Coloco aqui um breve relato da reforma que fiz no barramento do meu torno, pode ser útil para outros. É algo de custo não exorbitante e com excelentes resultados, transformando um torno com barramento moído (considerado quase lixo, e portanto com baixo preço de aquisição) em um torno com barramento novo.
Comprei em abril de 2008 meu primeiro e tão desejado torno. Mas a grana que estava disposto a gastar permitia adquirir um torno usado. Adoraria ter aguentado esperar mais e encontrado um torno em bom estado a bom preço, mas na fissura de arrumar logo um torno, o melhor que apareceu foi um Joinville bem surradinho. Adquiri-o de um serralheiro (bem brabo, a propósito) em uma cidade litorânea próxima. A serralheria (que estava sendo desfeita) era ao lado da casa dele, sob um telhadinho mas em ambiente aberto e chão de areia fofa, e os pés da bancada estavam enterrados na areia. Isso dá uma idéia dos maus momentos pelos quais passou o torno.
O barramento estava bem desgastado, e o carro mais ainda. Como havia desgaste demais, a cremalheira e o fuso estavam altos demais em relação ao avental. E como o desgaste era mais pronunciado junto ao cabeçote, isso se refletia em conicidade ao tornear.
Desgastes no barramento (o mais relevante é o "cocoruto" na guia prismática do carro principal, mais do que as pancadas nas guias centrais):
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136463.htmlhttp://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136476.htmlDesgaste no carro:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136467.htmlDescobri uma empresa em uma cidade vizinha (20km) que faz reforma de barramentos. Na verdade, eles fazem o serviço de barramento pra diversas empresas de SP que reformam máquinas. A reforma de todas as guias do barramento de 1,10m ficou em R$400, e segundo o relógio comparador do sujeito, um erro inferior a 0,01mm ao longo do barramento.
Barramento renovado:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136465.htmlhttp://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136471.htmlSó que agora o avental ficou ainda mais longe da posição original, obviamente.
Para retornar o carro à altura original e criar uma superfície com pleno contato, resolvi usar um revestimento deslizante chamado Moglice. É uma resina epóxi feita pra isso, com baixo coeficiente de atrito e alta resistência ao desgaste. Reza a lenda que dura mais que o ferro fundido (e do que turcite etc.). R$100 pote com 100g (usei só 50g). A grande sacada é o pleno contato sem rasqueteamento.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136472.htmlAquiri do distribuidor brasileiro,
www.diamant.com.brGabarito para ajustar posição e ângulos do carro, com parafusos de latão para não arranhar o barramento. O gabarito é bem tosco, mas não tem importância por ser provisório. Ele só não pode fletir ou sair da posição. Além de um parafuso de fixação, colei a peça com um pouco de epóxi.
Os parafusos permitem o ajuste para zerar. Na realidade, o ajuste transversal deve ser feito de forma a proporcionar pequeníssima conicidade ao facear - para garantir que uma peça faceada se apóie/posicione na circunferência externa, dando estabilidade e garantindo contato onde há mais material. Uma porca em cada parafuso permite o travamento uma vez ajustada a posição.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136470.htmlhttp://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136473.html Para garantir aderência do Moglice, é necessário uma superfície rugosa.
Carro antes de preparar.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136475.htmlCarro arregaçado com discos de desbaste na Dremel.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136462.htmlPara evitar aderência no barramento, é necessário um desmoldante. O fabricante vende um por R$90 e recomenda somente esse, mas como achei abusivo e descobri que é cera com nafta, resolvi arriscar e tentar esse mais econômico.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136466.htmlMoglice aplicado.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136469.htmlCarro posicionado no barramento.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136474.htmlMoglice seco (cura em 12h).
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p50136464.htmlFicou excelente. Se fosse rasquetear ferro pra ter um contato comparável a isso, ia levar uma vida inteira. Uma vantagem adicional é que esse revestimento causa muito menos desgaste ao barramento. Ou seja, se desgastar muito daqui a alguns anos, o desgaste estará concentrado no carro. É reposicionar e aplicar moglice, e dia seguinte tá novo de novo.
É óbvio que esse torno exigiu inúmeros outros reparos, que tomaram muitos finais-de-semana.
Depois de reformado, esse torno passa nas tolerâncias de Schlesinger, no mínimo tão bom quanto ao sair da fábrica, há quase 40 anos.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52014531.htmlhttp://ivan129.fotoblog.org.uk/p52014532.html(na verdade houve mais alguns reparos após estas 2 fotos, mas elas dão uma idéia da melhoria).