Buscando mais opções que atendessem o quanto descrito no tópico inicial, acabei me deparando com várias opções as quais comento e compartilho com os senhores...
Como comentado anteriormente, opções de tornos medianos são bem difíceis. Dentre os que consegui encontrar no mercado, listo e comento abaixo:
Vitor Buono FI-610SMOs comentários de quem possui o torno são muito positivos. Possui boa estrutura física, porém, tem o inconveniente da troca de velocidades por correia e a ausência de avanço transversal automático.
Indicação de modelo de torno de bancada
Amboss AMB-280.700FEsse torno é comercializado pela Celmar. A descrição do produto é bem impressionante, com boas características, inclusive o barramento temperado e retificado e o avanço transversal automático. Peca pelo fato do ajuste de velocidade ser por troca de correias, assim como o Vitor Buono.
Indicação de modelo de torno de bancada
Donner DMT28AEssa marca pra mim é bem desconhecida. É distribuído por uma empresa gaúcha, a Bracht, de Porto Alegre.
Ele possui avanço automático nos eixos x e y; controle de velocidade por potenciômetro; faz roscas em polegadas e milímetros; diâmetro de passagem do eixo árvore de 38mm; placa de 160mm e motor de 1HP (os demais são de ¾HP).
A diferença negativa que visualizei em relação aos demais foi na fixação da base do contra ponto, que parece ser por porca/parafuso (nos demais é por alavanca rápida), mas isso não chega a ser um inconveniente.
Pareceu-me uma opção bem bacana. Em conversa com o vendedor da Bracht, ele me disse que está sem estoque, mas receberá nova remessa em 60 dias, com preço aproximado ao que pedem hoje no MR334 da Manrod.
Fiquei bem interessado nesse modelo, porém, a opinião dos senhores é sempre bem vinda.
Indicação de modelo de torno de bancada
Bull Stell WM250Este torno tem características muito semelhantes ao torno Donner, contudo, não consegui contato com o representante e não achei maiores detalhes no site. Não atenderam as ligações que fiz...
Indicação de modelo de torno de bancada
Pelo que pesquisei até então, regra geral esses tornos são todos chineses, com estruturas muito semelhantes, importados e comercializados por empresas brasileiras com nomes diferentes... Isso resultaria em qualidade semelhante de material?
Desculpem-me pelo tópico excessivo, mas acredito que a discussão possa ser útil pra outros novatos como eu.
Agradeço antecipada e imensamente a paciência e colaboração dos amigos.