Rubens,
o escantilhão comprei em uma banquinha (se não me engano o nome do proprietário é Sr. Paulo). Saindo do começo da Florêncio (onde tem aquela loja que o sujeito faz demonstrações com o microfone) e descendo, do lado direito da rua em uma galeria (a primeira), onde há um monte de barraquinhas com ferramentas elétricas (furadeiras, esmerilhadeiras etc.) usadas / roubadas / falsificadas.
Na boca dessa galeria, do lado direito, está a banquinha dele. Tem acessórios para dremel, brocas, machos, cossinetes, bits, bedames e outras coisas de metal-mecânica. A bom preço e (pelas coisas que usei até agora) com qualidade decente. Tinha escantilhão 60 graus e 55 graus. O 55 ainda não me fez falta. Mas creio que na Piratininga tbm encontre (a proposito, para peças usadas de torno na Piratininga as melhores lojas estão nas transversais Paraná e Visconde de não-lembro-o-quê).
Sobre o divisor, uma referência é o livro "Dividing Head and Deluxe Accessories", do David Gingery. Mas estou fazendo uma adaptação com coisas que já tenho, quando estiver pronto coloco aqui. Fora o divisor, praticamente todos os outros acessórios que estou fazendo/planejando podem ser encontrados na série de livros "Workshop Practice Series". São leitura deliciosa. Não estou fazendo apologia da pirataria, mas esses livros podem ser encontrados no emule.
Sobre outras leituras relacionadas a torno, nessa série mesmo tem alguns. Vol 3 - Screwcutting on the lathe (abrindo roscas no torno), Vol 5 - Milling Work on the Lathe (fresando no torno), Vol 15 - Workholding on the lathe (fixação de peças no torno), Vol 20 - Metalwork and machining hints and tips (dicas de usinagem), vol 32 - Lathe Accessories (acessorios p/torno), vol 34 - Lathework:a complete course (curso de torno).
Além disso, o obrigatório "How to Run a Lathe" (O "Manual do Torneiro" é uma tradução dele).
Em sebos, comprei "Elements of Lathe Work", livro russo da época soviética, muito bom (descontando a lavagem cerebral orwelliana - segundo o autor, quem inventou o torno, a ciência da formação do cavaco, as ferramentas de metal duro e quase tudo mais foram os soviéticos
, e "Design of Metal Cutting Machine Tools".
O Casillas, que foi citado por aqui recentemente, também é referência útil.
Sobre sites em geral, minha principal referência é o
www.practicalmachin ist.com - o melhor fórum do mundo sobre metal-mecânica.
Sobre tornos em geral, o Site do inglês Tony Griffiths é muito bom (
www.lathes.co.uk). Curiosidade: as informações que reuni sobre a Metalurgica Joinville pesquisando sobre meu torno enviei para ele, e ele colocou aqui.
http://www.lathes.co.uk/southbend9-inch/page18.htmlMeu torno também está lá
http://www.lathes.co.uk/southbend9-inch/page19.html (é o cinza)
e o de um amigo, em meio à zona da garagem dele (agora eu fiz buchas novas para o torno dele e ele está reformando todo, em breve vou mandar fotos novas). Até "roubei" uma foto daqui do forum pra ilustrar um Joinville mais recente, é o torno do Ramede, o verde no fim da página (mandei sem pedir autorização...
)
E esta comunidade aqui também é excelente, mas esta vc já conhece...
O que eu puder tentar fornecer de informações é sempre um prazer, o assunto é uma cachaça.
Luiz Eduardo,
obrigado a dica da correia.
Não manjo xongas de MIG, mas entendo que existe arame de níquel, que seria a mesma coisa que o eletrodo. Alternativamente, arame de bronze poderia ser usado, entendo que com resultados basicamente similares. Se puder, passe o diâmetro externo do mangote (o cilindro que vai dentro do cabeçote móvel), o diâmetro do furo do cabeçote móvel (a peça fundida) e o diâmetro externo dele, pra arriscar um palpite mais detalhado...