Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: f1veras em 19 de Junho de 2011, 08:37

Título: Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 19 de Junho de 2011, 08:37
Uma coisa que muito me incomoda é o barulho das engrenagens do recambio quando se usa o torno em velocidade, por serem paralelas os dentes batem um nos outros e provoca muito barulho, mesmo sendo meu torno novo, a partir de certa rpm o barulho começa.
estive pensando em fazer uma modificação, que seria a seguinte: trocar as engrenagens paralelas por engrenagens helicoidais que são silenciosas e colocar rolamentos em todas elas, os rolamentos não seria fixados diretamente no eixo do recambio, faria uma bucha de latão ou bronze fosforoso que receberia os rolamentos evitando assim tirar a originalidade dos eixos do recambio, meu torno é um magnun-cut 1660 (Taiwan), caso esta ideia de certo, qual a industria ai em S. Paulo poderia fazer estas engrenagens.
Gostaria de saber a opinião dos professores ai do forum e se não é ideia de jerico, a meu vê, o torno passaria a funcionar em qualquer velocidade sem barulho e com vida longa no recambio, pelo preço da maquina, seria uma modificação barata, criando folga é só trocar os rolamentos.
Ai eu passaria a ter sossego com um recambio sem barulho.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: romanielojunior em 19 de Junho de 2011, 22:27
Boa noite, já tive este problema com ruídos, as vezes é só porque as engrenagens estão muito justas umas nas outras, experimente colocar uma folha de papel entre as engrenagens na hora de montar. veja se melhora.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 19 de Junho de 2011, 22:50
o torno só tem um ajuste de engrenagens e entre essas peças tem uma engrenagem de naylon que funciona como fusivel mecanico as outras são fixadas em bases em forma de "V", apenas um "V" se movimenta o outro é fixo, como vê não tenho muitas alternativas, mais todas estão bem alinhadas e reguladas
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: louro em 20 de Junho de 2011, 05:12
companheiro vou dar uma sugestão ,esperimenta deitar um pouco de oleo nas engrenagens ,e esse barulho vai diminuir ou desaparecer

abraço
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: Eneias Eringer em 20 de Junho de 2011, 07:28
Tira todas fora, passa uma correia  e um inversor de frequencia com controle vetorial sensorless!!!!!!
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 20 de Junho de 2011, 08:20
companheiro Louro, realmente quando se coloca o oleo o barulho diminui um pouco, eu já coloquei até oleo para sabre de motossera que vem com anti-gotejante e é para auta pressão, mais logo em seguida o barulho volta.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 20 de Junho de 2011, 08:25
Companheiro Enéas, me de uma explicação melhor sobre como fazer esta substituição, eu pensei anteriormente em retirar estas engrenagens e colocar engrenagens para correias dentadas, mais ai vem o problema como conseguir correias dentadas no tamanho certo e o mais complicado, não modificar a velocidade para não da diferença na caixa norton, me explica como faria para colocar o inversor se possivel um desenho
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: Eneias Eringer em 20 de Junho de 2011, 08:40
Essa solução seria somente para o cambio de velocidades (RPM) da maquina , não para as engrenagens de avanço..
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 20 de Junho de 2011, 11:27
Oi Enéas, a velocidade do torno eu não tenho problema de barulho, pois o torno no seu cabeçote fixo é silencioso em todas as velocidades, a caixa de avanço tambem, o problema é somente nas engrenagens externas do recambio, a bem da verdade, é um barulho normal que todo torno tem no recambio, mais para mim eu acho ruim, enquanto não encontrar uma solução vaou ter que aguentar esta chateação, quem poder me ajudar eu agradeço
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 21 de Junho de 2011, 18:27
Bem, depois de muito pensar e apurriar os outros, vou somente colocar rolamentos nas engrenagens intermediárias e usar as mesmas engrenagens originais, vamos ver o que acontece, o resultado eu coloco aqui depois com as fotos
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 21 de Junho de 2011, 20:37
DESISTI ! depois de desmontar parte do recambio, cheguei a conclusão que é impossivel colocar rolamentos sem modificar completamente todo o sistema de recambio, vai continuar do geito que veio da fabrica
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: mulapreta em 21 de Junho de 2011, 20:45
Tira todas fora, passa uma correia  e um inversor de frequencia com controle vetorial sensorless!!!!!!

E como fica os avanços do carro porta ferramenta? e principalmente fazer rosca sem as engrenagens???

Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: Rogério Ferreira em 21 de Junho de 2011, 21:30
Talvez alguém que leia o que vou postar queira me matar, mas resolvi o problema de barulho do recambio de meu nardini nd 250 em alta rotação jateando e envernizando a engrenagem intermediaria com verniz automotivo alto sólido, criou uma pelicula que absorve o ruido. Tenta ai, quem sabe, no meu funcionou. Lembrando que antes disso podia tentar regular de qualquer forma que tinha um ruido muito chato das engrenagens.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: Eneias Eringer em 22 de Junho de 2011, 08:06
Tira todas fora, passa uma correia  e um inversor de frequencia com controle vetorial sensorless!!!!!!

E como fica os avanços do carro porta ferramenta? e principalmente fazer rosca sem as engrenagens???
Essa solução seria somente para o cambio de velocidades (RPM) da maquina , não para as engrenagens de avanço..

Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 22 de Junho de 2011, 15:06
Prezado Enéias como eu instalo um inversor com tudo que tem direito em meu torno, sem ter que desmontar o cabeçote fixo ou fazer auterações significativas, o modelo do torno é: Veker magnum-cut 1660 a fera pesa 2.000 kg
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: mulapreta em 22 de Junho de 2011, 16:47
Desisto!!!
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 22 de Junho de 2011, 18:01
não desista o mundo é dos batalhadores
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: mulapreta em 22 de Junho de 2011, 18:22
não desista o mundo é dos batalhadores
Pô como não desistir se você tem um projeto novo com idéias novas e por fim quer seguir o pior caminho para resolver!

Comece utilizando a idéia do nosso amigo Rogério Ferreira que não alterará nada de seu torno, se não der certo, tente sua própria idéia de mudar tipo das engrenagens.

Nunca inutilize as engrenagens. Se elas não fossem imprescindíveis, os tornos seriam fabricadas sem elas. Se não satisfazer, venda esse torno e compre um torno para madeira que vem sem engrenagens e é muito mais barato...rsrsrsrs

Além de que, o próprio Eneas já descartou essa possibilidade de solução.

Edson
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: louro em 23 de Junho de 2011, 06:39
amigo por aquilo que vejo o modelo do torno é bem grande ,e me paresse ser uma boa maquina o barulho que faz é normal com o tempo de utilização esse barulho vai diminuir, se o fabricante o fez assim para quê fazer alterações,isso só estraga a maquina

já agora á que por aqui uma foto do bicho para a gente ver
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: F.Gilii em 23 de Junho de 2011, 10:34
Entrando na conversa sem ser chamado e talvez meio tardiamente, apenas comento que se o ruído das engrenagens incomoda, apenas desligue o trem de engrenagens usando o conjunto de reversão - deixe-o numa posição intermediária de forma que nenhuma das engrenagens dele toquem na engrenagem da árvore - o eixo poderá girar livremente e nenhuma das engrenagens da grade girará.

Outra recomendação é quanto à rpm altas - se na maiort parte do tempo voce usa rpm baixas, pode deixar engrenada a grade, mas lembre-se que sempre haverá desgaste, coisa que se agrava com altas RPMs, além do nível de ruido maior é claro.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 23 de Junho de 2011, 11:07
Amigos, to colocando umas imagens do recambio e do torno para Voces verem, ele tem uma alavanca onde a arvore fica livre, no meu caso ela tambem fica sem tração, eu já estou quase me conformado com o barulho das engrenagens do recambio, trabalho sempre em baixa velocidade, até 400 rpm o recambio não faz barulho, mais as vezes tem que se trabalhar a 830, ai o bicho pega, eu não sei como até poderia colocar un inversor, não sei como é que faz, quero avisar que uso o torno somente como hobby, não sou lá uma brastemp como torneiro, se alguem tiver uma solução prática eu agradeço, prezado Gilli, suas opiniões sempre serão bem vinda
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: F.Gilii em 23 de Junho de 2011, 11:17
Se estão muito ruidosas, verifique se as folgas entre as engrenagens não estão demasiado grandes ou o contrário - engrenagens apertadas também fazem muito ruido.

Engrenagens muito folgadas fazem ruido de sino - engrenagens apertadas são ruidosas em todas as faixas de rpm...
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 23 de Junho de 2011, 20:01
as industrias precisam modernizar o recambio dos tornos, estas engrenagens que são responsaveis por operações importantes da maquina, a meu ver estão relegadas a um segundo plano, não vejo diferença do recambio de maquinas modernas para maquinas com mais de 30 anos de uso é a mesma coisa. Prezado Gilii voce que tem sempre boas ideias, porque não pensa em uma modificação definitiva para este problema.
Eu Tenho uma idéia que seria subtituir as engrenagens do recambio por polias e correias dentadas rolamentadas, meu torno tem duas engrenagens de material sintético que funciona como fusivel mecanico, logo o esforço seria bem suportado pelas polias e pelas correias, ai em S. Paulo tem industria que facilmente fabricaria estas polias a baixo custo como tambem as correias, seria resolvidos logo dois problemas o barulho e desgastes das engrenagens e a sugeira da lubrificação e o recambio teria vida longa sem da tanto galho e este barulho irritante, fica a ideia, quem a abraçar poderá até ganhar um bom dinheiro, o mercado existe.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2011, 09:19
F1veras,

Eu não me preocuparia tanto com o ruído - se fo o caso, trabalha-se com EPI apropriada (abafador de ruidos).

Se o trabalho não é repetitivo, pode-se operar o torno manualmente e sem os avanços ligados - o trem de engrenagens ficaria desligado a maior parte do tempo...

Se o trabalho for repetitivo, paciência.

Se a opção for mesmo a troca de engrenagens por polias, creio que o maior problema seria conseguir relações de redução (ou de multiplicação) iguais às originais, e também observar possiveis folgas com correias dentadas.

Outro ponto a ser observado será as distancias entre polias e seus sentidos de rotação, já que se perde o contato direto como nas engrenagens e as combinações de sentidos de giro...
 
Dê preferência a correias com alma de fios de aço, pois estas tem elasticidade perto de zero.

Fabio Gilii
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 24 de Junho de 2011, 10:44
na realidade eu trabalho 90% sem o trem de engrenagens ligado, a maioria das peças e feito no braço mesmo sem a necessidade de avanço, teoricamente se poderia desemvolver um recambio todo de polias para cada tipo de torno (isso se falando em produzir industrialmente), quanto a folga nas correias é facil de ser resolvido com correias adequadas. Posso até ta falando bobagem, mais tenho certeza que muita gente ia trocar o recambio, o custo não seria muito alto em relação ao beneficio, sem barulho, sem a meladeira da lubrificação e sem praticamente desgaste, como ocorre hoje, quanto a relação  das velocidades é facil tambem de ser resolvido fazer as polias de acordo com as engrenagens que não é tão dificil, dificil é achar quem tope fazer este investimento, já pensou se as industrias de torno compram a idéia, ai seria uma festa, depois de pronto o esquema de polia é só patentear e correr para o abraço, como seria legal se tudo que a gente pensa desse certo, agora mesmo já estariamos ricos (bincadeirinha).
Pode até não dar certo, mais que é uma boa ideia é.
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2011, 12:36
Bem, se o problema é ter controle sobre velocidades de avanço tanto para fazer roscas como acabamentos, quem sabe fazer um sistema eletronico seja outra solução ainda mais interessante...

Aqui há alguma informação:
http://tech.groups.yahoo.com/group/E-LeadScrew/?v=1&t=directory&ch=web&pub=groups&sec=dir&slk=7 (http://tech.groups.yahoo.com/group/E-LeadScrew/?v=1&t=directory&ch=web&pub=groups&sec=dir&slk=7)

http://www.autoartisans.com/ELS/ (http://www.autoartisans.com/ELS/)

http://homemetalshopclub.org/projects/electronic_lead_screw/els.html (http://homemetalshopclub.org/projects/electronic_lead_screw/els.html)
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: f1veras em 24 de Junho de 2011, 16:47
pelo que entendi, as engrenagens do recambio seriam retiradas, um motor eletrico ligado diretamente na caixa de rosca, este motor teria de controle eletro-eletronico e sua velocidade seria sincronizada de acordo com o avanço, tanto para rosca como para desbaste e acabamento, não deixa de ser uma solução, mais esta solução tem que ter os seguintes predicados: A prova de falhas; ser barato e aguentar torneiro idiota.
Quanto os controles deste equipamento, como ficaria na sua instalação no torno, porquanto sairia a brincadeira já instalado e funcionado
Título: Re:Recambio de Torno Mecanico
Enviado por: Rogério Ferreira em 24 de Junho de 2011, 20:34

Dê preferência a correias com alma de fios de aço, pois estas tem elasticidade perto de zero.

Quando estava com problema de ruido no meu torno considerei a idéia de usar corrente (de moto mesmo), mas na época não encontrei quem fizesse as rodas dentadas com os numeros de dentes que precisaria.