Prezados,
Quem tem um mini-tornos chinês que tem o recurso de abrir roscas já deve ter tido a necessidade de fazer uma rosca em polegadas, muitas vezes é fácil fazer uma aproximação com um passo métrico mesmo, por exemplo uma rosca 24 fios por polegada pode ser aproximada a uma rosca de passo 1mm gerando um erro até grande, 5%, mas já fiz isso e o mandril ainda não reclamou.
Lembrando que um torno imperial difere de um métrico não apenas pelo conjunto de engrenagens mas muda também o passo do fuso que são de 1,5875mm (16 fpp) e de 1,5mm, respectivamente.
Segundo o artigo do link a seguir, uma engrenagem de 63 dentes pode fazer a "mágica" de abrir roscas do sistema imperial em um "torno métrico" e vice-e-versa, com um erro máximo de 2%.
www arceurotrade.co.uk/reviews/MEW204-P31_P36-Thread-Cutting.pdf
Nesse artigo tem algumas tabelas com combinações de engrenagens, infelizmente no meu caso, tenho um Manrod MR301, o conjunto de engrenagens é diferente das utilizadas no artigo, mas ainda assim a engrenagem de 63 dentes nos possibilita obter melhores aproximações de roscas imperiais, ou vice-e-versa.
Isso nos leva à questão: onde obter essa engrenagem de 63 dentes?
Tem em sites gringos, mas fica caro. Então e se...
...e se usinar minha própria engrenagem na router CNC?
No CAM que utilizo, Cambam, tem um plugin que desenha engrenagens. Dai foi possível fresar a engrenagem em polipropileno e o resultado ficou muito bom. Utilizei fresas de 3,175mm, 1,8mm e 1mm nessa ordem. Com isso só foi preciso tirar aquele monte de rebarba e entrou justo no eixo. Só não testei ainda porque estou usando a pequena bancada do torno para outras coisas, inclusive é sobre ela que escrevo agora.
Seguem desenhos e fotos, nas fotos 63T é a engrenagem feita e a 50T e 60T são engrenagens originais do torno.
Ricardo
PS: para gerar as engrenagens segundo a regra que consta no plugin, é que o diâmetro da fresa seja no máximo de 1,38 do módulo da engrenagem.