me enviar eu agradeço!
O meu por sorte veio completo em termos de engrenagens - tenho para fazer roscas em mm e em polegadas.
Posso verificar aqui algumas medidas - se não me engano, as engrenagens são modulo 1.25 e os furos das engrenagens são de 15mm, mas o ideal é ter desenhos tecncos em mãos para, ou comprar prontas ou mesmo fabricá-las.
Tenho um arquivo com a relação de engrenagens e suas medidas - o duro é encontrar esse treco :)
Aguardo dicas e sugestões! vlw
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Opa, Obrigado pelo retorno!
Então sobre o contra ponto, não era exatamente uma rosca espanada, mas sim a peça que tem a rosca que simplesmente soltava para fora não travando o contra ponto, resolvi colocando um parafuso travando ela no corto do contra ponto!
o oleo estou usando o 5w30 será que é muito fino? o 90 que tenho aki é para cambio, e o cheiro dele é muito ruim... será que tem algum especifico?
Sobre as engrenagens eu vou precisar fazer elas mesmo, pois não encontro em lugar algum para compra-las, inclusive se encontrasse o manual desse torno conseguiria ter uma noção para desenha-las e mandar fazer... mas enfim, se conseguir encontrar o material sobre engrenagens eu agradeço muito!!!
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Bom dia Gustavo o meu BV-20 eu usava oleo 40 comum, o meu amigo que tem um torno proficional, 3000mm barramento ele me indicou este oleo 40.
toda vez que for lubrifica o barramento, passa um pincel, para remover os fagulho de sobra da usinagem, depois passa um pano macio para remover todo os residuos, depois é só repor o oleo nas duas parte do barramento, movendo para traz e para frente, p/
o oleo penetra, com uma motolia, vc pressiona contra os bicos que tem uma esfera, p/ lubrificação interna.
Espero ter ajudado... n
Miza2.
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A algum tempo fiz uma cotação deste torno, e me foi enviado um " manual ", para mim esta mais para panfleto demonstrativo que de fato um manual, mas acredito que já dê para ajudar.
Segue o dito manual.
Adilson Ferreira
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O meu forte nunca foi subir arquivos em fóruns.
O arquivo foi barrado por ser muito grande.
Me mande um email, que envio para você.
[email protected]
Ao amigo GILLI, se quiser disponibilizar este manual aqui no fórum, é só me mandar um email.
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Obrigado a atenção de todos!
Miza2, me foi passado essa dica tb, o oleo 40, outro amigo disse que o oleo 68 hidraulico é o melhor tb, pois não possui detergente como os oleo automotivos, não sei qual a vantagem sobre nao ter detergente, mas enfim estou usando ele pois já tenho aki!
Adilson, estou enviando um email pra vc, obrigado!
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Logo após responder ao topico, fui funcionar o torno e pra minha surpresa, ele não está selando, ou seja, aciono o botão ON e solto e o torno para, não está parando ligado...
Alguem já teve problema assim?
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Olá Gustavo!
Sobre lubrificação dos barramentos eu uso um lubrificante próprio para tal chamado Sutol (http://biolub.com.br/sultolbr (http://biolub.com.br/sultolbr)).
O mais interessante que vejo nesse produto é que ele não escorre. Essa relativa viscosidade o mantém em locais que pela ação da gravidade não permitiriam outros óleos permanecerem.
Ele também não seca como é o caso do WD-40 e similares (e como o Gilli já falou, não se trata de óleo) e outros óleos se considerados tempos de inatividade muito longos.
Bem, considere meu comentário como de alguém que não tem formação na área de mecânica e que constatou essas "qualidades" de forma empírica e muito pessoal, em total desapego a promoção comercial da marca e ou fornecedores.
Boa sorte!
Grande abraço!
TESIFOM
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Gustavo Trepin,
Enviei o manual para você e para o Fabio Gilli.
Espero que ajude.
Adilson Ferreira
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Obrigado Adilson, peguei o manual, nele tem as engrenagens, estou pensando em projetar inclusive as mesmas, já tenho a numeração dos dentes e acho q consigo determinar o diâmetro em função das engrenagens originais...
Tesifom, obrigado pela dica, vou tentar encontrar esse produto por aki, já que é proprio pra isso vale muito a pena!!! Vi sua profissão na descrição do perfil, achei que eu era o único doido que formou em Eng Elétrica, porem gostava dessa area de mecanica e tals! kkkkkkk vlw abraço!
Agora oque está me intrigando neste momento, é a chave de partida do meu torno, que não está funcionando direito, já limpei lah, joguei limpa contatos, e nada... proximo passo agora é tentar jumpear o botão stop pra ver se não é ele que está com os contatos ruins!!!
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Adilson,
Recebí o manual mas também não consegui colocar aqui no forum.
Gustavo,
Ainda não encontrei o manual que tenho desse torno, e que inclusive indica qual é o modulo de construção dessas engrenagens - se me lembro as engrenagens da grade de trocas são modulo 1.25, então leve isso em conta quando for fazer seus desenhos...
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Então sobre a chave de partida, hoje resolvi o problema, desmontei ela toda, lixei os contatos, e voltou a funcionar, futuramente penso em desmontar ela novamente e mandar um ourives pingar ouro nos contatos dela, dae terei a chave original pro resto da vida...
Sobre as engrenagens, eu não entendo muito sobre os projetos, essa informação do "modulo dela ser 1.25" por enquanto não me faz nem ideia de como projetar, mas vou pesquisar sobre... A principio, pensei em pegar as engrenagens já existentes, medir a altura dos dentes, realizar o calculo linear, para descobrir o diâmetro das engrenagens em função do numero de dentes e com isso tentar fazer o corte delas no laser, no material Technyl... mas não sei se isso daria certo, ainda não comecei a medir projetar, vou desmontar uma engrenagem essa semana e começar a analisar!!!
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Então sobre a chave de partida, hoje resolvi o problema, desmontei ela toda, lixei os contatos, e voltou a funcionar, futuramente penso em desmontar ela novamente e mandar um ourives pingar ouro nos contatos dela, dae terei a chave original pro resto da vida...
"Pingar ouro" nos contatos deve ser caro e talvez não seja tão eficaz (um ourives não entende de chaves elétricas), lixar os contatos de uma chave pode retirar a camada de prata, que chaves de boa qualidade possuem e cujo óxido também conduz eletricidade. Por outro lado, uma chave de boa procedência não é caro e deve ser melhor que a chave original desse torno chinês.
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Eu não sei, mas acho que esse tipo de chave não irei encontrar fácil por aqui, talvez tenha que adaptar outra, mas como não gosto disso, acredito que os contatos da chave possa ser recuperado, o processo de "pingar ouro" que citei, eu já fazia nos platinados do Fusca, não fica tão caro, cerca de 10 reais, na chave seria 6 pares de contato, logo ficaria em uns 60 reais... No caso o ourives não precisa saber mexer com chaves elétricas, ou melhor, não precisa nem saber que é uma chave elétrica, vou só levar os contatos para ele!
Tive que lixar os contatos pois devido a oxidação, a região já estava danificada perdeu a face... não foi o correto, por isso já estou planejando a proxima manutenção nesta chave!
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Esse tipo de chave (liga no sentido horário, desliga e liga no sentido anti horário ou em outras configurações) é facilmente encontrada no comércio e de boa procedência. Eu partiria para a troca, tendo em vista que, além dos contatos, outros componentes da chave, tais como molas, eixo, bornes de conexão, botão de comando, carcaça, isoladores, ... também se desgastam ou se deterioram.
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Pessoal, estava trabalhando no meu torno hj, e percebi que ele está, digamos pulando o carro móvel, tipo se for uma peça com superfície não perfeitamente cilíndrica, ele tende a acompanhar o movimento...
Teria alguma regulagem no barramento do carro movel? no carro transversal eu já conferi e fiz um ajuste deixando-o mais firme, só que no carro principal, eu não vi onde teria alguma regulagem...
Aguardo apoio, obrigado!
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Fiz algumas modificações em meu torno e quero aqui compartilhar com os colegas:
Flange roscada:
https://www.youtube.com/watch?v=-kn8rXu19A8 (https://www.youtube.com/watch?v=-kn8rXu19A8)
https://photos.google.com/album/AF1QipOk8rIhWdNuA_89dnYEYP9P_Ywd_SuDwkwC6vJA/photo/AF1QipNGC2j92BoJMlkz0_rH-ytaQARpRwPNBDA1Yb7x (https://photos.google.com/album/AF1QipOk8rIhWdNuA_89dnYEYP9P_Ywd_SuDwkwC6vJA/photo/AF1QipNGC2j92BoJMlkz0_rH-ytaQARpRwPNBDA1Yb7x)
https://photos.google.com/album/AF1QipOk8rIhWdNuA_89dnYEYP9P_Ywd_SuDwkwC6vJA/photo/AF1QipOGVOCzzZVg94juDCC7y8aon1EAm4AA_fdiK3d7 (https://photos.google.com/album/AF1QipOk8rIhWdNuA_89dnYEYP9P_Ywd_SuDwkwC6vJA/photo/AF1QipOGVOCzzZVg94juDCC7y8aon1EAm4AA_fdiK3d7)
Inversor do sentido de rotação do fuso:
https://youtu.be/bEdMimY-QWU (https://youtu.be/bEdMimY-QWU)
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Para quem não conseguir visualizar as fotos, segue os links:
https://goo.gl/photos/4BJeNYthbbTfAsRf7
https://goo.gl/photos/JFzwGeLmzeie29c39
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Eu gostaria de deixar mais uma contribuição para quem se interessar, segue abaixo o link da minha pasta do Dropbox com os desenhos de todos os acessórios que fabriquei para o meu torno e futuramente estarei colocando mais.
https://www.dropbox.com/sh/zg8ptfa4lt66o8n/AAAZY9zb-xt2H8-DwbOaBQ0Ja?dl=0 (https://www.dropbox.com/sh/zg8ptfa4lt66o8n/AAAZY9zb-xt2H8-DwbOaBQ0Ja?dl=0)
Se alguém tiver alguma dúvida é só entrar em contato comigo, estou aqui para somar.
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boa tarde pessoal sou novo com o bv20-l precisava de uma dica! qual e quanto óleo vcs colocam na caixa de engrenagens(engrenagem de troca de marchas).
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Pode ser óleo para motor de carro. Quantidade tem que acompanhar no visor de nível.
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