Autor Tópico: Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964  (Lida 17462 vezes)

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Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2013, 22:27 »
Sim tenho certeza, mas baseado na plaqueta de relações de engrenagens que vem fixada na tampa da caixa de recâmbio. Lá diz 217R e o ano de fabricação 1964, além do número de série ( 10 e alguma coisa). 
Provavelmente algumas das engrenagens que possuo possam ser mesmo de outro torno, uma vez que são repetidas e duas vezes mais grossas do que a maioria das que tenho ( são asssim as de 127 e de 60 dentes, as quais tenho uma "grossa" e uma "fina" de cada). Por outro lado, as engrenagens estão em excelente estado, parecem ter sido muito pouco usadas. Vai ver esse torno foi pouco usado ou o proprietário raramente abria roscas com ele. Não tenho a de 20 dentes, exceto se essa for aquela que fica fixa no braço de reversão e que pega na ponta dentada do eixo-árvore, atrás. Tb não tenho a de 64 e a de 75 dentes...mas me parece que essa relação que vc passou aí seria de outro modelo, não?
Estou usando o manula do TM-127 como referência, parece que é o mesmo torno, mas com algumas pequenas diferenças estéticas e com engrenagens de redução hipóides.

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2013, 22:37 »
Quanto a fotos, infelizmente eu não tirei nenhuma do torno montado, preciso tirar algumas dele desmontado. Por falar em desmonte,  ontem foi dia de trampo aqui. Desmontei o torno todo, deixei o barramento só com o trilho do carro principal ( onde pega a roda de mão) e caí dentro do scotch brite, do desengraxante e tb de um pouquinho de ácido,  consegui deixar o barramento decente, até brillhando...mas tem marquinhas de uso e uns pitches de ferrugem. Pelo menos não ficou pior do que já estava e já vi, na verdade, torno operado normalmente com barramento pior. De qq modo, se uma retífica cobrar um valor razoável, de repente eu até mando dar um passe para ficar 100%. Como a pintura aparentemente é original, penso em raspar o que estiver solto e meter o primer por cima, emassar onde for preciso, lixar e pintar de verde bem claro, quase cinza, em PU bi-componente.

A graxa velha está um problema, está cristalizada. O desengraxante só tira o superficial, estou tendo que arrancar na escova de aço e raspador.

Comecei a desmontar o cabeçote fixo e a placa saiu com relativa facilidade, usando um toco de madeira e marreta de borracha. Lubrificante  em spray, duas pancadinhas de leve, saiu. Rosca do eixo perfeita, mas a placa em si, embora feche aparentemente centrada e sem desgastes ou folgas nas castanhas, tem problemas. O helicoidal interno está ok, mas as castanhas estão com alguns dentes quebrados e - pior - soldados muito porcamente, o que faz travar a chave em alguns locais. Também não tenho o jogo de castanhas externas, então eu pergunto se algum colega tem algum jogo de castanhas sobrando ou mesmo a placa inteira e queira fazer negócio. Aliás, pergunta: As placas de 4 castanhas são sempre independentes, ou isso é opcional?

Os rolamentos estavam agarrando e fazendo barulho, então tirei as tampas dos extremidades do eixo árvore (aproveitei que estava com saco e dei uma limpeza no capricho, ficou brilhando que nem panela de vó) , folguei uma meia volta a a porca que ajusta o cônico dianteiro e tampei óleo de máquina + lubrificante em spray e fiz girar muitas vezes com a mão, sempre entornando óleo até sair claro. No começo saiu aquele caldo ferruginoso, mas o que me preocupou foi a presença de uma limalha bem fina neste óleo...na verdade a graxa estava negra, totalmente seca, só saiu raspando das tampas...mas dos internos do rolamento ela não saiu toda. Depois dessa faina, meti óleo de caixa SAE 90 para ver e o barulho melhorou muito, mas continua...não sei se removo o eixo e troco logo os rolamentos ou se monto assim e tento a sorte. A limalha me preocupou.


Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2013, 23:09 »
Boa noite amigo Marcio ciber,uma pintura martelada eu acho que ficaria bom são tintas fáceis de pintar e muito resistentes muito usadas na época do torninho,hoje em dia é usado tinta epóxi mais resistentes que as demais.
Na questão dos rolamentos acho melhor troca los por novos, algumas maquinas desse porte são com bucha de bronze o sanches do meu primo é de bronze
Geralmente placas com muito uso não centrão bem,a sua está faltando um jogo de castanha seria uma loteria achar um que desse na sua,melhor comprar um placa nova que é muito mais garantido,as placas de 4 castanhas possuem as de 4 castanhas independentes(cada castanha tem seu aperto) é utilizada para fazer peças deslocadas (eixos,furos,mancais etc)e a de 4 castanhas universal(todas castanhas apertam juntas)no caso de peças quadradas,mas a de 3 castantas é mais indicadas para peças cilindricas muito mias faceis de centrar por estar em 3 pontos equidistantes e possuem ate placas de 6 castanhas acredita?

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2013, 23:51 »
Citar
...Não tenho a de 20 dentes, exceto se essa for aquela que fica fixa no braço de reversão e que pega na ponta dentada do eixo-árvore, atrás.
Não. É essa da img.

Citar
...mas me parece que essa relação que vc passou aí seria de outro modelo, não?
Não.
http://www.guiacnc.com.br/tornos/torno-joinville-217rcn-alebe/msg107412/#msg107412

Vc pode usar ou limpa piso (acido muriatico) ou o esquema de eletrolise com fonte de pc pra limpeza. Tira tudo, só deixa o ferro.

Eu aproveitei e desmontei o eixo arvore inteiro. Por sorte, só precisei renovar a graxa pois os rolamentos estavam perfeitos.

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2013, 00:05 »
Hum, esse de 20 dentes costuma vir conjugada com alguma outra? Pq a minha de 80 dentes é conjugada com uma menor...
Ainda não tenho um diagnóstico final dos rolamento, terei que abrir, limpar e avaliar as pistas dos cônicos para saber.

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2013, 00:23 »
Sim.
As vezes essa de 20 faz o papel de arruela, para a porca conseguir travar a de 80.

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2013, 07:35 »
Quanto à fotos, esse torno mostrado no link é exatamente igual o meu, só que não possuo caixa norton.

http://goiania.olx.com.br/torno-joinville-iid-444824038

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 14:34 »
Bom, como eu teria dificuldades de imergir o barramento dentro de um recipiente e remover as crostas diversas com barrilha e corrente elétrica, removi o que deu com Pint Off e pronto. Não saiu tuuuuudo, mas o que restou da tinta original está bem ancorada ao ferro. Agora, depois de tudo desmontado, desengraxado, lavado e removida a tinta, vou aplicar duas demãos de primer e pintar.

Felizmente, parece que as engrenagens internas do carro, a porca bipartida e demais controles estão em bom estado. Talvez a porca mereça um reaperto para ficar mais fechada, mas o manual que tenho não diz nada sobre isso. Aliás,  manual não é dele ( do 217R) e sim do TM 127, que parece ser a mesma máquina...só que não consegui a pag. 1, justo a que fala das dimensões e capacidades do torno. Alguém sabe dessas medidas, ou tem essa página do manual?

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 20:39 »
.só que não consegui a pag. 1, justo a que fala das dimensões e capacidades do torno. Alguém sabe dessas medidas, ou tem essa página do manual?
amigo marcio as dimensões do torno são usados esses requisitos:diâm. máx. sobre o barramento,diâm. máx sobre o carro,diãm. do furo do eixo arvore,encaixe do mangote,encaix do eixo arvore,com esses requisitos é so medir e terá as limitações da sua maquina.

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #24 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 00:28 »
Pessoal,

Estou desmontando o cabeçote fixo para limpeza e eventual troca de rolamentos, que estão roncando...a porca que aperta os rolamentos do lado da placa eu consegui desapertar, mas a do outro lado - a do lado do rolamento do recâmbio - não quer sair....ela é rosca direita ou esquerda? Outra coisa, como se tira a redução?

Abraços

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #25 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 02:29 »
É a parte indicada na figura como n° 3...pelo que entendi, ela não é roscada, é isso?


http://www.guiacnc.com.br/tornos/torno-joinville-217rcn-alebe/?action=dlattach;attach=36635

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #26 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 20:46 »
Só para esclarecer,  removi o longo parafuso Allen que trava a porca traseira junto ao rolamento, mas além dessa não ter furos na lateral onde encaixar alguma ferramenta - como a sua par dianteira tem - não sei para que lado desenroscá-la. Aparentemente é rosca esquerda, mas está muito dura de sair. Na verdade estou inclusive na dúvida, será roscada mesmo?

Marcio Cibreiros

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #27 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 19:15 »
Não pude acessar o forum ja há uns dias. Só agora vi suas dúvidas.

É a parte indicada na figura como n° 3...pelo que entendi, ela não é roscada, é isso?
Como ja descobriu, era um prisioneiro com rosca direita.

Citar
Na verdade estou inclusive na dúvida, será roscada mesmo?

Não. Ela não tem rosca. Agora, se vc ja tirou todos os prisioneiros, é na base da marreta do anão mesmo... hehehe
Eu penei pra tirar o eixo, pois tive medo de ao usar muita força na marreta estragar alguma coisa.
Mas não teve jeito, a chaveta (peça nº 38 no manual) tava muito travada e precisei sentar a pua.
Hoje ta tudo montado, bem azeitadinho e rodando redondo.

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 18:29 »
Bom dia Alebe, você acha que engrenagens do sanches(o da foto que postei) daria no 217R se der acho que consigo algumas! meu primo tem umas p negócio!

Bom dia Enio.
Não sei. Mas se forem iguais, eu também estou precisando da engrenagem de 80 dentes.
Se ele tiver e o preço for bom, podemos fazer negócio.
boa noite alebe to esperando resposta do meu primo sobre a engrenagem de 80 dentes,não esqueci amigo,ele ficou de ver e me retornar e ainda nada!

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 19:29 »
Sem problema Enio.
Abs

 

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