Autor Tópico: Problema com torno BV20L  (Lida 1062 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline danielivo

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Aracaju - SE
  • Nome:: Daniel
  • Profissão: Engenheiro
Problema com torno BV20L
« Online: 12 de Agosto de 2017, 21:29 »
Acabei de comprar um torno modelo BV20L para começar a aprender a arte da tornearia.
O torno é novo e eu estou com um problema. Durante a usinagem, com o carro no avanço automático, tanto a corrediça transversal quanto a do composto, se movimentam bem devagar com a trepidação. Como a transversal está recuando devagar, a peça está ficando cônica, ao invés de cilíndrica. Vi que existe um parafuso para travar o carro, mas não tem esse parafuso para travar o composto e o transversal.


Isso é normal nesse torno? Como faço para resolver esse problema?


Agradeço se alguém puder me ajudar.


Obrigado,


Daniel

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Problema com torno BV20L
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2017, 08:28 »
Há uns parafusos com contra porcas - estes servem para minimizar as folgas nos movimentos porque eles ajustam uma régua de atrito.

Tente ajustar de forma que os movimentos sejam suaves mas firmes.

Normalmente os tornos novos vem com uma graxa de proteção - normalmente deve-se desmontar algumas partes do torno para limpeza e nova lubrificação - se não tem prática com isso, melhor não desmontar.

Talvez consiga limpar um pouco com querosene e depois lubrifique as guias com algum óleo - eu uso óleo de diferencial (W90) por ser um pouco viscoso tende a escorrer pouco, mas os movimentos ficam bem suaves.

Note que há diversos pontos de lubrificação nos carros - estes devem ser lubrificados praticamente diariamente dependendo da intensidade de uso.

Offline danielivo

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Aracaju - SE
  • Nome:: Daniel
  • Profissão: Engenheiro
Re:Problema com torno BV20L
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2017, 21:11 »
Obrigado pela ajuda. Fiz os ajustes e parece que resolveu o problema.

Offline danielivo

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Aracaju - SE
  • Nome:: Daniel
  • Profissão: Engenheiro
Re:Problema com torno BV20L
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2017, 21:29 »
Agora estou com mais um problema! A primeira peça que estou tentando fazer nesse torno, é um flange para uma placa de um torno de madeira que eu tenho (placa de 5"). Para isso estou usinando uma disco de aproximadamente 130mm cortado de uma chapa de 2 polegadas.
O problema é que o acabamento está ficando péssimo, sem precisão nenhuma. Seguem algumas fotos da peça e da ferramenta que estou utilizando.
Já tentei na velocidade mais baixa 170rpm e na segunda velocidade 312rpm. Não sei o que estou errando, ou talvez seja um trabalho pesado demais para esse torno.

Offline vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 397
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:Problema com torno BV20L
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2017, 07:13 »
O problema esta na ferramenta de corte e a proporção da quantidade de material que esta retirando para acabamento, seria interessante uma ferramenta de corte com saída de cavaco e um corte um angulo maior, ao contrario disso dependendo do torno que esteja usando fica muito pesado o avanço onde causa estresse na estrutura do seu torno provocando vibrações e peças cônicas, sua ferramenta pode até estar se movimentando no castelo. Para aço 1020 eu arredondaria um pouco mais a ponta da videá e com avanço lento já para 1045 o oposto. Lembrando que existe muitas variáveis em usinagem, o interessante é ver a capacidade de seu torno e evitar o estresse na estrutura para uma vida mais longa.
 Espero ter ajudado.


     

 

/** * */