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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: antonio amaral em 20 de Agosto de 2012, 21:20
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Boa noite senhores, me registrei ontem nesse fórum.
Eu moro em Canavieiras na Bahia onde tenho uma empresa de turismo de pesca esportiva, eu acabei de ganhar um joiville 217 RCN de um amigo que comprou equipamentos CNC para a sua pequena empresa de usinagem em Caçapava SP, eu pretendo fazer uma reforma nesse torno que vou usar somente para hobbye.
existe uma folga no carro e eu gostaria de saber como posso eliminar, eu devo colocar alguma arruela de calço no fuso? desculpe uma pergunta tã básica mas esse é meu primeiro torno.
(http://[url=http://www.sharkpower.com.br/IMG_0290.jpg]http://www.sharkpower.com.br/IMG_0290.jpg[/url])
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0289.jpg)
abraços a todos
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Essa folga pode ser normal do torno, todo torno vem com uma folguinha entre o fuso e castanha, veja se não é isso.
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Veja se sua folga é igual a essa do vídeo:
Folga no torno bv20 da lee tools (http://www.youtube.com/watch?v=shTOUdjXq7w#ws)
Se for essa folga, ela é normal. Agora, se for folga entre o carro e o barramento, acredito que há uns parafusos de regulagem onde se fazem os ajustes entre o carro e a guia.
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Essa folga pode ser normal do torno, todo torno vem com uma folguinha entre o fuso e castanha, veja se não é isso.
que estranho eu postei duas fotos e só apareceu uma
a outra é essa, dá para ver a folga a que me refiro
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0290.jpg)
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Essa folga nesse disco graduado é normal. Por isso esse anel se move com a mão para a esquerda e para a direita, permitindo você zerar a sua referência assim que você sentir que o fuso vai acionar o carro.
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Muita folga não é normal. Só deve existir pequena folga para impedir travamento do manete.
Pode calçar sim, com arruelas, mas antes veja se não é folga da castanho que fica presa no carro superior através de um parafuso na posição entre o barramento (sobre o carro). Siga a direção do parafuso do manete que achará o parafuso com fenda.
Para retirar o fuso com o manete, basta afrouxar um parafuso allen sem cabeça que fica logo apos o colar do manete e sob o corpo do carro. Depois é só girar o manete até o fuso sair.
Edson
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Essa folga nesse disco graduado é normal. Por isso esse anel se move com a mão para a esquerda e para a direita, permitindo você zerar a sua referência assim que você sentir que o fuso vai acionar o carro.
tanta folga assim é normal mesmo?
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Parece que a folga esta grande, pega um fio rígido de cobre, decapa ele e faz um anel. Deve servir...
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Muita folga não é normal. Só deve existir pequena folga para impedir travamento do manete.
Pode calçar sim, com arruelas, mas antes veja se não é folga da castanho que fica presa no carro superior através de um parafuso na posição entre o barramento (sobre o carro). Siga a direção do parafuso do manete que achará o parafuso com fenda.
Para retirar o fuso com o manete, basta afrouxar um parafuso allen sem cabeça que fica logo apos o colar do manete e sob o corpo do carro .
Edson
tem um parafuso de fenda em cima do caro e está apertado
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0301.jpg)
Obrigado Edson, eu vi que vc tem um Joinville também, na minha opinião de leigo a folga é grande, tem uns 3mm, como eu retiro o carro completo?
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Parece que a folga esta grande, pega um fio rígido de cobre, decapa ele e faz um anel. Deve servir...
Oi Cássio, onde eu coloco o anel de cobre?
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tem um parafuso de fenda em cima do caro e está apertado
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0301.jpg)
Obrigado Edson, eu vi que vc tem um Joinville também, na minha opinião de leigo a folga é grande, tem uns 3mm, como eu retiro o carro completo?
É exatamente este o parafuso. Se está apertado, então poderá ser folga na própria rosta do fuso ou e/ou castanha de bronse.
Para tirar todo o carro, tire primeiro o castelo para o carro ficar mais leve. Depois, seguindo a linha daquele mesmo parafuso, na parte de baixo do carro tem uma chapa de aço aparafusada por baixo (dois parafusos) é só retirar essa chapa e levantar o carro que ele sai completamente e virando de cabeça para baixo dá para examinar o movimento do fuso, castanha e manete e analisar a folga existente. Veja bem o fuso, se ele não está gasto. A rosca do fuso é "ESQUERDA".
Acho que por hora é só. Se tiver mais dúvidas é só perguntar.
Parabéns pelo presente. Um presente desses só se ganha uma vez na vida. Bom proveito.
Edson
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Parece que a folga esta grande, pega um fio rígido de cobre, decapa ele e faz um anel. Deve servir...
Oi Cássio, onde eu coloco o anel de cobre?
Na folga do colar: (http://www.sharkpower.com.br/IMG_0289.jpg)
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Essa folga nesse disco graduado é normal. Por isso esse anel se move com a mão para a esquerda e para a direita, permitindo você zerar a sua referência assim que você sentir que o fuso vai acionar o carro.
tanta folga assim é normal mesmo?
Agora sim, fui entender de qual folga você falava. Não tem nada a ver com o que eu imaginava. Realmente, parece que vai precisar de uma arruela de encosto.
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tem um parafuso de fenda em cima do caro e está apertado
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0301.jpg)
Obrigado Edson, eu vi que vc tem um Joinville também, na minha opinião de leigo a folga é grande, tem uns 3mm, como eu retiro o carro completo?
É exatamente este o parafuso. Se está apertado, então poderá ser folga na própria rosta do fuso ou e/ou castanha de bronse.
Para tirar todo o carro, tire primeiro o castelo para o carro ficar mais leve. Depois, seguindo a linha daquele mesmo parafuso, na parte de baixo do carro tem uma chapa de aço aparafusada por baixo (dois parafusos) é só retirar essa chapa e levantar o carro que ele sai completamente e virando de cabeça para baixo dá para examinar o movimento do fuso, castanha e manete e analisar a folga existente. Veja bem o fuso, se ele não está gasto. A rosca do fuso é "ESQUERDA".
Acho que por hora é só. Se tiver mais dúvidas é só perguntar.
Parabéns pelo presente. Um presente desses só se ganha uma vez na vida. Bom proveito.
Edson
o presente foi legal mesmo, eu sempre quis ter um torno.
quando eu forço o carro ele tem um movimento com a mesma amplitude dessa folga, não sei o quanto isso pode atrapalha na usinagem mas me incomoda um bocado, eu sou um pouco perfeccionista.
amanhã de dia eu vou desmontar o carro, aliás os dois carros o longitudinal também tem uma folga (menor)
abraço e obrigado pela atenção
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Antonio,
Esqueci de mencionar para tirar também o parafuso de fixação do carro no "Avental". Extá fixado por dois parafusos Allen com cabeça nas extremidades do avental.
Edson
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Antonio,
Esqueci de mencionar para tirar também o parafuso de fixação do carro no "Avental". Extá fixado por dois parafusos Allen com cabeça nas extremidades do avental.
Edson
seu eu soubesse o que é avental ficaria muito feliz :D
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seu eu soubesse o que é avental ficaria muito feliz :D
Avental é aquela peça retangular que fica em baixo do carro, perto da sua "barriga", daí o nome avental.
No avental fia o manete de deslizar o carro no barramento, a aste de acionar a rosca bipartida para movimentar o carro automaticamente.
Se já não era muito feliz por ganhar um torno, agora acho que já é uma pessoa muito feliz por saber que é "Avental".
Edson
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seu eu soubesse o que é avental ficaria muito feliz :D
Avental é aquela peça retangular que fica em baixo do carro, perto da sua "barriga", daí o nome avental.
No avental fia o manete de deslizar o carro no barramento, a aste de acionar a rosca bipartida para movimentar o carro automaticamente.
Se já não era muito feliz por ganhar um torno, agora acho que já é uma pessoa muito feliz por saber que é "Avental".
Edson
;D ;D ;D
agora estou muito feliz, obrigado
abraços
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resolvi facilmente, aliás é tudo simples nesse torno, muito legal.
coloquei uma arruela de calço no fuso
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0306.jpg)
umas fotos dele
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0308.jpg)
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0313.jpg)
ele veio com trocentas engrenagens
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0310.jpg)
4 lunetas e uma placa de 4 castanhas independentes
(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0311.jpg)
eu ainda nem liguei pois estou esperando a Coelba ligar o trifásico aqui na minha casa
abraços
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Antonio,
verdade mesmo que ganhou do teu amigo esse torno?
Caramba,eu to "ruim" de amigo rsrsrsrss
brincadeiras a parte,muito legal o torninho,e eu tb usei esse artificio da arruela pra tirar a folga do meu Sanches Blanes, e quanto mais justinho ficar,melhor...
abraço
Dande
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Eu vi seu tópico do SB, muito bacana, eu quero reformar esse meu também.
abraços
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Pô! esse torninho é exatamente igual ao meu, até o gabinete...Só a cor é diferente, o meu é verde martelado.
Antonio, qual o ano de fabricação deste torno?
Parabéns. Eu gostaria de ter um amigo assim...
Edson
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Pô! esse torninho é exatamente igual ao meu, até o gabinete...Só a cor é diferente, o meu é verde martelado.
Antonio, qual o ano de fabricação deste torno?
Parabéns. Eu gostaria de ter um amigo assim...
Edson
Oi Edson ele é 1971
Também era verde martelado, mas alguém pintou de azul muito porcamente com pincel.
Eu andei desmontando e limpando várias peças inclusive o carro, todas as engrenagens e os fusos estão novinhos, esse meu amigo faz trabalhos para a EMBRAER e deve ter mandado algum funcionário dar uma reformada.
abraços
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Acho que todas as maquinas abaixo dos anos 80 era verde martelado. kkkkkkk ;D
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Acho que todas as maquinas abaixo dos anos 80 era verde martelado. kkkkkkk ;D
:D :D
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O meu é de 1973.
Se você for tirar a tinta para pintar, é só dizer que darei um método fácil e barato para remover tintas, ferrugens, graxas, etc., tudo num banho só e sem corrosão.
Edson
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O meu é de 1973.
Se você for tirar a tinta para pintar, é só dizer que darei um método fácil e barato para remover tintas, ferrugens, graxas, etc., tudo num banho só e sem corrosão.
Edson
opa. pode falar pois eu pretendo pintar ele todo.
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(http://www.sharkpower.com.br/IMG_0312.jpg)
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opa. pode falar pois eu pretendo pintar ele todo.
O maior problema será o barramento que é muito grande. Se conseguir um tambor que caiba ele inteiro ou pelo menos metade mais um pouco já serve.
A formula é só:
água;
barrilha leve que é encontrada em lojas de produtos químicos, já me disseram que pode ser encontrada também em lojas de equipamento para piscinas, uma fonte de PC.
No link abaixo você poderá saber como fazer todo o processo.
Quando retirar as peças é necessário secá-las bem e já tratá-las com proteção contra ferrugem, de acordo com cada peça(tinta, óleo, graxa, etc.)
http://ct-web2.unh.edu/lee/electrolysis.htm (http://ct-web2.unh.edu/lee/electrolysis.htm)
Se tiver mais duvidas é só perguntar.
Edson
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opa. pode falar pois eu pretendo pintar ele todo.
O maior problema será o barramento que é muito grande. Se conseguir um tambor que caiba ele inteiro ou pelo menos metade mais um pouco já serve.
A formula é só:
água;
barrilha leve que é encontrada em lojas de produtos químicos, já me disseram que pode ser encontrada também em lojas de equipamento para piscinas, uma fonte de PC.
No link abaixo você poderá saber como fazer todo o processo.
Quando retirar as peças é necessário secá-las bem e já tratá-las com proteção contra ferrugem, de acordo com cada peça(tinta, óleo, graxa, etc.)
http://ct-web2.unh.edu/lee/electrolysis.htm (http://ct-web2.unh.edu/lee/electrolysis.htm)
Se tiver mais duvidas é só perguntar.
Edson
WOW que legal. eu já fiz alguns tratamentos eletrolíticos, tenho um pequeno sistema de anodização em casa, de repente o barramento eu decapo com algum removedor de pintura.
valeu
abração