Quanto a fotos, infelizmente eu não tirei nenhuma do torno montado, preciso tirar algumas dele desmontado. Por falar em desmonte, ontem foi dia de trampo aqui. Desmontei o torno todo, deixei o barramento só com o trilho do carro principal ( onde pega a roda de mão) e caí dentro do scotch brite, do desengraxante e tb de um pouquinho de ácido, consegui deixar o barramento decente, até brillhando...mas tem marquinhas de uso e uns pitches de ferrugem. Pelo menos não ficou pior do que já estava e já vi, na verdade, torno operado normalmente com barramento pior. De qq modo, se uma retífica cobrar um valor razoável, de repente eu até mando dar um passe para ficar 100%. Como a pintura aparentemente é original, penso em raspar o que estiver solto e meter o primer por cima, emassar onde for preciso, lixar e pintar de verde bem claro, quase cinza, em PU bi-componente.
A graxa velha está um problema, está cristalizada. O desengraxante só tira o superficial, estou tendo que arrancar na escova de aço e raspador.
Comecei a desmontar o cabeçote fixo e a placa saiu com relativa facilidade, usando um toco de madeira e marreta de borracha. Lubrificante em spray, duas pancadinhas de leve, saiu. Rosca do eixo perfeita, mas a placa em si, embora feche aparentemente centrada e sem desgastes ou folgas nas castanhas, tem problemas. O helicoidal interno está ok, mas as castanhas estão com alguns dentes quebrados e - pior - soldados muito porcamente, o que faz travar a chave em alguns locais. Também não tenho o jogo de castanhas externas, então eu pergunto se algum colega tem algum jogo de castanhas sobrando ou mesmo a placa inteira e queira fazer negócio. Aliás, pergunta: As placas de 4 castanhas são sempre independentes, ou isso é opcional?
Os rolamentos estavam agarrando e fazendo barulho, então tirei as tampas dos extremidades do eixo árvore (aproveitei que estava com saco e dei uma limpeza no capricho, ficou brilhando que nem panela de vó) , folguei uma meia volta a a porca que ajusta o cônico dianteiro e tampei óleo de máquina + lubrificante em spray e fiz girar muitas vezes com a mão, sempre entornando óleo até sair claro. No começo saiu aquele caldo ferruginoso, mas o que me preocupou foi a presença de uma limalha bem fina neste óleo...na verdade a graxa estava negra, totalmente seca, só saiu raspando das tampas...mas dos internos do rolamento ela não saiu toda. Depois dessa faina, meti óleo de caixa SAE 90 para ver e o barulho melhorou muito, mas continua...não sei se removo o eixo e troco logo os rolamentos ou se monto assim e tento a sorte. A limalha me preocupou.