Autor Tópico: Elevar altura da placa e geometria.  (Lida 5052 vezes)

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Offline marciocastanho

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Elevar altura da placa e geometria.
« Online: 13 de Julho de 2009, 23:13 »
Boa noite a todos!

Conversei com um mecanico da Piratininga sobre uma possivel revisão do meu torninho e ele sugeriu refazer a geometria e rasquetear o barramento. Esse serviço ficaria em torno de 300 reais.

O que me chamou a atenção é que esse mecanico disse que reformou outro sanches blanes e elevou a altura da placa, do carro e do contra ponto para 350 mm. Usou bloco de ferro fundido e retificou refazendo a geometria.

Pergunto: Alguem já viu serviço semelhante? Ficou bom? Parece interessante, caso dê certo.

Outra coisa, o preço do serviço de geometria está nos padrões?

E alguem sabe o custo para retificar de fato um barramento?

Um abraço e obrigado

Offline Ivan

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2009, 23:42 »
Estou achando esse preço irreal para o que seria o serviço. A menos que "refazer a geometria" signifique calçar as coisas do melhor jeito possível e "rasquetear o barramento" seja só fazer uma firula pra bonito e "reter óleo" (o que, a propósito, não é aconselhável). Pro cara tirar em média uns 2 décimos do barramento inteiro no braço, fora carro e cabeçotes, acho difícil ser esse preço.
Mas o Marco deve poder comentar com mais propriedade.

Levantar o torno é uma gambiarra, pois ao aumentar as alturas crescem os esforços (braços de alavanca) e diminui a rigidez dos componentes (tente fletir uma barra de 10mm com 20cm de comprimento, depois tente fazer o mesmo com uma de 2 metros). Se esses tornos já não são nenhuma montanha, levantados essa barbaridade vão tremer feito vara verde. Um torno de 350mm de diâmetro torneável (14 polegadas) deveria pesar perto de uma tonelada.

Pra fazer o barramento do meu, saiu R$400. Aqui umas fotos antes e depois. O mais importante não são as porradas nas guias centrais (dos cabeçotes), mas o caroço no topo da guia prismática do carro, que indica o desgaste.
Mas ao refazer o barramento, é necessário ajustar as outras peças para montar, ou usar um revestimento moldável.







Offline marciocastanho

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2009, 23:07 »
Como não tenho experiencia em mecanica, acabo procurando situações semelhantes nos tópicos e quando não acho pergunto pra vcs.

Como o cara garantiu que fica bom o serviço de elevar as distancias, resolvi perguntar aqui no forum, mas de cara pensei que se fosse possível subir, a propria fábrica teria feito isso, suponho.

Mas o fato é que meu torno está realmente capenga, e oque ele precisa é de uma boa retífica e ajustes, coisa que eu não sei fazer.

Tenho trocado idéia com o pessoal que trabalha no setor de mecanica do meu trabalho, (eu fico no setor de editoração), mas eles conhecem de torno grande (aqui tem 2 romi) e a maioria nem ouviu falar do sanches blanes.

Bom, alguem pode indicar em São Paulo alguma empresa séria que trabalhe com tornos pequenos?

Ficou muito bom o serviço do seu barramento Ivan, parece torno novo.

Quero fazer um serviço assim no meu torno também.


Abraço
Márcio

Offline marc0

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2009, 00:16 »
Mas o Marco deve poder comentar com mais propriedade

Olá Ivan;
Fica muito difícil comentar com mais propriedade do que vc, que é expert, estudioso e entusiasta, além de ser primoroso nas suas realizações.

Já calcei alguns tornos, pela necessidade de obter uma máquina com maior calado; se for bem feito e atender o anseio do cliente, é válido; contudo, isso tem que ser muito bem avaliado, a estrutura da máquina tem que suportar essa mudança (quem já viu um Promecão antigo sabe do que eu estou falando, eh eh eh), mesmo assim sempre existe perda na qualidade e no rendimento; para um torno pequeno que normalmente já esta além do limite da altura ideal (~0,8 L), ou seja já está bem alto, eu não recomendo.

Um torno é concebido para uma determinada gama de trabalho, as fabricas produzem modelos mais altos (carcaceiros) com estruturas similares à de tornos mais baixos, depende muito da finalidade da máquina.

Um rasquetemento bem feito requer muita mão de obra, num torno pequeno pode até ser rápido, depende muito da situação em que se encontra as guias.

Os sulcos "para reter óleo" tb tem a função de matar riscos, eliminar folgas e interferências, além de diminuir o atrito, mas é primordial manter a planicidade, o alinhamento e o ajuste.

Já trabalhei na região da Piratininga a 20 anos atrás (acho que não mudou muita coisa) , geralmente o "serviço" realizado é a famosa "garibada", uma maquilagem para colocar as máquinas à venda com melhor aspecto no menor tempo possível.

Se possível coloque algumas fotos da sua máquina.

Abraços...

Offline RAranda

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2009, 11:07 »
Depois de 2 Mestres escreverem, fica até difícil citar mais alguma coisa, mas vamos lá.

Já vi tornos "aumentados" funcionarem normalmente, mas penso que se você está precisando "turbinar" sua máquina, é porque ela não está mais atendendo suas necessidades, então acho melhor pensar na possibilidade de se conseguir um torno maior.

Em segundo, já vi também tornos que possuem um "rebaixo" no barramento para se ter a possibilidade de usinagens com maior dimensão, mas são tornos originais de fábrica.

Ou seja, um engenheiro projetou a máquina para determidas cargas e e tensões, qualquer adaptação, é e sempre será apenas uma ADAPTAÇÃO.

Não faça nada na Piratininga, sou frequentador do lugar, mas não recomendo para serviços mais detalhados e apurados.

Hoje a grande maioria é apenas "maquiador", e não mecânicos de máquinas.

Lembro ainda que á 20 anos atrás, como citado pelo amigo Marcão, existiam profissionais gabaritados (COMO ELE), hoje, já foram todos embora (veja, no caso o Marcão).

Já tive um Sanches Blanes, que acabei passando para frente, pois, a mão de obra e custo para uma reforma descente não compensava o serviço.

Se seus "consultores" "nunca ouviram falar em Sanches Blanes", sugiro que TROQUE de consultores. ehehehehe

Não era o top das marcas, mas também nenhuma desconhecida.

Mas é só a minha opinião.

Abraços.

Rubens   

Offline marc0

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2009, 11:49 »
Depois de 2 Mestres escreverem, fica até difícil citar mais alguma coisa, mas vamos lá.

Que modéstia Rubão, pessoas inteligentes como vc sempre tem algo relevante para acrecentar'.

Citar
Já vi tornos "aumentados" funcionarem normalmente, mas penso que se você está precisando "turbinar" sua máquina, é porque ela não está mais atendendo suas necessidades, então acho melhor pensar na possibilidade de se conseguir um torno maior.

Concordo plenamente....

Citar
Em segundo, já vi também tornos que possuem um "rebaixo" no barramento para se ter a possibilidade de usinagens com maior dimensão, mas são tornos originais de fábrica.

"Retirar a cava" é algo que estraga o dia do torneiro.

Citar
Ou seja, um engenheiro projetou a máquina para determidas cargas e e tensões, qualquer adaptação, é e sempre será apenas uma ADAPTAÇÃO.

Exato, toda vez que alterei alguma característica de uma máquina, sempre deixei a a possibilidade de ser reversível.

Citar
Não faça nada na Piratininga, sou frequentador do lugar, mas não recomendo para serviços mais detalhados e apurados.

Parece que não mudou nada , eh eh eh...

Citar
Hoje a grande maioria é apenas "maquiador", e não mecânicos de máquinas.

Sempre foram, e não é só lá não...

Citar
Lembro ainda que á 20 anos atrás, como citado pelo amigo Marcão, existiam profissionais gabaritados (COMO ELE), hoje, já foram todos embora (veja, no caso o Marcão).

Profissionais bons ainda existem, mesmo lá, o maior problema é a ganância dos "espertos" patrões que vê apenas o lucro fácil.
Eu fui levado lá pela crise no confisco de 1990, felizmente foram poucos meses.

Citar
Já tive um Sanches Blanes, que acabei passando para frente, pois, a mão de obra e custo para uma reforma descente não compensava o serviço.

Deveria ter procurado um restaurador perfeccionista, tal qual o Ivan, eh eh eh....

Citar
Se seus "consultores" "nunca ouviram falar em Sanches Blanes", sugiro que TROQUE de consultores. ehehehehe

Eles não lêem o forumGuia eh eh eh....

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Não era o top das marcas, mas também nenhuma desconhecida.

O meu deixou saudades....

Citar
Mas é só a minha opinião.

Brilhante por sinal.

Abraços...

Offline RAranda

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2009, 12:21 »
Nobre Márcio......

Deu para ver que embora sejamos 3 pessoas diferentes (Ivan, Marcão - Enock e Eu), temos as opiniões muito parecidas, até mesmo porque somos amigos (tive o prazer de conhecer pessoalmente os 2, e ambos sabem o que falam e escrevem, além de colocarem em prática esses conhecimentos), então desse mato não sai muito coelho não.

Marcão....

Estou programando uma ida á Leme, se der certo, vou te "alugar" mais um pouco, por isso reserve espaço na barriga para um almoço.

Grande abraço.

Rubens 

Offline marc0

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2009, 12:29 »
Tá combinado, já estou esperando; eh eh eh....
Abraço....

Offline mulapreta

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2009, 03:55 »
Marcio,

Eu tenho um Joinvile 600 mm.. Há uns 5 ou 6 anos eu também mandei retificar o barramento, mas em uma firma idônea. Apenas o barramento do carro porta ferramentas, o barramento do cabeçote fixo e movel (contra ponta) eu não mexi para não desalinhar. Exatamente como o Ivan fez no dele.

Como o Ivan contou em um outro tópico, tive o mesmo problema posterior à retífica. O carro móvel ficou mais baixo e a engrenagem e o fuso ficaram bem fora do encaixe do carro.

Aí é que tive que quebrar a cabeça para resover o problema. Ao contrário do ivam, optei por tirar a gremalheira e a Caixa Norton e calçá-los para que eles ficassem mais baixa e excaixassem no avental do carro transversal. O Ivam optou por fazer um calço no carro com revestimento epóxi que é uma solução muito eficiente, embora muito mais cara.

Se você ler esse tópico do Ivan, poderá ajudá-lo a ter uma possível solução, usando o revestimento epóxi para corrigir os defeitos do seu barramento, funciona muito bem e pelo que êle contou não ficará muito caro .

Por falar em Piratininga, estive lá hoje e continua a mesma m...


Edson S.Garcia



Offline Ivan

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2009, 09:42 »
Apenas o barramento do carro porta ferramentas, o barramento do cabeçote fixo e movel (contra ponta) eu não mexi para não desalinhar. Exatamente como o Ivan fez no dele.
Edson, uma pequena correção: mandei fazer de todas as guias, para garantir que todas as superfícies fossem feitas em uma mesma montagem, garantindo alinhamento completo.
Nada impede que sejam feitas só as externas, mas o cara tem que caprichar ainda mais no posicionamento da peça.

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O Ivam optou por fazer um calço no carro com revestimento epóxi que é uma solução muito eficiente, embora muito mais cara.

A propósito, estou com um carro de South Bend pra montar no meu (só com os carros SB dá pra montar o avental SB, que tem algumas vantagens) e vou precisar usar revestimento para isso. Vou usar um "moglice caseiro", com resina epoxi (da Maxepoxi, 260GY + Ren 943 - coisa de R$20 o kg), alumínio em pó tbm da Maxepoxi (R$15 o kg), grafite em pó, limalhas de bronze (eu tenho mais de 1kg guardado que coletei de algumas coisas que fiz no torno) e sílica coloidal (R$20 o kg). O alumínio em pó fino confere usinabilidade, o grafite propriedades deslizantes e resistência ao desgaste, o bronze um pouco dos três (e, desconfio, maior resistência mecânica, pois muitas partículas são são "agulhas" longas), e a sílica coloidal deixa a mistura tixotrópica (não escorre).

Da formulação original só faltou o dissulfeto de molibdênio, que só encontrei meio caro e em quantidade grande (R$250 em embalagem de 250g). Mas acho que não vai ficar muito inferior.

Ainda não apliquei nas peças, mas já fiz alguns testes de formulação que me pareceram bastante satisfatórios, quando tiver feito posto mais informações. Se prestar, esse "moglice caseiro" sai bem mais em conta.

Offline F2S

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2009, 11:52 »

Olá Ivan,

Como você chegou a essa fórmula? Quanto a resina a ser utilizada, foi recomendada ou você a escolheu?

Pergunto, porque há uma gama tão grande de produtos nessa área, que torna difícil saber exatamente a que funciona, o que torna caro a tentativa e acerto.

Offline Ivan

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2009, 12:29 »
Me guiei pelas informações disponíveis do Moglice e patentes de produtos afins. Sabia ser uma resina epoxi Bisfenol-A, com endurecedor poliamina, sabia as propriedades finais desejadas (dureza Shore D lá por 88-90, melhores propriedades mecânicas possíveis, resistência a solventes), e a proporção de resina/endurecedor entre 4:1 e 10:1.
Com estas informações e a paciência infinita do Sr. Severino da Maxepoxi, esta combinação resina/endurecedor pareceu a mais próxima da original.

Offline marc0

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2009, 13:12 »
Serrão;
Além de tudo, o homem ainda é químico; eh eh eh
impressionante, cada vez eu me surpreendo mais com a perspicácia do Ivan, um exemplo clássico do "Querer é Poder".
Parabéns, vou anotar a receita.
Abraços...


Offline F2S

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2009, 17:06 »

 . . . Com estas informações e a paciência infinita do Sr. Severino . . .


Ahhhhhh! De fato, a ajuda do Sr. Severino é imprescindível, sem menosprezar o Sr. Luis e o Sr. Flávio também.

Mas muito interessante o seu feito, já estou aguardando você postar o resultado.



Parabéns, vou anotar a receita.


Marco, tão importante quanto,é anotar os dados para contato com o Ivan . . . hehehe!

Offline mulapreta

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Re: Elevar altura da placa e geometria.
« Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2009, 22:50 »
Ivan, não lembrava que vc. tinha feito todos os barramentos.

O barramento interno do meu torno estava em excelentes condições. como o prestador do serviço era uma empresa muito boa que fabricava (ou fabrica) facas e moldes para guilhotinas e dobradeiras de chapas de grande porte, e supervisionada por um engenheiro mecânico conhecido meu, achei por bem não mexer no barramento interno.

Quanto ao moglice que está pretendendo fazer, estou ansioso esperando o resultado para aplicar no meu torninho, substituindo os calços que coloquei, como descrevi no meu post anterior. E também experimentar para corrigir a folga em uma porca de rosca trapezoidal

Abs.

Edson S.Garcia



 

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