Autor Tópico: Reforma de torno TRN100  (Lida 5689 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:46 »
Que eu saiba este tipo de produto é aplicado nas superfícies que deslizam sobre certos barramentos, como o barramento longitudinal e transversal do torno.

Normalmente é feita uma usinagem nos carros criando-se um rebaixo nas áreas de contato entre carro e barramento, e este rebaixo alojará o material antifricção...

Para os melhores resultados, os barramentos devem ser retificados ou alisados com controle de rugosidade razoável - já as superfícies do material antifricção, depois de aplicados devem ser tratados como de costume em máquinas operatrizes sendo rasqueteados para se adaptarem melhor às superficies de deslizamento e para reterem um pouco de óleo luibrificante o que ajuda na longevidade do material antifricção.

Não adianta muita coisa apenas aplicar o antifricção e não ajeitar as superficies onde deslizará...

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2016, 12:06 »
Fábio, obrigado pelo esclarecimento. Não terei como escapar da retífica.

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2016, 16:48 »
Fábio,
tinha feito a mesma pergunta sobre o Moglice ao pessoal da Diamant mas estavam de férias coletivas.
Me responderam hoje informando que o Moglice pastoso pode ser aplicado diretamente sobre o barramento.
Vou comprar e testar, depois posto os resultados.

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2016, 03:21 »
Minha experiência com o moglice no barramento não foi das melhores. Não consegui uma "planicidade perfeita", acho que somente com uma peça retificada, totalmente ajustada sobre todo o barramento conseguiria um resultado satisfatório.

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2016, 03:24 »
Alguém pode me indicar uma empresa que faz retífica de barramentos na grande Belo Horizonte?

Offline Infectedbr

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2016, 18:25 »
Boa noite João, quanto ao barramento, mandou retificar? estou com almugas ideias quanto a criar uma retifica de "baixo custo"

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2016, 19:23 »
Estou fazendo uma retífica, está quase pronta, mas estou com problema de tempo...
Assim que terminar posto fotos.
Como está pensando em fazer a sua?

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2016, 17:47 »
Entao joão, estava olhando alguns videos, o pessoal faz com rolamentos encima das guias do proprio torno, ou melhor das guias não gastas.

Pensei em utilizar guias lineares do tipo patins, fixa-las na lateral do torno, e o suporte do motor, recortado no plasma, com varios ajustes.

Quanto ao motor, um trifasico de 3cv deve dar conta do recado.
Vou projetar no solid works.

Offline miza2

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2016, 18:25 »
Infectedbr um motor 1,5kv de alta é suficiente ;)

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2016, 19:53 »
Entao, só fico com receio de precisar de calço no carro.
Mas acredito que nao, pelo que medi o desgaste esta em torno de 0.3mm ao longo do barramento.
removendo da parte com maior desgaste para a parte com menor desgaste acredito que nao seja suficiente para ter problemas com o carro.

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2016, 12:35 »
Primeiros testes na "retífica".
Foi usada a estrutura de uma Router. Fiz um "cabeçote" com motor 1,5CV.

Offline Infectedbr

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2016, 12:46 »
Boa tarde joão, era mais ou menos essa a ideia, pensei em ficar as guias no proprio torno, na lateral dele.

Como esta sendo o resultado da ideia?

Offline Joao Henrique

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:47 »
Ainda não terminei, estou apenas testando a retífica.
Retifiquei um trilho e ficou ok. Vou fazer mais alguns testes e partir para o barramento do torno.
Vou filmar e postar o link aqui.

Offline miza2

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2016, 08:33 »
Olá amigos, estou fazendo uma retifica com motor 1/2cv, usarei ela p/ retificar barra chata p/ um mini torno que pretendo fazer, é só peças pequenas, o barramento um amigo vai retificar pra mim, numa maquina maior... boa sorte!!!

Offline Infectedbr

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Re:Reforma de torno TRN100
« Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:19 »
O problema é o custo para retificar.
No meu sanches blanes me pediram 1100.
Apenas no barramento.
Completamente inviavel.

 

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