Depois de alinhado e testado várias vezes, trave os parafusos de ajuste (com um pouco de cola epóxi 5min aplicada por cima, por exemplo), solte e remova o avental e remova o carro.
Limpe bem o barramento, marque uma zona em que vai posicionar o carro (mais larga do que o carro), e aplique cera Poliflor em pasta. Deixe secar e aplique mais uma camada, e deixe secar. Se tiver ficado muito grosseiro nas guias, pode dar uma "polida" com pano ou papel. Lambuze fartamente nas partes que não interessam (guias centrais, espaço entre as guias, laterais do barramento). Se houver algum espaço desprotegido, o epóxi vai grudar. Além de ser ruim para soltar, ao soltar pode causar falha no revestimento (caso ele quebre no meio, ao invés de descolar na superfície em contato com a guia).
Ao fazer a mistura da massa, use um copo duro (ex. vidro) e um misturador também duro e resistente, pois a pasta vai ficar grossa. A mistura toda não pode demorar - uns 15 minutos após unir o endurecedor à resina começa a cura, e pode perder a batelada. Este é mais um motivo para não usar tudo de uma vez. Quando usei moglice no carro do meu, usei 50g totais. Trabalhe com uns 60 ou 70g totais que vai dar e sobrar - e tem o suficiente para mais 1 ou 2 usos.
Coloque o copo na balança.
Tarado, adicione a quantidade de resina (calma que não é com você
)
Adicione a quantidade de endurecedor (1/5 da resina)
Misture vigorosamente por 2 minutos.
(este é opcional, mas eu recomendo: com um pincel pequeno, pincele pouca quantidade da mistura - o mínimo possível - nas guias do carro, esfregando com força. Desta forma entendo que se maximiza a adesão ao carro)
Adicione o grafite aos poucos (em umas 3 vezes) e misture até incorporar.
Adicione o alumínio e misture até incorporar
Adicione o bronze e misture até incorporar
Adicione a sílica coloidal bem aos poucos (0,2g por vez, no finzinho menos de 0,1g por vez), até que a mistura fique tixotrópica - não escorra. Com o misturador você puxa um pouco para o lado do copo, e este pouco fica ali, não desce. Se colocar de menos, a mistura pode escorrer depois de posicionado o carro, e babau. Se colocar em excesso, vai ter problema para aplicar.
Aplique com uma espátula pequena (um pedaço de chapa de 1cm de largura ou coisa parecida) a mistura no carro, distribuindo bem. Onde faltar, vai ficar uma bolha (não é impossível retocar depois, mas é indesejável). Melhor sobrar do que faltar.
Monte o carro no barramento, tomando cuidado pra descer no lugar certo (encaixando na guia).
Pressione com força para baixo (mas não empurre para os lados), garantindo que o encosto se dê nos parafusos. Se desejar, apóie algo pesado sobre o carro.
Planeje bem e posicione os utensílios, ensaiando mentalmente o processo. Seja ágil. Qualquer demora (onde é que eu enfiei a espátula?) com a mistura feita pode perder a resina. Vale à pena fazer uma quantidade menor para descarte (ex. usando 10g de resina e 2g de endurecedor) para ensaiar e aprender o comportamento da resina.
Deixe quieto por 12 horas ou mais.
Descole do barramento (pode ser necessário fazer uma alavanca).
Remova os parafusos de ajuste.
Corte/serre fora as rebarbas - não faça isso na porrada, pois pode lascar fora um pedaço da superfície.
Abra canais de lubrificação nas 3 superfícies. Evite usar disquinhos de corte ou coisa parecida, que deixam resíduo abrasivo. Eu usei a dremel com uma broca.