Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: loschy em 13 de Junho de 2009, 21:15
-
Pessoal,
Comprei um torninho e estou querendo fazer as engrenagens que faltam, vou improvisar o divisor na placa, colocar o tarugo de nylon ali e a fresa girando no carrinho, a minha dúvida é a seguinte:
Pegando uma engrenagem de 20 dentes, medi com o micrômetro o diâmetro externo em 21,92 mm, o que dá 3,443186 mm / dente. Diante disso, como escolho uma fresa circular cujo perfil seja o mesmo perfil do dente ? A idéia de uma passada "unica" ao longo do eixo da peça está correta para a criação do dente ? Eu tornearia o tarugo até o diâmetro externo e aí fresaria. Consegui uma página com o catálogo de fresas, o problema é que há inúmeros tipos.
Grato,
Marcelo
-
Olá Marcelo;
Para fazer uma emgrenagem, primeiro você precisa determinar o "MODULO" (M) e o número de dentes (Z), a partir disso pode-se calcular o diametro externo e altura do dente, conseqüentemente o diâmetro interno.
O módulo é a medida do passo do dente sobre o diâmetro primitivo, dividido por "Pi"
Só não entendi como vc pretende gerar essa engrenagem.
Para colocar a fresa no carro terá que ter motorização própria.
Outra coisa que gostaria de entender é como vc pretende improvisar esse divisor?
Seria melhor que as engrenagens que faltam no torno fossem confeccionadas numa fresadora no módulo correto e com divisor.
Obs.: Além do módulo correto existe uma fresa de número específico de acordo com quantidade de dentes da engrenagem.
Abraços...
-
Andei estudando, usarei fresas módulo, certo ? Fazendo as contas deve dar módulo 1 e já sei também o número da fresa. Ainda ficaram algumas dúvidas:
- Como achar exatamente o diâmetro primitivo ?
- Sempre, sempre mesmo, as engrenagens seguirão este padrão "Módulo" ?
- o ângulo de pressão será 15 ou 20 graus sempre ?
- Para o divisor pensei em algumas hipóteses:
- Motor de Passo;
- Outra engrenagem qualquer com o número de dentes desejados
- Sim, irei motorizar a fresa. Quanto a isso ainda estou pensando na opção ideal.
Precisarei fazer poucas engrenagens.
Grato pelas respostas
Marcelo
-
Marcelo,
qual é o torno?
Se for americano ou inglês, as engrenagens são em diametral pitch, e os ângulos de pressão geralmente 14,5 graus.
Se for este o caso, para descobrir o DP pega-se uma engrenagem, conta o número de dentes, soma 2 a este número e divide pelo diâmetro externo em polegadas.
Por exemplo, uma engrenagem do meu torno: 32 dentes, 2 polegadas de diâmetro externo. (32+2)/2=17DP.
Essas fresas, como disse o Marco, são vendidas em jogos de 5 ou 6 para fazer todos os dentes. Dei uma olhada por curiosidade há muito tempo, cada uma saía coisa de R$100.
Ou seja, a solução muito mais barata e de melhor resultado é mandar fresar essas engrenagens (ou procurar compatíveis por aí, ou mesmo dispensar seu jogo incompleto e comprar um jogo inteiro de diâmetro ou módulo próximo).
Existem formas de confeccionar as ferramentas em aço prata e temperar, o livro "Gears and Gear Cutting" da "Workshop Practice Series" tem informações interessantes de como fazer isso, mas é um trabalho colossal, e você ainda vai precisar resolver vários outros problemas.
-
Grande Ivan, sempre socorrendo a galera hehehe...
Cara, o torno é o Manrod MR300 (chinês), por exemplo, a engrenagem de 20 dentes(e que pode engrenar em qualquer outra, logo é do mesmo módulo?) tem o diâmetro externo de 21,92 mm, fazendo as contas, a distância entre dentes é de 3,443186 mm.
O diâmetro primitivo não é necessariamente aquele calculado usando a metade da altura do dente não?
Como eu acho o Diâmetro Primitivo de uma engrenagem desconhecida ?
Outra coisa, sempre, sempre mesmo uma engrenagem de dentes retos poderá ser feita por uma fresa Módulo ?
Como eu vou fresar no nylon que é macio, pensei em soluções mais simples com bits ou com um macho para substituir a fresa...
Grato,
Marcelo Ricardo Loschi
-
Marcelo,
não tinha lido o primeiro post, realmente pelas dimensões parece ser módulo.
Para engrenagens módulo:
Diametro externo = módulo * (n+2)
Diametro primitivo= módulo * n
Se você está realmente pensando em fazer isso, procure o livro que mencionei (tem eletrônico por aí), ele sugere métodos interessantes para fazer as ferramentas. Mas vai gastar um tempo descomunal.
-
achei um pdf do manual prático do mecanico e ele deu essa fórmula, só que serve apenas para engrenagens em mm, certo?
Se for no sistema métrico é o que você falou antes, certo? No exemplo que você deu, esse 17 de resultado do exemplo seria o Diametral Pitch ou o diâmetro Primitivo???
Grato,
Marcelo
-
Olá Marcelo;
Pela medida passada é MÓDULO 1
Para fazer usando ferramenta de bits não precisa nem de motorização
Basta fazer o perfil do dente e usar o carro como ariete e plainar os dentes, pra fazer uma engrenagem só dá um bocado de trabalho, fazer um jogo é uma tarefa homérica.
Mas se for fazendo uma por vez conforme a necessidade até que vai.
A qualidade dessas engrenagens provavelmente será inferior a uma engrenagem fresada, mas com capricho até dá pra fazer algo utilizável.
Ja fiz algumas engrenagens assim no torno, modulo 1 com sucesso (devo ter até a ferramenta guardada em algum buraco da oficina).
Espero que vc consiga.
Os detalhes principais são :
Ferramenta corretamente perfilada.
E divisão de qualidade
E muito braço.....
Abraços...
-
Marcelo,
aqui tem um artigo em 2 partes da model engineer que passa a mesma idéia do livro que mencionei (mas sem as formuletas). Faz uma ferramenta com 2 "botões" circulares, com raios e distância calculados para imitar o perfil da involuta, e com esta ferramenta corta a ferramenta que vai abrir os dentes.
Você já tentou por aí procurar em fornecedores de engrenagens? Com alguma sorte tem algo de prateleira pronto que dê para usar, basta ser modulo 1, o mesmo ângulo e o numero de dentes que vc quer...a espessura e o furo central vc se vira.
-
Ivan,
Eu tenho este artigo de como fazer ferramentas com pastilhas cilindricas, e depois de ler o tópico desta discussão resolví dar uns palpites na engrenagem alheia...
Atá dá para fazer uma engrenagem com este médodo (das pastilhas) mas lembre-se que o perfil gerado será "cicloidal", que é um perfil muito usado por exemplo em relógios.
As engrenagens do torno do colega (provavelmente módulo 1) são feitas em perfil "evolvente", que é um pouco diferente co proposto pelo artigo.
O que quero chamar a atenção é que dá para fazer engrenagens com este perfil, mas sempre teremos um erro de engrenagemto mas neste caso não é tão importante para a aplicação.
Talvez o funcionamento fique um pouco mais ruidoso, mas também não é um problema tão sério assim.
-
Gilii,
segue ilustração do livro que mencionei só pra esclarecer a idéia.
O perfil não é cicloidal (que é mais complexo), é apenas uma "aproximação circular da involuta" (não sei se existe denominação apropriada).
É verdade que a curva não é a involuta, mas segundo o autor o erro (em relação à involuta) é menor do que aquele obtido usando uma única fresa para uma faixa de números de dentes - este considerado aceitável para todas as aplicações.
Por exemplo, uma fresa comercial hipotética para 16 a 20 dentes é exata somente para 18 dentes, para 17 e 19 haverá um erro, e para 16 e 20 um erro ainda maior. O que o autor afirma é que este método (desde que faça uma ferramenta específica para a engrenagem desejada) causa um erro menor do que os aceitos comercialmente.
-
Só como curiosidade, fui dar uma procurada e acho que este é o padrão de fresas para engrenagens, um jogo de 5 com as faixas de dentes para cada uma:
1: 10 - 13 dentes
2: 14 - 20 dentes
3: 21 - 34 dentes
4: 35 - 71 dentes
5: 72 - infinitos dentes
-
Ivan,
Sim - o termo está certo - o desenho do dente segue uma curva involuta (e não evolvente como eu disse)
Voce tem este artigo completo? Pergunto porque esta imagem da sua última portagem mostra o erro de forma do dente, mas quase não dá para ver direito.
Fiquei curioso porque eu tenho uma documentação para feitura de ferramental de engrenagens cicloidais e a forma do dente é muito diferente mesmo - notei que num dos PDFs que voce postou, há menção de uma alteração (com uma imagem) no formato da ferramenta geradora que
deixa o desenho parecido com esta imagem, mas mesmo assim não é muito claro. (se tiver o endereço do documento completo, agradeço)
Para que fique claro (pelo menos para mim) o erro de movimentação neste caso nem será sentido - apenas em máquinas de teste de forma de dente é que se pode perceber este tipo de coisa...
Me interesso por este tipo de material porque eu faço minhas ferramentas de forma com 4 cortes, e quero melhorar ainda mais o formato geral das engrenagens geradas por mim...
-
Caros Colegas ;
Por ele ja possuir algumas engrenagens, creio que o mais simples é ele modelar o perfil da ferramenta com uma engrenagem usada como calibrador .
O fato de ser de Nylon vai atenuar um pouco a interferência gerada por alguma imperfeição de perfil.
Ivan;
O número de fresas do jogo depende do módulo, um bom jogo tem 8 fresas até o modulo 9, acima disso os bons jogos possuem 15 peças.
1: 10 - 13 dentes
2: 14 - 16 dentes
3: 17 - 20 dentes
4: 21 - 25 dentes
5: 26 - 34 dentes
6: 35 - 54 dentes
7: 55 - 134 dentes
8: 135 - ou mais e Cremalheiras
Abraços....
-
Se for no sistema métrico é o que você falou antes, certo? No exemplo que você deu, esse 17 de resultado do exemplo seria o Diametral Pitch ou o diâmetro Primitivo???
Pode-se equiparar e converter diametral (P) a módulo (M):
M = 25,4/P
Dividindo-se o Diametro primitivo (em milímetros) por Z (numero de dentes), obtem-se o Módulo (M); Dividindo-se o Diâmetro primitivo (em polegadas) por Z (numero de dentes) obtem-se o Diametral (P)
-
Marco,
em uma engrenagem de nylon destas, se ela não for intermediária - ou seja, se tiver que mover um eixo, como você faria a fixação dela? Dá pra encarar a chaveta direto no nylon ou precisa de um anel interno?
E vc faria em nylon mesmo ou usaria celeron ou alguma outra coisa?
Gilii,
este livro tem direitos vigentes, então não dá pra colocar aqui...
-
Olá Ivan;
O nylon pode ser usado diretamente na maioria dos casos, caso houver um esforço que possa deformar o nylon, talvez seria o caso de substituir a engrenagem toda por uma de material mais resistente.
Nada impede de embuchar a emgrenagem com um cubo mais resistente, cada caso é um caso, o importante é usar um Nylon de alta densidade (PAD), ou fazer de poliacetal (POM).
Atualmente tem uns nylon genéricos por aí que na verdade são outros polímeros com aparência similar (Polipropileno - PP) e resistência bem menor.
-
Cubo matálico.
-
Pessoal, me desculpem porque o que vou perguntar é extremamente básico, geometria básica, for kids mesmo mas não consegui entender:
- Medi o Diâmetro Externo de uma engrenagem de 20 dentes e deu 21,75 mm, usando o micrômetro de 0,01mm.
- Fiz a seguinte conta no excel: 21.75*PI/20, seria a idéia de achar o comprimento de cada dente, deu 3,416482 mm
- Ao multiplicar esses 3,416482 pelo número de dentes das outras engrenagens o resultado deu maior que o diâmetro medido de cada uma delas!
- Curioso, fiz o passo 1 para todas as demais engrenagens e em cada uma deu um "comprimento de dente" diferente, como pode se elas se engrenam ?!? Deram os seguintes comprimentos em função do número de dentes:
30-> 3.319616237 // 35-> 3.339064192 // 40-> 3.298672286 // 50-> 3.260973174 // 60-> 3.248930403 // 80-> 3.224059461
- Mais uma dúvida: Alguém já usou aquelas resinas acrílicas de dentista para fazer engrenagem ? Estou pensando na dupla Molde de Silicone + Resina, tenho medo de ficar quebradiça.
Grato,
Marcelo
-
Marcelo,
Antes de mais nada, vamos deixar claro que ha alguns tipos de engrenagens e que para cada um deles ha uma maneira de encontrar os valores ou dimensoes necessarias a sua feitura.
Se estivermos falando de engrenagens metricas, falaremos de 'modulo' e para todos os efeitos, uma engrenagem de modulo 1 sera a base.
Uma engrenagem nasce de uma dimensao que se chama Diametro Primitivo e pode-se entender como sendo o diametro efetivo dela.
Imaginando dois discos lisos apoiadas um no outro (e girando) - este 'e o diametro primitivo.
Numa engrenagem de 20 dentes, teremos um diametro primitivo de 20mm.
O diametro externo 'e calculado somando-se ao diam. primitivo 2x o modulo.
Ora, se o modulo desta engrenagem 'e 1, ser'ao 20mm + 2 = 22mm.
A distancia entre dentes desta engrenagem sera 3,14mm porque o passo 'e baseado no perimetro e no modulo.
O perimetro desta engrenagem ser'a 20mm x 3,14 = 62,8mm
62,8mm / 20 dentes = 3,14mm de passo, e se dividirmos este valor por 2 teremos a espessura do dente (ou o tamanho do vale entre dentes), que ser'a 1,57mm
Lembre-se - esta medida 'e sobre o diametro drimitivo, e nunca sobre o diametro externo.
Apenas como ilustracao, a altuda do dente 'e baseada no modulo e 'e dividida em duas partes:
a parte de cima do dente (sobre o diametro primitivo ate o diametro externo) se chama Adendo, e 'e 1x modulo
A parte de baixo (entre o diametro primitivo e o diametro interno) se chama dedendo, e 'e 1,4x modulo (mas h'a outras normas - esta 'e geral).
Veja a prova dos nove:
diametro primitivo + 2x adendo = diametro externo
diametro primitivo + 2x modulo = diametro externo
-
Agora entendi, obrigado!!!!!!!
Ficou uma dúvida básica:
Por que a distância entre dois dentes consecutivos medidos na parte de fora da engrenagem não é sempre a mesma ? Não consigo entender isso, os dentes não devem ter a mesma geometria para se engrenarem ? Por exemplo, hipoteticamente, usando o módulo 1, se eu fizesse uma engrenagem de 1 metro de diâmetro, haveria muitos e muitos dentes mas a distância entre os topos deles (face externa) não deveria ser a mesma ? Já sei que estou errado, afinal, as engrenagens estão funcionando, só não conseguir entender onde estou errando...
Grato,
Marcelo
-
Olá marcelo;
A resposta é simples.
A altura do dente é fixa para determinado módulo, o local onde os passos coincidem é sobre o diâmetro primitivo. essa altura fixa muda a relação (proporção) entre o dente e o perimetro de engrenagens com diâmetros diferentes, com isso até perfil do dente muda, é por isso que a fresa além do módulo precisa ser adequada ao numero de dentes da engrenagem.
Engrenagens menores tem uma abertura maior entre os dentes sobre o diâmetro externo.
Abraços...
-
daí a importância do diâmetro primitivo!!!!!!!! Valeu!!!!!!!!!!
-
Boa noite;
Dê uma olhada em um paquímetro para medição de engrenagens no diâmetro primitivo
http://www.starrettonline.com/produto.asp?catPai=23&catID=23&prdID=110
-
Pessoal, vocês sabem de alguma loja que venda engrenagens módulo 1 ? É para completar meu torninho e vi que as fresas módulo são caras. Com os fornecedores do torno não foi possível encontrar...
Grato,
Marcelo
-
Olá Marcelo;
Quantos dentes tem a engrenagem que vc está querendo?
Abraços...