Olá Márcio,
agradeço o elogio, mas não estou à altura. É que quando a gente pega um assunto que nos interessa, é fácil ir juntando informações e idéias alheias...
Sobre o torno, pelas fotos não me pareceu tão moído. Ele está bem usadinho, como não poderia deixar de ser, mas em estado muito melhor que o meu estava. Sem falar que é o modelo mais caprichado e completo de bancada já feito nestas praias.
Sobre o tamanho das polias, o que falei foi uma aproximação, pois não sei o tamanho real das suas. Se quiser um valor mais preciso, passe o diâmetro da polia grandona, da polia central do eixo externo e da central do eixo-árvore que calculamos aqui.
Estas polias são arredondadas mesmo, não são "retas". Esta curvatura (gorda no meio) é necessária para manter a correia centrada. Eu realmente acho que uma correia chata nova resolve o problema e poupa trabalho. O torque a ser transmitido ali está perfeitamente dentro do que uma chata consegue transmitir, desde que limpa, alinhada, em boas condições e corretamente tensionada. Esses tornos funcionaram bem assim por um século, isso com correias de couro, muito mais limitadas do que as atuais. Só não coloque uma estreita demais, quanto mais larga melhor.
Mas se quiser mudar para polia em V, não creio que vá perder valor. É só um serviço a mais, que (na minha opinião) poderia ser dedicado a arrumar outras coisas nele. Quanto ao número de velocidades, eu acho 6 mais do que suficiente. É como bicicleta com 21 marchas, quando 3 já tá mais que ótimo.
Sobre o armário, eu não jogaria fora, é parte do conjunto (e as gavetas e as portas são bem práticas). Se vc lixar (ou melhor ainda, jatear) e pintar, dá pra ficar bem legal.
Sobre a desmontagem, é só fazer com calma e com mão leve, e na dúvida parar pra pensar (ou postar aqui, quem sabe alguém consegue ajudar) que não vai estragar nada não, e vai conseguir remontar (a menos que perca peça
. Anexo o manual do South Bend 9" do exército americano, um livro da época em que o torno tinha até o mesmo visual que o seu (cabeçote com tampa). A principal diferença é que o seu é rolamentado, o South Bend manteve buchas de bronze. Tem as vistas explodidas, pode ajudar na desmontagem e remontagem.
A propósito, o mangote do cabeçote móvel (aquela peça onde é montada a contra-ponta) está faltando? Não parece estar lá nas fotos.
Como você provavelmente já sabe, esta placa que veio nele provavelmente (imaginando o funcional, pelo aspecto dela) merece ser trocada quando possível.