Marcio,
como disse o Edson, veja se vale à pena desmontar mesmo, tem que mexer no cabeçote com cuidado (nada de mão pesada!
Os dentes vc inspeciona sem desmontar, a desmontagem só tem sentido se quiser inspecionar os rolamentos e trocar a graxa (o que provavelmente não é uma má idéia) e trocar a correia.
O Sanches Blanes, se não me engano, usa 2 rolamentos de roletes cônicos contrapostos - um no mancal traseiro e outro no dianteiro.
Se não estou enganado, para remover o eixo vc precisa primeiro soltar a porca de ajuste que fica atrás do rolamento traseiro (ela é seccionada com um parafuso que a tensiona), remover as tampas e bater no bumbum dele, que ele sai pela frente. O rolamento traseiro vai sair por trás e todo o resto vai desencaixando do eixo ao dar encosto na parede do mancal dianteiro. A polia grande com o pino é chavetada no eixo, o resto é solto. Algumas sugestões:
- O rolamento dianteiro vai sair com o eixo, sugiro não desmontá-lo (só tire a capa - pista externa - que estará solta), a menos que precise trocar
- Limpe os rolamentos com querosene (ou outro solvente) em abundância, deixe secar e relubrifique com uma boa graxa para rolamentos. A cavidade não deve ser atuchada de graxa (a referência é preencher 1/3 do volume total). Enquanto os rolamentos estiverem limpos e sem a nova lubrificação, não os use de jeito nenhum (eu evito até ficar girando).
- Para bater no eixo ao desmontar e remontar, use um calço de madeira ou outro material macio. Não dê com a marreta no eixo em hipótese alguma.
- Lubrifique bem também (pode ser com graxa) a parte interna da polia
- Se os roletes dos rolamentos estiverem danificados (desgastados, ou mesmo com áreas opacas) devem ser substituídos.
- Ao remontar, é necessário ajustar a pré-carga dos rolamentos pela porca traseira. Folga demais leva a falta de rigidez (vibração, mau acabamento); folga de menos leva a sobreaquecimento e desgaste prematuro dos rolamentos. Referência grosseira para ajuste da pré-carga: coloque a mão na lateral da placa e dê um impulso para girá-la. Ela deve dar em torno de uma volta completa. Referência um pouco menos grosseira: com o torno funcionando por uns 10 minutos na velocidade mais alta, os mancais devem ficar no máximo mornos. Se estiverem quentes demais, diminua a pré-carga. Se estiverem geladinhos, pode aumentar.
- Como disse o Edson, se for desmontar, coloque uma correia nova e decente. De preferência goodyear ou outra marca boa.
- Quando for remontar, limpe bem os alojamentos dos rolamentos e passe um pouco de óleo.
- Ao remontar, não esqueça de passar a correia pelo eixo no meio da operação, se não vai ter que desmontar de novo! hehehe