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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: miyamura em 28 de Julho de 2009, 16:00

Título: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 28 de Julho de 2009, 16:00
Essa é para o pessoal das antigas...

Tenho uma curiosidade a muito tempo. Alguém tem alguma idéia do histórico da Promeca?

Os tornos da marca tem uma qualidade bem alta, até hoje são bem reputados, mas nunca conheci a história da marca e origem.

Acho curioso por exemplo o fato do HBX que originalmente era da francesa Cazeneuve ser comercializado aqui como ROMI, PROMECA e Cazeneuve.


Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 28 de Julho de 2009, 22:19
Segundo meu "Anuário Banas - Máquinas e Ferramentas 1965":

Fundação: 1951
Sede: Jundiaí (SP)
Escritório: R. da Quitanda 96 - 5o. andar
Tel: 37-4137
Fábrica: Estrada da Várzea (Campo Limpo)
Tel: 3161
End. Tel. "PROMECA S. PAULO" Cx. P.:5.269
Área Construída:10000m2  terreno:90000m2
Técnicos: 32
Operários:353
Total do pessoal: 483
Capital nominal: Cr$ 2.420 milhões
em giro: Cr$3.334,5 milhões
Índice de nacionalização: 66%
Diretoria:
Demósthenes Madureira de Pinho - dir. pres.
Helenauro Sampaio - dir. sup.
Alcides Venâncio dos Santos - dir.
Marcel Lemouche - dir.
Linha de Produção:
tornos mecânicos paralelos uiversais e copiadores hidráulicos
Marca dos produtos: "PROMECA" e "PROMECA CAZENEUVE"
Volume da produção (em unidades)
Tornos: 1962 - 295; 1963 - 341; 1964 - 343; 1965 - 420 (est.); 1966 - 600 (est.)
Copiadores: 1964 - 8; 1965 - 105 (est.); 1966 - 150 (est.)
Valor das vendas (em milhões de Cr$): 1962 - 1.405; 1963 - 1.780; 1964 - 2.670; 1965 - 5000 (est.); 1966 - 7.200 (est.)
Principais matérias-primas consumidas em 1964
Aço - 180t
Ferro fundido - 550t
Bronze - 10t
Alumínio - 5t
Fornecedores nacionais
Sofunge; Usina Queiroz Jr.; Arno; Villares; Cobrasma.
Fornecedor estrangeiro
Camet Products Ltd (Inglaterra)
Exportação
Em 1964 a emprêsa exportou 7 tornos para a Alemanha, México, Colômbia e Chile
Novos produtos
Lançados em 1965/66: Copiadores hidráulicos. Projetados para 1965/66: Nôvo tipo de torno.

***

PROMECA vem de "Progresso Mecânico Brasileiro". O fato de ostentar "Cazeneuve" como uma de suas marcas, ter 1/3 de capital estrangeiro e um francês na diretoria me faz supor que foi uma empreitada brasileira em sociedade com a própria Cazeneuve (francesa).

Virou nome de bairro na cidade onde funcionou (Várzea Paulista)

Eu queria um IM500. ;D
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Alebe em 28 de Julho de 2009, 23:17

Citar
Eu queria um IM500. ;D

Eu tambem  ;)
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 29 de Julho de 2009, 10:46
Cara, vc é um enciclopédia de maquinas ambulante! kkkk no bom sentido claro! VAleu!

Além do interesse em saber mesmo quem são, pois informações sobre essa empresa não é facil de conseguir na net (na rua muito menos), era saber se operam ainda de alguma forma. To quase fechando negocio em um e quero tentar me calçar com informações e possiveis reposições (apesar de que achei um monte de empresas que fornece peças novas pra linha).

QUANTO ao IM500, é uma puta maquina! Tenho um prestador de serviços que tem um e vou te falar, é um dos melhores tornos que já vi funcionar, pessoalmente, acho melhor que os MVM da imor que tem o mesmo porte. Apesar de ser grande e antiga segura centesimos.

Se vc quer uma, é ate facil de achar e não é cara (media de 13000 com algumas coisinha pra fazer ou de 17000 já toda revisada).



Segundo meu "Anuário Banas - Máquinas e Ferramentas 1965":

Fundação: 1951
Sede: Jundiaí (SP)
Escritório: R. da Quitanda 96 - 5o. andar
Tel: 37-4137
Fábrica: Estrada da Várzea (Campo Limpo)
Tel: 3161
End. Tel. "PROMECA S. PAULO" Cx. P.:5.269
Área Construída:10000m2  terreno:90000m2
Técnicos: 32
Operários:353
Total do pessoal: 483
Capital nominal: Cr$ 2.420 milhões
em giro: Cr$3.334,5 milhões
Índice de nacionalização: 66%
Diretoria:
Demósthenes Madureira de Pinho - dir. pres.
Helenauro Sampaio - dir. sup.
Alcides Venâncio dos Santos - dir.
Marcel Lemouche - dir.
Linha de Produção:
tornos mecânicos paralelos uiversais e copiadores hidráulicos
Marca dos produtos: "PROMECA" e "PROMECA CAZENEUVE"
Volume da produção (em unidades)
Tornos: 1962 - 295; 1963 - 341; 1964 - 343; 1965 - 420 (est.); 1966 - 600 (est.)
Copiadores: 1964 - 8; 1965 - 105 (est.); 1966 - 150 (est.)
Valor das vendas (em milhões de Cr$): 1962 - 1.405; 1963 - 1.780; 1964 - 2.670; 1965 - 5000 (est.); 1966 - 7.200 (est.)
Principais matérias-primas consumidas em 1964
Aço - 180t
Ferro fundido - 550t
Bronze - 10t
Alumínio - 5t
Fornecedores nacionais
Sofunge; Usina Queiroz Jr.; Arno; Villares; Cobrasma.
Fornecedor estrangeiro
Camet Products Ltd (Inglaterra)
Exportação
Em 1964 a emprêsa exportou 7 tornos para a Alemanha, México, Colômbia e Chile
Novos produtos
Lançados em 1965/66: Copiadores hidráulicos. Projetados para 1965/66: Nôvo tipo de torno.

***

PROMECA vem de "Progresso Mecânico Brasileiro". O fato de ostentar "Cazeneuve" como uma de suas marcas, ter 1/3 de capital estrangeiro e um francês na diretoria me faz supor que foi uma empreitada brasileira em sociedade com a própria Cazeneuve (francesa).

Virou nome de bairro na cidade onde funcionou (Várzea Paulista)

Eu queria um IM500. ;D
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 29 de Julho de 2009, 11:37
era saber se operam ainda de alguma forma.

Envie um Telex para "PROMECA S. PAULO" solicitando informações sobre peças de reposição, ou ligue para (11) 3161, conforme listado acima. ;D

Existem algumas empresas que fabricam algumas peças de reposição, e já vi alguma coisa para tornos Promeca, mas a preços provavelmente salgados...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 29 de Julho de 2009, 12:19
Pois é.
liguei em uma.
A porca do fuso do carro transversal 265 reais.
é mais barato mandar fazer um novo, alias, com o mesmo valor mando fazer com aço 8640 um fuso e uma porca de bronze.

Pessoal desse mercado viaja muito nos preços.


era saber se operam ainda de alguma forma.

Envie um Telex para "PROMECA S. PAULO" solicitando informações sobre peças de reposição, ou ligue para (11) 3161, conforme listado acima. ;D

Existem algumas empresas que fabricam algumas peças de reposição, e já vi alguma coisa para tornos Promeca, mas a preços provavelmente salgados...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 30 de Julho de 2009, 15:11
Ivan, nesse seu livro existe uma relação das maquinas (Não o conheço)?

pergunto pq ontem fechei negócio num promeca 400, só que pra variar, a tabela de roscas e velocidades está apagada.

Apesar de ter caixa norton, pra mudar de mm pra polegada ele pede troca de engrenagens, e facilitaria muito uma tabela. Fora que queria saber a cor orginal tb.

Valeu!

Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: RAranda em 30 de Julho de 2009, 16:16
Nobre Igor.....

Meus parabéns pela aquisição.

Pelo jeito conseguiu o que estava procurando.

Grande abraço.

Rubens
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 30 de Julho de 2009, 21:24
Miyamura,
não tem as máquinas não...
Mas não é tão difícil você fazer a tabela dele, acho que vc sabe melhor do que eu. Pendurei uma caixa no meu Joinville, e como não tinha as engrenagens corretas da grade, fiz uma tabela polegada e outra mm para ele (depois o Jorge me presenteou com a engrenagem correta, aí pude usar a tabela certa).
Esse arquivo é uma forma prática de montar isso. Só aproveitando a idéia, naturalmente, porque vai ter que fazer do zero.

Quanto aos fusos/porcas com desgaste, só pensando em voz alta:
Fiz há poucos dias um fuso novo para a plaininha que estou acabando de reformar (veio faltando). Era trapezoidal 12,5mm com passo 2,5mm com 40cm de comprimento, e não foi muito difícil abrir. Se eu pegasse hoje um torno com folga nas porcas dos carros, desde que a porca com folga não estivesse com os flancos magros demais, tentaria fazer fusos novos com os flancos um pouco mais largos, para que montasse justo na porca gasta. Acho que duraria outra encarnação.

Outra consideração: não consigo ver a vantagem de fazer fusos em um aço alto C e/ou ligado - a menos que vá temperar, e isso só faz sentido se tiver um acabamento superficial impecável, retificado ou lapidado - caso contrário vai devorar a porca rapidinho, era melhor um aço com menos C não tratado, que vai desgastar um pouco também, até alisar as rugosidades, diminuindo o desgaste nele e na porca. O que acha?

A propósito, você vendeu alguma das máquinas ou assumiu que é uma coleção?  ;D
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 31 de Julho de 2009, 11:43
Blz.
Eu sei fazer os calculos, só queria saber o orginal de fabrica e nao ter que desmontar a caixa pra ver os dentes, apesar de que, eu vou desmontar... sempre desmonto... hehe
 É que depois que vc me falou aqueles valores da joinville, fiquei curioso pra saber se não ia sair mais barato comprar de um revendedor... mas não é!

Quanto aos fusos, geralmente eu faço eles, mas no momento to só com esse promeca e ele não ta em condições. Já pedi pra um amigo meu fazer eles (o rubens já o conhece e viu o nivel do trabalho dele) e me cobrou só 15 reais cada. Só como curiosidade, não sei se vai aguentar, sei que vai comprometer o passo do carro transversal, mas to pensando em fazer o novo fuso transversal com passo menor e fazer mais graduações no colar micrométrico pra ter uma referencia centesimal, mas ainda não amadureci a idéia. Ainda nesse fuso, to fazendo uma gaiola no colar para sustentar internamente um par de rolamentos de contato. Tinha feito isso numa fresadora já e o resultado foi excelente, pois eliminou aquele joguinho tipico de quando vc muda o sentido do giro e perde a referência do colar.

Quanto ao tipo do aço, tenho muita sobra desse material, e acho mais facil fazer a porca que o fuso, mas o que vc diz procede muito.

Miyamura,
não tem as máquinas não...
Mas não é tão difícil você fazer a tabela dele, acho que vc sabe melhor do que eu. Pendurei uma caixa no meu Joinville, e como não tinha as engrenagens corretas da grade, fiz uma tabela polegada e outra mm para ele (depois o Jorge me presenteou com a engrenagem correta, aí pude usar a tabela certa).
Esse arquivo é uma forma prática de montar isso. Só aproveitando a idéia, naturalmente, porque vai ter que fazer do zero.

Quanto aos fusos/porcas com desgaste, só pensando em voz alta:
Fiz há poucos dias um fuso novo para a plaininha que estou acabando de reformar (veio faltando). Era trapezoidal 12,5mm com passo 2,5mm com 40cm de comprimento, e não foi muito difícil abrir. Se eu pegasse hoje um torno com folga nas porcas dos carros, desde que a porca com folga não estivesse com os flancos magros demais, tentaria fazer fusos novos com os flancos um pouco mais largos, para que montasse justo na porca gasta. Acho que duraria outra encarnação.

Sobre as maquinas, vendi sim. Vendi o meu torno hermes e uma fresadora pequena (a azulzinha escondida na foto). to vendendo mais umas coisas que tenho paradas... sobrou uma serra de fita (praticamente vendida) e um conjunto oxi-glp.. se alguem tiver interesse... hehe

Por enquanto não vou mais pegar maquina nenhuma... só vou tentar achar uma oportunidade num torninho de bancada pra fazer trabalhos de pequeno porte pra não ficar gastando desnessesáriamente o barramento que to mandando fazer no promeca.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 31 de Julho de 2009, 13:25
acho mais facil fazer a porca que o fuso

Sim, mas é que o fuso geralmente desgasta de forma desigual (extremidades menos desgastadas, mais desgaste no meio) e a porca necessariamente tem um desgaste muito mais uniforme. Assim, trocar só a porca muitas vezes é uma solução complicada: ou ela fica justa no meio mas nem passa nas pontas ou ela fica justa nas pontas e folgada no meio. A menos que o fuso estivesse praticamente zero, todo o desgaste na porca. O que acha?
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 31 de Julho de 2009, 17:20
Faz muito sentido.
To pensativo  ;D

Agora vc me deixou na duvida hehe...

Mas ao mesmo tempo acho que um fuso de metal duro com uma porca de bronze demoraria consideravelmente pra gastar... trocaria umas 3 vezes no minimo de porca antes de mexer no fuso...

Vc realmente conseguiu me deixar em dúvida.

No momento to dando uma pausa na desmontagem e estudo... vou abrir um canal maior na fresadora para o fuso.. fiquei pasmo com o fuso de apenas 14 mm de diametro pro tamanho do torno.

acho mais facil fazer a porca que o fuso

Sim, mas é que o fuso geralmente desgasta de forma desigual (extremidades menos desgastadas, mais desgaste no meio) e a porca necessariamente tem um desgaste muito mais uniforme. Assim, trocar só a porca muitas vezes é uma solução complicada: ou ela fica justa no meio mas nem passa nas pontas ou ela fica justa nas pontas e folgada no meio. A menos que o fuso estivesse praticamente zero, todo o desgaste na porca. O que acha?
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: F.Gilii em 31 de Julho de 2009, 18:15
Mas ao mesmo tempo acho que um fuso de metal duro com uma porca de bronze demoraria consideravelmente pra gastar... trocaria umas 3 vezes no minimo de porca antes de mexer no fuso...
Apenas como curiosidade - como pensa em usinar um fuso em metal duro?

Suponho que esteja querendo dizer um materia mais resistente ao desgaste talvez...

Citar
... fiquei pasmo com o fuso de apenas 14 mm de diametro pro tamanho do torno.
Bem - o diametro tem mais a haver com alguma resistência à flambagem, já que está apenas apoiado nas pontas.

Acredito que o que importa seria o passo, pois este é quem influencia na "vantagem mecânica"
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 31 de Julho de 2009, 19:13
nem tão duro, aço 8640 ou 4140 que tenho de sobra aqui. nunca tive problemas para usina-lo.

Sobre o passo, agora que desmontei acho que vou deixar como esta. achei que era de de passo maior, não medi corretamente, mas ta com cerca de 2mm de passo. bem curtinho.

daqui a pouco vou abrir um topico sobre a reforma passo a passo. to documentando tudo.

Mas ao mesmo tempo acho que um fuso de metal duro com uma porca de bronze demoraria consideravelmente pra gastar... trocaria umas 3 vezes no minimo de porca antes de mexer no fuso...
Apenas como curiosidade - como pensa em usinar um fuso em metal duro?

Suponho que esteja querendo dizer um materia mais resistente ao desgaste talvez...

Citar
... fiquei pasmo com o fuso de apenas 14 mm de diametro pro tamanho do torno.
Bem - o diametro tem mais a haver com alguma resistência à flambagem, já que está apenas apoiado nas pontas.

Acredito que o que importa seria o passo, pois este é quem influencia na "vantagem mecânica"
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: F.Gilii em 31 de Julho de 2009, 19:23
nem tão duro, aço 8640 ou 4140...

Hmmmm - se tem como usinar, menos mal...

Seria interessante se pudesse laminar a rosca - aí teria um fuso talvez mais resistente, já que o processo por esmagamento endureceria superficialmente a peça...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 31 de Julho de 2009, 21:39
Com certeza. Mas infelizmente no momento não conheço ninguem que o faça e tb não to podendo gastar com isso.

No momento um fuso torneado vai servir bem.

De qualquer forma, vou ter que ver o que faço com o fuso e as meia porcas do passo de rosca, pois agora que desmontei vi que já não tem mais condições de uso  :'(... isso vai sair caro.

nem tão duro, aço 8640 ou 4140...

Hmmmm - se tem como usinar, menos mal...

Seria interessante se pudesse laminar a rosca - aí teria um fuso talvez mais resistente, já que o processo por esmagamento endureceria superficialmente a peça...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: F2S em 31 de Julho de 2009, 22:40

Vou aproveitar que o assunto é fuso e porca, e também a " incursão" recente do Ivan em química produzindo uma resina própria para recuperação do barramento do seu torno, para tocar em um assunto há muito tempo atrás discutido.

O que vocês acham da confecção da porca no fuso, através de resina ou outra que valha, como por exemplo a fórmula do Ivan, diretamente no fuso.

Com uma profusão tão grande de resinas, penso se isto seria viável.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: marc0 em 31 de Julho de 2009, 23:07
Olá Serrão;
Não sei se seria viável..., a porca do fuso suporta uma carga muito grande; existem resinas de alta resistência e baixo atrito, teria que ser comprovado por testes de carga e durabilidade, e que preserve o fuso; talvez nesse caso seja melhor manter o tradicional, que funciona muito bem.
Abraços...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: F2S em 01 de Agosto de 2009, 12:36

Olá Marco,

O tradicional como você mesmo menciona, funciona e por esta razão sempre existirá. A idéia da resina é antiga, e talvez apenas " ainda" não funcione, mas está aí a idéia para a atenção dos alquimistas.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: marc0 em 01 de Agosto de 2009, 13:05
Serrão;
Eu  acho a idéia de usar materiais sintéticos muito boa, haja visto o sucesso do emprego deles na indústria automobilística, a minha referencia aos tradicionais foi apenas baseadas na funcionalidade e porque são baratos.

Existe uma infinidade de produtos que substituem os produtos tradicionais com ampla vantagem. Todo dia surge materiais novos, se aparecer algum que posso ser empregado com vantagens sou o primeiro da fila para usar.

Abraços...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 01 de Agosto de 2009, 22:17
Serrão / Marco,
a resina mais popular nesta aplicação é o Moglice líquido. Ao contrário do pastoso, que tem uma consistência de glacê de bolo (não escorre), este para porcas é fluido, e é derramado em volta do fuso para fazer a porca.
Fora a viscosidade, é a mesma idéia do pastoso.
Quanto à resistência, é só usar uma resina que tenha características comparáveis. As características mecânicas do moglice estão disponíveis, este foi um dos fatores que usei na procura de uma resina (resistências a compressão, tração, cisalhamento, dureza etc.).
http://www.moglice.com/lowfrictionwayliners.html
Quanto a preservar o fuso, essa não tem erro - e é uma das grandes vantagens desses revestimentos. Usando uma resina sem cargas, e adicionando as cargas desejadas, tem-se controle disso. Por exemplo, na que vou usar assim que der tempo, estamos falando de bronze tm-23, alumínio e grafite numa matriz de resina. Isso é muito menos agressivo do que qualquer metal.

Apesar de tudo isso, eu não pretendo usar para porcas. Quero fazer umas porcas de rosca ACME, e vou fazer em bronze.
Concordo com o instinto afiado do Marco.
Pode ser ignorância minha, mas pra mim essas resinas são excelentes pra cargas compressivas, mas para tração e cisalhamento só se fossem reforçadas com alguma fibra. Especialmente numa porca bipartida, que sofre esforços localizados no fechamento e abertura.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: F2S em 02 de Agosto de 2009, 12:25

Grato pela informação Marco e Ivan.

Vou pedir licença e solicitar mais uma informação se possível. Vocês tem para disponibilizar desenhos de extremidades de fuso para encaixe de anel graduado mais volante ( manípulo)? Penso nesta possibilidade, de aproveitar e incluir um anel graduado na extremidade do fuso, lembrando ainda do acoplamento, tração, que penso em polia sincronizada.

E onde encontrar o anel graduado.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 10 de Agosto de 2009, 22:15
Miyamura,
você já olhou peças nesta empresa?
http://www.pabltda.com.br/produtos.php
Fica em Várzea Paulista (onde era a Promeca), e pelo site deles a especialidade é peças para Promeca. Acho bem possível que tenha sido formada por ex-funcionários...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 14:37
Foi a primeira que fui atras.
Eles realmente tem tudo da promeca, inclusive as plantas orginais das maquinas.
O preço é BEM alto... Só pra ter uma idéia, uma plaquinha com as infos de velocidade do cabeçote custa 84 reais.

A outra opção era a Winner, mas eles compram da PAB tb.

Já mandei fazer um novo fuso de avanço de roscas. Saiu 250 reais.

As meia porcas pedi pra fazer só uma porca de bronze, pois vou fazer na fresadora as novas meia porcas de forma que seja possivel parafusar uma simples de bronze toda vez que eu precisar trocar.

Hoje o torno fica pronto na retífica e devo prosseguir com a reconstrução.



Miyamura,
você já olhou peças nesta empresa?
http://www.pabltda.com.br/produtos.php
Fica em Várzea Paulista (onde era a Promeca), e pelo site deles a especialidade é peças para Promeca. Acho bem possível que tenha sido formada por ex-funcionários...
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 12 de Agosto de 2009, 11:27
Vocês tem para disponibilizar desenhos de extremidades de fuso para encaixe de anel graduado mais volante ( manípulo)?
Serrão,
vou fazer um semana que vem para o fuso da plaina que estou reformando, se não tiver arrumado nada pode ser interessante, posto fotos.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: RAranda em 12 de Agosto de 2009, 11:50
Também quero ver isso Nobre Ivan.

Abraços.

Rubens
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: F2S em 12 de Agosto de 2009, 22:36
Serrão,
vou fazer um semana que vem para o fuso da plaina que estou reformando, se não tiver arrumado nada pode ser interessante, posto fotos.

Grato mais uma vez Ivan.

Estou atento.

Abraço!

Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 19 de Agosto de 2009, 14:22
Algumas novidades da reforma.

Barramento retificado:

(http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtlnFYlhI/AAAAAAAAAT0/pLiAQDLZLsA/s400/IMGP1713.JPG)


(http://3.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtlFnYqPI/AAAAAAAAATs/vWNwL7chC0g/s400/IMGP1712.JPG)


O avental já pintado e revisado:

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtkKT6-tI/AAAAAAAAATc/wdcKQQuB_IY/s400/IMGP1707.JPG

http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SowtkgjcF5I/AAAAAAAAATk/n53O7Su_Kno/s400/IMGP1710.jpg

Ainda faltam alguns pequenos ajustes no avental e algumas peças precisam ser colocadas ainda, mas no momento tive que entregar pro pessoal da REFRESA fazer o ajuste de altura com o torsite.

Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 19 de Agosto de 2009, 23:12
Olhem o resultado de funcionário descuidado e não comprometido com pessoal de manutenção preguiçoso e desqualificado:

(http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/Soytk7EP8AI/AAAAAAAAAT8/pGjUJYoB3YM/s400/IMGP1714.jpg)

(http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SoytlLkqHJI/AAAAAAAAAUE/urZlyZ4JGD0/s400/IMGP1717.JPG)

A engrenagem está toda distruída, sinal claro de que o perador trocou varias vezes de velocidade com o torno em funcionamento.

Pior que é uma engrenagem composta e, pior ainda, com furo estriado padrão exclusivo da Promeca, ou seja, uma fortuna pra trocar ou fazer.

Ao desmontar todo o cabeçote descobri tb o porque de só 4 velocidades de 8 estarem engatando: o cara que fez a manutenção simplesmente montou as engrenagens na ordem errada E prendeu elas no lugar usando solda pra não precisar colocar espaçadores!!!! É revoltante! Ela estava montada em "escada". Segue a foto dela na ordem correta:

(http://1.bp.blogspot.com/_PNKKeLCaA3o/SoytlpHUkqI/AAAAAAAAAUM/Sins2wuaoDA/s400/IMGP1721.JPG)

A unica solução vai ser eu mesmo fazer as novas engrenagens e trocar o eixo por um sistema de chaveta mais simples uma vez que praticamente todas as engrenagens apresentam desgaste elevado e dentes quebrados ou rachados. Mas para isso serei obrigado a montar o torno com essas engrenagens mesmo (ainda engatam 6 velocidades, mais que suficiente) para poder fabricar as peças (isso e revisar meu divisor que nunca usei  :P).

A única coisa que me consola é saber que depois de fazer barramento, trocar todos os fusos e agora as engrenagens, praticamente vou ter um torno 0km  :P.
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: Ivan em 19 de Agosto de 2009, 23:30
e revisar meu divisor que nunca usei 
haja luxo hein, divisor de peso de papel?  ;D

Legal o barramento retrabalhado, pode falar mais ou menos quanto saiu e o turcite tbm? Vai ter que subir muito o carro?
Título: Re: MARCA PROMECA
Enviado por: miyamura em 20 de Agosto de 2009, 00:29
Agora que vi que postei no topico errado... ehehe

Sobre o divisor, luxo nada, ele veio com a fresadora universal e eu nunca precisei usar ele...

Sobre o barramento, deu em cima a altura do torsite (1,8mm).

O torsite já colocado custou 150 reais. Gastei exatos 1000 reais pra retificar o barramento (2metros), colocar o torsite e fazem o alinhamento  por ajuste do cabeçote com o contraponto (parece obvio mas muitas empresas que fazem retifica não fazem o alinhamento de altura do contraponto por ajuste e sim calçando o mesmo no esquema +-   :-\).

Tudo que saiu barato no barramento vou me ferrar nesses eixos e engrenagens...  :-[

e revisar meu divisor que nunca usei 
haja luxo hein, divisor de peso de papel?  ;D

Legal o barramento retrabalhado, pode falar mais ou menos quanto saiu e o turcite tbm? Vai ter que subir muito o carro?