Marco
Isso não é novidade, vc discorda sempre rsssssss
Sempre! Não, nem sempre.
Só discordo quando julgo a informação improcedente.
Não é um caso de contestar por contestar, mas levar a melhor informação aos colegas; eles que julguem.
A maioria quase sempre tem uma furadeira (mesmo que seja manual), uma máquina relativamente barata, e deixa de realizar certos trabalhos porque recebe informações equivocadas, ou acabam gastando um valor exorbitante para utilizar mão obra de terceiros; ou pior ainda, muitos colegas compraram um torno pra confeccionar determinadas peças, pelas dificuldades técnicas ou pela falta de ferramentas adequadas acabaram encostados; um verdadeiro elefante branco.
Eu felizmente possuo uma oficina e posso dispor do torno ou da furadeira quando desejar; mas nesse caso, sem dúvida, usaria a furadeira, por simples razões, é mais fácil, é mais rápido, é mais barato, é mais cômodo, é melhor.
O que eu falei é que com uma furadeira manual, o gabarito precisará ter uma guia para a broca, a fim de que o furo não saia inclinado, numa furadeira de bancada ou em um torno este alinhamento é dado pela máquina, ou seja o gabarito é só de posicionamento.
Ledo engano, usar o torno nesse caso, nada mais é do que usar uma furadeira na horizontal, se houver possibilidade de desvios da broca na furadeira tb haverá no torno.
É muito comum brocas desviarem no torno, por isso quase sempre o furo é começado por uma broca de centro.
Outro detalhe que detona furos concêntricos no torno, é o desalinhamento da Árvore com o mangote, ocorre que o cabeçote móvel pode ser deslocado, e quase sempre não esta zerado.
Por isso, sempre que se deseja um furo perfeitamente concêntrico no torno, utiliza-se uma broca menor e depois a medida final é obtida com uma ferramenta interna.
Mas de qualquer forma é um gabarito simples e como disse basta ele postar as medidas e que máquina irá usar que eu faço um para ele
Muito prestimoso, mas é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe.
Certamente o tópico vai ser lido por dezenas de colegas sem a devida experiência e que gostariam de fazer os seus próprios dispositivos e furos seriados com qualidade.
Quase sempre basta um prisma ou cantoneira como stop presa na mesa da furadeira fixo por grampos ou parafusos, em alguns casos pode-se usar uma mascara soldada com os furos por cima para guiar a broca.
Abraços...