Serrão / Marco,
a resina mais popular nesta aplicação é o Moglice líquido. Ao contrário do pastoso, que tem uma consistência de glacê de bolo (não escorre), este para porcas é fluido, e é derramado em volta do fuso para fazer a porca.
Fora a viscosidade, é a mesma idéia do pastoso.
Quanto à resistência, é só usar uma resina que tenha características comparáveis. As características mecânicas do moglice estão disponíveis, este foi um dos fatores que usei na procura de uma resina (resistências a compressão, tração, cisalhamento, dureza etc.).
http://www.moglice.com/lowfrictionwayliners.htmlQuanto a preservar o fuso, essa não tem erro - e é uma das grandes vantagens desses revestimentos. Usando uma resina sem cargas, e adicionando as cargas desejadas, tem-se controle disso. Por exemplo, na que vou usar assim que der tempo, estamos falando de bronze tm-23, alumínio e grafite numa matriz de resina. Isso é muito menos agressivo do que qualquer metal.
Apesar de tudo isso, eu não pretendo usar para porcas. Quero fazer umas porcas de rosca ACME, e vou fazer em bronze.
Concordo com o instinto afiado do Marco.
Pode ser ignorância minha, mas pra mim essas resinas são excelentes pra cargas compressivas, mas para tração e cisalhamento só se fossem reforçadas com alguma fibra. Especialmente numa porca bipartida, que sofre esforços localizados no fechamento e abertura.