Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: robedany em 17 de Janeiro de 2011, 21:29
-
Saudações a todos
Tenho um pequeno torno revolver e um torno pequeno mecanico
Já procurei no forum e não achei nada
Gostaria de alguma idéia de como fazer furo e rosca 5/32 numa dezenas de peças de latão de 3/8"
è possivel fazer alguma ferramenta para o torno ou seria mais facil usar um gabarito e uma furadeira de bancada.
Agradeço alguma sugestão ou idéia
Lembrando que não tenho muita experiencia de construção mecanica.
Roberto
-
Croquis anexo
Roberto
-
Eu faria em uma furadeira de bancada usando um gabarito.
-
Voce pode fazer tanto na bancada quanto no torno, no torno voce precisaria de um contra ponto com prisma, ( infelizmente procurei algum fornecedor ou foto desta ponta e não encontrei) que te garantiria o centro correto, sendo necessário controlar utilizando a broca no eixo arvore, na furadeira um prisma tambem ajudaria, mas a centragem do furo fica mais complicada, pois vc corre o risco de fazer um furo fora de centro ou inclinado.
-
se vc tiver um placa de 4 castanhas fica facil
-
Oi Edson. Carlos e Luciano
Grato pelas sugestões, e com certeza tem varias maneiras de fazer essa peça.
O correto seria mandar fazer num torno automatico, mas o custo e quantidade fica um pouco inviavel para mim pois uso aprox 20 a 30 por mes e mandar fazer tem de ser mais de 500.~
O corte, conformação e o furo de 1/8 roscado, faço no torno revolver JOMAR e mesmo com folga uso um gabarito para diminuir o erro.
Já pensei de colocar no carro transversal do torno revolver um tipo porta ferramenta, com um furo centrado e usar uma furadeira de mão para fazer o furo e uma parafusadeira para fazer a rosca.
Mas como ainda tenho algumas peças prontas, tenho mais tempo de achar alguma solução.
Carlos
Sei como é a ponta com prisma. Só tenho a foto.
Luciano
Não tenho a placa de 4 castanha, só tenho o flange e foi colocado uma placa cega.
(um fia vou comprar uma)
Frato meus amigos pelas sugestões.
Roberto
-
Croquis anexo
Muito melhor e mais fácil numa furadeira.
Abs...
-
Se voce tem uma quantidade mensal a ser feita, o melhor mesmo é fazer um gabarito para furação no torno ou em uma furadeira de bancada, na furadeira manual, vai depender da tua habilidade manual, mas a chance de o furo sair torto é bem maior, poste um desenho com as medidas corretas e eu faço o gabarito p vc
-
..na furadeira manual, vai depender da tua habilidade manual, mas a chance de o furo sair torto é bem maior...
Discordo!
Se houver um gabarito bem feito e que nem precisa ser muito sofisticado, os furos vão sair todos iguais; e não é necessário nenhuma habilidade, apenas uma demonstração do procedimento e a limpeza constante do dispositivo.
Alias, é no torno que se exige a habilidade do operador, a chance de dar errado é bem maior.
Abraços...
-
Marco
Isso não é novidade, vc discorda sempre rsssssss
O que eu falei é que com uma furadeira manual, o gabarito precisará ter uma guia para a broca, a fim de que o furo não saia inclinado, numa furadeira de bancada ou em um torno este alinhamento é dado pela máquina, ou seja o gabarito é só de posicionamento. Mas de qualquer forma é um gabarito simples e como disse basta ele postar as medidas e que máquina irá usar que eu faço um para ele
-
Pessoal, Vamos nos ater à pergunta do robedany.
Gostaria de alguma idéia de como fazer furo e rosca 5/32 numa dezenas de peças de latão de 3/8"
è possivel fazer alguma ferramenta para o torno ou seria mais facil usar um gabarito e uma furadeira de bancada.
Lembrando que não tenho muita experiencia de construção mecanica.
Pelo que ele sugeriu, torno ou furadeira de bancada. A única dica é que ele não tem muita experiencia de construção mecanica.
Dessa forma, fazer no torno seria muito complicado. Se ele já sugere Furadeira de Bancada é porque êle já tem uma. Dessa forma a resposta mais óbvia será :
Fazer na Furadeira de Bancada com um Gabarito (Ponto Final).
Abraços
Edson
-
Marco
Isso não é novidade, vc discorda sempre rsssssss
Sempre! Não, nem sempre.
Só discordo quando julgo a informação improcedente.
Não é um caso de contestar por contestar, mas levar a melhor informação aos colegas; eles que julguem.
A maioria quase sempre tem uma furadeira (mesmo que seja manual), uma máquina relativamente barata, e deixa de realizar certos trabalhos porque recebe informações equivocadas, ou acabam gastando um valor exorbitante para utilizar mão obra de terceiros; ou pior ainda, muitos colegas compraram um torno pra confeccionar determinadas peças, pelas dificuldades técnicas ou pela falta de ferramentas adequadas acabaram encostados; um verdadeiro elefante branco.
Eu felizmente possuo uma oficina e posso dispor do torno ou da furadeira quando desejar; mas nesse caso, sem dúvida, usaria a furadeira, por simples razões, é mais fácil, é mais rápido, é mais barato, é mais cômodo, é melhor.
O que eu falei é que com uma furadeira manual, o gabarito precisará ter uma guia para a broca, a fim de que o furo não saia inclinado, numa furadeira de bancada ou em um torno este alinhamento é dado pela máquina, ou seja o gabarito é só de posicionamento.
Ledo engano, usar o torno nesse caso, nada mais é do que usar uma furadeira na horizontal, se houver possibilidade de desvios da broca na furadeira tb haverá no torno.
É muito comum brocas desviarem no torno, por isso quase sempre o furo é começado por uma broca de centro.
Outro detalhe que detona furos concêntricos no torno, é o desalinhamento da Árvore com o mangote, ocorre que o cabeçote móvel pode ser deslocado, e quase sempre não esta zerado.
Por isso, sempre que se deseja um furo perfeitamente concêntrico no torno, utiliza-se uma broca menor e depois a medida final é obtida com uma ferramenta interna.
Mas de qualquer forma é um gabarito simples e como disse basta ele postar as medidas e que máquina irá usar que eu faço um para ele
Muito prestimoso, mas é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe.
Certamente o tópico vai ser lido por dezenas de colegas sem a devida experiência e que gostariam de fazer os seus próprios dispositivos e furos seriados com qualidade.
Quase sempre basta um prisma ou cantoneira como stop presa na mesa da furadeira fixo por grampos ou parafusos, em alguns casos pode-se usar uma mascara soldada com os furos por cima para guiar a broca.
Abraços...
-
Excelentes as suas considerações Enoch...
-
Obrigado Gilii!
Só para terminar ..., a peça do colega robedany é redonda, nesse caso eu furaria um tubo e soldaria ele numa chapa para fixar na mesa da furadeira.
Existe um porem com dispositivos de stop, o cavaco da operação anterior pode interferir no posicionamento da próxima peça, por isso deve-se deixar o interior e os cantos o mais exposto possível para facilitar a limpeza.
Abraços.
-
Oi Pessoal
Muito grato pelas sugestões e ao Marco as explicaçoese e crquis
Acho que vou fazer esse dispositivo por ser o mais rapido de fazer no momento e é funcional.
.
Os furos no torno é até engraçado, já consegui fazer furo fora de centro e até torto, hihi.
No trono revolver que tem folgas, o furo frontal eu resolvi fazendo gabarito como anexo e agora faz o furo certo.
Em mecanica já vi que qualquer peça pode ser feita de varias maneiras e com varios equipamentos e depende principalmente da aptidão de quem va fazer.
Obrigado pela sugestões
Roberto
.
-
Eu iria fazer algo mais simples e mais eficiente, mas diante das suas sempre brilhantes observações, prefiro me retirar da discussão.
-
OOOOOPAAA
Meu amigo Carlos.(CELp
Com certeza absoluta, coloquei o topico justamente para ter sugestoes e ideias, e já tinha lido outra resposta sua para colocar as medidas. e vc. daria a sugestão ou até faria o dispoditivo, mas a minha preocupação foi não abusar do tempo do amigo.
Não tenho o dom de escrever, e as vezes colocar alguma virgula no lugar incorreto, muda o sentido da frase.
O caso do dispositivo de fazer o furo frontal com o torno com folga, para mim foi como a alegria de fazer o primeiro radio galena e escutar as radios(tudo misturadas, mas falava).
Po favor Carlos, coloque tua sugestão e o equipamento que tenho é o torno revolver Jomar T1, com folgas,(recuperado no ferro velho), um torno Lesto 1960, (zerado) ou furadeira de bancada pequen (Ferrari) e anexo esta as medidas do pino de latão
Abraço Roberto
-
Com certeza absoluta, coloquei o topico justamente para ter sugestoes e ideias, ...
Exatamente, esse é o espírito de qualquer fórum, o debate de idéias e sugestões, ninguém é dono da cocada preta, soma sozinho ou impõe só o seu ponto de vista; seu eu tivesse uma sugestão melhor certamente a daria de bom grado em vez de papagaiar. E se alguém tiver uma sugestão melhor que a minha, ficaria feliz de aprender mais. Mas isso vai de cada um.
Abraços...
-
Robedany
Com as medidas realmente mudou tudo, em função do comprimento da peça, o dispositivo que pensei serve tanto para o torno quanto para furadeira, pois trata-se de um eixo cilindrico de +- 30mm, onde se faria um furo transversal de 8mm passante, na face da peça seria feito o furo para a rosca 5/32 e mais dois furos nas extremidades(m2) um para fixar uma bucha de 8mm, que seria o top e o outro para fixar a peça a ser furada. No lado onde se coloca o pino provavelmente terá que ser rebaixado, para facilitar a colocação e retirada do pino a ser furado. para a furadeira, o mesmo pode ser fixado a uma morsa, uma flange maior ou fixado a uma chapa. Agora diga ao martim que não é uma peça redonda e sim cilindrica rssss. Espero que tenha entendido a idéia. Qualquer dúvida me de um alo, a oferta anterior continua de pé.
Abraços
celp
-
Caro amigo Carlos (celp58)
Entendi perfeitamente e a idéia e muito boa.
Inclusive se fizer rosca nas duas pontas do furo passante, posso usar parafuso allen sem cabeça.e numa ponta serve para posicionar a peça e na outra ponta para imobilizar a peça no lugar.
Como estou um pouco enrolado com outro serviço, ainda não deu tempo de fazer.
Assim que fizer coloco o resultado.
Apenas ficou uma incognita é o furo para a rosca é maior que o da broca.
Mas valeu bastante a idéia.
Abraço Roberto
-
Roberto
Odeio desenhar, mas vou tentar te fazer um desenho, pois acho que ficou dúvida.
Aguarde
Celp
-
Agora diga ao martim que não é uma peça redonda e sim cilindrica rssss.
Mais uma vez vc esta redondamente enganado; ah ah ah ;D
Gosto do termo redondo porque tá na moda e contrasta bem do quadrado.
Segundo os melhores alfarrábios, redondo é o que é limitado por perímetro circular, que tem fôrma de disco, circular, curvo, esférico, anular, cilíndrico, etc...
Em geometria, são corpos redondos, o cilindro, o cone e a esfera; alias me referi ao perfil e não a forma tridimensional. ;)
Abraços...
-
Martin
Redonda é uma ilha de Antígua e Barbuda com status de dependência. Atualmente está inabitada.
A ilha foi reclamada por Matthew Dowdy Shiell como o Reino de Redonda. O seu filho, Matthew Phipps Shiell, foi coroado como Rei Felipe em 1880.
Te garanto que isso voce não sabia rssssss
-
Martin
Redonda é uma ilha de Antígua e Barbuda com status de dependência. Atualmente está inabitada.
A ilha foi reclamada por Matthew Dowdy Shiell como o Reino de Redonda. O seu filho, Matthew Phipps Shiell, foi coroado como Rei Felipe em 1880.
Te garanto que isso voce não sabia rssssss
IMPRESSIONANTE!!!!
Só que você também não sabia, assim como todos nos.
Você procurou no Google a palavra redonda e achou essa da ilha. Nem teve o trabalho de escrever pois foi só "copiar" e "colar" igual a mim:
"Redonda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 16° 55′ N, 62° 22′ W
Costa leste de Redonda.
Redonda é uma ilha de Antígua e Barbuda com status de dependência. Atualmente está inabitada.
A ilha foi reclamada por Matthew Dowdy Shiell como o Reino de Redonda. O seu filho, Matthew Phipps Shiell, foi coroado como Rei Felipe em 1880."
Só que eu estou informando a origem da informação.
Existem muito mais "REDONDA" que os já citados. Exemplo: Uma praia, a Dona Redonda, uma pizza redonda, e até as camas Redondas que são muito úteis para a satisfação de todos, sem contar com a peça redonda do marco, que embora não seja de seu agrado, é redonda também.
Abraços
Edson
-
Caro Celp58;
Não tenho a pretensão de saber todas as coisas, pois isso é prerrogativa de Deus; me contento em usar meu tempo livre para aprender um pouco mais coisas de utilidade e transmitir aos meus semelhantes aquilo que granjeei.
Se vc perdeu tempo em pesquisar no Google coisas redondas, no afã de contestar um argumento sólido, nem precisava citar inutilmente uma ilhota perdida, insignificante e desabitada num arquipélago distante, isso não acrescenta nada, apenas depõe contra vc. Existe várias outras ilhas redondas bem mais afamadas e muito mais interessantes espalhadas pelo Brasil, olha direito, lá no Google vc encontra.
Peço desculpas ao colega robedany por esse desvio no assunto do tópico.
Por mim essa papo quadrado que não leva à nada esta encerrado.
Abraços.
-
Cacilda!! Meus amigos, um simples furo, atiça a cultura.
Interessante o desvio de assunto, mas também instrutivo.
Átpe eu também tive uma idéia e vou tentar fazer antes do almoço.
Vou comprar umas 10 latinhas de Skol e vou batizar cada uma de cilindrica, oval, esferica, iilhota, etc e ver qual vai descer mais "redonda", hihihih.
Mas não vou misturar com uma "51" para ter uma boa idéia, que com certeza não vai ser.
Calma gente
Abração Roberto
-
Roberto
Estou postando um croquis "meia boca"espero que entenda
-
OK Carlos
Deu para entender sim.
Obrigado pelo croquis.
Roberto
-
Roberto
Voce pode sofsticar mais o dispoistivo fazendo o furo guia passante, sendo que de um lado voce usa para guia da broca, o outro voce fura no diametro externo do macho, assim voce tb tem uma guia para o macho. O diametro que cotei do furo é o correto para furar/abrir roscas.
Em tempo peço desculpas, a vc, ao Edson e ao Luciano e aos demais companheiros que leram ou vão ler este tópico, pelo desentendimento desnecessário que tive com Martim/Gilli
-
Em tempo peço desculpas, a vc, ao Edson e ao Luciano e aos demais companheiros que leram ou vão ler este tópico, pelo desentendimento desnecessário que tive com Martim/Gilli
De minha parte tudo bem.
A única ressalva é que devemos tratar nossos amigos do forum com respeito, principalmente aqueles que nos ajudam sempre sem interesse nenhum, apenas por amizade e desprendimento.
Tenho acompanhado alguns poste teu em outros tópicos, e não entendi porque vc. teve essa atitude aqui neste tópico, justamente com o Marco Martim que está sempre a nossa disposição.
Mas, creio que esse mal entendido já tenha ficado no passado.
Abraços
Edson