Autor Tópico: Mini torno  (Lida 5943 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Cesar Bossolani

  • Visitante
Mini torno
« Online: 26 de Fevereiro de 2010, 09:14 »
Fala galera!! Sou novíssimo na área, venho do plastimodelismo de carros ( http://s122.photobucket.com/albums/o278/bossolani  ) e estou a um pequeno passo de comprar um torninho para confecção de algumas peças para meu hobby, tais como aros de rodas, filtros de ar e combustível, ponteiras de escapamento, polias, amortecedores, enfim...

Pesquisei várias marcas, diversos modelos e escutei muitas opiniões. Até então não resolvi nada ainda. 2 marcas americanas me chamam muita atenção, sherline (www.sherline.com) ou taig (www.taigtools.com), Nas minhas pesquisas descobri que a grande diferença entre elas, além do preço do torno e dos acessórios,  são o refinamento do produto e a utilização do fuso pelo sherline, que a taig não tem. Não tenho nem idéia do que seja isso, porém estou com muita vontade de aprender. Outra coisa que me parece uma desvantagem entre as marcas é o fato de que o Taig não tem opção de medidas métricas, coisa que está disponível no Sherline.

Vocês podem me dizer: "cara compre um Manrod mr-31 ou mr-34, ou mesmo um mr-301", acontece que pelo preço pedido pelos lojistas brasileiros, eu posso optar por uma marca americana pelo mesmo valor, incluido frete e 78% de impostos (i.i. + icms). Isso que complica ainda ainda mais a escolha por um torno nacionalizado.



Diante de tudo isso, o que vcs fariam???? Já tenho a opinião dos plastimodelistas americanos que são proprietários das duas marcas, todavia vivemos no Brasil, onde infelizmente tudo é mais complexo de fazer acontecer.

Desde já agradeço pela atenção!!

Cesar Bossolani
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 09:17 por Cesar Bossolani »

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Mini torno
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 09:26 »
Cesar,

Faz muuuuito tempo, me aventurei a fazer plastimodelismo, só que preferí 2° guerra mundial, aviação alemâ e aliados escala 1:72 e 1:48...

Fiz algumas peças interessantes, mas o que interessa é que eu tive na época um pequeno torno similar ao Taig.

Na época não havia nada de material e muito menos internet, então tive que fazer eu mesmo diversos dispositivos para equipar o torno e deixá-lo apto a executar algunms trabalhos bem delicados.

Eu particularmente gosto muito dessa linha de tornos porque me parecem mais robustos que os da Sherline, mas nada que desmereça esta segunda marca, muito pelo contrário - é uma excelente marca e iguaslmente muitos acessórios.

Eu acho que você estaria bem atendido com as duas, apesar do meu gôsto pessoal me empurrar para o Taig.

Cesar Bossolani

  • Visitante
Re: Mini torno
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 11:14 »
Obrigado Fabio pela resposta!!!

Um grande "artesão", o Luiz Castro (Tryally) que é usuário e adepto dos Sherline, inclusive existem vários vídeos dos Sherlines dele e os equipamentos que ele inventa disponíveis no Youtube ( http://www.youtube.com/user/tryally ), me disse a mesma coisa, pois recebeu um Taig de uma pessoa para adaptá-lo para CNC, me disse que o torno é realmente mais robusto e melhor de trabalhar com as variações de velocidade por ser tratar da troca das posições das polias e correias. Ele disse também que o Taig é muito mais silencioso que o Sherline. Mas o principal realmente é a gritante diferença de preços, pois eu poderia pegar um Taig equipadasso com o mesmo valor de um Sherline "pelado".

Tem um site ( www.cartertools.com ) que é especializado em Taig e as várias modificações que o pessoal realiza e posta por lá.

Veja só Fábio as enormes vantagens que o Taig oferece sobre o Sherline e ainda assim minha mente são só dúvidas, porque essa ferramenta para o plastimodelismo, se comparado com os preços de outras coisas necessárias para o hobby andar, é a mais cara de todas, portanto eu não queria errar na escolha.

Segue em anexo a tradução do comparativo retirado do site da Carter:


http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.cartertools.com%2Fvs.html&sl=en&tl=pt&hl=&ie=UTF-8

Um outro modelista de Olinda, que fabrica peças usindas sensacionais para as miniaturas, comparou para mim as duas marcas pelos relatos e fotos e me disse para fugir do Taig por ele ter a estrutura de alumínio, e o Sherline tem a mesa em aço. Sei lá se isso realmente importa.

Sentiu minhas dúvidas, muitas opiniões... Um brinquedo caro e que quero muito!

Pensa nisso tudo e me ajuda aí por favor.

Abraços

Cesar Bossolani
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 11:16 por Cesar Bossolani »

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Mini torno
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 11:45 »
Nobre Cesar...

Há tempos atrás me dediquei ao "plasti", em especial na área de militaria - blindados.

Mas nunca cheguei ao primor de tentar fazer as minhas próprias peças.

Entretanto, lembro, que independente da estrutura que contempla o Taig ou o Sherline, você irá usinar apenas materiais de pequena resistência e pequena dimensão, então evidente que não DEVERÁ e PODERÀ exigir demais do pequeno, seja ele qual for.

Tenho um BV 020, e não tenho nada a reclamar, entretanto, se posso lhe indicar, NÃO COMPRE UM MANROD.

Em especial os modelos menores.

Ainda como humilde "opinador" (rsrsrsr). Acho que para essa decisão, o capital investido também deve ser analisado.

Pois, como você mesmo disse, o custo para adquirir um Taig completasso é bem menor que o Sherline.

Então, vai ver esse não é o grande diferêncial a ser analisado.

Não deixando de se levar em conta, que para o outro custar bem mais, alguns motivos existem.

Mas espero que faça uma boa compra, pois, esses são realmentes  "brinquedos" que nos apaixonam.

Abraços.

Rubens   

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Mini torno
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 12:03 »
Cesar,

Eu lí os comentários do site do Carter, e creio que se aplica para o mercado americano com o poder de compra do americano...

Eu trabalhei com máquinas consideradas as melhores do mundo e com isso criei uma ótica meio míope ou melhor, um sonho de ter a mesma coisa em casa ou em qualquer lugar do meu trabalho - claro que não pude realizar porque não dispunha de $$$ para realização desses sonhos, então decidí ir por outro caminho - escolhí uma máquina que me atendía (naquele momento) às minhas necessidades e fui modificando aos poucos,como muitos estrangeiros fazem com suas criaturas...

Hoje continua ma mesma coisa - tenho um torno pequeno chinês (8" x 13") que já está recebendo as devidas modificações para deixá-lo MUITO melhor do que é, e isso creio eu que se aplicaria num desses tornos de sua escolha - qualquer um dos dois (continuo inclinado pelo Taig)...

Já que sua aplicação não é exigente em termos de capacidade de remoção de material, mas sim de acuidade, eu escolheria um torno curto porque é mais rígido e menos sucetível a empenamentos, e iria adequando ele para as minhas necessidades.

Eu tenho preferência pelo Taig porque me parece que é mais fácil ou mais simples de promover modificações nele do que no outro, e para mim é mais máquina que o Sherline.

Claro - estamos falando por enquanto dessas duas máquinas, mas sei que há no nosso mercado máquinas chinesas que poderiam servir aos seus propósitos...

De repente podem ser também uma boa opção.

Note ainda que baseio as minhas opiniôes na minha facilidade em fazer peças ou dispositivos para resolver meus problemas - tenho uma pequena ferramentaria em casa com torno e fresadora como bases, e um conhecimento razoável em mecânica (não menosprezando o seu é claro) porisso não vejo dificuldades em pegar qualquer dessas máquinas e ir melhorando, como estou fazendo nas minhas máquinas.

Agora mesmo - estou fazendo um sistema de troca rápida de ferramentas para meu torno - ficou tão bom que já tenho encomendas ;)

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Mini torno
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 12:05 »
Aproveitando o gancho do Rubens - eu tenho um BV-20 curto - não é da Manrod e é muito bom, apesar de existirem tornos de melhor qualidade no exterior do mesmo modelo e categoria.

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Mini torno
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 13:00 »
eu tenho um BV-20 curto

Cesar....

Se com o "curto" do Mestre ele faz tudo o que faz, imagine se fosse o "longo". ehehehehe

Brincadeiras á parte, o meu é o longo (já tive os dois) e é idêntico, apenas 20 cm maior.

Vá de Taig, pois se o Mestre Gilli sugeriu, está sugerido. (também iria nele).

Abraços.

Rubens 

Cesar Bossolani

  • Visitante
Re: Mini torno
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 13:53 »
Rubens agradeço pela participação!! O material a ser trabalhado com absoluta certeza será alumínio, uma coisa ou outra posso tentar fazer em aço inox, coisa que ambos tornos suportam fazer bem, pelos diversos vídeos que vi no Youtube. Me pareceu ser tudo uma questão de paciencia nos cortes e ir um pouquinho por vez e ter a ferramenta certa. Quanto ao Manrod, pelo que percebi nas pesquisas, ele é fabricado pela chinesa Sieg, que também fabrica o Microlux, Harbor Freight, Clark, Emco, enfim... Dentre eles mudam os modelos, as cores e a etiqueta de quem revende, caso dos Manrods... em todas as versões 34, 31, 300, 301, etc... no próprio site da Sieg a Celmar é o representante e em conversa com a fábrica da Manrod por telefone, soube que a Celmar e a Manrod tem o mesmo proprietário como pessoa. Os chineses não estavam descartados da minha escolha, porém pelo custo comprando aqui ou nos Estados Unidos me inclinei para essas outras 2 marcas, pois na China tenho medo de colocar o número do meu cartão de crédito e tomar chapéu. O BV20 já é um torno muito grande e caro para meu espaço, tem um numa loja aqui em Sorocaba e fiquei apaixonado por ele, mas fugiu demais do meu orçamento. Agradeço mesmo por opinar, realmente está sendo muito importante e acredito que nuns 15 ou 20 dias eu feche a compra.

Fábio é muito importante essas colocações sobre o tamanho do torno, pois realmente as peças são pequenas... um aro de roda, por exemplo, tem 26mmx19mm  , uma polia tem 4,8mmx4,2mm, então acho que o torno tem que ser justinho. Realmente existem inúmeras adaptações para ambos, mas para isso o cara tem que ter experiência, uma fresa, um torno e conhecer de mecânica.... Eu não tenho absolutamente nada desses quesitos a não ser muita vontade de aprender e espero contar com vcs daqui do fórum quando eu tiver adquirido o equipamento, pois realmente não sei absolutamente nada.

Tomara que apareça por aqui um dono de Taig ou de Sherline para compartilhar a experiência. Tem um Taig a venda no ML, infelizmente o vendedor não ser mostra interessado em vender, pois já postei 3 perguntas pedindo mais informação, tem umas 2 semanas isso e nada... só respostas dizendo que essa semana ele atualiza o anúncio. Enfim...

Muitíssimo obrigado pelas opiniões e pelas informações.

Cesar Bossolani

 

/** * */