Sinto uma falta muito grande de oferta de acessórios para as máquinas enquanto fora do pais isso é bem comum.
Aqui tb é, existe fabricantes, lojas, importados e vendedores de todos os tipos de equipamentos, basta verificar em feiras e revistas especializadas ou em locais próprios, mas nem sempre encontramos facilmente tudo o que desejamos.
Sim, podemos fazer um carro vertical para o torno para fresar, mas pq é tão dificil conseguir um pronto e pq os fabricantes nacionais (até onde vejo ao menos) não fabricam ou oferecem a peça?
Tudo depende da demanda, se houver demanda a oferta corre atrás, nesse caso o interesse é minimo com tantas fresadoras dando sopa por aí.
O mesmo sobre o dispositivo para conicos (no site da romi acho que nem vi referencia a isso)...
O conificador mecânico ou hidraulico já ficou obsoleto a muito tempo, se desejar, sei que tem um e esta a anos tentado vender... o duro é encontrar o torno que caiba e algum interessado em pagar o preço.
Uma coisa tb que não vejo por aqui são sistemas de pinça para tornos mecanicos
Existe pinças para todos os gostos, basta procurar no lugar certo.
isso sem falar que a maioria aqui desconhece os tornos de precisão ou de ferramentaria (toolroom lathe)...
É claro que isso ocorra num fórum cuja maioria esta aqui por hobby querendo aprender algo mais; Quem usa conhece, existe centenas de ótimas ferramentarias com maquinas e profissionais de primeira espalhadas por ai....
É comum achar torneiros com longa carreira ditos "muito experientes" que nem tem idéia de como usar o indicador de quadrante.
É comum tb encontrar muitos torneiros que sabem disso e muito mais, não se pode generalizar por baixo da média; tudo depende de onde adquiriram a experiencia profissional, e qual o grau técnico que se encontram.
Existem "lendas" aqui de que tornos de bancada não tem precisão e que são brinquedos e por ai vai.
Nunca houvi sobre essas "lendas", o fato é que existe máquinas sofríveis ou ótimas de qualquer tamanho.
Uma boa parte dos acessorios que encontramos por aqui são relativamente antigos (pre anos 70)
,
Ou seja eram fabricados por aqui, e muitos ainda são, existe muita dificuldade setorial em manter a produção de itens obsoletos ou de baixa demanda, mas não é norma.
dificilmente vc ve alguma coisa nova que não foi trazida por alguem que comprou no exterior presencialmente ou pelo e-bay...
Para o comprador hobby, o meio eletrônico de um divulgador mundial em um centro de maior escala, certamente é muito mais visível, existe muitos produtos fabricados no Brasil que são ofertados lá.
Para alguns tipos de aplicação o torno consegue fazer operações de fresamento muito bem!
Sim alguns tipos é até razoável, mas quem já fresou pra valer num torno sabe que na maioria das vezes a máquina sofre muito, é uma operação não convencional para o projeto da máquina.
Para rasgos de chaveta eu prendo uma peça na espera e perfuro com o tamanho do fuso e encaixo lá e consigo uma chaveta MUITO bem centrada, mais facil que na fresadora....
A centragem da peça independe da máquina, é meios, carinho e técnica do operador; agora mais fácil que na fresadora é piada né?
minha humilde opinião...Só um pensamento
Opinião, pensamentos...; Desculpe discordar de quase tudo, a natureza do copo pelo meio depende só de quem o vê.
Muitas coisas mudaram, nem sempre na velocidade ou do jeito que queremos, velhos sistemas e dispositivos do século passado ainda teimam em permanecer, mas não podemos deixar de vislumbrar o novo.
A industrial metal-mecânica passa por transformações, muitas unidades fecharam as portas, e novas estão surgindo em toda parte como apoio à ressuscitada industria naval, a industria petrolífera bombando muito, e a automobilística entre outras, cada dia com mais fábricas por aí.
A automação e tecnologia é irreversível para quem quiser permanecer no mercado e crescer, mas alguns nichos ainda permanecer inalterados.