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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Joao Henrique em 10 de Novembro de 2015, 05:01
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Esse o novo "brinquedinho" que adquiri para reformar. A parte estrutural está boa e também o barramento.
Já a parte de engrenagens..... Tenho que refazer tudo.
Acho que vou partir direto para o retrofit usando motores de passo e inversor de frequência visto que não existe a caixa Norton.
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caro amigo João Henrique, já começou a reforma? gostaria de saber como você vai fazer estas modificações com os motores de passo.
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tfmm,
devo trocar os fusos trapezoidais por fusos de esferas e ainda não sei se usarei algum tipo de redução ou se irei acoplar os motores de passo direto nos fusos. Vou continuar na reforma da parte mecânica e instalar um inversor/sistema de redução para o eixo árvore só depois partirei para os fusos/motores de passo/eletrônica.
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Andei um pouco mais na reforma.....
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João henrique boa tarde,
Me diga uma coisa, você passou alguma massa neste torno ou pintou direto ?
Usou alguma base antes de pintar ?
Qual o tipo de tinta usada ?
E por último, parabéns pela reforma, está ficando muito bonito seu torninho.
Abraço,
Adilson.ferreira
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Adilson obrigado.
Não usei nenhuma base, depois de toda tinta/graxa/óleo retirado usei bastante solvente para garantir que nada atrapalhasse a fixação da tinta. Pintei com tinta martelada. Ficou ótimo.
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Parabéns pela pintura, está ficando ótima. Recentemente eu comprei este torno da imagem abaixo, como ele não veio com o jogo de engrenagens para fazer rosca, me interessou muito o seu sistema de automatização. Será que funciona nele também?
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tfmm,
com certeza dá sim. Para abrir rosca é preciso controlar o RPM (inversor de frequência/encoder), o avanço do carro e profundidade de corte (motores de passo) e o momento de entrada da ferramenta (Index). Tudo isso controlado pelo comando (ex.: Mach3, linuxCNC, etc.).
Aqui no forum tem muitos tópicos a respeito, veja http://www.guiacnc.com.br/tornos/torno-cnc-(retrofit)/75/ (http://www.guiacnc.com.br/tornos/torno-cnc-(retrofit)/75/).
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muito bom!! Parabéns.
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Eu vi esta automatização, ficou incrível. Mas continuo de olho no seu, por favor, assim que você começar a mexer nos mande atualizações. Pois, para ser bem sincero, não sei nem por onde começar.
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"Andei" mais um pouquinho na reforma.
Adaptado polias sincronizadoras (redução 4,5:1), disco para encoder/index, motor 2 CV e troca dos rolamentos do eixo árvore.
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Construção do castelo. Torno já soltando cavaco, mas de uma forma ainda "primitiva".
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tá ficando bão héin joão!!!!!!!!!!!!!!!
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Obrigado Pigmeu!
Mas tive uma decepção, descobri que o barramento está pior que eu pensava próximo à placa.
Agora vou ver o que faço pois o preço que me informaram para retífica está muito salgado.
Estou seriamente pensando em montar uma.
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Alguém sabe me informar se o MOGLICE pode ser aplicado no barramento? Pode ser usinado?
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Que eu saiba este tipo de produto é aplicado nas superfícies que deslizam sobre certos barramentos, como o barramento longitudinal e transversal do torno.
Normalmente é feita uma usinagem nos carros criando-se um rebaixo nas áreas de contato entre carro e barramento, e este rebaixo alojará o material antifricção...
Para os melhores resultados, os barramentos devem ser retificados ou alisados com controle de rugosidade razoável - já as superfícies do material antifricção, depois de aplicados devem ser tratados como de costume em máquinas operatrizes sendo rasqueteados para se adaptarem melhor às superficies de deslizamento e para reterem um pouco de óleo luibrificante o que ajuda na longevidade do material antifricção.
Não adianta muita coisa apenas aplicar o antifricção e não ajeitar as superficies onde deslizará...
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Fábio, obrigado pelo esclarecimento. Não terei como escapar da retífica.
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Fábio,
tinha feito a mesma pergunta sobre o Moglice ao pessoal da Diamant mas estavam de férias coletivas.
Me responderam hoje informando que o Moglice pastoso pode ser aplicado diretamente sobre o barramento.
Vou comprar e testar, depois posto os resultados.
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Minha experiência com o moglice no barramento não foi das melhores. Não consegui uma "planicidade perfeita", acho que somente com uma peça retificada, totalmente ajustada sobre todo o barramento conseguiria um resultado satisfatório.
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Alguém pode me indicar uma empresa que faz retífica de barramentos na grande Belo Horizonte?
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Boa noite João, quanto ao barramento, mandou retificar? estou com almugas ideias quanto a criar uma retifica de "baixo custo"
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Estou fazendo uma retífica, está quase pronta, mas estou com problema de tempo...
Assim que terminar posto fotos.
Como está pensando em fazer a sua?
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Entao joão, estava olhando alguns videos, o pessoal faz com rolamentos encima das guias do proprio torno, ou melhor das guias não gastas.
Pensei em utilizar guias lineares do tipo patins, fixa-las na lateral do torno, e o suporte do motor, recortado no plasma, com varios ajustes.
Quanto ao motor, um trifasico de 3cv deve dar conta do recado.
Vou projetar no solid works.
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Infectedbr um motor 1,5kv de alta é suficiente ;)
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Entao, só fico com receio de precisar de calço no carro.
Mas acredito que nao, pelo que medi o desgaste esta em torno de 0.3mm ao longo do barramento.
removendo da parte com maior desgaste para a parte com menor desgaste acredito que nao seja suficiente para ter problemas com o carro.
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Primeiros testes na "retífica".
Foi usada a estrutura de uma Router. Fiz um "cabeçote" com motor 1,5CV.
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Boa tarde joão, era mais ou menos essa a ideia, pensei em ficar as guias no proprio torno, na lateral dele.
Como esta sendo o resultado da ideia?
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Ainda não terminei, estou apenas testando a retífica.
Retifiquei um trilho e ficou ok. Vou fazer mais alguns testes e partir para o barramento do torno.
Vou filmar e postar o link aqui.
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Olá amigos, estou fazendo uma retifica com motor 1/2cv, usarei ela p/ retificar barra chata p/ um mini torno que pretendo fazer, é só peças pequenas, o barramento um amigo vai retificar pra mim, numa maquina maior... boa sorte!!!
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O problema é o custo para retificar.
No meu sanches blanes me pediram 1100.
Apenas no barramento.
Completamente inviavel.
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Cezar, o bom que meu amigo falou que eu posso usar a retifica e a fresa para fazer as peças mais complicada ;D não sei se dou conta das maquina, ele diz q é mais fácil operar a fresa e a retifica.... espero que sim..... acho melhor só ficar olhado ;D
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Comecei retificando a placa de 3 castanhas. Vou descarregar as fotos e abrir um tópico de reforma. Mais alguns dias vou para o barramento e fusos. Utilizei uma tupia, e funcionou. Com certeza com um bom motor é viável a retifica do barramento
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já peguei um caco desse uma vez e transformei num torno. a caixa norton faltava metade e refiz com solda latão
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Prezado João Henrique, tenho um TRN-100, ainda bastante original, inclusive o motor, se precisar de alguma informação é só postar.
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Obrigado Motta, vou precisar sim.
Estava confeccionando a mesa de minha fresa mas minha máquina de solda estragou. Em breve terei novidades.