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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: torneariaguerino em 21 de Dezembro de 2011, 00:58
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comprei esse torninho, de 3 ton, a 6 meses. agora vou pegar firme na reforma dele
https://picasaweb.google.com/116617985245342015523/Holbrook
tem caracteristicas interessante, como por exemplo, fazer rosca sem reverter rotação . ele tem uma planetária em baixo do cabeçote que reverte a rotação do fuso, por auto-stops ajustavéis no varão de reversão
sistema de récuo do carrinho, afasta a ferramenta da obra, e assim, só avança o colar do carrinho superior . coisa fina pra fazer roscas
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(https://lh5.googleusercontent.com/-syLCI9y5Ocg/TvY4PiV02iI/AAAAAAAACEo/N2PnSjZ78jY/s640/IMG00140.jpg)
cover da engrenagem de transmissão a caixa norton
(https://lh3.googleusercontent.com/-x7KmcchEu4I/TvY4YLbMpyI/AAAAAAAACEw/esBr7E0Ku1g/s640/IMG00141.jpg)
carrinho
(https://lh3.googleusercontent.com/-PctewYC8ybs/TvY4hLNU3FI/AAAAAAAACFQ/QGFHYfCCFmg/s640/IMG00143.jpg)
contra ponto, mergulhado em uma solução de solupan por 24 horas
(https://lh5.googleusercontent.com/-oQk8Q84kxE8/TvoB1VkdslI/AAAAAAAACKM/7kLxoopSuUQ/s640/DSCF8157.JPG)
olha que bunito!!
(https://lh4.googleusercontent.com/-Ez9fynTN62U/Tvplsh4LWkI/AAAAAAAACKY/lQpSnrds33s/s640/DSCF8162.JPG)
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colar, refeito do zero, pq o original hummmmm ja era
(https://lh5.googleusercontent.com/-dXUDitkLMBo/TwS0iWvTiHI/AAAAAAAACKs/wZLgKSARO84/s640/DSCF8116.JPG)
caixa norton , revisada. lubrifiquei todas engrenagens e conferi folgas
ai tinha acabado de montar
(https://lh3.googleusercontent.com/-1p9L7tb9esY/TweJ9n3l4hI/AAAAAAAACLY/BzBcuaQFBIU/s640/DSCF8124.JPG)
cromei as oleadeiras e fechei a tampa com junta liquida, pois as oleadeiras são preenchidas , e no sistema original, sem junta, um pouco desse óleo de esvaia pela junção.
montando os carrinhos,
(https://lh4.googleusercontent.com/-npgkG4x8P2k/TweJ9YnbS6I/AAAAAAAACLU/PiOhc-5kvXQ/s640/DSCF8125.JPG)
montando o câmbio/ trambulhador do cabeçote
(https://lh4.googleusercontent.com/-owC0fpMEj7U/TweKPKwA3oI/AAAAAAAACMQ/09-bTV_tgME/s640/DSCF8126.JPG)
cover no lugar
(https://lh3.googleusercontent.com/-1EVEN7dcOFY/TwjBdAke6kI/AAAAAAAACMg/soLShbJzkWM/s512/DSCF8135.JPG)
essa porca eu fiz nova, no meu nardini de correia. pois a original estava quebrada
(https://lh4.googleusercontent.com/-idumKXYOtr8/TwjBdcxaunI/AAAAAAAACMk/OwdXAOQAczg/s640/DSCF8134.JPG)
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tá pronto !!
www.youtube.com/watch?v=HzPkVhFCm-0 (http://www.youtube.com/watch?v=HzPkVhFCm-0#)
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Rapaz que belo torno e o cabeçote móvel então, parece uma espaçonave ou ainda, aquelas antigas locomotiivas, que belo design. Faz gosto.
Sds,
Marcos
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muito legal,nao vejo a hora de postar tb "tá pronto" no meu tópico kkkkk
tb estou reformando um torno bem antigo,e é muito bom fazer isso....Parabens
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Semelhanças:
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Semelhanças:
rindo muito aqui
realmente, o design desse torno é muito bonito.
mas ele é uma obra prima da tecnologia da época.
seu cabeçote fixo, não usa nem bronze, nem rolamentos , usa buchas de metal patente incrustadas em um rabo de andorinha. o ajuste é por meio de lamina .
tem quase 2750 kilos, e apenas 700 mm entre pontos por 380mm de volteio
o mais interessante é que originalmente ( no meu não pois foi desabilitado) tem embreagem , para trocar as marchas sincronizadas rsrs . outro lance que no meu num tem, é o auto stop que aciona a embreagem. foi desativado. mas o meu preservou o mecanismo de reversão do fuso de rosca , e consegui restaurar a funcionalidade ( antigo dono soldou as engrenagens)
num sei se vcs sacaram, mas ele não precisa de reverter a rotação para trazer o carro para trás para fazer rosca. reverte o fuso por uma alavanca e pode ficar desconectada o tanto que vc quiser, pois quando reconecta a alavanca ele está sincrono.
tem também uma alavanca pra puxar a ferramenta para traz , afastando todo o carro.
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COMPREI uma placa de 3 castanhas novinha pra colocar nele.. de 8 polegadas. já to fazendo o flange novo
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é isso ai amigo,bola pra frente .....
a propósito,vc nao para hein? kkkkkkkkktá sempre "bolando alguma coisa",fazendo,adaptando e tal.....
eu acompanho seus videos no youtube,muito interessante teu trabalho com as motos,vc tem uma estrutura boa em sua oficina,nota-se pelos videos,e demonstrar algumas técnicas e idéias criativas por videos,é prova de generosidade.
Parabens.
OBS: sem querer ser chato,mas já sendo,bem que vc poderia dar detalhes daquela bomba hidropneumatica da sua curvadora hidraulica de tubos hein? kkkkkkk
Este assunto me interessa muito,se for possivel.
abraço
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é isso ai amigo,bola pra frente .....
a propósito,vc nao para hein? kkkkkkkkktá sempre "bolando alguma coisa",fazendo,adaptando e tal.....
eu acompanho seus videos no youtube,muito interessante teu trabalho com as motos,vc tem uma estrutura boa em sua oficina,nota-se pelos videos,e demonstrar algumas técnicas e idéias criativas por videos,é prova de generosidade.
Parabens.
OBS: sem querer ser chato,mas já sendo,bem que vc poderia dar detalhes daquela bomba hidropneumatica da sua curvadora hidraulica de tubos hein? kkkkkkk
Este assunto me interessa muito,se for possivel.
abraço
opa. essa bomba eu comprei pronta... mas num tem muito segredo , é o mesmo principio de funcionamento do martelete pneumático. inclusive vc pode fazer um esquema desse com um martelete conectado a uma bomba manual