Olá amigos
Dentre as máquinas chinesas, fique preferencialmente com aquelas importadas pela Atlas Máquinas, na Piratininga, pois são fabricadas sob encomenda dessa empresa brasileira e possuem alguns requisitos téquinicos e até de acabamento bem superiores aos demais.
Pude observar isso comparando o torno de 1 m deles com alguns outros, aparentemente iguais, mas o d Atlas é realmente superior, inclusive eles afirmam que montam suas máquinas ali mesmo na Piratininga e que instalam os rolamentos da árvore, que não são os originais chineses.
Eu comprei um torno 9x20 (tipo Harbor Freight, Jet, Grizzly, etc) de boa qualidade, com barramento temperado e meia caixa Norton por um preço sem concorrência, na Fremaq, na Lapa.
Infelizmente, no Brasil ninguém mais fabrica tornos pequenos, portanto não há escolha nessa faixa de máquinas. Uns amigos meus daqui de Salto, que possuem uma empresa de usinagem, adquiriram recentemente um Nardini NS 250 e ficaram horroizados com a baixa qualidade da máquina, que inclusive veio sem a furação de um dos parafusos da trava longituinal do carro (usada quando se faceia). Além disso tiveram que pagar R$ 1.500,00 pela instalação de um segundo torno CNC Nardine que eles compraram também, pois nem a instalção é mais incluida no preço da máquina. Enquanto isso a Clever dá um show de bola com máquinas made in Taiwan por preço igual.
Segundo ouvi de um gerente de assitência técnica da Sanches Blanes, ainda há intenção da empresa em lançar um torno pequeno de boa qualidade, com designe atual, caso o câmbio permaneça nos atuais patamares de R$ 2,40, com o que a produção de máquinas operatrizes convencionais nacionais volta ser viável.
Grande abraço a todos