Autor Tópico: torno de bancada  (Lida 12487 vezes)

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Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #30 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:43 »
Ivan, vou tirar uma foto bem de perto dele e coloco aqui, esse teste do cocoruto como fazer hehehehe.

Mauro.

Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #31 Online: 19 de Setembro de 2008, 09:26 »
Ivan, ontem a noite  desmontei o carro principal, e achei o probrema da mesa principal estar jogando, folga na fixação da porca, com o fuso não percebi folga testando na mão a porca ta bem justa mas sem prender, o torneiro fez um bom trabalho, resolvi o problema embuchando o pino que vai no furo da mesa com folha de metal, agora a porca entra com bastante pressão, a a mesa não tem mais aguele jogo que mencionei, ta bem justa, acho que consegui acertar esse problema.

Obrigado pelo manual do torno nesse fim de semana vou ler do inicio ao fim.

[]'

Mauro.

Offline Ivan

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Re: torno de bancada
« Resposta #32 Online: 19 de Setembro de 2008, 18:38 »
Mauro,
legal que vc resolveu a folga.

Sobre desgaste no barramento:
Quando o barramento vai sendo desgastado pelo uso, normalmente ele deixa um perfil como o da figura (forma original em pontilhado) - um "triângulo" com um "cocoruto" em cima. A área de maior desgaste normalmente está próxima à placa.

http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53652731.html

Isso ocorre em virtude do canal fresado no topo da guia do carro.
Nas situações mais comuns de desgaste, pode-se considerar o "cocoruto" como um pedaço da geometria original do barramento.
Com um calibrador de folga (ou chapinhas medidas no paquímetro etc), verifica-se a quantidade de calços para voltar à altura original (utilizando uma régua ou o corpo do paquímetro, por exemplo).
Grosseiramente, a redução de altura do barramento é 1,4 vezes este valor.

Pela aproximação que coloquei na figura do link, pode-se estimar o erro ao tornear causado pelo desgaste.

Um desgaste no barramento de 0,2mm causa um erro de 0,5 centésimo em uma peça de 40mm de diâmetro e de 2 centésimos em uma peça de 10mm de diâmetro.

Um desgaste de 0,5mm causa um erro de 2 centésimos em uma peça de 40mm de diâmetro e 1 décimo em uma peça de 20mm de diâmetro.

O erro é mais perceptível em diâmetros menores.

Estas aproximações consideram o pior caso, uma peça de comprimento suficiente para pegar a parte mais desgastada e uma hipotética parte zerada do barramento.

E mesmo isso pode ser minimizado, torneando entre pontas e compensando no ajuste lateral da contra-ponta.

Se o torno não foi nivelado (com nível *de precisão* ou usando uma barra e relógio comparador), falar em refazer o barramento é bobagem. Com meu barramento zerado (que quando refeito tinha precisão superior a 1 centésimo na mesa da maquina), após montado e antes de fazer o nivelamento dos pés o erro acumulado ao longo de todo o barramento era de quase 1mm. Nivelando, consegui reduzir para uns 2 centésimos na horizontal e vertical.

Por isso, eu acho que só vale à pena refazer o barramento se o desgaste for muito grande, você fizer questão de uma máquina precisa e for tomar os outros passos para reduzir as várias outras fontes de erro no torno.

Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2008, 21:55 »
Ok Ivan,

Obrigado pela explicação, foi muito esclarecedora, como eu não tenho muita experiencia ainda com torneamento, eu vou fazendo meio que no instinto ainda, quanto ao barramento do meu torno, creio que o desgaste não esteja muito, pelo menos as peças que tenho usinado, estão ficando com as medidas muito boas, medindo com o paquimetro as medidas satisfatorias, não tem ficado conicas, pro meu uso ta mais que suficiente, valeu pelo manual, já li ele todo, muito legal.

[]'

Mauro.

tiagoncalves

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Re: torno de bancada
« Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2008, 22:39 »
Boas pessoal.

No âmbito de um trabalho na Universidade pretende-se projectar um mini torno CNC de baixo custo. O objectivo é controlar o torno através de um software chamado NINOS CFAO, pois o departamento possui essa licença. A placa escolhida para comandar os motores foi CNC3AX.

Se acham que existe algum software melhor a ter em conta por favor digam qualquer coisa.
Também gostaria que se possível me encaminhassem tudo o que acharem relevante, pois como estou em Eng.ª Mecânica, esta parte mais electrónica/informática é mais difícil.

Toda a informação será bem vinda, pois pelo que já vi, existem pessoas com conhecimento nas áreas que preciso.

Desde já agradeço pelas os vossos comentários que me têm ajudado.

 

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