Autor Tópico: TORNO / MOTOR ELÉTRICO  (Lida 1532 vezes)

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Offline RODRIGO MARTINS

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TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Online: 03 de Julho de 2018, 00:17 »
Bom dia pessoal...


Um amigo montou torninho simples usando um motor de 1/2cv com 1450rpm....


Será usado apenas para fazer côncavos em madeira...


Qual a melhor forma eficiente para controlar a rotação desse motor...


Segue as fotos...

Offline minilathe

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2018, 11:19 »
Caso o torque não seja excessivo, um dimmer para lâmpada incandescente ou um ventilador (motor monofásico) seria suficiente. Contudo, sendo de baixo custo, cabe testar se o uso do referido dimmer gera torque suficiente e mantém a rotação adequadamente. Outra opção, mais cara, seria utilizando um motor trifásico + inversor de frequência. Ou então, um motor de CC + controlador PWM, como terceira opção, também mais onerosa.

De fato, as três opções acima não são consideradas controle (em malha fechada), que, conceitualmente requer medição da velocidade real do motor e controle da potência do motor para manter a velocidade sob CONTROLE. Sendo Assim, a velocidade poderá variar mais, a depender, da "reserva de potência" que o conjunto motor + acionamento utilizado, entre os citados acima, possibilita.
« Última modificação: 03 de Julho de 2018, 19:40 por minilathe »

Offline RODRIGO MARTINS

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2018, 09:22 »



Bom dia....


Então usando o dimer realmente irá perder o torque...
Vou testar aqui para ver o resultado e se vai dar para usar assim...


Depois posto o resultado...


Obrigado

Caso o torque não seja excessivo, um dimmer para lâmpada incandescente ou um ventilador (motor monofásico) seria suficiente. Contudo, sendo de baixo custo, cabe testar se o uso do referido dimmer gera torque suficiente e mantém a rotação adequadamente. Outra opção, mais cara, seria utilizando um motor trifásico + inversor de frequência. Ou então, um motor de CC + controlador PWM, como terceira opção, também mais onerosa.

De fato, as três opções acima não são consideradas controle (em malha fechada), que, conceitualmente requer medição da velocidade real do motor e controle da potência do motor para manter a velocidade sob CONTROLE. Sendo Assim, a velocidade poderá variar mais, a depender, da "reserva de potência" que o conjunto motor + acionamento utilizado, entre os citados acima, possibilita.

Offline Euclides Júnior

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2018, 09:32 »
Bom dia Rodrigo,
Uma sugestão fixar a placa em um mancal igual o da imagem e fazer a redução com polias.
Jr.

Offline Lafotec

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2018, 19:28 »
Esse é um motor de indução ou "gaiola". A variação da rotação é feita através da variação da frequência de alimentação, da qual ele é dependente para estabelecera a rotação de trabalho. Se você utilizar um "dimmer" mesmo com triacs para proteção de corrente excessiva, irá alterar a curva de torque além de ter problemas com a partida, já que no monofásico, depende do platinado centrífugo. Ou seja, se o motor não atingir a rotação nominal, ou bem próximo a ela, o enrolamento de partida não irá desligar e o motor queimará. Há variadores de frequência econômicos para uso específico em motores monofásicos, procure por um e não arrisque o equipamento e a segurança do usuário.

Offline minilathe

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2018, 14:22 »
Esse é um motor de indução ou "gaiola". A variação da rotação é feita através da variação da frequência de alimentação, da qual ele é dependente para estabelecera a rotação de trabalho. Se você utilizar um "dimmer" mesmo com triacs para proteção de corrente excessiva, irá alterar a curva de torque além de ter problemas com a partida, já que no monofásico, depende do platinado centrífugo. Ou seja, se o motor não atingir a rotação nominal, ou bem próximo a ela, o enrolamento de partida não irá desligar e o motor queimará. Há variadores de frequência econômicos para uso específico em motores monofásicos, procure por um e não arrisque o equipamento e a segurança do usuário.

Nem todo motor monofásico utiliza chave de partida com desligamento centrífugo, que aliás, é algo ultrapassado. Os motores mais modernos operam com o enrolamento de partida continuamente alimentado, através de um capacitor, que gera a defasagem necessária à partida, dispensando a chave de partida.

Motores de indução monofásicos podem sim, ter sua rotação controlada por dimmer dentro de certos limites. Um exemplo frequente são ventiladores de teto. Evidentemente, há perdas nesse tipo de controle e se limita a potências pequenas, mas é seguro e eficaz. Requer dimmer adequado para motores, algo bem distinto de um inversor de frequência, que aliás, funcionam com motores trifásicos normalmente. Contrariamente à sua afirmação, seu uso com motores monofásicos pode ocasionar a queima do motor.
« Última modificação: 23 de Julho de 2018, 14:25 por minilathe »

Offline Lafotec

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2018, 18:19 »
Sim, motor de capacitor permanente. Mas inerentemente possui conjugado baixo de partida. O motor Brasil, da foto não é dessa categoria, é motor de relay centrífugo. Meu pai tem um idêntico.

[editado - fonte da mensagem aumentada]
« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 18:39 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2018, 18:41 »
Sim, motor de capacitor permanente. Mas inerentemente possui conjugado baixo de partida. O motor Brasil, da foto não é dessa categoria, é motor de relay centrífugo. Meu pai tem um idêntico.

[editado - fonte da mensagem aumentada]

Certamente, se é o mesmo motor Brasil, o dimmer monofásico não servirá.

Offline minilathe

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2018, 11:45 »
Complementando minha postagem anterior. Se quiser controlar a velocidade do motor e o mesmo requeira chave centrífuga, será necessário ligar o dimmer no enrolamento principal do motor apenas. O enrolamento de partida permanece ligado à chave centrífuga e capacitor de partida. Na partida, ajuste o dimmer para o máximo. Pode até eliminar a chave centrífuga de partida, colocando uma chave que desligue eletronicamente (comandando uma chave contatora) o respectivo enrolamento, quando a rotação do motor atingir 75% da nominal.
« Última modificação: 28 de Julho de 2018, 16:19 por minilathe »

Offline Lafotec

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Re:TORNO / MOTOR ELÉTRICO
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2018, 13:07 »
Olá Minilathe.
Nessa configuração de ligação do dimmer, sim. Quanto a eliminação da chave centrífuga, de fato, basta utilizar parte de um módulo (temporizador e o contactor auxiliar) de um controle de partida Dahrlander.

 

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