Autor Tópico: Moglice - revestimento deslizante  (Lida 34776 vezes)

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Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2009, 02:43 »
Muito legal, também gostei bastante...

Quero aproveitar e perguntar se vcs conhecem um produto que se chama Celeron...

Um mecanico me disse que se usa esse celeron para calçar o contraponto e o carro e fazer um alinhamento perfeito.

Também disse que o celeron solta um tipo de lubrificação no barramento...

Vcs conhecem isso?

Abração
Márcio

Já usei Celeron mas em circuitos elétricos.

O Celeron é um a fibra muito dura e altamente isolante. e cara. Não velo como pode ser utilizada em peças deslisante e ao que parece não solta nenhum tipo de óleo. Embora se houver outro tipo de Celeron eu desconheço, mas fica registrado no meu subconciênte, próxima ida na Florêncio de Abreu vou pesquisar.


Abs.

Edson


Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2009, 03:41 »
Ivan,

Como te informei na MP, já estou estudando a aplicação do Moglice.

Vendo as fotos do seu torno, me chamou a atenção a alavanca que aperta a porca das engrenagens de direção do carro. Ver foto

Você poderia uma hora qualquer por fotos dessa alavanca em detalhe. No meu só tem uma porca que enche o sa..pato toda hora que vou mudar ou desengatar a caixa norton procurar a chave para desapertar essa porca. Com essa alavanca seria mais prático.

Outro coisa, na mesma foto, Acho que você ja modificou, são os furos no eixo das duas engrenagens que devem ficar bem para cima a fim do óleo escorres para baixo e lubrificar as engrenagens, na posição que estam, o óleo escorrerá para fora.


Abraços

Edson



Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2009, 09:34 »
Sobre o Celeron, ele é usado, sim.
Na imagem que coloquei no post anterior sobre desgaste dos componentes, na parte inferior da figura, as duas barras da direita são para um carro revestido por plástico reforçado com fibra. É exatamente isso (celeron, micarta ou outros nomes comerciais). Como o livro é da década de 60, provavelmente era uma resina fenólica com tecido de algodão - ou seja, exatamente igual ao Celeron.
Como se pode ver pela parte abaixo do zero no gráfico, o desgaste causado no barramento é muito pequeno.
No entanto, ele mesmo resiste apenas razoavelmente ao desgaste e as características de atrito não são muito boas. O algodão da fibra até absorve algum óleo, mas isso também tem desvantagens (dimensional). Isto posto, ele pode ser usado sim, e para esse fim deve ser o de trama mais fina (existe em vários graus).
Como desenvolvimento nesta linha veio o turcite, que é basicamente teflon com cargas metálicas (bronze, alumínio etc). Para este fim, é superior em todos os aspectos ao celeron (coeficiente de atrito, desgaste nele próprio, desgaste causado ao barramento) - com exceção de preço.
O inconveniente do celeron, turcite e qualquer outro calço é a exigência de usinagem prévia ou posterior das peças para alinhamento. Um carro que está mais baixo na frente vai exigir um calço mais grosso na frente. Ou desbasta a traseira do carro antes ou cola o calço e desbasta depois.
Os desgastes raramente são uniformes, e colar calços sem corrigir o desalinhamento pode até resolver diferenças de altura, mas as peças continuarão desalinhadas.
Os revestimentos moldáveis são muito semelhantes, mas a matriz é epóxi. A principal diferença é que eles não exigem nenhuma usinagem - simplesmente um acerto de posições com algum gabarito, e o revestimento se molda aos espaços, garantindo alinhamento.

Edson,
quanto à alavanca, é bem simples:
- remova o parafuso que você normalmente afrouxa/aperta para movimentar o conjunto de reversão
- Faça um furo não muito profundo,contido na cabeça do parafuso (sem chegar ao corpo)
- Abra rosca neste furo (eu usei 3/16")
- Monte o parafuso grande de volta
- encaixe uma chave estrela (tem que testar a posição de encaixe para permitir o aperto e afrouxamento). Usei uma combinada do 1,99 e cortei a outra extremidade.
- Coloque uma arruela maior do que o diâmetro da cabeça do parafuso grande (para a chave não escapar)
- Uma arruela pequena para o parafuso pequeno (o certo era ter feito uma arruelinha justa no pequeno e mais larga do que o grande, usando uma só)
- Uma arruela trava para este parafuso não soltar (essencial)
- Monte o parafuso pequeno

Ou seja: é apenas uma chave estrela permanentemente encaixada no parafuso, o parafusinho/arruelas são só pra ela não sair.

Para engrenar/desengrenar a grade ou inverter o sentido, é só levantar a chave-alavanca, movimentar a alavanca do conjunto para a posição desejada e abaixar a chave-alavanca para travar. Fica bem mais prático.

Quanto aos furos, agradeço o olhar atento, eles movimentaram no aperto, e só vi quando tirei a foto, corrigi logo após.
E você ainda reclama da vista  ;D
« Última modificação: 15 de Outubro de 2009, 09:54 por Ivan »

Offline mdaweb

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2009, 11:29 »
Obrigado Mauro, por onde tem andado?

Ola Ivan, tenho estado meio sumido do forum sim, muito trabalho e alguns problemas de saúde que me tirarão um pouco a vontade de pegar nos meus projetos, mas que esta no fim, graças a Deus, mas sempre dando uma olhada de vez em quando no forum, precisei dar um tempo nos projetos, mas estou aos poucos retomando, eu tenho muitos projetos sabe como é né, a gente acaba não finalizando nenhum, fica tudo pelo meio do caminho, essa falta de tempo é uma droga, mas estou colocando as coisas no lugar, coloquei os projetos em ordem e pretendo ir finalizando um por vez, agora estou finalizando um Scanner automotivo, e um CarPC, já ta no final, só falta terminar o acabamento do painel que tive que modificar, (http://pics-by-mauro.fotopic.net/c1761153.html ) pra poder instalar o CarPC, no mais vamus que vamus.

Abração,

Mauro.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2009, 12:56 »
Edson,
quanto à alavanca, é bem simples:
- remova o parafuso que você normalmente afrouxa/aperta para movimentar o conjunto de reversão
- Faça um furo não muito profundo,contido na cabeça do parafuso (sem chegar ao corpo)
- Abra rosca neste furo (eu usei 3/16")
- Monte o parafuso grande de volta
- encaixe uma chave estrela (tem que testar a posição de encaixe para permitir o aperto e afrouxamento). Usei uma combinada do 1,99 e cortei a outra extremidade.
- Coloque uma arruela maior do que o diâmetro da cabeça do parafuso grande (para a chave não escapar)
- Uma arruela pequena para o parafuso pequeno (o certo era ter feito uma arruelinha justa no pequeno e mais larga do que o grande, usando uma só)
- Uma arruela trava para este parafuso não soltar (essencial)
- Monte o parafuso pequeno

Ou seja: é apenas uma chave estrela permanentemente encaixada no parafuso, o parafusinho/arruelas são só pra ela não sair.

Para engrenar/desengrenar a grade ou inverter o sentido, é só levantar a chave-alavanca, movimentar a alavanca do conjunto para a posição desejada e abaixar a chave-alavanca para travar. Fica bem mais prático.

Grato ivan, primeira oportunidade vou providenciar essa peça que realmente será muito mais prática.

Citar

E você ainda reclama da vista  ;D

Reclamava sim, o problema era minha diabetes, que estava um pouco alta, em torno de 180. agora que está mais controlada, por incrivel que pareça estive no oftalmo na sexta feira passada e meu óculos estava 100% por 100%, inclusive já havia notado que as escalas do paquimetro e micrômetro já eram visualizadas bem melhor.

Agora, tirando todos os outros problemas, estou zerado... ;D ;D ;D

Grato pela informação do Celeron que não tinha nem idéia de outros usos.

Abraço

Edson


Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2009, 20:23 »
vou providenciar essa peça que realmente será muito mais prática.
No suporte do conjunto de reversão (a peça fundida), não deixe também de ajustar os 2 parafusos que servem de batente para engrenar nos 2 sentidos. Devem ser ajustados de forma a proporcionar um pequeno backlash nas 2 engrenagens. Com eles ajustados e a alavanca colocada, leva menos de 2 segundos para engrenar, desengrenar ou mudar de sentido.

Torço para que possa manter boa saúde.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2009, 02:31 »
Ivan,

Hoje limpei  completamente o torno com diesel, retirei o carro contra ponta pra não atrapalhar, desmontei o carro transversal, Limpei muito bem e retirei os calços que utilizava na cremalheira e na caixa Norton.

Amanhã tentarei calçar o carro transversal para aplicar a pasta.

Se tiver alguma orientação para auxiliar, fique a vontade.

Amanhã posto fotos dos procedimentos.

Abs.

Edson


Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2009, 08:03 »
Edson,
como vc vai fazer o ajuste de posição do carro? Vai furar e abrir rosca ou vai colar bloquinhos? Tanto em uma quanto em outra, use somente parafusos de latão, caso contrário vai arranhar o barramento. Furar e usar parafusos é mais prático. E usa os furos para lubrificação. Se for por esse caminho, abra o mais fino possível.

É imprescindível limpar muito bem as guias do carro para adesão do epóxi. Passar um maçarico para suar e limpar (repetindo algumas vezes), e depois uma lixa grossa bem passada. Acabe com algum desengraxante que não deixa resíduo. Não é obrigatório abrir canais mais profundos.

Quanto melhor o alinhamento do cabeçote ao barramento e o nivelamento do barramento, melhor. Erros em qualquer dos dois alinhamentos irão mascarar o alinhamento do carro.

Para o alinhamento, será necessário um relógio comparador, o barramento, o cabeçote fixo montado e alinhado, o carro longitudinal, o carro transversal montado e o avental montado.  O cabeçote móvel e o carro superior ficam de fora.

Primeiro ajusta-se a altura do carro, de forma a adequar o engrenamento do avental à cremalheira (roda pegamão trabalhando com pouca folga) e da porca bipartida (fecha sem forçar perceptivelmente o fuso).

Teste 1: inclinação longitudinal
Com a base do relógio fixa no cabeçote, indica na vertical a superfície do carro transversal (a região plana onde se apóia o carro superior). Movimentando o carro longitudinal pela roda pegamão, esta superfície deve estar alinhada longitudinalmente. Máximo aceitável (Schlesinger): +/- 2 centésimos de mm a cada 100mm.
OBS - não precisa se preocupar com a inclinação transversal, este é um alinhamento que não influencia o funcionamento. (este teste desnecessário seria feito com a mesma montagem, mas movendo o carro transversal pelo manípulo)

Teste 2: Perpendicularidade no faceamento
Com a base do relógio apoiada sobre o carro tranversal (por exemplo, fixado ao mesmo local medido no teste anterior), monta uma peça grande e plana no eixo-árvore (uma placa de arraste ou, melhor ainda, antes de desmontar as peças faceie uma bolacha com pelo menos uns 15cm de diâmetro e não desmonte). O relógio deve ficar perpendicular a esta peça montada. Marque um ponto na periferia da peça com caneta marcadora. Gire o eixo-árvore de modo que ela fique mais próxima do operador. Ajuste o relógio para indicar esta pinta, perpendicularmente. Zere o relógio (de preferência, trabalhando na região de meio-curso dele). Se tiver o parafuso-trava do carro longitudinal, aplique a trava. Agora gire o eixo-árvore para que a pinta fique no lado mais afastado do operador. Com o manípulo do carro transversal e sem deixar o carro longitudinal mover nada, movimente o carro transversal para o relógio indicar a mesma pinta na posição nova.
Este ajuste deve ser feito de forma a causar leve concavidade ao facear. Segundo Schlesinger, 0 a 2 centésimos de mm a cada 300mm. Não é aceitável nenhum erro que cause um faceamento convexo.

Obviamente o ajuste feito para um teste afeta o resultado no outro teste. Entender o quê cada parafuso está fazendo facilita muito a ajustar os parafusos certos, corrigindo para o teste que está fazendo sem arruinar o ajuste do outro.
Vai repetindo os 2 testes e ajustando, até convergir para um ponto aceitável.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 08:38 por Ivan »

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #23 Online: 20 de Outubro de 2009, 12:29 »
Depois de alinhado e testado várias vezes, trave os parafusos de ajuste (com um pouco de cola epóxi 5min aplicada por cima, por exemplo), solte e remova o avental e remova o carro.

Limpe bem o barramento, marque uma zona em que vai posicionar o carro (mais larga do que o carro), e aplique cera Poliflor em pasta. Deixe secar e aplique mais uma camada, e deixe secar. Se tiver ficado muito grosseiro nas guias, pode dar uma "polida" com pano ou papel. Lambuze fartamente nas partes que não interessam (guias centrais, espaço entre as guias, laterais do barramento). Se houver algum espaço desprotegido, o epóxi vai grudar. Além de ser ruim para soltar, ao soltar pode causar falha no revestimento (caso ele quebre no meio, ao invés de descolar na superfície em contato com a guia).

Ao fazer a mistura da massa, use um copo duro (ex. vidro) e um misturador também duro e resistente, pois a pasta vai ficar grossa. A mistura toda não pode demorar - uns 15 minutos após unir o endurecedor à resina começa a cura, e pode perder a batelada. Este é mais um motivo para não usar tudo de uma vez. Quando usei moglice no carro do meu, usei 50g totais. Trabalhe com uns 60 ou 70g totais que vai dar e sobrar - e tem o suficiente para mais 1 ou 2 usos.

Coloque o copo na balança.
Tarado, adicione a quantidade de resina (calma que não é com você  ;D )
Adicione a quantidade de endurecedor (1/5 da resina)
Misture vigorosamente por 2 minutos.
(este é opcional, mas eu recomendo: com um pincel pequeno, pincele pouca quantidade da mistura - o mínimo possível - nas guias do carro, esfregando com força. Desta forma entendo que se maximiza a adesão ao carro)
Adicione o grafite aos poucos (em umas 3 vezes) e misture até incorporar.
Adicione o alumínio e misture até incorporar
Adicione o bronze e misture até incorporar
Adicione a sílica coloidal bem aos poucos (0,2g por vez, no finzinho menos de 0,1g por vez), até que a mistura fique tixotrópica - não escorra. Com o misturador você puxa um pouco para o lado do copo, e este pouco fica ali, não desce. Se colocar de menos, a mistura pode escorrer depois de posicionado o carro, e babau. Se colocar em excesso, vai ter problema para aplicar.
Aplique com uma espátula pequena (um pedaço de chapa de 1cm de largura ou coisa parecida) a mistura no carro, distribuindo bem. Onde faltar, vai ficar uma bolha (não é impossível retocar depois, mas é indesejável). Melhor sobrar do que faltar.
Monte o carro no barramento, tomando cuidado pra descer no lugar certo (encaixando na guia).
Pressione com força para baixo (mas não empurre para os lados), garantindo que o encosto se dê nos parafusos. Se desejar, apóie algo pesado sobre o carro.

Planeje bem e posicione os utensílios, ensaiando mentalmente o processo. Seja ágil. Qualquer demora (onde é que eu enfiei a espátula?) com a mistura feita pode perder a resina. Vale à pena fazer uma quantidade menor para descarte (ex. usando 10g de resina e 2g de endurecedor) para ensaiar e aprender o comportamento da resina.

Deixe quieto por 12 horas ou mais.
Descole do barramento (pode ser necessário fazer uma alavanca).
Remova os parafusos de ajuste.
Corte/serre fora as rebarbas - não faça isso na porrada, pois pode lascar fora um pedaço da superfície.
Abra canais de lubrificação nas 3 superfícies. Evite usar disquinhos de corte ou coisa parecida, que deixam resíduo abrasivo. Eu usei a dremel com uma broca.

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #24 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:40 »
Retificando: como esta mistura está um pouco mais densa do que o moglice (por causa do bronze), faça uns 80 ou 90g de mistura total na hora de aplicar no carro.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2009, 21:56 »
Ivan,

Hoje o serviço não rendeu. Estive a maior parte do tempo pensando a melhor forma de fazer o serviço.

Cheguei na seguinte conclusão:

Meu torno não está desalinhado como está, o carro está bem assentado nas guias e não há problemas na usinagem.

Diante disso, creio que a melhor forma seria utilizando "bloquinhos" para levantar o carro na mesma posição que ele se encontra.

Quando retifiquei o barramento, coloquei dois parafusos na parte traseira do carro e instalei uma régua de metal para que o carro ficasse mais firme nas guias. Veja a foto 1.

Conforme a posição do carro sem os calços, ele está alinhado e bem encaixado na guia prismática. Ver foto 2. Se agora eu encostar os dois parafusos na guia traseira não permitindo que o carro se movimente na diagonal e colocando calços como nas fotos 3 e 4, de exatamente 3,5 mm. a altura do carro será levantada por igual em toda sua área. Ver fotos  5 dos calço.

Vale salientar que os calços foram medidos com Micrômetros e estão com exatos 3,5 mm.. Não serão esses calços da fotos que utilizarei e sim outros que estão guardados para serem usados somente na "hora da verdade"

Para mim, seria a forma mais fácil de fazer. Se tiver outra opinião por favor me alerte.

Abraços

Edson

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2009, 08:01 »
Ivan,

Hoje o serviço não rendeu. Estive a maior parte do tempo pensando a melhor forma de fazer o serviço.

Cheguei na seguinte conclusão:

Meu torno não está desalinhado como está, o carro está bem assentado nas guias e não há problemas na usinagem.
Bom começo.
Citar

Diante disso, creio que a melhor forma seria utilizando "bloquinhos" para levantar o carro na mesma posição que ele se encontra.
Não acho uma boa idéia. Só iria em uma linha dessas se estivesse em uma ilha deserta sem um relógio comparador.
Quando falei em bloquinhos, queria dizer uns pedacinhos de alumínio colados à frente e a traseira do carro, com os parafusos de latão no bloquinho (solução sem furos no carro). Esta é uma abordagem usada com alguma frequência no moglice, quando é impossível/inaceitável furar a peça.
Esta sua abordagem me parece criativa, mas se você tiver um relógio comparador eu evitaria a todo custo.

Citar

Quando retifiquei o barramento, coloquei dois parafusos na parte traseira do carro e instalei uma régua de metal para que o carro ficasse mais firme nas guias. Veja a foto 1.
Acho uma idéia interessante, mas que tem que ser feita com cuidado: você está criando uma segunda referência de posicionamento transversal, que não deveria ser necessária. Nesta concepção de barramento, quem posiciona na transversal é a guia prismática. Com as peças montadas corretamente, e a régua que vai atrás do carro e pega por baixo do barramento, isto é projetado para ser suficiente. A menos que esta lateral da guia tenha sido usinada/retificada na mesma montagem de máquina em que foi feito o serviço das guias, isto não é boa prática.
Um possível inconveniente é que ela pode dar a impressão de firmeza, mascarando um ajuste incorreto da régua inferior, e quando houver esforços no sentido de levantar a traseira do carro, a régua inferior não vai poder fazer o serviço dela por estar mal fixada - e pela posição dela ela é muito mais adequada do que essa régua traseira.
A coisa só é boa se puder garantir que quando você reformou o barramento, a lateral foi usinada na mesma montagem que as guias, e que antes de ajustar esta régua você ajustou corretamente a régua traseira inferior.
Citar

Conforme a posição do carro sem os calços, ele está alinhado e bem encaixado na guia prismática. Ver foto 2. Se agora eu encostar os dois parafusos na guia traseira não permitindo que o carro se movimente na diagonal e colocando calços como nas fotos 3 e 4, de exatamente 3,5 mm. a altura do carro será levantada por igual em toda sua área. Ver fotos  5 dos calço.
Não sei não. O ponto onde você está apoiando na guia prismática não é um ponto de contato (e, portanto, de alinhamento desta forma). Normalmente, as guias do carro encostam somente os flancos na guia do barramento - por isso se forma aquele cocoruto ao desgastar. É fácil de testar: pegue uma caneta marcadora e faça vários riscos na guia prismática do carro - nos flancos e no vale. Movimente o carro: provavelmente as marcas do vale vão permanecer intactas. Fazendo o alinhamento desta forma, o carro levantaria menos no lado da guia prismática. Isso não é a morte, como mencionei este não é um alinhamento crítico (pense em um torno CNC, com o carro todo inclinado).
Citar

Vale salientar que os calços foram medidos com Micrômetros e estão com exatos 3,5 mm.. Não serão esses calços da fotos que utilizarei e sim outros que estão guardados para serem usados somente na "hora da verdade"

Para mim, seria a forma mais fácil de fazer. Se tiver outra opinião por favor me alerte.


Os problemas que vejo desta forma são:
- Na melhor das hipóteses, vai ficar com o alinhamento que está. Entendo que o carro não foi retrabalhado, e deve estar mais gasto na frente. Já que vai fazer todo esse serviço, me parece interessante garantir alinhamento correto. O fato de não dar para testar decentemente antes é um agravante - ou seja: não dá pra ter idéia do que está acontecendo.
- Os calços não têm firmeza na montagem - não vejo chance de lambuzar o carro de epóxi e montar os calços e colocar no barramento com sucesso. A única forma seria colar os calços no barramento, mas isso tem vários poréns também. Ex: espessura do filme de cola, como tirar depois - precisa sair, se não vai roçar aço endurecido(?) dos calços com o barramento, o espaço útil que os calços vão tomar - muito maior do que a seção de um parafuso,...
- 3,5mm me parece uma espessura enorme. Será que foi tirado tudo isso do barramento? No meu, pelo que me lembro, foi menos de 2mm. Por princípio, o correto seria ajustar a altura para montar corretamente o avental (e com os parafusos ajusta-se qualquer altura). Ter somente uma altura como opção me parece uma restrição grande - e provavelmente vai obrigar a calçar a superfície de montagem carro/avental.

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2009, 08:35 »
Edson,
se você quer somente levantar o carro, sem se preocupar com alinhamento, o mais adequado seria colar calços. De bronze, latão, turcite ou mesmo celeron. Colados com epóxi (a resina que te mandei também serve pra isso), e nas espessuras adequadas para colocar na altura certa.
Neste caso, precisaria levantar a mesma espessura que você calçou para abaixar a cremalheira e o fuso (lembrando que nos 2 calços da guia prismática tem que fazer uma continha para ter a espessura correta).
Eu prefiro uma solução que permita um alinhamento adequado, mas pra fazer moldável sem alinhar, é melhor e mais simples usar calços.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2009, 16:07 »
Boa tarde,
Ivan respondendo seus comentários:

Citar
A menos que esta lateral da guia tenha sido usinada/retificada na mesma montagem de máquina em que foi feito o serviço das guias

Sim, a lateral foi usinada juntamente com as guias do barramento.

Citar
A coisa só é boa se puder garantir que quando você reformou o barramento, a lateral foi usinada na mesma montagem que as guias, e que antes de ajustar esta régua você ajustou corretamente a régua traseira inferior.

Boa observação e foi tudo feito exatamente como seu comentário.

Citar
Não sei não. O ponto onde você está apoiando na guia prismática não é um ponto de contato (e, portanto, de alinhamento desta forma). Normalmente, as guias do carro encostam somente os flancos na guia do barramento - por isso se forma aquele cocoruto ao desgastar. É fácil de testar: pegue uma caneta marcadora e faça vários riscos na guia prismática do carro - nos flancos e no vale. Movimente o carro: provavelmente as marcas do vale vão permanecer intactas. Fazendo o alinhamento desta forma, o carro levantaria menos no lado da guia prismática. Isso não é a morte, como mencionei este não é um alinhamento crítico (pense em um torno CNC, com o carro todo inclinado).

Aí é que o bicho pega, você tem toda razão no comentário, nem preciso fazer o teste da caneta para me certificar que esse não é o ponto de apoio correto.

Citar
Na melhor das hipóteses, vai ficar com o alinhamento que está. Entendo que o carro não foi retrabalhado, e deve estar mais gasto na frente. Já que vai fazer todo esse serviço, me parece interessante garantir alinhamento correto. O fato de não dar para testar decentemente antes é um agravante - ou seja: não dá pra ter idéia do que está acontecendo.

Quero informar, talvez tenha esquecido, que o carro também foi retificado e alinhado,ambas as guias, por isso é que não foi preciso, até agora, calçar o carro para fins de alinhamento. Esse calço de moglice que estamos querendo colocar é para unicamente levantar o carro para que fique no nível (+/-) original, pois como já comentei, por exemplo, a luneta que é fixa no carro não pode ser usado por seu centro ficar abaixo do centro do eixo da arvore.

Citar
- Os calços não têm firmeza na montagem - não vejo chance de lambuzar o carro de epóxi e montar os calços e colocar no barramento com sucesso. A única forma seria colar os calços no barramento, mas isso tem vários poréns também. Ex: espessura do filme de cola, como tirar depois - precisa sair, se não vai roçar aço endurecido(?) dos calços com o barramento, o espaço útil que os calços vão tomar - muito maior do que a seção de um parafuso,...

100 por cento correto.

Citar
- 3,5mm me parece uma espessura enorme. Será que foi tirado tudo isso do barramento? No meu, pelo que me lembro, foi menos de 2mm. Por princípio, o correto seria ajustar a altura para montar corretamente o avental (e com os parafusos ajusta-se qualquer altura). Ter somente uma altura como opção me parece uma restrição grande - e provavelmente vai obrigar a calçar a superfície de montagem carro/avental.

considerando que não só o barramento foi retificado, pois o carro também foi, parece que 3,5 mm. está razoável. Muito melhor se fosse menos, é claro.
Considerando todos os fatos é que a altura de 3,5 mm. seria ideal para o serviço.

Mas, também diante dos argumentos expostos por você, deverei juntar tudo e fazer da seguinte forma:

- Montar o carro como antes e facear uma peça (+/- 180 mm. para padrão do alinhamento;
- Colocar os calços, conforme a foto, só para erguer o carro em  3,5 mm.;
- Usar parafusos de latão para assentar o carro nas guias, furando o carro. Se já furei para colocar os parafusos na traseira porque não furar e usar esses furos para lubrificação posteriormente?;
- Deixar de ser teimoso e usar o relógio comparador para ter absoluta certeza do alinhamento;
- verificar o alinhamento com a peça faceado inicialmente;
- Tirar fotos e relatar os resultados; e
- Se tudo estiver correto, com sua aprovação, melecar de moglice e "fé em Deus e pé da tábua". : ;D ;D ;D

Hoje não fiz nada na oficina, o dia é dedicado aos meus netinhos.
Tomo a liberdade de postar fotos deles, um casalzinho  que apesar de não parecer são gêmeos.

Grato e abraço

Edson



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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2009, 17:00 »
Edson,
parabéns pelos netinhos! Pelo visto, você fica mimando os pequenos e depois nem a mãe segura. ;D

Já que o carro foi retrabalhado, seria interessante antes de mais nada fazer a verificação destes 2 alinhamentos sem calço ou parafuso, só para ver em que pé está.
Faceie (feio, né?) uma bolacha (ou use a própria placa) e faça as medições, e poste os resultados. Repita cada medida pelo menos 3 vezes, e não trabalhe próximo ao início ou fim da escala do relógio.
Se os alinhamentos estiverem bons, o uso de calços (turcite, celeron, bronze,...) é uma opção perfeitamente adequada também.

(correção: quando eu falei de colar os calços, queria dizer no carro, e não no barramento - mas, como mencionei, não é boa idéia)
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 22:05 por Ivan »

 

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