o motor original deste torno é de 2 velociades. Assim, há os seguintes dispositivos para mudança:
A/B - 2 polias do eixo árvore (B a maior e mais rápida)
I/II - 2 velocidades do motor (II a mais rápida)
1/2 - 2 polias do motor (2 a configuração mais rápida)
E/D - carretel Engrenado ou Desengrenado (aquela engrenagem de redução que está escapando)
Isso dá 16 velocidades no total (em rpm):
Carretel engrenado:
I-A I-B II-A II-B
1 - 43 78 86 156
2 - 58 106 117 210
Carretel desengrenado:
I-A I-B II-A II-B
1 - 215 391 429 783
2 - 292 533 584 1067
Na figura tá ruim de ler, mas quem sabe as ilustrações ajudam a entender. Se estiver com um motor de 1 velocidade só, ficam apenas I ou apenas II (I 4 polos, II 2 polos).
Não sei se isso é diferente neste torno, mas se o carretel está escapando, talvez seja o ajuste do batente que regula a posição dele. Dê uma olhada no cabeçote, próximo à alavanca que aciona o carretel, se não tem um parafuso escondido (por baixo) que serve de limitador de curso para o excêntrico do carretel. Se ele estiver muito para dentro, o carretel não segura na posição engrenado e escapa.