Autor Tópico: MARCA PROMECA  (Lida 14588 vezes)

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Offline miyamura

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2009, 21:39 »
Com certeza. Mas infelizmente no momento não conheço ninguem que o faça e tb não to podendo gastar com isso.

No momento um fuso torneado vai servir bem.

De qualquer forma, vou ter que ver o que faço com o fuso e as meia porcas do passo de rosca, pois agora que desmontei vi que já não tem mais condições de uso  :'(... isso vai sair caro.

nem tão duro, aço 8640 ou 4140...

Hmmmm - se tem como usinar, menos mal...

Seria interessante se pudesse laminar a rosca - aí teria um fuso talvez mais resistente, já que o processo por esmagamento endureceria superficialmente a peça...

Offline F2S

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2009, 22:40 »

Vou aproveitar que o assunto é fuso e porca, e também a " incursão" recente do Ivan em química produzindo uma resina própria para recuperação do barramento do seu torno, para tocar em um assunto há muito tempo atrás discutido.

O que vocês acham da confecção da porca no fuso, através de resina ou outra que valha, como por exemplo a fórmula do Ivan, diretamente no fuso.

Com uma profusão tão grande de resinas, penso se isto seria viável.

Offline marc0

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2009, 23:07 »
Olá Serrão;
Não sei se seria viável..., a porca do fuso suporta uma carga muito grande; existem resinas de alta resistência e baixo atrito, teria que ser comprovado por testes de carga e durabilidade, e que preserve o fuso; talvez nesse caso seja melhor manter o tradicional, que funciona muito bem.
Abraços...

Offline F2S

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:36 »

Olá Marco,

O tradicional como você mesmo menciona, funciona e por esta razão sempre existirá. A idéia da resina é antiga, e talvez apenas " ainda" não funcione, mas está aí a idéia para a atenção dos alquimistas.

Offline marc0

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2009, 13:05 »
Serrão;
Eu  acho a idéia de usar materiais sintéticos muito boa, haja visto o sucesso do emprego deles na indústria automobilística, a minha referencia aos tradicionais foi apenas baseadas na funcionalidade e porque são baratos.

Existe uma infinidade de produtos que substituem os produtos tradicionais com ampla vantagem. Todo dia surge materiais novos, se aparecer algum que posso ser empregado com vantagens sou o primeiro da fila para usar.

Abraços...

Offline Ivan

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2009, 22:17 »
Serrão / Marco,
a resina mais popular nesta aplicação é o Moglice líquido. Ao contrário do pastoso, que tem uma consistência de glacê de bolo (não escorre), este para porcas é fluido, e é derramado em volta do fuso para fazer a porca.
Fora a viscosidade, é a mesma idéia do pastoso.
Quanto à resistência, é só usar uma resina que tenha características comparáveis. As características mecânicas do moglice estão disponíveis, este foi um dos fatores que usei na procura de uma resina (resistências a compressão, tração, cisalhamento, dureza etc.).
http://www.moglice.com/lowfrictionwayliners.html
Quanto a preservar o fuso, essa não tem erro - e é uma das grandes vantagens desses revestimentos. Usando uma resina sem cargas, e adicionando as cargas desejadas, tem-se controle disso. Por exemplo, na que vou usar assim que der tempo, estamos falando de bronze tm-23, alumínio e grafite numa matriz de resina. Isso é muito menos agressivo do que qualquer metal.

Apesar de tudo isso, eu não pretendo usar para porcas. Quero fazer umas porcas de rosca ACME, e vou fazer em bronze.
Concordo com o instinto afiado do Marco.
Pode ser ignorância minha, mas pra mim essas resinas são excelentes pra cargas compressivas, mas para tração e cisalhamento só se fossem reforçadas com alguma fibra. Especialmente numa porca bipartida, que sofre esforços localizados no fechamento e abertura.

Offline F2S

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2009, 12:25 »

Grato pela informação Marco e Ivan.

Vou pedir licença e solicitar mais uma informação se possível. Vocês tem para disponibilizar desenhos de extremidades de fuso para encaixe de anel graduado mais volante ( manípulo)? Penso nesta possibilidade, de aproveitar e incluir um anel graduado na extremidade do fuso, lembrando ainda do acoplamento, tração, que penso em polia sincronizada.

E onde encontrar o anel graduado.

Offline Ivan

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2009, 22:15 »
Miyamura,
você já olhou peças nesta empresa?
http://www.pabltda.com.br/produtos.php
Fica em Várzea Paulista (onde era a Promeca), e pelo site deles a especialidade é peças para Promeca. Acho bem possível que tenha sido formada por ex-funcionários...

Offline miyamura

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2009, 14:37 »
Foi a primeira que fui atras.
Eles realmente tem tudo da promeca, inclusive as plantas orginais das maquinas.
O preço é BEM alto... Só pra ter uma idéia, uma plaquinha com as infos de velocidade do cabeçote custa 84 reais.

A outra opção era a Winner, mas eles compram da PAB tb.

Já mandei fazer um novo fuso de avanço de roscas. Saiu 250 reais.

As meia porcas pedi pra fazer só uma porca de bronze, pois vou fazer na fresadora as novas meia porcas de forma que seja possivel parafusar uma simples de bronze toda vez que eu precisar trocar.

Hoje o torno fica pronto na retífica e devo prosseguir com a reconstrução.



Miyamura,
você já olhou peças nesta empresa?
http://www.pabltda.com.br/produtos.php
Fica em Várzea Paulista (onde era a Promeca), e pelo site deles a especialidade é peças para Promeca. Acho bem possível que tenha sido formada por ex-funcionários...

Offline Ivan

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #24 Online: 12 de Agosto de 2009, 11:27 »
Vocês tem para disponibilizar desenhos de extremidades de fuso para encaixe de anel graduado mais volante ( manípulo)?
Serrão,
vou fazer um semana que vem para o fuso da plaina que estou reformando, se não tiver arrumado nada pode ser interessante, posto fotos.

Offline RAranda

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #25 Online: 12 de Agosto de 2009, 11:50 »
Também quero ver isso Nobre Ivan.

Abraços.

Rubens

Offline F2S

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #26 Online: 12 de Agosto de 2009, 22:36 »
Serrão,
vou fazer um semana que vem para o fuso da plaina que estou reformando, se não tiver arrumado nada pode ser interessante, posto fotos.

Grato mais uma vez Ivan.

Estou atento.

Abraço!


Offline miyamura

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #27 Online: 19 de Agosto de 2009, 14:22 »
Algumas novidades da reforma.

Barramento retificado:

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtlnFYlhI/AAAAAAAAAT0/pLiAQDLZLsA/s400/IMGP1713.JPG
MARCA PROMECA



http://3.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtlFnYqPI/AAAAAAAAATs/vWNwL7chC0g/s400/IMGP1712.JPG
MARCA PROMECA



O avental já pintado e revisado:

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtkKT6-tI/AAAAAAAAATc/wdcKQQuB_IY/s400/IMGP1707.JPG

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtkgjcF5I/AAAAAAAAATk/n53O7Su_Kno/s400/IMGP1710.jpg

Ainda faltam alguns pequenos ajustes no avental e algumas peças precisam ser colocadas ainda, mas no momento tive que entregar pro pessoal da REFRESA fazer o ajuste de altura com o torsite.


Offline miyamura

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #28 Online: 19 de Agosto de 2009, 23:12 »
Olhem o resultado de funcionário descuidado e não comprometido com pessoal de manutenção preguiçoso e desqualificado:

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/Soytk7EP8AI/AAAAAAAAAT8/pGjUJYoB3YM/s400/IMGP1714.jpg
MARCA PROMECA


http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SoytlLkqHJI/AAAAAAAAAUE/urZlyZ4JGD0/s400/IMGP1717.JPG
MARCA PROMECA


A engrenagem está toda distruída, sinal claro de que o perador trocou varias vezes de velocidade com o torno em funcionamento.

Pior que é uma engrenagem composta e, pior ainda, com furo estriado padrão exclusivo da Promeca, ou seja, uma fortuna pra trocar ou fazer.

Ao desmontar todo o cabeçote descobri tb o porque de só 4 velocidades de 8 estarem engatando: o cara que fez a manutenção simplesmente montou as engrenagens na ordem errada E prendeu elas no lugar usando solda pra não precisar colocar espaçadores!!!! É revoltante! Ela estava montada em "escada". Segue a foto dela na ordem correta:

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SoytlpHUkqI/AAAAAAAAAUM/Sins2wuaoDA/s400/IMGP1721.JPG
MARCA PROMECA


A unica solução vai ser eu mesmo fazer as novas engrenagens e trocar o eixo por um sistema de chaveta mais simples uma vez que praticamente todas as engrenagens apresentam desgaste elevado e dentes quebrados ou rachados. Mas para isso serei obrigado a montar o torno com essas engrenagens mesmo (ainda engatam 6 velocidades, mais que suficiente) para poder fabricar as peças (isso e revisar meu divisor que nunca usei  :P).

A única coisa que me consola é saber que depois de fazer barramento, trocar todos os fusos e agora as engrenagens, praticamente vou ter um torno 0km  :P.

Offline Ivan

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Re: MARCA PROMECA
« Resposta #29 Online: 19 de Agosto de 2009, 23:30 »
e revisar meu divisor que nunca usei 
haja luxo hein, divisor de peso de papel?  ;D

Legal o barramento retrabalhado, pode falar mais ou menos quanto saiu e o turcite tbm? Vai ter que subir muito o carro?

 

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