Autor Tópico: Meu Torno Joinvile TM-127  (Lida 3258 vezes)

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S_Neto

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Meu Torno Joinvile TM-127
« Online: 15 de Novembro de 2009, 00:40 »
Senhores Administradores,

Adquiri um torno Joinvole TM-127 e como havia pedido o manual do mesmo ao sr. Ivan, fiquei de postar as fotos do torninho logo que conseguisse uma maquina fotografica. Gostaria de saber qual a quantidade de fotos permitida. 

Manoel S Neto

S_Neto

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2009, 22:23 »
Caro Ivan, e demais membros do forum.

Ok vamos la então...

Havia desmontado algumas partes to torno por isso algumas foto estao como
se tivessem sido desmotado mesmo, ou seja fora do lugar. Comprei esse torninho por 2600 dinheiros, o barramento esta excelente, a unica coisa que nao é original dele, é o cabeco movel, nao sei se é de um south bend ou de um sanches blanes, mas o que importa é que esta alinhado com o cabecote fixo. Faltam dois peos da placa de tres castanhas, mas tambem nao é problema pois estou com uma novinha que havia adquirido recentemente, do mesmo tamanho. O fusinho da espera, do carro transversal e do carro longitudinal com a porta bipartida, estao com uma folga que pra o que pretendo fazer esta dentro do aceitavel, o piao e cremalheira tambem. O torno tem 30 aninhos é de 1979. Ai seguem algumas fotos para que possa julgar e dizer se fiz um bom negocio. 

Assim que tiver tempo e dinheiro vou dar uma reformada nele, como por exemplo mudar a pintura pra cor original que me parece ser um verde bem mais claro tipo verde musgo (vou ver em um catalogo), fazer uma plaquinha de arastro, alguns arastadores, vou fazer tambem uma placa de 4 castanhas, e uma luneta fixa pro bichinho ficar todo completinho so sei de uma coisa to mais alegre que pindo num montao de lixo rsrsrsrsrsrsrs.

Grato pela atencao.






















Offline Ivan

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2009, 08:18 »
Legal Manoel,
o torno parece estar bem inteiro. Dá pra ver que foi pouco usado pelo estado geral das coisas.
Pagou um preço muito bom nele.

Algumas sugestões:
- Retire toda a graxa das engrenagens e do fuso principal, e outros locais com graxa exceto os rolamentos. As limalhas grudam na graxa e vão acelerando o desgaste. Um óleo grosso com antigotejante é mais fácil de ir renovando.
- Acredito que seria aconselhável trocar a graxa dos rolamentos do eixo-árvore. No mínimo, abrir a tampa da frente para ver como está. Se ninguém nunca mexeu ali, a graxa tem 30 anos e pode estar deteriorada.
- O seu parece ter no conjunto de reversão 2 engrenagens de nylon, estão ali como peça de sacrifício. Se fosse eu, entraria em contato com a Riosulense (que ainda vende peças novas para este torno) para ter pelo menos mais 1 peça destas na mão.

S_Neto

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2009, 15:32 »
Ivan,

Obrigado pelas dicas, é como voce falou os rolamentos parecem estar ainda com a graxa da joinvile, to pretendendo fazer uma limpeza geral no torninho, uma pintura etc.

Nao entendi, o que quis dizer como pecas de sacrificio, quando fala em relacao as duas engrenagens no conjunto de reversao? Elas sao pra ser de nylon mesmo? Voce diz sacrificio porque antes de quebrar os dentes das outras engrenagens, sao os dentes da de nylon que quebram antes?

Como faco pra entrar em contato com a Rio Sulense, ja procurei e nao enconrei site, telefone ou coisa parecida, tem ideia de como entro em cotato com alguem de la?

Att,

Manoel
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009, 15:45 por S_Neto »

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2009, 17:06 »
Voce diz sacrificio porque antes de quebrar os dentes das outras engrenagens, sao os dentes da de nylon que quebram antes?

O Ivan vai responder, mas como não resisto à oportunidade de meter a colher enferrujada no angu alheio, já digo: é isso mesmo. Essas engrenagens são uma espécie de fusível mecânico, uma proteção contra danos mais amplos.

S_Neto

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2009, 18:05 »
Jorge,

Ok Jorge pra mim é um prazer voce meter sua colher que de enferrujada nao tem nada nesse angu rsrsrsrsr, muito pelo contrario muitos queriam ter o conhecimento que voce tem na sua colher srrsrsrsrs. Pois é eu pensei nisso que fosse assim antes de quebrar qualquer os dente das engrenagens de metal as de nylon vao pro espaco. Agora uma pergunta voce acha que devo deixar as de nylon ou devo substituir por engrenagens de metal? A proposito essas duas engrenagens de fabrica sao de nylon ou de metal?

Grato pela atencao.

Manoel

Offline Ivan

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2009, 18:07 »
É isso aí, como vc mesmo disse e o Jorge confirmou.
Originalmente todas eram de aço, e caberia ao usuário dosar a mão no aperto do parafuso que segura a viola e do que segura o conjunto de reversão, que as engrenagens desengrenariam no caso de sobretorque (ex. o carro dando uma beijoca na placa). Apesar de funcionar (eu já desengrenei mais de uma vez), é difícil garantir que o usuário não arroxe no aperto. As do meu ainda eram de aço. Provavelmente depois de diversas reclamações de engrenagens quebradas na caixa norton ou no avental (avanço transversal), em algum momento da década de 70 eles mudaram essas engrenagens para nylon. São bem mais baratas (dp menor / menos dentes) do que as da grade, e infinitamente mais fáceis de trocar do que na caixa ou no avental.
Mas nylon tem lá suas limitações.
Passados 30 anos, elas talvez já não tenham o mesmo viço (isso vale não só para as engrenagens ;D)

Assim, fale com o Sr. Osni (47 3521-3256) e peça a peça número 24 do desenho pag. 14 do TR600 (engrenagem 32 dentes do conjunto de reversão). A Riosulense passou a fabricar os tornos da Joinville, e ainda têm peças de reposição. Mas as novas da Riosulense são novamente de aço. Eu pegaria as 2 em aço, e deixaria na gaveta caso um dia precise trocar.  Se quiser o manual para ver o código das peças, dê uma procurada em "riosulense" no fórum.

S_Neto

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2009, 18:22 »
Ivan,

Ok Ivan valeu pelas informacoes. Antes eu tinha lembrado que aqui mesmo no forum voce tinha citado alguma coisa sobre a riosulense ai pesquisei, achei o numero do telefone para contato, falei com o Sr Osni  e vou solicitar uma cotacao na riosulense por email. O pessoa me atendeu super bem. Uma coisa eu digo o valor da engrenagens de recambio la estao com um preco bem legal, se brincar 3 vezes menos que o valor das mesmas engrenagesns na Winnermaquinas. eu vou adquirir as engrenagens citadas aqui de 32 dentes mas por enquanto vou deixar as de nylon, caso aconteca alguma coisa eu substituo pelas de metal ate fazer oustras de nylon novamente.

Acredito que vou precisar da sua ajuda posteriormente pra desmontar algumas coisas no torno que nao to conseguindo, e nao quero forcar a barra pra nao quebrar nada. vou precisar nao so da sua ajuda mas da do prezado Jorge e de tantos quantos queiram claro me ajudar.
 
No momento dei uma parada na reforminha dele pois estou longe dele e sem tempo pra dar um grau nele mas assim que puder comecarei nas reformas e postarei aqui os resultados.

Grande abraco a todos.

Manoel

S_Neto

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2009, 19:20 »
Ivan, e aos demais,

O indicador de roscas do meu torno e fixado por dois parafusos, e a engrenagen nao tem contato com o fuso principal, é assim mesmo ou preciso tirar um parafuso pra poder engrenar a engrenagem no fuso pra poder usa-lo?

Grato pela atencao.

Manoel

Offline Ivan

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Re: Meu Torno Joinvile TM-127
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2009, 10:33 »
Manoel,
o esperado seria que montado nos 2 parafusos ele tivesse contato com o fuso. Vale à pena ver se a engrenagem não correu para cima, ou coisa parecida.
Mas como a engrenagem do indicador não tem carga praticamente nenhuma (só gira o eixinho do mostrador), você pode prender somente em um dos parafusos e girar para posicionar - o South Bend é assim. Cuidado somente para que ele fique firme, pois se ele desengrenar durante uma rosca vai te atrapalhar.
Se o furo não usado do indicador for roscado, pode colocar um parafuso nele para empurrar contra a lateral do avental - uma gambi, mas que ajuda a firmar.

 

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