Autor Tópico: Moglice - revestimento deslizante  (Lida 34759 vezes)

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Offline Ivan

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Moglice - revestimento deslizante
« Online: 21 de Novembro de 2008, 23:01 »
Coloco aqui um breve relato da reforma que fiz no barramento do meu torno, pode ser útil para outros. É algo de custo não exorbitante e com excelentes resultados, transformando um torno com barramento moído (considerado quase lixo, e portanto com baixo preço de aquisição) em um torno com barramento novo.

Comprei em abril de 2008 meu primeiro e tão desejado torno. Mas a grana que estava disposto a gastar permitia adquirir um torno usado. Adoraria ter aguentado esperar mais e encontrado um torno em bom estado a bom preço, mas na fissura de arrumar logo um torno, o melhor que apareceu foi um Joinville bem surradinho. Adquiri-o de um serralheiro (bem brabo, a propósito) em uma cidade litorânea próxima. A serralheria (que estava sendo desfeita) era ao lado da casa dele, sob um telhadinho mas em ambiente aberto e chão de areia fofa, e os pés da bancada estavam enterrados na areia. Isso dá uma idéia dos maus momentos pelos quais passou o torno.
O barramento estava bem desgastado, e o carro mais ainda. Como havia desgaste demais, a cremalheira e o fuso estavam altos demais em relação ao avental. E como o desgaste era mais pronunciado junto ao cabeçote, isso se refletia em conicidade ao tornear.

Desgastes no barramento (o mais relevante é o "cocoruto" na guia prismática do carro principal, mais do que as pancadas nas guias centrais):

http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136463.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136476.html
Desgaste no carro:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136467.html

Descobri uma empresa em uma cidade vizinha (20km) que faz reforma de barramentos. Na verdade, eles fazem o serviço de barramento pra diversas empresas de SP que reformam máquinas. A reforma de todas as guias do barramento de 1,10m ficou em R$400, e segundo o relógio comparador do sujeito, um erro inferior a 0,01mm ao longo do barramento.
Barramento renovado:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136465.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136471.html

Só que agora o avental ficou ainda mais longe da posição original, obviamente.
Para retornar o carro à altura original e criar uma superfície com pleno contato, resolvi usar um revestimento deslizante chamado Moglice. É uma resina epóxi feita pra isso, com baixo coeficiente de atrito e alta resistência ao desgaste. Reza a lenda que dura mais que o ferro fundido (e do que turcite etc.). R$100 pote com 100g (usei só 50g). A grande sacada é o pleno contato sem rasqueteamento.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136472.html
Aquiri do distribuidor brasileiro, www.diamant.com.br

Gabarito para ajustar posição e ângulos do carro, com parafusos de latão para não arranhar o barramento. O gabarito é bem tosco, mas não tem importância por ser provisório. Ele só não pode fletir ou sair da posição. Além de um parafuso de fixação, colei a peça com um pouco de epóxi.
Os parafusos permitem o ajuste para zerar. Na realidade, o ajuste transversal deve ser feito de forma a proporcionar pequeníssima conicidade ao facear - para garantir que uma peça faceada se apóie/posicione na circunferência externa, dando estabilidade e garantindo contato onde há mais material. Uma porca em cada parafuso permite o travamento uma vez ajustada a posição.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136470.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136473.html
Para garantir aderência do Moglice, é necessário uma superfície rugosa.
Carro antes de preparar.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136475.html
Carro arregaçado com discos de desbaste na Dremel.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136462.html
Para evitar aderência no barramento, é necessário um desmoldante. O fabricante vende um por R$90 e recomenda somente esse, mas como achei abusivo e descobri que é cera com nafta, resolvi arriscar e tentar esse mais econômico.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136466.html

Moglice aplicado.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136469.html
Carro posicionado no barramento.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136474.html
Moglice seco (cura em 12h).
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136464.html

Ficou excelente. Se fosse rasquetear ferro pra ter um contato comparável a isso, ia levar uma vida inteira. Uma vantagem adicional é que esse revestimento causa muito menos desgaste ao barramento. Ou seja, se desgastar muito daqui a alguns anos, o desgaste estará concentrado no carro. É reposicionar e aplicar moglice, e dia seguinte tá novo de novo.

É óbvio que esse torno exigiu inúmeros outros reparos, que tomaram muitos finais-de-semana.

Depois de reformado, esse torno passa nas tolerâncias de Schlesinger, no mínimo tão bom quanto ao sair da fábrica, há quase 40 anos.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52014531.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52014532.html
(na verdade houve mais alguns reparos após estas 2 fotos, mas elas dão uma idéia da melhoria).
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 18:59 por Jost Dayan »

Offline viumau

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 08:59 »
Parabéns amigo Ivan está ficando muito bom o seu torno, estou no témino da reforma do meu TM 127 também, dentro em breve postarei as fotos... ;)

Offline mdaweb

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2008, 16:28 »
Ivan, excelente materia, vou fazer no meu tambem, depois posto fotos do processo.

MDA

Offline mdaweb

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 16:52 »

Comprei em abril de 2008 meu primeiro e tão desejado torno.


Ivan, que coincidencia, o meu eu comprei em Abril de 2008 tambem, quando tirei ferias, e sai a procura, passei quase que 2007 inteiro procurando um, acabei achando a duas quadras da minha casa.

[]'

Mauro.

cb

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2008, 16:08 »
Parabens Ivan. Excelente materia!
Voce pode me informar se existe uma espessura minima ou maxima para o moglisse?
 grato Claudio.

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2009, 08:57 »
Fiz neste fim-de-semana uma formulação caseira de revestimento anti-deslizante moldável.

A fórmula foi (em peso):

Resina 260GY: 40%
Endurecedor Ren 943: 8%
Grafite em pó: 15%
Alumínio em pó: 8%
Limalhas bonze (TM23): 27%
Sílica coloidal: 2%

Sílica coloidal (neste saco tem 1kg, parece neve artificial).
http://images.fotopic.net/1ylv8h.jpg
Moglice - revestimento deslizante


Limalhas de bronze
http://images.fotopic.net/1ylv8l.jpg
Moglice - revestimento deslizante


Alumínio em pó
http://images.fotopic.net/1ylv8x.jpg
Moglice - revestimento deslizante


Usei para adaptar um carro South Bend no meu torno Joinville (e assim poder usar o avental SB, que possui várias vantagens).
O enchimento era um pouco mais complicado e em maior quantidade do que num carro do próprio torno, pois o carro tem as 2 guias prismáticas (e a traseira parcial), enquanto meu barramento tem a guia traseira plana.

Antes
http://images.fotopic.net/1ylv8g.jpg
Moglice - revestimento deslizante


Alinhando
http://images.fotopic.net/1ylv8i.jpg
Moglice - revestimento deslizante


Aplicado
http://images.fotopic.net/1ymc6p.jpg
Moglice - revestimento deslizante


Fiz com bastante pressa, então o pouco cuidado na hora de espalhar a mistura antes de colocar o carro causou umas 4 bolhas, só rebarbei o essencial e abri os canais de lubrificação na mão e sem muita preocupação em ficar bonito.
Dá pra deixar bem mais caprichado esteticamente, mas não pretendo (tá no lado de baixo  ;D ).

Mas funcionalmente tá 100%, com contato pleno (e superfície de contato bem maior do que originalmente), os alinhamentos que importam (conicidade no faceamento e paralelismo do carro superior com o eixo-árvore) dentro das tolerâncias de Schlesinger.

Pelo que pude avaliar, ficou com características (dureza, resistência a compressão, tração e cisalhamento, coef. atrito não lubrificado e resistência ao desgaste) bem similares às do Moglice.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 09:14 por Ivan »

Offline Demetrius

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2009, 11:52 »
Ivan!
Você como sempre nos presenteando com  grandes informações. Gostaria de saber sobre estes componentes que usou, onde os adquiriu com estas especificações,tem algum endereço para indicar? ;D Pois dei uma vasculhada rápida , mas não encontrei na net nada tão específico quanto ao código das resinas.
Grato!
Demetrius

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2009, 12:31 »
Demetrius,

da Maxepoxi (www.maxepoxi.com.br):

Resinas + endurecedor
Alumínio em pó
Sílica coloidal (cab-o-sil)

Cada um deles é vendido no mínimo 1kg, a cerca de R$20 o kg de cada um deles. Para esta finalidade, dá pra uso infinito, pois gastei menos de 200g da mistura total (ou seja, menos de 100g da resina).

Grafite em pó nas melhores lojas de R$1,99

O bronze eu juntei de cavacos de coisas que usinei (uma bandeja sob o barramento). Obviamente, precisa ter sido usinado a seco.

Offline Demetrius

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2009, 13:41 »
Ivan!
Grato pelas informações.

Demetrius

Offline mdaweb

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2009, 15:30 »
Ivan, como sempre se superando, Muito bom.

 :)

Fiz neste fim-de-semana uma formulação caseira de revestimento anti-deslizante moldável.

A fórmula foi (em peso):

Resina 260GY: 40%
Endurecedor Ren 943: 8%
Grafite em pó: 15%
Alumínio em pó: 8%
Limalhas bonze (TM23): 27%
Sílica coloidal: 2%

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Offline miyamura

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2009, 17:35 »
Incrivel ivan! Obrigado por compartilhar.

Vai sobrar um carro e um avental?  ;D, pq se for, ainda tenho interesse em comprar...

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2009, 21:21 »
Obrigado Mauro, por onde tem andado?

Igor,
não vou me desfazer (pelo menos) tão já do outro :-\, até porque quero ver como se comporta ao longo do tempo...
Tem um amigo meu que talvez consiga uma sucata de torno UMJ, se rolar te passo o contato dele. E se quiser que tire aquelas medidas dele para você parir um, também estou à disposição.
E o seu Promeca, quando vai colocar novidades?

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2009, 21:51 »
Aproveito para colocar aqui algumas informações que têm a ver com o assunto, e considero muito interessantes.
A primeira é do Design Principles of Machine Tools, do Koenigsberger (1964), e compara o desgaste em um carro e um barramento com diferentes materiais (após 10 mil pés de deslocamento, com pressão 140psi e velocidade 23 pés/min).

As outras 2 são as páginas aplicáveis a tornos pequenos (diam. máx < 400mm) do clássico dos clássicos - Testing Machine Tools, do Georg Schlesinger, que definiu as tolerâncias utilizadas por décadas (e úteis até hoje), simplesmente copiadas para a DIN e outras normas. A primeira edição é de 1932.

(pra ficar legível tem que mandar abrir em outra janela)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 22:00 por Ivan »

Offline miyamura

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2009, 23:39 »
Valeu Ivan, se puder passar o contato agradeço.

Quanto ao promeca não avançou quase nada. Entrou muito trabalho na oficina e não to tendo nem fim de semana pra mexer nele, fora que a brincadeira tava consumindo muito $.

Eu acabei esbarranto num sanches Blanes num preço muito bom e em excelente estado, e ele que ta dando conta do recado no momento. Depois que der cabo das encomendas, vou tirar as medidas dele pra fazer um carro se não achar um apenas por diversão e pelo desafio, pq na teoria eu não preciso de outro torno.

Obrigado Mauro, por onde tem andado?

Igor,
não vou me desfazer (pelo menos) tão já do outro :-\, até porque quero ver como se comporta ao longo do tempo...
Tem um amigo meu que talvez consiga uma sucata de torno UMJ, se rolar te passo o contato dele. E se quiser que tire aquelas medidas dele para você parir um, também estou à disposição.
E o seu Promeca, quando vai colocar novidades?

Offline marciocastanho

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2009, 00:09 »
Muito legal, também gostei bastante...

Quero aproveitar e perguntar se vcs conhecem um produto que se chama Celeron...

Um mecanico me disse que se usa esse celeron para calçar o contraponto e o carro e fazer um alinhamento perfeito.

Também disse que o celeron solta um tipo de lubrificação no barramento...

Vcs conhecem isso?

Abração
Márcio

 

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