Autor Tópico: Dúvidas sobre o Sanches Blanes  (Lida 17050 vezes)

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Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2009, 17:33 »
Olá Marcio;
Coloque uma foto do "serviço" para termos uma visão mais exata do ocorrido.
Estou a imaginar o que possa ter ocorrido.
Abraços...

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2009, 18:42 »
Marco, vc tem razão, eu já deveria ter postado a foto com a pergunta. Desculpe.

Um abraço

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2009, 19:02 »
Eu não posso imaginar que você estava tirando a flange batendo com um martelo!!!

Essa flange poderá sair junto com a placa usanto um sarrafo de madeira como alavanca entre as castanhas meio abertas.

Se já tirou a placa, agora é só colocar três parafusos allen presos aos furos da flange e desenrrosca-la utilizando também um sarrafo de madeira como  alavanca.

Nunca bata no torno, trate-o com carinho.


Edson S.Garcia


Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2009, 19:39 »
Caso vc queira retirar o flange (ficou muito confuso o seu comentário), complementando o que o Edson escreveu;
A rosca do flange é cônica e solta no sentido anti-horário; monte a placa no flange, com um sarrafo (reforçado) entre as castanhas, trave a arvore usando o eixo da redução (sem retirar o pino de engate) e de um tranco com vigor.

Só não entendi porque vc quer tirar o flange, se for isso que vc realmente está querendo fazer?

Abraços....

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2009, 20:56 »
Putz...

Não imaginava que era assim.
Me informei aqui onde eu trabalho com o pessoal da manutenção e me disseram que erra para desrosquear essa flange para tirar a placa. Pelo menos nos tornos de lá, (Romi) é assim.

Eu gostaria de trocar a placa e por isso queria tira-la fora para comprar uma com o mesmo encaixe. E como ia tirar a placa, já ia dar uma limpada geral e ver como é o torno por dentro. Caso for necessário trocar rolamentos....

É por isso.


Amanhã cedo vou tentar desse jeito e respondo aqui com o resultado

Edson e Marco,
Muito obrigado

Abraço
Márcio

Offline RAranda

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2009, 21:02 »
Nobre Edison....

Não precisa tirar a placa para comprar outra, basta saber a medida (deve ser 5").

Os 3 furos são padrão. Portanto, todas as placas obedecem a mesma furação, desde que do mesmo diâmetro (evidente).

Abraços.

Rubens

PS. Se sua placa for de 5" e estiver procurando outra (nova), e te interessar, entre em contato comigo, pois tenho uma nova (sem uso) de 5" e 3 castanhas (com 2 jogos de castanhas (interna e externa)) que comprei para adaptar em meu torninho (que tem uma de 4") mas desisti da empreitada e está parada aqui em casa aguardando um novo destino.

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #21 Online: 15 de Maio de 2009, 22:59 »
Boa noite RAranda,

A minha placa é de 5" ou 130 mm, mas eu pretendia colocar uma placa de 6".

De qualquer forma, qual a marca e o valor que vc quer nela, deixe aqui registrado...

Vc é de SP?

Abraço

Márcio

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #22 Online: 15 de Maio de 2009, 23:58 »
Eu gostaria de trocar a placa e por isso queria tira-la fora para comprar uma com o mesmo encaixe. E como ia tirar a placa, já ia dar uma limpada geral e ver como é o torno por dentro. Caso for necessário trocar rolamentos....


Você tem razão para querer comprar uma placa que encaixe exatamente no ressalto do flange. Isso manterá a centralização das castanhas.

Quanto a comprar uma maior, de 6" já será difícil manter o encaixe, visto que, o diâmetro do rebaixo na placa nova será maior que o flange de 5" e conseqüentemente os 3 furos do flange também estarão situados num diâmetro menor que os furos da nova placa.

Resumindo: Vai entrar de gaiato no navio!

Procure comprar uma placa de 6" com uma nova flange para essa nova placa e com rosca idêntica ao do eixo do torno.


Grato

Edson S.Garcia

Offline marciocastanho

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2009, 18:09 »
Marco, Edson,

Deu certo, a placa saiu exatamente como vcs disseram, muito obrigado.

Agora quero desmontar o rolamento e as engrenagens para limpar e avaliar como estão as buchas e os dentes.

Há alguma forma indicada para desmontar?

Mais uma vez obrigado

Um abraço
Márcio

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2009, 19:55 »
Marco, Edson,

Deu certo, a placa saiu exatamente como vcs disseram, muito obrigado.

Agora quero desmontar o rolamento e as engrenagens para limpar e avaliar como estão as buchas e os dentes.

Há alguma forma indicada para desmontar?

Mais uma vez obrigado

Um abraço
Márcio

Para sacar o Eixo, varia de torno para torno, alguns nem rolamento tem, possuem Buchas de Bronze.

Eu Acho que seu torno tem dois rolamentos (não tenho certeza), mas se tiver, o rolamento próximo a placa deve ser cônico de Roletes e o dos fundos é reto(paralelo) de esfera.

Primeiro desmonte o rolamento cônico. Ele deve ser fixado com uma bucha. Desparafuse a arruela (É necessário uma chave especial para isso) por dentro da caixa e empurre a bucha que é cônica também para fora, assim o eixo fica livre na frente.

 Para tirar o Rolamento traseiro, depois de tirar todo rolamento dianteiro cônico, o eixo sai por traz com muito cuidado. use um saca polia.

Se você se aventurar a desmontar, troque a correia por uma nova, mesmo estando a velha em bom estado, mais vale prevenir que remediar. Diante de tanto trabalho para desmontar, você entenderá esse conselho.

Antes de desmontar. Será melhor você auscultar se os rolamentos estão fazendo barulho de trinca ou desgastes.
Para isso, pegue um pedaço de sarrafo ou uma chave de fenda coloque uma ponta (na chave de fenda a parte de aço da fenda) sobre o mancal da frente e coloque o ouvido na outra ponta. Coloque o torno para funcionar em várias velocidade e fique ouvindo se o rolamento desliza suave ou faz barulho. Se fizer barulho, desmonte se não, deixar quieto, a desmontagem é realmente trabalhosa e se não tiver bom traquejo em mecânica poderá danificá-lo.

Até mais e boa sorte.
Edson S.Garcia





Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2009, 21:54 »
Marcio,
como disse o Edson, veja se vale à pena desmontar mesmo, tem que mexer no cabeçote com cuidado (nada de mão pesada! :))
Os dentes vc inspeciona sem desmontar, a desmontagem só tem sentido se quiser inspecionar os rolamentos e trocar a graxa (o que provavelmente não é uma má idéia) e trocar a correia.
O Sanches Blanes, se não me engano, usa 2 rolamentos de roletes cônicos contrapostos - um no mancal traseiro e outro no dianteiro.
Se não estou enganado, para remover o eixo vc precisa primeiro soltar a porca de ajuste que fica atrás do rolamento traseiro (ela é seccionada com um parafuso que a tensiona), remover as tampas e bater no bumbum dele, que ele sai pela frente. O rolamento traseiro vai sair por trás e todo o resto vai desencaixando do eixo ao dar encosto na parede do mancal dianteiro. A polia grande com o pino é chavetada no eixo, o resto é solto. Algumas sugestões:
- O rolamento dianteiro vai sair com o eixo, sugiro não desmontá-lo (só tire a capa - pista externa - que estará solta), a menos que precise trocar
- Limpe os rolamentos com querosene (ou outro solvente) em abundância, deixe secar e relubrifique com uma boa graxa para rolamentos. A cavidade não deve ser atuchada de graxa (a referência é preencher 1/3 do volume total). Enquanto os rolamentos estiverem limpos e sem a nova lubrificação, não os use de jeito nenhum (eu evito até ficar girando).
- Para bater no eixo ao desmontar e remontar, use um calço de madeira ou outro material macio. Não dê com a marreta no eixo em hipótese alguma.
- Lubrifique bem também (pode ser com graxa) a parte interna da polia
- Se os roletes dos rolamentos estiverem danificados (desgastados, ou mesmo com áreas opacas) devem ser substituídos.
- Ao remontar, é necessário ajustar a pré-carga dos rolamentos pela porca traseira. Folga demais leva a falta de rigidez (vibração, mau acabamento); folga de menos leva a sobreaquecimento e desgaste prematuro dos rolamentos. Referência grosseira para ajuste da pré-carga: coloque a mão na lateral da placa e dê um impulso para girá-la. Ela deve dar em torno de uma volta completa. Referência um pouco menos grosseira: com o torno funcionando por uns 10 minutos na velocidade mais alta, os mancais devem ficar no máximo mornos. Se estiverem quentes demais, diminua a pré-carga. Se estiverem geladinhos, pode aumentar. :)
- Como disse o Edson, se for desmontar, coloque uma correia nova e decente. De preferência goodyear ou outra marca boa.
- Quando for remontar, limpe bem os alojamentos dos rolamentos e passe um pouco de óleo.
- Ao remontar, não esqueça de passar a correia pelo eixo no meio da operação, se não vai ter que desmontar de novo! hehehe

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2009, 22:25 »
Ivan e Marcomartim e também outros amigos,

Estou com um problema já a alguns meses. O problema é centralização das castanhas.

Eu Centrei a placa com relógio e depois retifiquei as castanhas com uma arruela entre os dentes dela. Até aí nenhuma novidade, serviço fácil e teria que dar certo... Porem, após passar a retifica pelas castanhas, os dentes ficaram com medidas diferentes. Explico:

Os dentes internos ficam num diâmetro menor que os dentes da frente, como se estivessem sidos retificados conicamente, porem a retífica estava fixa no carro e paralela ao barramento.


Vejam a foto: em A os dentes ficaram mais estreitos que os dentes em B.

Quando fixo um eixo retificado, os dentes internos fixam o eixo, mas os dentes externos não tocam no eixo.

Penso que o eixo do cabeçote esteja torto em relação ao barramento, mas está examinando a olho nu, parece bem fixado nos encaixes do barramento.

Vocês tem alguma idéia ou sugestão para conferir o nivelamento. Se necessitar outras informações é só pedir.

Vejam a foto.

Grato

Edson S.Garcia


Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #27 Online: 19 de Maio de 2009, 23:16 »
Olá Edson;

Muito bom  vc levantar esse problema.
Pode ser folga no ajuste das castanhas (verifique, troque a placa) , desajuste dos rolamentos (verifique, ajuste), cabeçote ou flange desalinhado. Como vc ja retificou as castanhas, eles podem estar cônicas.

Verifique o alinhamento do corpo da placa; se estiver ruim, retire a placa e meça a situação do flange, caso necessário proceda a sua retificação no próprio torno (sem desmontar).

Para verificar caso seja o cabeçote; arrume um material macio (ideal alumínio) de bom diametro (+- 2") por uns 150 mm.
Prenda-o na placa bem apertado (para morder até marcar), caso o material não fique bem preso, coloque calços nas castanhas para corrigir a folga;  feito isso com uma ferramenta bem afiada tornei-e (só limpar a casca, de mais um passe leve (-0,5) e meça a variação de medida ao longo do comprimento, se estiver cônico será necessário alinhar o cabeçote .

Se o cabeçote encaixar no prisma do barramento poderá usar lâminas de calço (lâminas de latinha de cerveja resolve), caso apenas seja apoiado na base reta, solte os parafusos (sem afrouxar de tudo) e use o ajuste próprio (se houver) , caso ele inexista vc terá de forçar o ajuste com um malho pesado e macio.

A cada etapa reaperte os parafusos e proceda um novo passe no tarugo e verifique a situação, não tenha pressa, um pequeno movimento do cabeçote tem uma grande variação na peça.
Após conseguir tornear paralelo proceda uma nova retificação das castanhas, lembre-se que na retificação dever ser retirado a menor quantidade de material possível.

Evite alterar as as características do torno sem ter certeza absoluta da necessidade do procedimento (como minha avó dizia: o diabo quis ajeitar tanto o olho do filho que acabou furando).

Caso isso não resolver pode ser que houve algum problema durante a retificação das castanhas.

Abraços...


Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #28 Online: 20 de Maio de 2009, 12:14 »
Olá Edson;

Muito bom  vc levantar esse problema.

Agradeço sua respostas e  responderei por itens cada passo que já dei antes de postar:


Citar
Pode ser folga no ajuste das castanhas (verifique, troque a placa) , desajuste dos rolamentos (verifique, ajuste), cabeçote ou flange desalinhado. Como vc ja retificou as castanhas, eles podem estar cônicas.


A placa é relativamente nova, as castanhas não têm  folga  estão bem justas na placa, mas vou verificar novamente com mais calma.

Citar
Verifique o alinhamento do corpo da placa; se estiver ruim, retire a placa e meça a situação do flange, caso necessário proceda a sua retificação no próprio torno (sem desmontar).

O corpo da placa está alinhado, conforme havia comentado foi alinhada com relógio.
A flange estava um pouco fora e dei um passe no próprio torno e está, agora, alinhada com relógio.

Citar

Para verificar caso seja o cabeçote; arrume um material macio (ideal alumínio) de bom diametro (+- 2") por uns 150 mm.
Prenda-o na placa bem apertado (para morder até marcar), caso o material não fique bem preso, coloque calços nas castanhas para corrigir a folga;  feito isso com uma ferramenta bem afiada tornei-e (só limpar a casca, de mais um passe leve (-0,5) e meça a variação de medida ao longo do comprimento, se estiver cônico será necessário alinhar o cabeçote .

Grande idéia, eu fiz esse tipo de alinhamento, mas para alinhar a contra ponta sem usar a placa, usei uma contra ponta no eixo e outra no cabeçote móvel e ficou excelente no alinhamento.
Será que posso usar ao invés de (+/-) 2” usar 1”, porque tenho um Micrômetro de 25 mm máximo e a conferência seria mais acurada?
Usarei o outro jogo de castanha que veio com a placa e que está novo sem uso e que não foi mexido, assim terei a placa como no original.

Citar
Se o cabeçote encaixar no prisma do barramento poderá usar lâminas de calço (lâminas de latinha de cerveja resolve), caso apenas seja apoiado na base reta, solte os parafusos (sem afrouxar de tudo) e use o ajuste próprio (se houver) , caso ele inexista vc terá de forçar o ajuste com um malho pesado e macio.

O cabeçote é apoiado de um lado no prisma no outro lado na base reta. Como está fixo em um prisma não poderia cogitar que o cabeçote esteja desalinhado. Você já vivenciou um caso desses???
Se depois de verificar o alinhamento com tarugo de alumínio e continuar em desalinho, tentarei fazer esse procedimento que vc. Postou.

Citar
Evite alterar as as características do torno sem ter certeza absoluta da necessidade do procedimento (como minha avó dizia: o diabo quis ajeitar tanto o olho do filho que acabou furando).
Caso isso não resolver pode ser que houve algum problema durante a retificação das castanhas.
 

Sábia Vovó... Meu medo é exatamente esse, continuar retificando e retificando tentando acertar uma coisa que não pode ser acertada até perder as castanhas.

Obrigado pelas dicas.
Após fazer essas verificações que vc. Postou, irei colocando os resultados em cada verificação.

Grato e Abs.

Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #29 Online: 20 de Maio de 2009, 12:53 »
Será que posso usar ao invés de (+/-) 2” usar 1”, porque tenho um Micrômetro de 25 mm máximo e a conferência seria mais acurada?
Usarei o outro jogo de castanha que veio com a placa e que está novo sem uso e que não foi mexido, assim terei a placa como no original.

Se vc tem outro jogo de castanhas novo, esqueça o alumínio (Seu uso era para se acomodar nas castanhas tortas), pode ser 1020 (melhor 1045).

O tarugo de "teste" deve ser o mais grosso possível para evitar a flambagem durante o torneamento que pode levar a erro de julgamento sobre a causa.
Durante o torneamento o tarugo deve ser preso somente na placa (sem auxilio da contra ponta ou de luneta)

Na falta de micrometro use o paquimetro travado como calibrador "passa-não passa".

O cabeçote é apoiado de um lado no prisma no outro lado na base reta. Como está fixo em um prisma não poderia cogitar que o cabeçote esteja desalinhado. Você já vivenciou um caso desses??

Ainda na semana Passada.
Numa visita em "algumas" oficinas de torno é possível ver nos cantinhos do cabeçote as pontas de chapinhas sobressaindo.
Esses defeitos podem ter origem na fabricação, montagem ou reforma mal feita.
O cabeçote tb esta sujeito a muito esforço e choques, que podem causar distorção, pode ter origem por tensão interna no material (antigamente os bons tornos ficavam anos descansando ao relento após a fundição para normalizar as tensões antes da usinagem).

Outro fator que pode ocasionar conicidade é deformação no alojamento dos rolamentos ou mancais/flanges desalinhados ou folgados.

Abraços...

 

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