Celso,
Eu já fiz um pequeno motor a vapor
Bom dia
Minilate, nesse tipo de motor, o cilindro e o pistão podem ser feitos com alumínio reciclado? E a roda (flywheel), tem que ser chumbo?
obrigado
celso
O motor que eu fiz teve finalidade mais didática, era para um trabalho de escola de meu filho, e cumpriu o objetivo. Eu utilizei perfis de alumínio utilizados na fabricação de grades e portões, aqui no RJ há uma lojinha com uma grande variedade desses perfis de alumínio e latão.
Esse tipo de motor de demonstração usa peças pequenas, por exemplo, pistões com diâmetro de 0.5 polegada (12 mm) ou menor e curso do pistão de no máximo 30 ou 40 mm.
Se quiser fazer algo mais potente vai precisar de peças maiores e talvez precisar de alguma peça fundida, mas, num primeiro momento (um protótipo ou prova de conceito), eu tentaria usar peças aproveitadas de motores ciclo Otto (à gasolina) ou Diesel.
Diferentemente dos motores a ciclo Diesel e ciclo Otto, o motor de Stirling é um motor de "combustão externa", o que o faz interessante no aproveitamento energético, sendo empregado quando se quer utilizar uma fonte de calor externa (solar, gases quentes, fogo, ...).
A flywhell pode ser de qualquer material, desde que possua um valor ideal (ótimo) de momento de inércia (peso mais distribuído na periferia), tal como latão, aço, ... Alguns motores menores, de baixíssima potência, usam flywhell até de plástico. Na verdade o momento de inércia da flywheel deve ser o mínimo necessário para garantir o funcionamento do motor, não precisa (deve) ser uma roda muito pesada, pois piora, com mais atrito nos mancais e a aceleração do motor será mais demorada.