Mauro,
legal que vc resolveu a folga.
Sobre desgaste no barramento:
Quando o barramento vai sendo desgastado pelo uso, normalmente ele deixa um perfil como o da figura (forma original em pontilhado) - um "triângulo" com um "cocoruto" em cima. A área de maior desgaste normalmente está próxima à placa.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53652731.htmlIsso ocorre em virtude do canal fresado no topo da guia do carro.
Nas situações mais comuns de desgaste, pode-se considerar o "cocoruto" como um pedaço da geometria original do barramento.
Com um calibrador de folga (ou chapinhas medidas no paquímetro etc), verifica-se a quantidade de calços para voltar à altura original (utilizando uma régua ou o corpo do paquímetro, por exemplo).
Grosseiramente, a redução de altura do barramento é 1,4 vezes este valor.
Pela aproximação que coloquei na figura do link, pode-se estimar o erro ao tornear causado pelo desgaste.
Um desgaste no barramento de 0,2mm causa um erro de 0,5 centésimo em uma peça de 40mm de diâmetro e de 2 centésimos em uma peça de 10mm de diâmetro.
Um desgaste de 0,5mm causa um erro de 2 centésimos em uma peça de 40mm de diâmetro e 1 décimo em uma peça de 20mm de diâmetro.
O erro é mais perceptível em diâmetros menores.
Estas aproximações consideram o pior caso, uma peça de comprimento suficiente para pegar a parte mais desgastada e uma hipotética parte zerada do barramento.
E mesmo isso pode ser minimizado, torneando entre pontas e compensando no ajuste lateral da contra-ponta.
Se o torno não foi nivelado (com nível *de precisão* ou usando uma barra e relógio comparador), falar em refazer o barramento é bobagem. Com meu barramento zerado (que quando refeito tinha precisão superior a 1 centésimo na mesa da maquina), após montado e antes de fazer o nivelamento dos pés o erro acumulado ao longo de todo o barramento era de quase 1mm. Nivelando, consegui reduzir para uns 2 centésimos na horizontal e vertical.
Por isso, eu acho que só vale à pena refazer o barramento se o desgaste for muito grande, você fizer questão de uma máquina precisa e for tomar os outros passos para reduzir as várias outras fontes de erro no torno.