Autor Tópico: Folga no carro  (Lida 13194 vezes)

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Offline antonio amaral

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Folga no carro
« Online: 20 de Agosto de 2012, 21:20 »
Boa noite senhores, me registrei ontem nesse fórum.

Eu moro em Canavieiras na Bahia onde tenho uma empresa de turismo de pesca esportiva, eu acabei de ganhar um joiville 217 RCN de um amigo que comprou equipamentos CNC para a sua pequena empresa de usinagem em Caçapava SP, eu pretendo fazer uma reforma nesse torno que vou usar somente para hobbye.

existe uma folga no carro e eu gostaria de saber como posso eliminar, eu devo colocar alguma arruela de calço no fuso? desculpe uma pergunta tã básica mas esse é meu primeiro torno.



http://www.sharkpower.com.br/IMG_0289.jpg
Folga no carro

   
abraços a todos

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Folga no carro
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:32 »
Essa folga pode ser normal do torno, todo torno vem com uma folguinha entre o fuso e castanha, veja se não é isso.

Offline Júlio

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Re:Folga no carro
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:43 »
Veja se sua folga é igual a essa do vídeo:

Folga no torno bv20 da lee tools



Se for essa folga, ela é normal. Agora, se for folga entre o carro e o barramento, acredito que há uns parafusos de regulagem onde se fazem os ajustes entre o carro e a guia.

« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 21:46 por Júlio »

Offline antonio amaral

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Re:Folga no carro
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:45 »
Essa folga pode ser normal do torno, todo torno vem com uma folguinha entre o fuso e castanha, veja se não é isso.

que estranho eu postei duas fotos e só apareceu uma

a outra é essa, dá para ver a folga a que me refiro

http://www.sharkpower.com.br/IMG_0290.jpg
Folga no carro



Offline Júlio

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Re:Folga no carro
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:48 »
Essa folga nesse disco graduado é normal. Por isso esse anel se move com a mão para a esquerda e para a direita, permitindo você zerar a sua referência assim que você sentir que  o fuso vai acionar o carro.

Offline mulapreta

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Re:Folga no carro
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:52 »
Muita folga não é normal. Só deve existir pequena folga para impedir travamento do manete.
Pode calçar sim, com arruelas, mas antes veja se não é folga da castanho que fica presa no carro superior através de um parafuso na posição entre o barramento (sobre o carro). Siga a direção do parafuso do manete que achará o parafuso com fenda.

Para retirar o fuso com o manete, basta afrouxar um parafuso allen sem cabeça que fica logo apos o colar do manete e sob o corpo do carro. Depois é só girar o manete até o fuso sair.

Edson

 
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 21:54 por mulapreta »

Offline antonio amaral

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Re:Folga no carro
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:53 »
Essa folga nesse disco graduado é normal. Por isso esse anel se move com a mão para a esquerda e para a direita, permitindo você zerar a sua referência assim que você sentir que  o fuso vai acionar o carro.
tanta folga assim é normal mesmo?

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Folga no carro
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:55 »
Parece que a folga esta grande, pega um fio rígido de cobre, decapa ele e faz um anel. Deve servir...

Offline antonio amaral

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Re:Folga no carro
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:05 »
Muita folga não é normal. Só deve existir pequena folga para impedir travamento do manete.
Pode calçar sim, com arruelas, mas antes veja se não é folga da castanho que fica presa no carro superior através de um parafuso na posição entre o barramento (sobre o carro). Siga a direção do parafuso do manete que achará o parafuso com fenda.

Para retirar o fuso com o manete, basta afrouxar um parafuso allen sem cabeça que fica logo apos o colar do manete e sob o corpo do carro  .

Edson

tem um parafuso de fenda em cima do caro e está apertado
http://www.sharkpower.com.br/IMG_0301.jpg
Folga no carro


Obrigado Edson, eu vi que vc tem um Joinville também, na minha opinião de leigo a folga é grande, tem uns 3mm, como eu retiro o carro completo?

Offline antonio amaral

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Re:Folga no carro
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:06 »
Parece que a folga esta grande, pega um fio rígido de cobre, decapa ele e faz um anel. Deve servir...

Oi Cássio, onde eu coloco o anel de cobre?

Offline mulapreta

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Re:Folga no carro
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:14 »

tem um parafuso de fenda em cima do caro e está apertado
http://www.sharkpower.com.br/IMG_0301.jpg
Folga no carro


Obrigado Edson, eu vi que vc tem um Joinville também, na minha opinião de leigo a folga é grande, tem uns 3mm, como eu retiro o carro completo?

É exatamente este o parafuso. Se está apertado, então poderá ser folga na própria rosta do fuso ou e/ou castanha de bronse.

Para tirar todo o carro, tire primeiro o castelo para o carro ficar mais leve.  Depois, seguindo a linha daquele mesmo parafuso, na parte de baixo do carro tem uma chapa de aço aparafusada por baixo (dois parafusos) é só retirar essa chapa e levantar o carro que ele sai completamente e virando de cabeça para baixo dá para examinar o movimento do fuso, castanha e manete e analisar a folga existente. Veja bem o fuso, se ele não está gasto. A rosca do fuso é "ESQUERDA".

Acho que por hora é só. Se tiver mais dúvidas é só perguntar.

Parabéns pelo presente. Um presente desses só se ganha uma vez na vida. Bom proveito.

Edson

 
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 22:23 por mulapreta »

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Folga no carro
« Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:22 »
Parece que a folga esta grande, pega um fio rígido de cobre, decapa ele e faz um anel. Deve servir...

Oi Cássio, onde eu coloco o anel de cobre?

Na folga do colar: http://www.sharkpower.com.br/IMG_0289.jpg
Folga no carro

Offline Júlio

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Re:Folga no carro
« Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:25 »
Essa folga nesse disco graduado é normal. Por isso esse anel se move com a mão para a esquerda e para a direita, permitindo você zerar a sua referência assim que você sentir que  o fuso vai acionar o carro.
tanta folga assim é normal mesmo?


Agora sim, fui entender de qual folga você falava. Não tem nada a ver com o que eu imaginava. Realmente, parece que vai precisar de uma arruela de encosto.

Offline antonio amaral

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Re:Folga no carro
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:38 »

tem um parafuso de fenda em cima do caro e está apertado
http://www.sharkpower.com.br/IMG_0301.jpg
Folga no carro


Obrigado Edson, eu vi que vc tem um Joinville também, na minha opinião de leigo a folga é grande, tem uns 3mm, como eu retiro o carro completo?

É exatamente este o parafuso. Se está apertado, então poderá ser folga na própria rosta do fuso ou e/ou castanha de bronse.

Para tirar todo o carro, tire primeiro o castelo para o carro ficar mais leve.  Depois, seguindo a linha daquele mesmo parafuso, na parte de baixo do carro tem uma chapa de aço aparafusada por baixo (dois parafusos) é só retirar essa chapa e levantar o carro que ele sai completamente e virando de cabeça para baixo dá para examinar o movimento do fuso, castanha e manete e analisar a folga existente. Veja bem o fuso, se ele não está gasto. A rosca do fuso é "ESQUERDA".

Acho que por hora é só. Se tiver mais dúvidas é só perguntar.

Parabéns pelo presente. Um presente desses só se ganha uma vez na vida. Bom proveito.

Edson

 
  o presente foi legal mesmo, eu sempre quis ter um torno.

quando eu forço o carro ele tem um movimento com a mesma amplitude dessa folga, não sei o quanto isso pode atrapalha na usinagem mas me incomoda um bocado, eu sou um pouco perfeccionista.

amanhã de dia eu vou desmontar o carro, aliás os dois carros  o longitudinal também tem uma folga (menor)


abraço e obrigado pela atenção
 

Offline mulapreta

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Re:Folga no carro
« Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:46 »
Antonio,

Esqueci de mencionar para tirar também o parafuso de fixação do carro no "Avental". Extá fixado por dois parafusos Allen com cabeça nas extremidades do avental.

Edson

 

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