Autor Tópico: Dúvidas sobre o Sanches Blanes  (Lida 17045 vezes)

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Offline marciocastanho

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Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Online: 22 de Abril de 2009, 17:35 »
Ivan e amigos!!!
Finalmente recebi meu torninho...

Veio sem motor, mas já consegui um e fiz a adaptação.
Usei uma polia de 4", mas gostaria de saber qual é a polia correta a se usar...

Tentei usinar três materiais diferentes mas não tive bons resultados.

Usei nylon, aluminio e bronze, e todos ficaram com aspécto áspero.
Usei as alavancas da cx norton nas posições "E" e "5" e variei cada alavanca para ver se melhorava, mas nada. Será que tenho que trocar alguma engrenagem???

Há duas formas de se avançar com o carro: Uma é engatando a alavanca da direita do carro. E outra é rosqueando uma borboletinha ao lado da alavanca.

Para que serve cada uma delas???

Outra coisa que me incomodou foi a correia que solta de vez em quando...
Dei uma olhada em outros tonos na piratininga e vi que a maioria usa polias em vez de correia... São originais ou adaptações?
Alguém já fez esse tipo de adaptação e poderia contar como fez?

Para fazer roscas não entendi como voltar o carro sem perder o engate do fuso para continuar aprofundando o corte.

E por último, não gostei do aproveitamento de espaço do torno na bancada, pois na parte de tras da mesa fica um bom espaço vazio que, se fosse na frente, poderia ser usado de apoio para peças, tarugos, ferramentas...


Postei uma foto de um south band que usa o motor acima do torno e, assim, aproveita bem o espaço da oficina.
Alguem já fez esse tipo de adaptação???


Um abraço a todos
Márcio






Offline RAranda

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 17:45 »
Grande Marcio.....

Parabéns pela criança.

Esse é muito parecido com o que eu possuia (só que sem caixa norton).

Muitas adaptações podem ser feitas, inclusive a localização do motor.

Pois, não importa onde ele esteja, basta apenas transmitir corretamente o movimento para o torno.

Realmente é uma solução bastante prática.

Mas mesmo os pequenos BV (como o meu) possuem essa particularidade, ou seja, um espaço ocioso na parte de tras do barramento.

Mas de qualquer maneira meus parabéns, poderia nos dizer quantos dinheiros esse brinquedo lhe custou? Onde o comprou, existia alguma pequena fresadora para a venda, pois, agora estou á procura de uma.

Grande abraço.

Rubens   


Offline os_sanches

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 00:13 »
Parabéns pelo torninho
sds
Sanches

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 00:27 »
Veio sem motor, mas já consegui um e fiz a adaptação.
Usei uma polia de 4", mas gostaria de saber qual é a polia correta a se usar...

Se voce tiver oportunidade de ir a Rua Piratininga, dê uma olhada em outros torninhos da mesma marca e modelo, verifique o diânetro da polia, potência do motor e rotação p/minuto. Tudo isso é muito importante.

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Tentei usinar três materiais diferentes mas não tive bons resultados.

Usei nylon, aluminio e bronze, e todos ficaram com aspécto áspero.
Usei as alavancas da cx norton nas posições "E" e "5" e variei cada alavanca para ver se melhorava, mas nada. Será que tenho que trocar alguma engrenagem???

Antes de começar a se transformar em um Torneiro Mecânico, esgraxe bem sua máquina para que ela dure mais.

Verifique se você tem todas as engrenagens de fábrica, parece que as engrenagens acopladas no torno não são adequadas para tornear e sim para fazer um determinado tipo de rosca. Olhe na tabela de rosca e use as engranagens para fazer o maior número de fios por polegadas.

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Há duas formas de se avançar com o carro: Uma é engatando a alavanca da direita do carro. E outra é rosqueando uma borboletinha ao lado da alavanca.

Para que serve cada uma delas???

normalmente a alavanca é para engatar o carro para que ele se movimente automaticamente no barramento, para usinar e principalmente fazer roscas.

Quanto a borboletinha, Verifique junto ao vendedor ou seja mais específico.
a maioria dos tornos tem dispositivo de engate de movimento automático para o carro transversal, verifique se não é o caso da tal "borboletinha" . Geralmente os Sanches Blanes tem esse dispositivo.



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Outra coisa que me incomodou foi a correia que solta de vez em quando...
Dei uma olhada em outros tonos na piratininga e vi que a maioria usa polias em vez de correia... São originais ou adaptações?
Alguém já fez esse tipo de adaptação e poderia contar como fez?

Se a correia solta, verifique o alinhamento das polias e o esticamento corredo da mesma.

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Para fazer roscas não entendi como voltar o carro sem perder o engate do fuso para continuar aprofundando o corte.

Antes de tentar fazer roscas, procure entender bem o seu torno. Não estou sendo grosseiro na resposta porque esse é o melhor conselho para você. Fazer roscas é uma operação um pouco difícil, procure treinar bastante usinando peças sem importância, lendo os tópicos sobre o assunto nesse site que contem muita orientação e dicas importantes para usinagem. Compre um manual de torneito (procure na Internete) que será muito útil.

As duas coisas fundamentais para você ir para frente você já tem: O Torno e a Vontade. O resto é só detalhes do dia a dia.

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E por último, não gostei do aproveitamento de espaço do torno na bancada, pois na parte de tras da mesa fica um bom espaço vazio que, se fosse na frente, poderia ser usado de apoio para peças, tarugos, ferramentas...


Postei uma foto de um south band que usa o motor acima do torno e, assim, aproveita bem o espaço da oficina.
Alguem já fez esse tipo de adaptação???

Eu nunca ví uma adaptação dessas e acho que nunca verei. O futuro caminha para termos os motores escondidos sob o torno e não ostentar essa parafernalha sobre êle.


Parabéns pela compra e tenha um bom aproveitamento.


Edson S (de Sanches sem blanes) Garcia

 

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 11:27 »
Olá Marcio,
parabéns pelo torno. Apesar de bem usado, não parece ter sofrido muitos maus tratos (poucas marcas de porrada no barramento, não vi dentes quebrados...).
Recomendo que você desmonte o bicho inteiro e limpe. Toda essa graxa com cavaco e limalha grudados prejudica o bom funcionamento e acelera o desgaste. Sugiro que não use graxa como lubrificante (salvo nos rolamentos e no máximo na polia e carretel de redução, ambos dentro do cabeçote). A graxa promove a adesão de sujeiras, acelerando o desgaste. Como lubrificante geral (barramentos etc), um óleo de média viscosidade, e para as engrenagens, um óleo mais grosso (óleo de caixa ou parecido).
A desmontagem para limpeza também é uma forma de conhecer melhor o brinquedo e ajustar folgas etc.

O tamanho adequado da polia do motor depende da rotação do motor que está usando. Essa polia grande não é original (mas não tem problema). Originalmente, a polia grandona era uma polia dupla chata, e no motor uma polia também dupla, permitindo 2 combinações de velocidade.
Como referência, a velocidade do eixo-árvore (redução desacoplada) com a correia na polia central ficaria próxima de 350 rpm na combinação baixa e 800rpm na alta. Recomendo que você trabalhe na faixa mais baixa.
Para achar o tamanho adequado, é só calcular com o tamanho das outras.
Sendo A a polia do motor, B a grandona, C a central do eixo externo e D a central do eixo-árvore e n a rotação do seu motor:
n x (A/B) x (C/D) = 500rpm (à sua escolha, de 350 a 800).
Só como exemplo de alguns valores:
1750rpm x (A/270mm) x (120mm/100mm) = 500rpm
A = 64mm

As engrenagens parecem estar corretas, com 20 na posição árvore e 56 na posição fuso. A intermediária parece ser uma 127 ao invés da 80, mas isso não faz diferença. Para melhor acabamento, são usados os avanços menores (ex. E-8).
Neste estágio, pode ter um monte de coisas prejudicando o funcionamento do equipamento - desde afiação de ferramenta, profundidade de corte, folgas no cabeçote ou nos carros etc. À medida que você for se familiarizando com o equipamento e seu uso, vai eliminando/sanando possíveis causas.

A alavanca da direita fecha a porca bipartida, fazendo com que o carro siga a rosca.
O acoplamento central engrena o carro em um sem-fim que está montado no rasgo de chaveta do fuso (e não na rosca), preservando os fios da rosca para as operações de abertura de rosca, que exigem mais precisão. Além disso, se não me engano ele tem uma redução adicional. E pode ser usado também para o avanço transversal. Ou seja, a alavanca da direita deve ser usada para abrir rosca, a central para uso geral.

As polias e correias em V são mais recentes, os tornos passaram a ser fornecidos assim lá pela década de 60. Adaptar isso é bobagem (na minha opinião), e dá pra fazer bom uso com as correias chatas. Vale desde limpar e passar cera (ou parafina ou breu) e aumentar a tensão, até usar uma correia chata nova, de materiais que escorregam menos.

Para retornar o carro ao abrir roscas vc precisa de um indicador de rosca, ou pode manter a porca bipartida sempre fechada e retornar o carro acionando o motor para o sentido inverso (obviamente retrocedendo um pouco o carro antes).

Essa montagem com o motor na parede tem várias desvantagens (e algumas vantagens), se não me engano aquele é um torno do Dennis Turk (um especialista em torno véio), que ele restaurou e deixou só pra decoração. Como vc já tem a bancada, eu não mexeria nisso. Essa montagem com o motor atrás foi o padrão em tornos de bancada por 70 anos, não sem motivo (apesar do aproveitamento de espaço ruim).

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 11:36 »
O motor recomendado é de 0,5cv ou 3/4, não passe de 1cv nesse torno (sob risco de danificar o equipamento em algum imprevisto).
Recomendo que leia o "Manual do Torneiro", coloquei o link em mais de um tópico aqui, tem bastante informação útil nele. Se não achar o link avise.
Como prioridades, recomendo gastar um tempo para garantir que a afiação das ferramentas está adequada, ajustar a pré-carga dos rolamentos do eixo-árvore, as réguas dos carros e as folgas nos colares dos fusos dos carros.

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 14:22 »
Explicando melhor o lance do avental.
A alavanca central tem 3 posições (3 furos). A superior serve para o avanço longitudinal. A central é a posição neutra (para uso da outra alavanca, a da porca bipartida, ela deve estar necessariamente nesta posição). A inferior serve para o avanço transversal.
O manípulo em estrela acopla por fricção no avanço selecionado na alavanca acima dele.
Além de girar em falso se ocorrer um acidente (ex. entrar com a ferramenta na placa) e ter uma redução adicional (se não me engano, avança 1/3 em relação ao avanço com a porca bipartida), por usar o rasgo de chaveta (e não os fios da rosca) este arranjo preserva os fios do fuso principal e a porca bipartida, permitindo abrir roscas precisas por muito mais tempo.
Algumas fotos de um avental desmontado para entender melhor.
Por último uma foto do avental de um Joinville, que tira o avanço transversal do rasgo de chaveta, mas o longitudinal direto do fuso. É uma solução muito mais tosca (mas obviamente mais acessível).

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2009, 20:07 »
Boa tarde,
Obrigado por todas as respostas

Rubens, não tinha mais nada a venda, só o torno. Comprei de uma empresa de moldes em São Bernardo do Campo – SP e custou R$ 2500.

Vi que vc procura uma fresadora, li seu tópico sobre o assunto. Em pensei em adaptar minha furadeira com mesa coordenada para poder fresar pequenas peças, mas por hora preciso me recuperar financeiramente depois da compra do torno...


Edson, obrigado pelas considerações, não achei que foi grosseiro em nenhum momento, agradeço todos os conselhos e concordo que o mais provável é esconder o motor em vez de pendurá-lo na padere, rs


Ivan, vc é um mago!!! Li seu tópico sobre desempenos.  Parabéns por sua inteligência, que Deus te abençoe para saber cada vez mais.

Sobre o torno, eu realmente achei que está bem surrado, com o barramento gasto próximo à placa, e algumas folgas. Mesmo assim é possível usar e fazer algumas peças para eu aprender a tornear. Comprei ciente de que um dia vou ter de retificar o barramento e reformá-lo totalmente.
Eu pensei em desmontá-lo, pois faço isso com tudo. Mas vi num tópico sobre a reforma de um Sanches Blanes que a coisa não é tão simples assim e fiquei com receio de não conseguir remontá-lo ao final ou de quebrar alguma peça.

Realmente a polia do motor ficou muito grande e a velocidade muito alta. Vou aceitar a sua sugestão da polia 64 mm pois o motor é de 1750rpm.

E a correia solta pois as polias da estão gastas e arredondadas, e há folga no eixo do volante grande, em fim muita coisa pra mexer.

Pensei em trocar esse jogo de polias chatas pelas de correia “A” por conseguir 10 velocidades em vez de 6 como é agora.

Será que o torno perderia valor por não ser mais original?

O mesmo pergunto sobre o armário de chapa. Achei muito surrado e amassado, rugoso; Parece que enferrujou e foi pintado por cima. Pensei em daqui há um tempo me desfazer dele e construir um de madeira novo com as mesmas medidas e desenho desse original.

O que vc acha?

Sobre os defeitos na usinagem, em princípio a culpa era da ferramenta que estava com a ponta quebrada e eu não percebi por inexperiência

E sobre o avental e o manípulo estrela consegui entender muito. Acho que quando eu desmontar e ver o funcionamento vai ficar muito mais claro

Um abraço
Márcio

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2009, 22:11 »
Olá Márcio,
agradeço o elogio, mas não estou à altura. É que quando a gente pega um assunto que nos interessa, é fácil ir juntando informações e idéias alheias...:)
Sobre o torno, pelas fotos não me pareceu tão moído. Ele está bem usadinho, como não poderia deixar de ser, mas em estado muito melhor que o meu estava. Sem falar que é o modelo mais caprichado e completo de bancada já feito nestas praias.

Sobre o tamanho das polias, o que falei foi uma aproximação, pois não sei o tamanho real das suas. Se quiser um valor mais preciso, passe o diâmetro da polia grandona, da polia central do eixo externo e da central do eixo-árvore que calculamos aqui.

Estas polias são arredondadas mesmo, não são "retas". Esta curvatura (gorda no meio) é necessária para manter a correia centrada. Eu realmente acho que uma correia chata nova resolve o problema e poupa trabalho. O torque a ser transmitido ali está perfeitamente dentro do que uma chata consegue transmitir, desde que limpa, alinhada, em boas condições e corretamente tensionada. Esses tornos funcionaram bem assim por um século, isso com correias de couro, muito mais limitadas do que as atuais. Só não coloque uma estreita demais, quanto mais larga melhor.
Mas se quiser mudar para polia em V, não creio que vá perder valor. É só um serviço a mais, que (na minha opinião) poderia ser dedicado a arrumar outras coisas nele. Quanto ao número de velocidades, eu acho 6 mais do que suficiente. É como bicicleta com 21 marchas, quando 3 já tá mais que ótimo. :)

Sobre o armário, eu não jogaria fora, é parte do conjunto (e as gavetas e as portas são bem práticas). Se vc lixar (ou melhor ainda, jatear) e pintar, dá pra ficar bem legal.

Sobre a desmontagem, é só fazer com calma e com mão leve, e na dúvida parar pra pensar (ou postar aqui, quem sabe alguém consegue ajudar) que não vai estragar nada não, e vai conseguir remontar (a menos que perca peça :)). Anexo o manual do South Bend 9" do exército americano, um livro da época em que o torno tinha até o mesmo visual que o seu (cabeçote com tampa). A principal diferença é que o seu é rolamentado, o South Bend manteve buchas de bronze. Tem as vistas explodidas, pode ajudar na desmontagem e remontagem.

A propósito, o mangote do cabeçote móvel (aquela peça onde é montada a contra-ponta) está faltando? Não parece estar lá nas fotos.

Como você provavelmente já sabe, esta placa que veio nele provavelmente (imaginando o funcional, pelo aspecto dela) merece ser trocada quando possível.



Offline minilathe

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2009, 23:47 »
Olá a todos,

O bom desse fórum é que há respostas para quase tudo!!!  Parabéns pela boa vontade e competência!!! :D

Pessoal, é o seguinte, estou pensando em fazer um up-grade aqui em casa, ou melhor comprar um torninho maior pra mim. Hoje tenho um chinesinho 7x10 polegadas. Mas estou pensando em algo maior. Surgiu a possiblidade de um Sanches Blanes por R$ 2.400,00, apesar de estar todo pintadinho e recentemente "revisado", a bancada está pior que essa, é de chapa. Mas acho que o barramento e no geral, estaria ok. Mas também tenho pensado num BV-20, chinês, que o Fábio Gilli, tem um tb, mas acho que seria mais $$$ que o Sanches Blanes, acho que algo tipo R$4.500,00 novo, mas o Sanches Blanes seria uma "certa" incógnita. O que vcs acham???

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2009, 12:00 »
Bom dia Ivan,

Valeu pelo manual, é muito bom.
Tenho o mangote, tirei pra porcurar um cone que encaixasse nele. É CM2, agora eu sei.
Comecei a desmontar pela placa, mas não consegui tirar a ultima peça que vai presa no eixo arvore. Como se faz isso?
Realmente ele está precisando de uma limpeza, há pó de ferro por todo lado, inclusive embaixo do carro e do cabeçote móvel, entre o barramento. Imagino que isso não seja muito bom...

Se pensar até que é bem simples o funcionamento desses torninhos, é só saber como desmontar e, caso precise, substituir as peças ruins... É uma terapia!

A propósito, vc comentou em outro tópico sobre usar uma mesa coordenada no torno para fresar. Fica um bom acabamento? Tem que trocar alguma peça do torno?

Um abraço
Márcio

Offline robedany

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2009, 14:54 »
Oi Pessoal
Aproveitando o assunto sobre torno, procurei e não achei, um afiador de bit para torno,.
Tem um monte de artigos e receitas para afiar, mas é todos usando a pratica e fazer os angulos certos.
Será que alguem tem algum link ou idéia como pode ser construido.
Já tentei usar o carro do torno que tem graduaçaõ, e colocar um rebolo preso na placa, mas a velocidade acho pouca.

Grato

Roberto

Offline F.Gilii

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2009, 15:08 »
Existem diversas idéias, mas tudo é uma questão de criatividade...

Veja uma idéia simples e funcional...

http://homepage3.nifty.com/amigos/grinder_guide/grinding_rest-e.htm

Offline robedany

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2009, 17:16 »
Muito Obrigado Fabio

Era isso mesmo que queria, vou ver o que tenho e ver se faço um.

Abração

Roberto

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2009, 16:44 »
SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tentei desmentar a placa, e como não tenho uma chave adequada para soltar a porca fui batendo devagar com uma chave de fendas e martelo, no sentido antiorário. Tudo estava indo bem, até que o eixo travou sem soltar a placa. Continuei batendo mais forte, apliquei WD40, mas não adiantou, a cavidade da porca, onde estava batendo, se rompeu e fiquei com o eixo travado.

O que posso fazer?

Grato
Márcio

 

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