Oi Pessoal
Voltando ao tópico par dizer que não desisti de reformar o Torno Jomar T!, o qual mesmo
tendo ajuste a fazer ou refazer alguma peça, mas valeu até o ultimo centavo pago.
Afora a ajuda do pessoal do forum, o aprendizado que estou tendo e as necessidades de ferramentas,
que um torno revolver tem que ter, com certeza se precisar comprar outro torno, já tenho varios itens a serem verificados.
Uma coisa bastante importante são as pinças, por exemplo esse torno a pinça maxima é 14mm, e se o aperto normal da pinçã é 1mm,
precisaria 14 pinças para ter o jogo, isso só nas pinças com passagem redondas, dependendo do serviço pode ser necessario pinças com
passagem quadrada ou sextavada, e se as medidas das pinças não forem padrão, aí o bicho pega e ter mandar fazer a aprox. R$ 150,00 cada uma!!!
Pode ser colocado uma pequena placa de 3 ou 4 castanhas, mas acho que seria incomdo ficar apertando e soltando o parafuso de fixação.
Outra coisa que preciso fazer é colocar o alimentador de barra, que na verdade acho que serve para guia a barra quando esta grande, e sem ele
a barra que esta no torno enverga e pode causar acidente grave.
No meu já fiz um porta ferramenta para o porta recartilha, que também fiz.
Se um dia ficar pronto vou ter de refazer toda a pintura, que já não esta boa, de tanto que monto e desmonto.
Já tem me ajudado bastante esse torno mesmo com folga, pois consegui fazer algumas peças pequenas "iguais",
Essa semana estava fazendo umas pequenas peças a 800rpm. e acho que o "papai do céu" estava assistindo, porque
umas das garras que força as pinças, estava trincada e eu não tinha percebido e de repente quebrou, passou do meu lado,
bateu na parede do muro, bateu na outra parede e passou zunindo na minha orelha.
Quase fui atingido não por uma bala perdida e sim por uma garra perdida, rsrsr.
Já refiz a garra com aço, e temperei e ficou um pouco mais dura que a original. (teste da lima).
O barramento do torno está com um pouco de desgaste, mas estou refazendo aos pouco com uma lima mursa triangular, e aos poucos coloco zerado.
depois penso no carro, e como coloco a resina.
Fiz alguma consulta sobre retificar o barramento, mas o custo é mais ou menos alto, (para aposentado tudo é caro, hi), mas na verdade o tempo para retificar
talvez faça em alguns minutos, mas colocar e o barrarmento na posição certa, precisa de horas de ajuste.
Esses comentarios são apenas para o topico não ficar desativado
Abraço Roberto.