Autor Tópico: arqueologia industrial  (Lida 2551 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

flavia

  • Visitante
arqueologia industrial
« Online: 18 de Outubro de 2008, 19:54 »
olá, sou nova aqui, e estreio-me em forums(!) logo um de tornos!!
ando a escrever um trabalho para arqueologia industrial e adivinhem.. é sobre um torno. um cardiff, inglês.
mas eu não percebo nada de tornos  (só soube o k era um torno no mês passado), por isso se alguém tiver tornos antigos, se souber de algum cardiff. se me souber dizer o k é uma caixa norton!! porque se chama NORTON, o k havia antes da caixa norton... enfim, qual é a diferença entre uma caixa norton e uma caixa entre pontos.
agradeço a vossa ajuda. se alguém me puder dar uma luz!! obrigada

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re: arqueologia industrial
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2008, 21:25 »
Oi Flavia
Da uma olhada no site
www.lathes.co.uk/elliott/

Tornos (lathes)
Elliot Cardiff Major, Senior, Prefect & Crusader


Roberto

flavia

  • Visitante
Re: arqueologia industrial
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2008, 21:40 »
ok, obrigada, mas até aí já eu tinha chegado. mas a minha pesquisa vai mais longe. queria saber desde quando existem caixas norton. porque se chamam norton??

Offline NAVEGADOR

  • Novato
  • *
  • Posts: 78
Re: arqueologia industrial
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2008, 09:17 »
Olá Flavia,

A caixa NORTON foi inventada e patenteada por Wendell P. Norton no ano de 1882 e logo foi aplicada em tornos da THE HENDEY MACHINE CO.
A caixa Norton  não foi a primeira do seu tipo, um mecanismo semelhante de engrenagens, de diferentes tamanhos, colocados em um "cone" sobre um eixo comum, foi patenteado em 1868 por Humphreys.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: arqueologia industrial
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2008, 10:17 »
Flávia,
complementando o post dos colegas, um livro que pode ser interessante é o "Modern American Lathe History". Escrito em 1907, é um mergulho nos tornos e tecnologias então disponíveis, e fala sobre os diferentes sistemas de caixas de engrenagens da época, inclusive sobre a caixa Norton (que era uma patente relativamente recente, com 15 anos apenas). Pode ser baixado gratuitamente. É grande (70mB) mas vale à pena. Inclusive para quem não está pesquisando nada no assunto...é de admirar a tecnologia disponivel na época, e as ilustrções são lindas..:)

Olhe o capítulo X "Rapid Change Gears" para conhecer os mecanismos disponíveis, e o capitulo XV "Engine Lathes" para ver mais detalhes sobre os tornos Hendey com caixa Norton e uma discussão sobre o pioneirismo da coisa. Sem falar com todas as letras, o autor (Perrigo) acha o tal Norton um bom picareta, que patenteou em 1892 algo usado na industria muito antes (como citou o Navegador, por Humphreys em 1968).

http://openlibrary.org/b/OL7226841M

Outra coisa que pode ser útil para sua pesquisa é a busca de patentes. Por exemplo, a patente da Caixa Norton é a número 470591 (basta buscar no Google patent norton gearbox).
Com esse número, no google patents vc baixa ela em PDF, com os desenhos inclusive.
http://www.google.com/patents?id=7JVvAAAAEBAJ&dq=470591

Parabéns sobre o curso, deve ser interessantíssimo.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: arqueologia industrial
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2008, 10:20 »
Olá Flávia,

Seja bem vinda ao fórum...

Não tenho certeza, mas antes da "caixa Norton", havia o que aqui no Brasil chamamos de "grade", que basicamente são engrenagens combinadas usadas para transmitir movimentos do eixo principal ao fuso inferior, responsável pelos avanços do carro porta ferramentas...

Acredito que as caixas de recâmbio rápido (caixa Norton) apareceram na época da industrialização e por causa da necessidade de se ganhar tempo de produção, pois as operações de trocas de engrenagens montadas da maneira tradicional - que aqui no Brasil chamamos de "grade" - sempre foram muito lentas e anti produtivas, já que a grande maioria dos trabalhos de torno são variações entre velocidades de avanço relativamente lentas (para acabamentos) e os passos de rosca...

flavia

  • Visitante
Re: arqueologia industrial
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2008, 09:23 »
obrigada a todos pelas informações e simpatia.

 

/** * */