Autor Tópico: Moglice - revestimento deslizante  (Lida 34774 vezes)

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Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #45 Online: 26 de Outubro de 2009, 13:26 »
Ivan,

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Desculpe se estou pegando no seu pé, estou só tentando evitar que seja feito um procedimento que leve a resultados imprevisíveis.

Não se preocuoe com isso, está sendo bom essa discução, pois, a cada poste aprendemos mais.

Com relação aos procedimentos feitos por mim até agora. e suas explicações, o problema é que eu ainda não entrei na fase de execução da aplicação propriamente dito. Só estou preparando o torno para iniciar essa fase. (Ainda não ergui o carro com os 6 parafusos com posta metálica. O carro está assentado no barramento ainda.

Esse negócio do faceamento é a etapa que estou encontrando uma "bolacha" para usar no alinhamento do carro quando este estiver suspenso pelos parafusos.
Se que poderia usar a plava de arraste e e procedendo como você citou no poste anterior, mas se tenho uma peça de alumínio jogada em um canto pedindo para entrar no "jogo", por que não usaria ela? Só que estou preferindo usar uma "bolacha" zerada no relógio do que uma com concavidade ou torta.

Bem, como já informei, essa peça já esta zerada e são águas passadas.

Agora sim, daqui para frente, estarei iniciando o processo de aplicação do moglice, e tudo que você escreveu será sim levado em conta.

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o procedimento é o mesmo que sugeri nos outros posts. Na sua peça faceada na placa, marque um ponto com canetinha na face dela, próximo à borda. Quando você girar o eixo-árvore (por exemplo, com a mão na polia grande), a marquinha vai obviamente girar. Gire o eixo de forma que a marca fique próxima ao operador. Posicione o carro com o relógio para indicar este ponto da marquinha. Mexa na polia também para ajudar a coincidir. Com a ponta indicadora sobre a marquinha, zere o mostrador. Agora avance o carro transversal para o outro lado, passando pelo centro*. O relógio vai estar indicando o lado mais distante do operador, e a marquinha ainda vai estar próxima do operador. Gire a polia manualmente (180 graus), até que a marquinha vá para o outro lado. Sem encostar no relógio, movendo somente a polia e o manípulo do carro transversal, faça com que o relógio e a marquinha coincidam. Essa é a sua leitura.
Desta forma, até uma peça torta pode ser usada para conferir o alinhamento.

Essa parte não entendi com o uma peça torta pode ser usada para conferir o alinhamento?
Se, por exemplo, colocar o relógio na parte próxima do operador e zerar no mostrador e se quando o relógio chegar no outro lado e ficar sôbre a marquinha (Sei exatamente que é para verificar no mesmo lugar do diâmetro do placa) e o relógio marcar + 0,10. Isso quer dizer que quando erguer o carro tenho que deixá-lo nessa mesma posição de zero e + 0,10?
Essa placa é mesmo torta ou o carro já está com um desalinho transversal?
Se o carro estiver já com esse desalinho como proceder?

Abraço

Edson





 


Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #46 Online: 26 de Outubro de 2009, 15:05 »
Se que poderia usar a plava de arraste e e procedendo como você citou no poste anterior, mas se tenho uma peça de alumínio jogada em um canto pedindo para entrar no "jogo", por que não usaria ela? Só que estou preferindo usar uma "bolacha" zerada no relógio do que uma com concavidade ou torta.
E está certíssimo, só me arrepiou a história de alinhar pelos parafusos de trás. A melhor forma é fazer esse esqueminha do mesmo ponto com uma peça faceada (sem essa história de alinhar), como você já tem.
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Essa parte não entendi com o uma peça torta pode ser usada para conferir o alinhamento?
Anexo um desenho grosseiro e exagerado para exemplificar. Se você estiver indicando o mesmo ponto de um lado e de outro, não importa o que acontece no resto da peça (claro que quanto mais uniforme melhor, e não pode ter buracos ou outras características que façam o relógio saltar e perder a medida). Até uma placa de 3 castanhas pode ser usada, desde que vá movendo um pouco o carro e girando um pouco a placa, repetidamente, para o relógio não bater em nenhuma castanha.
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Se, por exemplo, colocar o relógio na parte próxima do operador e zerar no mostrador e se quando o relógio chegar no outro lado e ficar sôbre a marquinha (Sei exatamente que é para verificar no mesmo lugar do diâmetro do placa) e o relógio marcar + 0,10. Isso quer dizer que quando erguer o carro tenho que deixá-lo nessa mesma posição de zero e + 0,10?
O que você mede antes de fazer o ajuste com os parafusos é somente para matar a curiosidade, para saber como estava antes. O ajuste com os parafusos é feito do zero, tem a mesma complexidade para um carro perfeitamente alinhado que só precisa ser levantado e outro completamente desalinhado. No seu caso, pelo que você falou, aparentemente estava com desalinhamento de 8 centésimos em uns (imagino) 200mm. Mas não dá pra ter certeza por causa dos parafusos traseiros, que bagunçaram a história.

Se pudermos considerar que o barramento está em boas condições e não está torcido, e que o cabeçote e o eixo-árvore estão alinhados, ao medir um mesmo ponto de um lado e de outro, toda e qualquer diferença indicada será causada por desvio de perpendicularidade do carro.
Se indicando em um mesmo ponto nos 2 lados aparecer uma diferença de 10 centésimos, que possa ser lida repetidamente, isto é o desvio de perpendicularidade na distância percorrida. Se a distância percorrida pelo carro for - digamos - 20cm, é um desvio de 0,1mm em 200mm (o aceitável é 0 a 0,02mm côncavo em 300mm)

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Essa placa é mesmo torta ou o carro já está com um desalinho transversal?
repetindo, o uso de um mesmo ponto nos dois lados despreza qualquer imprecisão que ela possa ter. A leitura é desalinhamento do carro.
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Se o carro estiver já com esse desalinho como proceder?
na hora em que colocar os parafusos, vai ajustando para que a variação de um lado ao outro esteja dentro do aceitável. Ajusta os parafusos e faz a leitura com o relógio movimentando. Não chegou onde queria? Mexe onde aplicável e faz a leitura novamente. Chegou onde queria? Faz o teste do outro alinhamento e vê o quanto saiu. Ajusta pensando em desajustar o mínimo o outro. Testa e verifica se chegou. Quando afirmativo, mede novamente o outro. E vai fazendo isso até os dois testes estarem dentro da tolerância. Neste ponto, trava os parafusos de ajuste (cuidado com as porcas, pode mover o parafuso ao dar aperto), remove e faz a aplicação da resina.

Sem esquecer que tudo isso com o avental montado, verificando posição adequada em relação à cremalheira e ao fuso (estes 2 são muito menos exigentes do que os alinhamentos).
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 17:46 por Ivan »

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #47 Online: 26 de Outubro de 2009, 22:59 »
Ivan,

Esse seu desenho vale por mil palavras!!!

Tá entendido toda sua explicação.

Agora, já estou me preparando para revestir as guias do carro. Estou postando uma fotos para você ter idéia de como anda o serviço (está devagar, mas andando).

Numa postagem anterior voce anexou um desenho das duas posições para ser usadas com o relógio para alinhamento do carro. (Ver primeira imagem) Para alinhar perpendicularidade fixa-se o relógio no carro e para alinhar o carro para que o carro superior fique paralelo ao barramento o relógio é fixado no carro fixo.

Nesse segundo alinhamento poderia colocar o relógio no carro movel do contra ponta.
Assim se fosse necessário voltar a conferir o alinhamento da perpendicularidade a placa não estaria desmontada. (Ver segunda foto)

Agora pesso Calma, as fotos abaixo foram feitas hoje para mostrar como os parafusos foram fixados. Ainda falta completar a montagem do carro e depois medir e alinhar.

Outra Pergunta, você deslisou o carro sobre os parafusos durante o alinhamento?

Abraços

Edson


Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #48 Online: 26 de Outubro de 2009, 23:51 »
Nesse segundo alinhamento poderia colocar o relógio no carro movel do contra ponta.
Assim se fosse necessário voltar a conferir o alinhamento da perpendicularidade a placa não estaria desmontada. (Ver segunda foto)
Claro que sim, parece ser bem conveniente.
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Agora pesso Calma, as fotos abaixo foram feitas hoje para mostrar como os parafusos foram fixados. Ainda falta completar a montagem do carro e depois medir e alinhar.
A fixação dos parafusos parece estar certinha (e me alegra não ver os parafusos traseiros na foto ;D ). Você vai precisar da parte superior do carro, mas vc sabe disso.

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Outra Pergunta, você deslisou o carro sobre os parafusos durante o alinhamento?
Sim, essa é a essência da coisa, vai ajustando e medindo e ajustando e medindo até os 2 testes estarem simultaneamente dentro da tolerância sem precisar mexer em mais nada. E, para medir, há que movimentar. Por isso os parafusos de latão. Lubrifique as guias.

Algumas recomendações ao medir e ajustar:
- limpe bem e dê uma lubrificada em todas as superfícies onde o relógio vai deslizar. Mantenha-o bem perpendicular à superfície. Isso evita indicações erradas, travamentos e saltos.
- procure repetir as medições algumas vezes (use seu número da sorte  ;D), e também repita alternando locais, trocando componentes etc. Por exemplo, ao marcar o ponto na peça faceada, meça na ida, e faça o retorno para confirmar a medição. Convencido da leitura, assinale outro ponto em outro local da placa e repita. Isto evita ser enganado por imperfeições locais e sujeiras.
- tente deixar o ajuste do faceamento em 1 centésimo de conicidade no curso todo da peça (ensaie bem para não se enganar no sentido - conforme se afasta de você, o relógio se aproxima da peça faceada). Este é um raro caso em que é preferível mirar em um pequeno erro conhecido do que no zero.
- tenha paciência no ajuste - é a parte mais importante. E lembre que há mais de uma maneira de ajustar uma inclinação, mexendo diferentes parafusos (ex. subindo este e aquele ou abaixando aqueles dois outros). Como os parafusos da guia prismática têm componente horizontal e vertical, isso bagunça um pouco.
- após apertar as porcas, confirme de novo o alinhamento
« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 08:29 por Ivan »

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #49 Online: 27 de Outubro de 2009, 23:53 »
Ivam,

Após ler seu último poste, meti mãos  à obra. Montei o carro limpei tudo e lubrifiquei guias e relógio. Apos montagem, como havia dito anteriormente necessitaria levantar o carro uns 3 mm. depois de tudo montado, ergui o carro os 3 mm., mas quando fechava a porca bi-partida notava que o fuso era forçado para cima isso mostrava que os 3 mm. era exagerado. Acertei a altura mediante o fuso e cremalheira e parece que a altura ficou em uns 2 mm. Talvez menos só saberemos depois dos alinhamentos.

O mais importante é que o alinhamento do carro superior parece que é mais fácil de se conseguir. Comecei alinhando pelo faceamento e consegui zerar o relógio, trabalho relativamente fácil. Depois passei para alinhamento do carro superior, muito fácil. depois voltei ao alinhamento do faceamento Tudo estava desarrumado. Novo alinhamento do faceamento e volta ao carro superior, tudo desarrumado também, desse jeito vou ficar maluco, mas sei que é assim mesmo, ir alinhando até chegar no ponto certo. Até que esta divertido esse negócio de virar a manivela e ir acertando, Depois que se pega o jeito até ja sabemos qual parafuso temos que soltar ou apertar.

Ai vai a foto de hoje e fiz até um filminho para ilustrar o zero (temporário) do relógio. 
Como já falei na semana passada, 4ª feiras são dedicadas aos meus netinhos, infelizmente não haverá experiente na oficina, mas em compensação tem expediente nos sábados e domingos e feriados também.


Outra coisa, os latidos do filme são das cadelas das vizinhas.





Abraço e até 5ª feira

Edson


Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #50 Online: 28 de Outubro de 2009, 07:59 »
Olá Edson,
é isso mesmo!
Uma sugestão: você pode retirar o carro superior, ele só atrapalha. Sugiro afrouxar os 2 parafusos laterais que prendem ele e sacar o carro superior completo com o porta-ferramentas.
Com isso, pode colocar a régua sobre a área onde ele assenta (com o furo no meio) - que é a parte que mais importa. Além disso, por ser uma parte protegida pelo carro, está menos sujeita a pancadas e amassados que possam atrapalhar a leitura.
E altere as coisas para não ser enganado. Vire a régua para ver se não está torta, posicione um pouco mais pra cá ou mais pra lá, etc.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #51 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:20 »
Olá Edson,
é isso mesmo!
Uma sugestão: você pode retirar o carro superior, ele só atrapalha. Sugiro afrouxar os 2 parafusos laterais que prendem ele e sacar o carro superior completo com o porta-ferramentas.
Com isso, pode colocar a régua sobre a área onde ele assenta (com o furo no meio) - que é a parte que mais importa. Além disso, por ser uma parte protegida pelo carro, está menos sujeita a pancadas e amassados que possam atrapalhar a leitura.

Havia pensado em tirar, mas como já era tarde e fim do expediente no Complexo Industrial Mulapreta Inc., farei isso tão logo retorne. Esse carro supeior já tava enchendo o S...


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E altere as coisas para não ser enganado. Vire a régua para ver se não está torta, posicione um pouco mais pra cá ou mais pra lá, etc.

Amanhã farei como sugere. Espero que consiga resolver tudo amanhã mesmo e sexta deixar para tratar do moglice propriamente dito. Lavar bem o carro, talvez com solupã e tiner ou na ordem invertida, para desengraxar bem.


Abraço

Edson


Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #52 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:16 »
talvez com solupã e tiner ou na ordem invertida, para desengraxar bem.
De preferência na ordem inversa - a menos que esteja usando um desengraxante. Existem muitos produtos genericamente chamados de thinner, mas muitos deles deixam resíduo oleoso que não evapora prontamente.
Se tiver um maçarico pequeno, recomendo que faça aquele esquema para a peça suar.
E dê uma lixada nas guias do carro com lixa grossa, para deixar "branco" e melhorar a adesão.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #53 Online: 29 de Outubro de 2009, 00:27 »
Já tou de volta.

Ivan, realmente já não se faz Tinner como antigamente.

Tenho sim um maçarico e usarei para suar a peça.

Até mais

Abs.

Edson



Offline Calixto

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #54 Online: 04 de Dezembro de 2009, 22:52 »
Olá Edson

Como ficou o serviço?

Abraços,

Calixto

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #55 Online: 05 de Dezembro de 2009, 01:39 »
Olá Edson

Como ficou o serviço?

Abraços,

Calixto

Calixto,

Estou dando um tempo para terminar esse serviço. trata-se de assuntos outros que me impediram de terminar. Mas não está descartado, creio que em muito breve retomarei e concluirei o revestimento com moglice.

Abs.

Edson


Offline kelmer

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #56 Online: 31 de Dezembro de 2009, 11:27 »
Ivan,
consultei a Maxepoxi e eles responderam "Sílica coloidal Não é de nossa linha de sortimentos". Foi lá mesmo que você comprou?
Tenho um torno manual, aparentemente bem antigo, e gostaria de reformá-lo. Não tenho prática, nem de torno e muito menos de reforma, mas brincando com ele já comecei a gostar...
Aí a foto do torno. A propósito, aguém conhece? Não achei indicador do fabricante, mas acho que meu pai falava Invicta.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 11:32 por kelmer »

Offline kelmer

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #57 Online: 31 de Dezembro de 2009, 11:33 »
A fotos anteriores não ficaram boas.
Vou tirar mais fotos e posto depois.

Aproveito para desejar a todos um Próspero ano novo!

Kelmer

Offline Ivan

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #58 Online: 05 de Janeiro de 2010, 14:46 »
Kelmer,
a Maxepoxi vende sim, mas comercializa como Aerosil. Vendem em 2 granulações, 200 e 380. Recomendo o 380.

Offline mulapreta

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Re: Moglice - revestimento deslizante
« Resposta #59 Online: 05 de Janeiro de 2010, 16:34 »
Meu amigo Ivan,

Vc. esteve um tempo ausente, estive esperando sua volta para reiniciar aquela tarefa do moglice no meu torno.

Por esses dias (esta Semana)

 

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