Rubens,
eu também tenho copiado alguns projetos de suporte para cones, e um dos melhores é esse que o Gilii postou (conhecia de outro lugar,
http://www.kinzers.com/don/MachineTools/lathe_projects/ tem algumas outras coisas interessantes)
Esse do gadgetbuilder, apesar de eu gostar muito de outras coisas que ele fez (afiadores de ferramentas e brocas, por exemplo), achei bem porco.
Note na foto anexada que ficou tão fraco que ele tentou acrescentar travessas depois (tbm não gosto da idéia de furar o barramento).
Fazer peças em cone - a menos que sejam decorativas - exigem uma precisão (ok, acurácia
considerável, que exige certos cuidados para obter.
Num cone morse 2, por exemplo, o cone admite erro máximo de conicidade de uns 2 centésimos em seu comprimento para montar razoavelmente (sem jogar).
Andei fazendo recentemente umas hastes para mandril (uma nova para mim e uma para um amigo)
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p56325331.htmlUsinei fazendo o deslocamento lateral do cabeçote móvel, e o único jeito de conseguir a precisão (ok, acurácia
necessária foi montando junto um cone "comercial" de referência.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p56285532.htmlAí mede com cuidado (a espessura das 2 peças juntas precisa ser a mesma em nas 2 extremidades, e contato pleno entre as 2 em todo o comprimento), ajusta a fração de volta no deslocamente e dá outro passe. Esses ficaram realmente perfeitos, encaixa com aquela sensação de que não está encostando em nada, coloca levemente e não consegue mais tirar na mão (não gostei do acabamento, mas era eixo de sucata, algo tipo 4340 com um cascão endurecido, infernal, mesmo tirando a casca dependendo da profundidade e velocidades ia encruando, mas isso é outra história)
Acho imprescindível tbm que o suporte permita ajuste lateral fino com parafusos (como usando o deslocamento lateral do cabeçote). Mesmo neste da Popular Mechanics isto não existe. Aí vc mede, vê que precisa aumentar o ângulo em um pentelhésimo de um segundo. Só que vc tem que soltar o parafuso, deslocar e apertar. Ao soltar o parafuso, já perdeu o ajuste. A chance de conseguir o ângulo desejado é aproximadamente a mesma de ganhar na loteria.
Ou seja, pra mim o essencial é o máximo de rigidez possível e permitir ajuste fino do ângulo.