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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: RAranda em 07 de Agosto de 2009, 20:34

Título: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 07 de Agosto de 2009, 20:34
Nobres amigos.

Á pedido do amigo Roberto (Roberdany), vou iniciar este assunto, pois ele estava tendo algumas dificuldades em fazê-lo.

Pois bem, um belo dia o amigo Roberto comentou comigo que estava precisando arrumar um torno tipo revolver (de bancada) para fazer umas peças para os "batedores" tipo "pica pau" que ele constroi.

Que diga-se de passagem é um serviço de mestre.

Coincidência ou não eu sabia onde existia um. eheheheheh

(Essa é a maneira que tenho de participar ativamente deste fórum, ajudando meus colegas da maneira que posso)

Fui até o local, tirei algumas fotos e mandei para ele, e ontem nos encontramos e fomos ver de perto o bichinho.

Para o Roberto foi amor á primeira vista.

Tanto que de imediato ele ficou com o pequeno.

E depois de muito choro, além de um desconto, consegui (mos) para o bichinho um jogo de pinças.

O amigo Roberto já começou a reforma, desmontando e lubrificando tudo.

Postarei algumas fotos que ele me mandou, e daqui para frente ele assumirá o controle do post.

Grande abraço a todos.

Rubens

PS. Conheci o Roberto pessoalmente no dia que ele veio aqui, e fico a cada novo encontro, mais convicto de que este espaço chega a ser "divino". Unindo pessoas tão diferentes e desiguais que se tornam iguais em seus sonhos e vontades.

Parabéns aos idealizadores.   
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: marc0 em 07 de Agosto de 2009, 21:04
Parabéns ao Roberto pela aquisição do torninho e parabéns ao Rubens pelo auxílio e amizade.
Abraços...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 07 de Agosto de 2009, 23:02
Parabéns ao Roberto e ao amigo Rubens.
General, vc já arrumou plaina pros colegas, tornos, etc, vc não me arruma uma fresinha mesmo precisando de reforma? Vc é o cara q sabe de tudo e +1.
Abraço.
Jorge
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 07 de Agosto de 2009, 23:16
General, vc já arrumou plaina pros colegas
Que hoje já até fez a primeira peça (quando acabar a reforma faço o tópico dela).

(http://img268.imageshack.us/img268/8769/38872415.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pq1Q8zqA)

Roberto,
parabéns pelo torno! Tá que nem pinto no lixo, né? Com certeza vai conseguir fazer os batedores de telegrafia rapidinho. Essas pinças de brinde foram um achado.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 08 de Agosto de 2009, 00:14
Parabéns ao Roberto e ao amigo Rubens.
General, vc já arrumou plaina pros colegas, tornos, etc, vc não me arruma uma fresinha mesmo precisando de reforma? Vc é o cara q sabe de tudo e +1.
Abraço.
Jorge

Nobre Jorge...

Muito obrigado pela promoção. eheheheheh

Pode ficar tranquilo, que agora que sei de sua necessidade, ficarei com os olha ainda mais abertos.

Se acahr alguma coisa lhe aviso.

Abraços.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 08 de Agosto de 2009, 00:17
Oi pessoal
Grato pelos felicitações pelo torno.
Estava sonhando em achar um torno pequeno, com preço para aposentado e que pudesse buscar não muito longe.
Acho que desejava tanto , que mandaram um "anjo", pelo menos se não é parece. Pois comentado com ele sobre o que estava procurando, o Raranda (Rubens), lembrou que tinha visto um parecido com o que eu queria.
Ele teve a paciencia de ir lá , tirar fotos, negociar e ir comigo lá buscar.
Quero deixar meus agradecimentos registrado no forum, pois além de ter conseguido o que queria, ainda conheci um colega, ou melhor, mais que um amigo, pois é dificil alguem ter a disposição em atender e prestar um grande favor.

Mas o torno é uma Jomar T1, da epoca de 60, mas esta perfeito, com tudo inteiro, apenas estava no tempo e tinha bastante ferrugem externamente.
Não tenho experiencia com esse tipo de torno, mas com cuidado com certeza vou colocar pra funcionar.
Vou colocando algumas fotos das partes principais da desmontagem até a montagem final.

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 08 de Agosto de 2009, 00:17

Que hoje já até fez a primeira peça (quando acabar a reforma faço o tópico dela).

(http://img268.imageshack.us/img268/8769/38872415.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pq1Q8zqA)


Grande Ivan....

Estou feliz por ver o resultado.

Não sabia que essa máquina fosse capaz de fazer o que está fazendo.

Você está faceando a "bolacha" ou á usinou esfericamente?

Pois, agora vendo a foto, imagino fixando o centro isso seja possível, e é?

Grande abraço.

Rubens   
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Paulo Rocha em 08 de Agosto de 2009, 00:32
Parabéns pela aquisição do amigo Roberto e ao nosso amigo Rubens que esta ficando o Rei do Ferro Velho.
Abraços

Paulo Rocha
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 08 de Agosto de 2009, 06:52
[Você está faceando a "bolacha" ou á usinou esfericamente?
A bolacha foi feita no torno, serrada no corno (arco de serra) e "aplainada" na plaina.

(http://img190.imageshack.us/img190/4873/25849830.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVQgWai)

Vai ser a base da morsa, vai ficar naquele local mesmo.

mandaram um "anjo", pelo menos se não é parece.

Rubão, tá bonito na foto, hein? ;D

Roberto, não deixe de colocar fotos do trato que vai dar nele.
Essa aqui é a musa do torno-revólver, pra você se inspirar. :)


(http://img8.imageshack.us/img8/9638/58648433.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pq1RRstS)
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Tverm em 08 de Agosto de 2009, 08:12
É bonito o que voces fazem por ai.
É como recuperar uma parte da historia de um pais.
Se não foce essa vontade toda estas peças de museu que aparecem por aqui no forum seguiam maior parte para siderurgia.

Parabens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 08 de Agosto de 2009, 09:37

Rubão, tá bonito na foto, hein? ;D

Fazer o que Ivan.  Isso mostra que estou "enganando" bem. heheheheh

Gosto muito de fazer isso, por esse motivo deve parecer verdade.

Mas parabéns pelo trabalho e não deixe de postar mais fotos, assim quem sabe aprendo e faço uma morsa para a minha fresadora.

Abraços.

Rubens.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 08 de Agosto de 2009, 09:41
É bonito o que voces fazem por ai.
É como recuperar uma parte da historia de um pais.
Se não foce essa vontade toda estas peças de museu que aparecem por aqui no forum seguiam maior parte para siderurgia.

Parabens

Gande Tverm...

É bonito, gratificante, cansativo e histórico, mas eu acho que na grande maioria das vezes o fazemos, pelo EXCESSO de amor e FALTA de grana. rsrsrsr

Mas assim vamos nos virando.

Grande abraço.

Rubens

PS. E ia mesmo pra siderurgica, já vi "coisa" muito melhor ir pro lixo na marretada. 
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 09 de Agosto de 2009, 16:50
Oi pessoal
Aós horas mexendo com luxa. escova. ácido, e tudo mais necessario,  e alguns desnecessarios como a paciencia da patroa, já consegui limpar as partes menores e agora partir para o cabeçote, base e a bandeja que tem muita ferrugem acumulad a anos.
As partes de ferro fundido é que vai demorar mais , pois a qualidade tem muito a desejar, era feita em alguma fundiçao pequena e com molde de areia, então tem bastante defeitos de rebarbação. chupagem e dimensional, mas como isso só tem efeito visual, era corrigido com massa plastica e tinta.Esta dando muito serviço para tirar e outro depois vai ser para recompor.
Como estou tentando fazer com bastante criterio para não danificar nada, principalmente se estragar vai ser deficil consertar
Vai umas fotos, para acompanhamento da restauração.

Abraços  Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 09 de Agosto de 2009, 18:11
Ai Roberto...

Nem parece mais o mesmo.

Sabia que o bichinho  merecia algo melhor que o forno de uma siderurgica.

Com certeza ficará uma belo "sehorzinho".

Mas se posso dar uma sugestão, não coloque mais fotos no intervalo do texto, pois, assim fica difícil de ver a integridade do da mesnagem.

Grande abraço.

Rubens 
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 09 de Agosto de 2009, 18:32
Essa aqui é a musa do torno-revólver, pra você se inspirar. :)

(http://img8.imageshack.us/img8/9638/58648433.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pq1RRstS)
Será que o Rubens consegue esse tipo de máquina tbém? Mas, essa é sem precisar de reformas, hehehe.
Roberto, tá valendo a pena o seu esforço.
Parabéns.
Jorge
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 09 de Agosto de 2009, 19:14
Jorge....

Pode ter certeza que se eu achar uma dessa não passo para ninguém.....

Nem pagando muito.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 10 de Agosto de 2009, 20:53
Hoje acabei de tirar a tinta e ferrugem do barramento.
Falta lavar bem e começar a fase de acabamento e pintura

Abraços Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 10 de Agosto de 2009, 22:17
Interessante, como são as réguas do outro lado? Planas ou em ângulo?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F2S em 10 de Agosto de 2009, 22:36

Por falar em pintura.

Alguem conhece alguma pintura com bom acabamento e resistente, que não necessite ser aplicada com pistola?

Talvez alguma resina ou outro produto. Vi algo como, uma resina, não verniz, incolor para cobrir uma superfície que pode já estar pintada, com a promessa de ser bem resistente.

Experimentei esmalte e não gostei, arranha fácil, descasca, . . .

Alguma sugestão?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 11 de Agosto de 2009, 11:52
Ivan
O barramento e os carros são todos tipo rabo de andorinha (acho que é isso).
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 13:18
Olha, eu tava no mesmo dilema na hora de pintar o meu torno que estou reformando, eu já usei todos os tipos de tinta imaginaveis (contruo quadros de bicicleta sob medida) e já tentei aplicar todas as possiveis nas maquinas (PU, Poliester, esmalte, esmalte a base de água) e a que obtive melhor resultado de durabilidade foi sem dúvida com esmalta martelado, apesar de já ter cansado do visual do mesmo (mas maquinas são pra trabalhar e não pra serem bonitas  ;D hehehe).
O esmalte martelado pode não ser a coisa mais linda do mundo, mas ela para a ferrugem, pode ser aplicado com pincel ou rolinho sem ficar marcas dos mesmos, seca rápido e ainda é facilimo de retocar e aguenta bem as pancadas.
Uma tinta PU com catalizador de boa dureza é bom tb, mas acho a martelada uma melhor opção ainda desde que seja de uma boa marca (já comprei de umas marcas estranha e me decepcionei).


Por falar em pintura.

Alguem conhece alguma pintura com bom acabamento e resistente, que não necessite ser aplicada com pistola?

Talvez alguma resina ou outro produto. Vi algo como, uma resina, não verniz, incolor para cobrir uma superfície que pode já estar pintada, com a promessa de ser bem resistente.

Experimentei esmalte e não gostei, arranha fácil, descasca, . . .

Alguma sugestão?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F2S em 11 de Agosto de 2009, 13:30

Grato Igor,

Se puder sugerir uma marca de tinta martelada já testada por você, ainda melhor.

Eu gostaria de descobrir uma tinta ou técnica, como mencionei, talvez uma resina de cobertura, que permita cores sólidas e uniformes, e que possa ser aplicada com pincel ou rolo.

Lembro de um colega aqui do fórum que utiliza um verniz ou resina para seus trabalhos em madeira, as tábuas de carne. Segundo ele o acabamento fica muito resistente e brilhante, como vidro, mas o produto deve ser de uma determinada marca. Pensei em testar esse produto sobre uma superfície pintada. Vamos ver!
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 14:42
Nos quadros o que melhor resiste é a pintura em PU catalizada e em seguida envernizada. A preferência sempre é da House of Kolor, mas isso pra bikes pois uma lata custa em média 200 reais. A segunda opção é a PPG, tem excelentes tintas. Fuja da lazzuril, a qualidade é sofrivel.
Essas vc até consegue pintar com rolinho, mas o melhor resultado mesmo é com revolver.
A martelada tem as vatagens que te falei de segurar a corrosão e ser resistente, além se ser facilmente aplicada e reparada. Eu costumo usar da Wanda. A "real" foi a unica que usei e achei ruim.


Grato Igor,

Se puder sugerir uma marca de tinta martelada já testada por você, ainda melhor.

Eu gostaria de descobrir uma tinta ou técnica, como mencionei, talvez uma resina de cobertura, que permita cores sólidas e uniformes, e que possa ser aplicada com pincel ou rolo.

Lembro de um colega aqui do fórum que utiliza um verniz ou resina para seus trabalhos em madeira, as tábuas de carne. Segundo ele o acabamento fica muito resistente e brilhante, como vidro, mas o produto deve ser de uma determinada marca. Pensei em testar esse produto sobre uma superfície pintada. Vamos ver!
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 14:47
Falando em achar... Rubens já que vc ta ficando cada dia melhor nisso, se vc souber onde tem perdido algum barramento velho de torno de bancada, por favor me de um aviso... To precisando fazer um dispositivo pra facilitar a contrução de algumas peças e um barramento seria perfeito.

Jorge....

Pode ter certeza que se eu achar uma dessa não passo para ninguém.....

Nem pagando muito.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 11 de Agosto de 2009, 15:00
Já eu tive problemas com martelado da Wanda. Fui reclamar com o vendedor, e ele disse que estava no estoque havia muito tempo (apesar de não estar vencida).
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 11 de Agosto de 2009, 15:01
Ivan
O barramento e os carros são todos tipo rabo de andorinha (acho que é isso).
Mas não tem uma régua para ajuste de folga?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 15:09
O problema dessa tinta é que se vc abrir e demorar muito pra usar ela realmente fica estranha. Mas is

Já eu tive problemas com martelado da Wanda. Fui reclamar com o vendedor, e ele disse que estava no estoque havia muito tempo (apesar de não estar vencida).
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 15:14
O problema dessa tinta é que se vc abrir e demorar muito pra usar ela realmente fica estranha. Mas isso com qualquer martelada. ela fica viscosa e pouco aderente, mesmo diluindo (pelo menos foi esse meu caso).
Tem casa de tinta que tem mania de abrir a lata pra mostrar pros clientes ao inves de usar a tabela. Pode ter sido um caso assim o seu.
Outra coisa que percebi é que a martelada dependendo da cor parece mudar um pouco o comportamento. Sempre achei pior trabalhar com a prata e com a chumbo, aparentemente a aderencia e a secagem não pareciam ser a mesma, mas pode ser só impressão minha.
 
Já eu tive problemas com martelado da Wanda. Fui reclamar com o vendedor, e ele disse que estava no estoque havia muito tempo (apesar de não estar vencida).
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 11 de Agosto de 2009, 16:47
Falando em achar... Rubens já que vc ta ficando cada dia melhor nisso, se vc souber onde tem perdido algum barramento velho de torno de bancada, por favor me de um aviso... To precisando fazer um dispositivo pra facilitar a contrução de algumas peças e um barramento seria perfeito.


Anotado nobre Igor.

Se encontrar um por aí, tenha certeza que me lembrarei de você.

Grande abraço.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 11 de Agosto de 2009, 17:15
Oi Ivan
Sim eles tem uma regua de ajuste.
Tanto o carro porta ferramenta, no carro transversal tem uma regua e no encaixe do carro transversal tem uma pequena regua para fixação e ajuste de posição.

Igor
Tem um torno revolver com bancada ,sem o carro transversal sem motor e acho que faltando as alavancas do carro.
O preço R$ 500,00 na região da Pirat. Não sei se ainda esta, mas me mande um e-mail e passo o telefone e o nome da pessoa.

Quanto a tinta, vou pintar o torno com tinta martelada verde.
Acredito que era a original, e a tinta martelada foi inventada para pintar máquinas que tem bastante irregularidades de fundição, e essa tinta esconde bastante.

Abraços  Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: miyamura em 11 de Agosto de 2009, 17:47
Legal, vou dar uma olhada lá amanha, tenho que ir la mesmo...
Quanto a tinta martelada, acho que é uma boa escolha mesmo.
Acho que vai sobrar bastante da pintura do meu torno. Se quiser posso te arrumar, pois não gosto de guardar essa tinta (por motivos que já mencionei antes).

Oi Ivan
Sim eles tem uma regua de ajuste.
Tanto o carro porta ferramenta, no carro transversal tem uma regua e no encaixe do carro transversal tem uma pequena regua para fixação e ajuste de posição.

Igor
Tem um torno revolver com bancada ,sem o carro transversal sem motor e acho que faltando as alavancas do carro.
O preço R$ 500,00 na região da Pirat. Não sei se ainda esta, mas me mande um e-mail e passo o telefone e o nome da pessoa.

Quanto a tinta, vou pintar o torno com tinta martelada verde.
Acredito que era a original, e a tinta martelada foi inventada para pintar máquinas que tem bastante irregularidades de fundição, e essa tinta esconde bastante.

Abraços  Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: mulapreta em 14 de Agosto de 2009, 01:20
Essa mulher numa oficina é perigo em todos os sentidos...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 14 de Agosto de 2009, 08:19
Edson,
esse avental era usado desse jeito mesmo, com este bolso adicional (não é a alça) para colocar régua e paquímetro.
Mas logo foi abolido, creio que pelo perigo óbvio que você notou.
Mas a foto é só pra bonito, é marketing do esforço de guerra americano. Note que não tem peça nenhuma na placa de arraste, e aparentemente não tem ferramenta nenhuma no revólver.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 14 de Agosto de 2009, 08:39
... é marketing do esforço de guerra americano...
Não é só força de marketing - durante a guerra, principalmente na segunda metade, em alguns países as mulheres ocuparam diversos postos de trabalho em fábricas num esforço de guerra porque a grande maioria dos homens eram usados ativamente no front.

A última foto é um clássico - "Rosie the Riveter" propaganda que foi usada para elevar o moral entre americanos que lutavam contra o eixo Germanico.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 14 de Agosto de 2009, 08:58
Pessoal desculpem o comentário.

Mas será que é so comigo que tem acontecido das fotos aparecerem sobre o texto.

Pois isso tem impedido muitas das vezes de conhecer todo o teor do escrito?

Abraços.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 14 de Agosto de 2009, 09:04
Rubens,

Experimente recarregar a página - isso deve ser alguma coisa com seu navegador.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 14 de Agosto de 2009, 09:13
Uso o Mozilla Firefox.

E já tentei recarregar a página também, mas não é a primeira vez isso está acontecendo, portanto, pensei que vocês é que disponibilizavam a foto nesse local.

Veja como fica quando olho a página.

Abraços.

Rubens

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 14 de Agosto de 2009, 09:20
Rubens,

Não sei o que te dizer...

Isso já aconteceu aqui que uso Firefox e Linux (TyniME), mas era só recarregar a página.

Talvez tenha que limpar o cache do seu micro... 
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 14 de Agosto de 2009, 09:49
É grande Gilli.

Essa informática sempre inigmática.

Vamos vivendo assuim com ela, porque sem ela é muito pior.

Vou tentar descarregar o cache, vamos ver.

Grande abraço.

Rubens 
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 14 de Agosto de 2009, 11:01

Não é só força de marketing - durante a guerra, principalmente na segunda metade, em alguns países as mulheres ocuparam diversos postos de trabalho em fábricas num esforço de guerra porque a grande maioria dos homens eram usados ativamente no front.
Sim Gilii, o que quis dizer é que a foto é só uma cena de estúdio com uma moça bonitinha (que talvez fosse torneira ou não). O mesmo arriscaria dizer da moça de penteado impecável pintando o trem de pouso e da moça com o martelete. A única que parece "estar" no trampo é a que está agachada dentro da fuselagem, segurando o estampo.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 14 de Agosto de 2009, 11:06
Ivan,

Verdade - as fotos não ajudam muito não, mas eu tenho um livro sobre os "Spitfires" e "Moskitos" construídos pelos britanicos, e nele são mostradas diversas fotos de fábricas espalhadas pela Inglaterra, onde se vê claramente muitas mulheres em funções mais simples (ou menos pesadas) mas trabalhando "de verdade".

Muitas delas faziam funções como pintura, entelamento, ligações elétricas etc.

Suponho que naquela época as coisas devem ter sido bem ruins para aqueles que tiveram que viver alí naquele momento...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 14 de Agosto de 2009, 11:10
Por falar nisso, olha que interessante o que fizeram:
http://www.flickr.com/photos/johnbullas/sets/72157601794648754/
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 14 de Agosto de 2009, 11:46
..."Moskitos" construídos pelos britanicos...
Esses eram todos construídos com madeira (balsa).
Abraços.
Jorge
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Alebe em 14 de Agosto de 2009, 12:46
...tem acontecido das fotos aparecerem sobre o texto.
Pois isso tem impedido muitas das vezes de conhecer todo o teor do escrito?

Enquanto não resolve o problema, basta selecionar todo o texto encoberto, copiar e colar num editor de texto.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: marc0 em 14 de Agosto de 2009, 12:55
...tem acontecido das fotos aparecerem sobre o texto.
Pois isso tem impedido muitas das vezes de conhecer todo o teor do escrito?
Olá Rubens;
Esse problema esta acontecendo aqui sempre que a imagem é intercalada com o texto, em muitos casos torna-se impossível ler a mensagem.
Quando a imagem e disposta no final da mensagem isso não ocorre.

Enquanto não resolve o problema, basta selecionar todo o texto encoberto, copiar e colar num editor de texto.
Olá Alebe;
É a solução que estou usando, apesar da mão de obra....eh eh eh

Abraços...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 14 de Agosto de 2009, 13:25
É também essa a solução que adoto, mas dá um trabalhão.

Pensei que fosse só comigo, mas vejo que não.

Vamos nos virando do jeito que dá.

Abraços.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: C N C N o w ! em 14 de Agosto de 2009, 16:28
Esses eram todos construídos com madeira (balsa).

Não exatamente, xará ... conheço algo do Mosquito pq ajudei a construir um aeromodelo e estudamos um pouco o assunto ... a balsa foi utilizada como recheio do compensado de bétula que formava a fuselagem.

Um resumo do processo construtivo:

The bulk of the Mosquito was made of custom plywood. The fuselage was a frameless monocoque shell made of ⅜ in (9.5 mm) sheets of Ecuadorean balsawood sandwiched between sheets of Canadian birch, but in areas needing extra strength—such as along cut-outs—stronger woods replaced the balsa filler. The plys were formed to shape by band clamps over large concrete moulds, each holding one half of the fuselage, split vertically. While the casein-based glue in the plywood dried, carpenters cut a sawtooth joint into their edges while other workers installed the controls and cabling on the inside wall. When the glue was completely dried, the two halves were glued and screwed together. A covering of doped Madapolam (a fine plain woven cotton) fabric completed the unit.

Factory fresh Mosquito aircraft

The wings were similar but used different materials and techniques. The main wing was built as a single unit. To form the basic shape, two birch plywood box spars were connected by plywood ribs, and stringers spanned the ribs. The skinning was also birch plywood, one layer thick on the bottom and doubled up on the top; between the two top layers was another layer of fir stringers. Building up the structure used an enormous number of brass screws, 30,000 per wing. The wing was completed with wooden flaps and aluminium ailerons.
When both parts were complete the fuselage was lowered onto the wing, and once again glued and screwed together. The remainder consisted of wooden horizontal and vertical tail surfaces, with aluminium control surfaces. Engine mounts of welded steel tube were added, along with simple landing gear oleos filled with rubber blocks. Wood was used to carry only in-plane loads, with metal fittings used for all triaxially loaded components such as landing gear, engine mounts, control surface mounting brackets, and the wing-to-fuselage junction.[39] The total weight of metal castings and forgings used in the aircraft was only 280 lb (130 kg).[40]
The glue used was initially casein-based. After a series of unexplained crashes of aircraft operating in tropical climates, this was changed to "Aerolite", a synthetic urea-formaldehyde adhesive developed by Dr. Norman de Bruyne[41], which was better able to resist deterioration in high humidity conditions. De Havilland also pioneered the use of radio frequency (RF) heating to accelerate curing of the adhesive.

In England, fuselage shells were mainly made by the furniture companies Ronson, E. Gomme, Parker Knoll and Styles & Mealing. The specialized wood veneer used in the construction of the Mosquito was made by Roddis Manufacturing in Marshfield, Wisconsin, United States. Hamilton Roddis had teams of dexterous young women ironing the (unusually thin) strong wood veneer product before shipping to the UK.

Wing spars were made by J.B. Heath and Dancer & Hearne. Many of the other parts, including flaps, flap shrouds, fins, leading edge assemblies and bomb doors were also produced in High Wycombe, Buckinghamshire, which was well suited to these tasks due to a well established furniture-manufacturing industry. Dancer & Hearne processed much of the wood from start to finish, receiving timber and transforming it into finished wing spars at their High Wycombe factory.


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/De_Havilland_Mosquito
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: C N C N o w ! em 14 de Agosto de 2009, 16:36
Mas será que é so comigo que tem acontecido das fotos aparecerem sobre o texto.

É prob de renderização do navegador, acontece com o Firefox e com o Chrome (os que testei), com o Internet Explorer funfa bem.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 14 de Agosto de 2009, 19:24
Vendo ods cometarios sobre aviões da guerra, baixou a saudade.
Eu tinha um livro com todos os aviões da RAF. Real Force , Aerea, com todos os modelos, fotos e caracteristicas e capacidades.
Infelismente emprestei e não devolveram.
SInto não ter cobrado a devolução, mas já passou.
Quando damos alguma coisa de presente, o que a pessoa que recebeu fizer ou usar, passa a ser da pessoa que recebeu e  pertence a ele o que fazer.
Mas quando emprestamos  não devolvem, sempre fica um pouco de saudade, mas não qualquer magõa a quem emprestei e não devolveu,


Roberto

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 14 de Agosto de 2009, 19:42
Por isso que eu não costumo emprestar minhas coisas, minhas ferramentas...

Tenho ferramentas de 20 a 30 anos em perfeitas condições porque eu quem cuido e não empresto - todas aquelas que emprestei, ou nunca devolveram ou devolveram danificadas.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: EduBambu em 14 de Agosto de 2009, 23:23
Ivan,

... fotos de fábricas espalhadas pela Inglaterra, onde se vê claramente muitas mulheres em funções mais simples (ou menos pesadas) mas trabalhando "de verdade".
.....
Suponho que naquela época as coisas devem ter sido bem ruins para aqueles que tiveram que viver alí naquele momento...

Sim, as coisas não devem ter sido fáceis mas não por causa das fotos. Estive recentemente em uma grande fábrica de motores elétricos no sul do Brasil, e ví dezenas de mulheres trabalhando, uma cena que registrei na memória; -uma senhora, um senhor relativamente idoso, bobinavam um motor de grande porte, e ela me explicou (já que sou totalmente leigo) como era medido o passo do enrolamento. Como o motor era grande, eles eram auxiliados por uma outra mulher operando uma empilhadeira com precisão cirúrgica. Se fosse permitido fazer fotos lá dentro teria feito obtido uma imagem bastante realística do "esforço de guerra" no sul do Brasil.

Trabalhei também em uma fábrica de motores da Fiat, e havia "batalhões" de mulheres na  fundição, e não eram contratadas por falta de mão de obra, mas sim por que eram melhores e muito, dos que os homens para aquelas funções delicadas de montar machos em moldes de areia de motores (sem trocadilho).

Atualmente mesmo, tenho uma prima, amiga de infância e mãe de duas lindas moças, que trabalha em estação de moldagem de peças automotivas, e o trabalho é bastante pesado, tanto que poucos homens suportam por muito tempo a função e ela já está lá a dois anos.


... e "Moskitos" construídos pelos britanicos, ...

Falando em Mosquitos e aviões da RAF, o Mosquito é personagem de uma novela de Frederick Forsyth escrita em 1976,  "O Pastor", aparentemente derivada de uma lenda da 2° guerra, os personagens da novela são dois aviões ingleses igualmente antigos e praticamente fora de operação na época da narrativa. Para quem gosta de histórias de aviação é uma bela história, para quem não gosta também, mas é um pouco mais difícil de perceber os detalhes da narrativa.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 15 de Agosto de 2009, 00:08
Não exatamente, xará ...
Os Moskitos não possuíam portas convencionais. Havia um alçapão na barriga deles, por onde a tripulação embarcava. Se fossem alvejados e/ou pegassem fogo, pro pessoal pular de pára-quedas era outra guerra, essa particular.
Tá certo, Xará?
Abraço.
Jorge
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 15 de Agosto de 2009, 00:10
... de Frederick Forsyth escrita em 1976,  "O Pastor"...
Ótimo livro...
Jorge
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Agosto de 2009, 08:29
Os Moskitos não possuíam portas convencionais. Havia um alçapão na barriga ...

Xará, creio que o acesso pela barriga era uma característica comum a muitos bombardeiros, mas quanto ao Mosquito especificamente, acho que havia diversas versões:

(http://img30.imageshack.us/img30/5489/50016569.jpg) (http://www.postimage.org/)

(http://img200.imageshack.us/img200/4349/79311421.jpg) (http://www.postimage.org/)
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 15 de Agosto de 2009, 13:15
Essa versão da porta convencional, eu realmente não sabia...
Abraço.
Jorge
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 15 de Agosto de 2009, 16:52
Ta quase
Hoje acabei de pintar o torno, na verdade precisaria "massear" para tirar defeitos, mas como isso demoraria muito e teria ainda comprar material, dei uma "meia sola", como diria no popular, mas já esta mais limpo que antes.
Agora vou começar a montar.
As alavancas mandei cromar e devo pegar só no fim da semana.

Abraço  Roberto

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 15 de Agosto de 2009, 19:36
Grande Roberto.

Quem diria, como era e como está ficando o pequeno.

Depois de cromado gostaria de ver o serviço.

Grande abraço.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 15 de Agosto de 2009, 20:56
Tá ficando bonito, Roberto!
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Calixto em 16 de Agosto de 2009, 08:58
Tenho acompanhado o tópico com certa atenção e curiosidade.

O torno horizontal é uma máquina versátil.

O que torna o torno revolver especial, trata-se de um um equipamento para tarefas específicas?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: marc0 em 16 de Agosto de 2009, 12:20
O que torna o torno revolver especial, trata-se de um um equipamento para tarefas específicas?

Olá Calisto;
O torno revolver, é uma máquina voltada à pequena produção seriada.
Possibilita a troca rápida da ferramenta como giro do castelo (cabeçote revolver); pode atuar por alavancas e limitadores de posição, depois de preparado pode ser operado por qualquer pessoa sem maiores conhecimentos técnicos e que apenas precisa se ater à seqüencia e velocidade dos movimentos.
A complexidade (geralmente baixa) das peças executadas depende do tipo e da disposição das ferramentas e do preparo.

Abraços...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 16 de Agosto de 2009, 17:12
Ola Calixto
Como o nosso amigo MarcoMartin explicou, o tono revolver,Turret ou capstan, é um torno para trabalhos seriados e peças normalmente pequenas no diametro.
O que me motivou a procurar um torno revolver, e graças ao santo Raranda, eu consegui, é que eu precisava de uns parafusos de latão com cabeça recartilhada,e fazer num torno mecanico também é facil, apenas leva tempo em ficar trocando as ferramentas, e se quizer faze 20,50 ou mais peças é muito cansativo.
O que me inspirou a procurar um torno pequeno é o video, fazendo quase igual o parafuso que preciso.Unica dificuldade é o cabeçote rosqueador que desarma, que é carrissimo.Vou ter de fazer rosca na não.



E o torno é Rambold, que é lindo.

Abraço Roberto

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: marc0 em 16 de Agosto de 2009, 17:35
Unica dificuldade é o cabeçote rosqueador que desarma, que é carrissimo.Vou ter de fazer rosca na não.
E quem falou que o cabeçote é imprecindivel?
Você pode perfeitamente fazer a rosca no torno usando um cossinete comum de diversas formas.

Vou citar apenas 3:
1- Suporte (desandador) fixo , usando a reversão do torno.
2- Suporte com fricção.
3- Com guia de apoio para o final de curso desandador

Alem disso é possível usar um cabeçote reversível com fricção.

Abraços...

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Calixto em 16 de Agosto de 2009, 19:16
Obrigado a todos, não tinha noção dessa maravilha.

Forte abraço.

Calixto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: F.Gilii em 16 de Agosto de 2009, 19:23
E o torno é Rambold, que é lindo.
Adorei o fundo musical da oficina...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 26 de Agosto de 2009, 16:17
Mais um pouco
Hoje peguei as peças que achei melhor cromar pois estavam muito ruim. foto

A alavanca de trava das pinças estava tão enferrujada e com buracos que seria inviavel cromar e pintada ficava horrivel. Resolvi com uma capa de espaguete preto termoencolhivel, tive de colocar em 2 pedaços, pois comprei tão justo que quase não entrava, e na ponta foi colocado uma borracha tipo pé de cadeira e presa também pelo espaguete.Ficou bom e não é escorregadio.

A parte do cabeçote já esta praticamente com todas peças colocadas e a pinça esta segurando bem.

Preciso fazer ou improvisar alguma bancada e colocar a bandeja e o motor e depois tentara regular as reguas.

  Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 26 de Agosto de 2009, 16:40
Bem legal, quanto saiu a cromagem?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 26 de Agosto de 2009, 17:57
Oi Ivan
Paguei R$ 50,00, era R$ 60,00 (6 peças), mas como sempre mando cromar algumas peças artezanais, consegui desconto.
Mas na verdade , com cromação é dificil prever pois como no caso dessas peças,eram até faceis de polir e tirar todo defeito antes de cromar, mas depende da complexidade da peça e o estado geral,pois pode dar mais ou menos serviço. E algumas cromadoras calculam pela área. outras pelo "olhometro" e outras pela cara do cliente.
Se eu tivesse levado as peças já polidas e só a cromação acredito que poderia até ficar uns 30 a 40% mais barato.

Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Pilarski em 08 de Setembro de 2009, 19:30
Parabéns robedany,,ficou show msmo!!
próximo passo agora é colocar comando CNC nele..??ficaria mais fera ainda!!
tem um cara aki na minha cidade, parcerão mesmo, que tem uma empresa que fabrica
pçs em série..ele usa torno revólver, e também fabrica torno revolver, onde trabalho durante o dia adquirimos
3 tornos dele...as máquinas são mto boas...
faz um tempo já que ele está com a idéia de colocar comando cnc...mais só não deu sequência
pq não tem conhecimento de eletrônica,,certeza q c tivesse alguem aki q fizesse isso, ja teria uns cnc dele rodando poraií...
alguém aii colocou esse comando em um torno revólver??
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 08 de Setembro de 2009, 20:06
Oi Marcos
Acho que os tornos cnc já são praticamente torno revolver.
Aliás acho que é por causa do cabeçote que roda e ja arma outra ferramenta.
Ele também é chamado turret ou capstan em ingles.
Esse Jomar deve ter pelo menos uns 50 anos. e já verifique varias folgas, mas no momento só estava preocupado em deixar pelo menos um pouco apresentavel.
Ontem desmontei uma mesa de computador e com ajuda do meu cunhado, aproveitamos uma parte da mesa e aumentamos a altura e coloquei um MDF de 15 mm, e ja fizemos a bancada.
Hoje coloquei o motor e a correia, e testei só o motor, já tinha desmontado ele e colocado um fio que estava quebrado. è um motor trifasico 3/4hp, com 2 velocidades 840 e 1710 rpm. No momento vou usar com fase simples e capacitor.
Com as polias calculei que tera 10 velocidades, de 540 a 1940 rpm.
Depois vou medir certo, convenci meu filho que ele precisava de um tacometro para medir a velocidade das pás do helicoptero, hihihi.
Agora preciso "achar" um lugar para colocar a bancada e o torno, e terminar de fazer alguns serviços artezanais que deixei atrasar.
Fotos tiradas agora 20:00hs, com o temporal que esta fazendo quase não precisou flash.

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 08 de Setembro de 2009, 20:09
Quedê as fotos, Roberto? :)
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 08 de Setembro de 2009, 20:12
Ja tava mandando

Esqueci
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Pilarski em 08 de Setembro de 2009, 22:03
serviço bacana heim!!profissa!

mais e aii um motorzinho de passo aki otro lá
cairia bem não??
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 08 de Setembro de 2009, 22:37
Grande Roberto....

Quem diria... como estava e como ficou.

Vi que a bancada que consegui é "quase" sobre medida.

Parabéns pelo trabalho, agorá é so começar a fazer os "parafusos".

Abraços.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 10 de Setembro de 2009, 08:05
Legal Roberto, parabéns!
Já usinou algum dos seus batedores nele? Arrumou uma forma de suportar um cossinete?
Como essa bancada tem espaço, uma coisa de acho legal é uma luz na máquina.
Aliás, só recentemente percebi que a qualidade do que faço é proporcional à iluminação do local  :)
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Calixto em 10 de Setembro de 2009, 08:54
Oi pessoal.
Aproveitando o tópico.
Gostaria de saber como ligar motor trifásico em fase simples.
Aqui o sistema é bifásico (residencial) e o motor é dessa faixa de HP.
O comportamento (do motor) é o mesmo?
Será usado em uma furadeira.
Peço desculpas se o assunto não se enquadre nesse tópico.

Calixto


Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 10 de Setembro de 2009, 09:01
Calixto....

Uso nos meus motores, capacitores para a partida de uma das fases.

Funciona á contento, a perda e quase imperceptível (á olho).

Em um deles uso um capacitor permanente, o que é uma mão na roda, pois elimina-se o botão de partida (tipo campainha).

Mas essa solução eu consegui em apenas um motor, nos outros o bom e velho capacitor com botão.

No fórum existe um tópico sobre o assunto, dê uma olhada, se não achar, me avise que passo mais detalhes.

Rubens   
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 10 de Setembro de 2009, 19:01
Boa noite a todos.
IVAN
De fato colocar uma iluminação vai ser uma das prioridades.
Para mim quase tudo parece que falta iluminação,
A bancada ainda falta alguns acabamentos e tem os suportes para colocar 2 prateleiras em cima.
Ainda não consegui usinar nada, estava trabalhando em outras coisas e não deu tempo.
O motor trifasico ligado em monofasico fica muito fraco e precisa do capacitor para a partida. Tem bastante gente que usa o motor trifasico ligado no monofasico e usando um botão de partida. Mas esse motor que tenho acho que não aceita, ja tentei a ligação estrela (850 rpm) e triangulo (1710 rpm), e a força é pequena, da para segurar a polia com a mão.
Meu cunhado usa o sistema numa furadeira e numa policorte com motores de 2hp e funciona.
Vou colocar um motor monofasico mesmo e no futuro comprar um inversor.
Vou ver se consigo essa semana fazer algum teste, o netinho que fica quase o dia todo em casa vai viajar e a netinha só vem as vezes no fim da tarde, então vai sobrar algum tempo.

Abraços
Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Calixto em 10 de Setembro de 2009, 21:56
Olá Rubens

Procurei mas não consegui.
Especialmente no tópico sobre motores.
Tambem fiz busca em "capacitores"

Saudações,

Calixto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 10 de Setembro de 2009, 23:46
Calixto,
o tópico é este. Fala disso em várias páginas dele, mas nesta tem um texto que dá uma noção sobre a coisa. Na seguinte tem o texto traduzido.
http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=4649.90
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 11 de Setembro de 2009, 00:37
Calixto....

Além do link postado pelo GRANDE Ivan.....

Vai esse também:

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1256.240

A ligação é bastante simples, até mesmo eu consegui. eheheheh

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Calixto em 11 de Setembro de 2009, 08:26
Obrigado a todos !

Calixto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 02 de Outubro de 2009, 22:09
Oi pessoal
Ainda estou apanhando com o torno Jomar.
Existe desgastes que estou tentando dimensionar.
No barramento não parece ter muito desgaste.
o problema parece estar no carro, que quando acerto a regua, ele fica fora de centro e também fora de altura.
Para tentar me achar, coloquei uma barra no porta ferramenta e vi que tinha mais de 2mm de diferença entre a parte que estava encaixada no porta ferramenta e a ponta da barra.
Coloquei durepoxi no carro e um calço embaixo até nivelar e agora vou deixar secar e pelo menos ver se colocado no barramento melhora. depois vou fazer correção com material apropriado

Gostaria de saber onde posso comprar a regua de ajuste de ferro fundido.
As dimensões da minha desgastada é 13,6 numa ponta 12,50 na outra e a espessura aprox 3,2mm e comprimento 300mm.
Acho que preciso duma conforme croqui.

Abraços  roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: marc0 em 03 de Outubro de 2009, 00:02
Olá Roberto;

Sobre a régua existe uma série de parafusos laterais para fornecer o ajuste sem precisar substituir a régua, mas se vc quiser ajustar pela cunha, se isso for o caso (não consegui ver direito na foto) terá que substituir.

Réguas novas podem ser adquiridas (com medidas aproximadas) em revendedores de peças para tornos e máquinas (o Ivan esta mais à par de endereços), e provavelmente precisarão de algum ajuste.

Sobre o desalinhamento do paralelismo com o barramento, só mexendo nas guias, usinando ou preenchendo (como fez com o durepoxi) com uma resina própria (pode ser moglice).

Sobre ficar fora de centro, se for na altura, precisa calçar ou encher as guias; ou então alterar a altura do castelo.
Se a estiver fora de centro pela lateral, téra que calcar ou encher o "rabo-de-andorinha" oposto à régua.

Confeccionar uma régua de FoFo tb não é bicho de 7 cabeças, é facilmente encontrado no mercado tarugos cilindricos que podem ser aplainados ou fresados (nada inpede usar outros perfis),  existe tb a possibilidade de fazer as réguas com bronze. Na pior das hipoteses (sem plaina ou fresadora) dá para fazer uma régua na lima.

Abraços.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: mulapreta em 03 de Outubro de 2009, 00:42
Régua de ferro fundido não sei onde comprar mas uma régua de bronze ou metal
poderá ser encontrada na Casa da Bóia, início da Rua Florêncio de Abreu lado esquerdo de quem vem do largo São Bento.(Quaze em frente da ladeira que vai pra 25 de Março).

Pô to parecendo motorista de taxi...


Abs.

Edson

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 03 de Outubro de 2009, 10:06
Roberto.

Pode ser uma pergunta "cretina", mas pela primeira foto, notamos uma pequena "inclinação", o que acaba gerando essa diferença de aprox. 2 mm.

Mas quem garante que essa "inclinação" é do carrinho como um todo, do porta ferramentas (base ou o própri alojamento da ferramenta), ou quiça da própria haste cilindrica que utilizou (empenada)?

Vou verificou item a item?

Ou seja, o carrinho sozinho, o porta ferramentas e a haste cilíndirca?

Não sou expert no assunto, mas imagino que a massa "epoxi" usada por você não tenhja sido a melhor solução (mesmo esteticamente) para tentar resolver esse problema.

Realmente uma nova régua de latão não é difícil de se construir, e o amigo Edson foi bem melhor que um "motorista de taxi" para indicar onde fica a casa da Bóia.

Faltou dizer que basta perguntar para qualquer um por lá, que todos conseguem indicar essa casa que se encontra no mesmo local a mais de 100 (cem ) anos.

Vamos tentar ajudar você a solucionar esse problema, que tenho certeza é muito menor do que você imagina.

Um grande abraço.

Rubens     
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 03 de Outubro de 2009, 11:37
Oi Marco, Rubens ,Edson
De fato foi bem lembrado, a regua de latão, também é uma solução para o momento. Aqui perto de casa tem o Miorins metais, onde compro o latão que preciso, na Casa da Boia o preço é "salgado".
Acompanhei o tópico do ajuste do carro feito com moglice, mas como não tenho certeza do que é necessario, estou tentando como se diz "dar tiro de balizamento", para depois tentar o definitivo.
O durepoxi foi apenas para fazer um calço de altura e se fosse necessário poder lixar e acertar.
Mexer no castelo é praticamente impossivel, e o desgaste é mesmo no carro, inclusive a regua tem uma diferença de 1,1mm na largura entre as pontas, e tinha um ressalto de aprox. 0,2mm numa das bordas, ocasionado por desgaste.
Pelas respostas já da para verificar eu outras medidas e ajustes.
Mesmo com todas essas folgas, já consegui fazer algumas peças de latão que estava precisando e não precisava muita precisão!!
E como lembro que meu pai falava "quem nunca trepou até o saco atrapalha", um dia peguei um saco de carvão e subi numa arvore no quintal.
Acho que com esse torno também acerto, principalmente tendo "assessoria" dos mestres.

Assim que puder coloco mais detalhes.

Grato a todos
Roberto


Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 03 de Outubro de 2009, 13:50
Roberto,
algumas opiniões, de forma não muito resumida :) :
considerando que o barramento está legal - ou mesmo que não esteja, que você não vai mexer nele. Assim, por definição, o barramento está "bom".

Em primeiro lugar, como sugeriu o Rubens, é importante ter medições confiáveis. Não sei se você tem um relógio, mas algumas sugestões de testes abaixo. Existem mil maneiras de preparar Neston, são só exemplos:

- relógio fixo no barramento indicando a base do castelo (com este removido), movimenta o carro e vê se a base do castelo está realmente com a bunda empinada (confirmando o desgaste frontal inferior do carro)
- barra montada no castelo (como na sua foto), relógio fixo no cabeçote, indicando a parte superior da barra. Vai movimentando o carro e observando o movimento. De preferência, toma nota em 3 pontos. Gira a barra 90 e 180 graus e vê se a tendência repete (se não é a barra -  aí ou trabalha com médias ou arruma outra barra). Este confirma o teste anterior, mas inclui o castelo.
- Repete o anterior, mas com o relógio na horizontal, indicando um dos lados da barra. Este indica o ângulo de desalinhamento lateral do carro (o ângulo, não o tamanho do desgaste).
- barra curta montada no castelo, relógio preso ao eixo-árvore (de modo a girar com ele), indicando perpendicular à barra, o mais próximo possível do castelo. Gira o eixo, a diferença entre 0 e 180 graus é o quanto está fora de centro na horizontal, a diferença entre 90 e 270 é o quanto está fora de centro na vertical. Este mesmo teste pode ser feito de forma mais simples visualmente ou no paquímetro com uma peça no eixo-árvore e outra no cabeçote. O importante é que a referência no castelo seja a mais curta possível.

Se constatada a tendência que você viu, entendo que estamos falando de 3 coisas no carro:

- Desgaste na parte inferior, mais acentuado na frente, que deixa ele baixo e  "caindo".
- Desgaste na guia rabo-de-andorinha, que deixa ele fora de centro (na horizontal). Não sabemos se o desgaste é uniforme ou mais acentuado na frente (mais provável).
- Desgaste na régua, que prejudica a rigidez desta.

Destes, o menor problema - e, na minha opinião, o último a merecer atenção - é a régua. Por ser ajustável, ela se "molda" à situação do carro, mesmo no estado em que se encontra. E se os outros problemas não existissem, provavelmente você poderia conviver com ela do jeito que está. Colocar uma régua nova e mais espessa pode até deixar ele mais firme - só que torto.

Existem 2 abordagens: acertar a geometria usinando e calçar o que for necessário, o que exige ferramentas para usinar, meios para diversos testes de geometria etc. ou então preencher com um revestimento moldável.
Para esta última, seria necessário fazer um gabarito para posicionamento, ajustar a posição, aplicar o moglice (ou similar), deixar curar, remover, limpar o que precisar e pronto. Aí sim você veria a régua.

O gabarito consistiria de 4 bloquinhos (alumínio, por exemplo), fixados 2 na face frontal e 2 na traseira, em cada um deles vai 2 parafusos de latão: um empurrando a guia horizontal do barramento e o outro empurrando a face do rabo-de-andorinha. Se no seu caso não for possível usar bloquinhos, pode abrir 8 furos passantes com rosca no carro, próximos às extremidades, 4 verticais e 4 horizontais, para ajuste contra a guia. Os furos seriam os mais finos possíveis, para diminuir a agressão ao carro (parafusos de latão 3/16" ou 4mm).
Ajustando os que vão contra a guia horizontal (verticais), você levanta o carro por igual ou de forma localizada (2 a 2 ou cada 1 sozinho), obtendo nos mesmos testes anteriores a altura desejada e a inclinação desejada (zero).
Ajustando os que vão contra o rabo-de-andorinha, você zera a posição do carro na horizontal e zera também a inclinação lateral.

Vai ajustando até os testes anteriores (ou similares) indicarem que o carro está na posição desejada.
Trava os parafusos (com uma porca, ou um pouquinho de cola etc, sem mexer em nenhum). Esta é a geometria que o carro deve ter quando pronto.

Somente as guias do carro recebem moglice. O barramento não. E a guia do carro onde vai a régua também não.
Para limpar, passa um maçariquinho nas guias do carro para suar o óleo (ferro fundido segura óleo, não me pergunte muito como), limpe com um guardanapo e repita, até que não sue mais. Aí limpe bem com desengraxante (não use solvente que deixe resíduo). Se desejar melhorar a adesão, torne as superfícies mais ásperas (não recomendo no seu caso, sem isso se der errado ele fica como estava). No barramento, aplique algumas camadas de cera poliflor em todas as superfícies, para o moglice não grudar. Não pode haver nenhum ponto descoberto. Misture o moglice e aplique com espátula em baixo do carro. Para não ter falta nem muito excesso na quantidade, dê uma estimada no volume necessário (pela geometria e o quanto os parafusos estão para fora) e multiplique por 2.

Monte o carro no barramento, garantindo que todos os parafusos estejam encostando. Retoque/empurre se precisar, buscando o melhor preenchimento.
Aguarde a cura (24h).

Alternativamente, o moglice pode ser aplicado no barramento sobre a cera, e o carro vem por cima.

O fato de ser um rabo-de-andorinha e não sair na vertical complica, mas não impossibilita. Existe o moglice fluido que também funcionaria, a idéia é a mesma, mas teria que fazer diques (com massinha, por exemplo) para segurar nas extremidades. Aí injeta nos 2 lados até saír pelo furo de ventilação.

Movimente para soltar, tire as rebarbas, abra canais de lubrificação, monte a régua e pronto.

Eu estou aqui com epóxi para tentar um similar do moglice, mas ainda não tive tempo de fazer. Se quiser, te mando um pacote com os ingredientes e você tenta, por conta e risco.

O mais importante: não desanime nem se desespere.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 03 de Outubro de 2009, 13:53
OBS - na face da régua, para fazer o ajuste, os furos dos parafusos já estão lá. Use 2 parafusos compridos de latão nos furos mais externos, sem a régua.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 03 de Outubro de 2009, 20:41
Beleza de sugestões.
Agora vou ter bastante serviço e medições.
A aula do Ivan já elucidou o caminho,inclusive sobre os furos para ajuste da posição. Um deles vai ser mais trabalhoso pela espessura do carro, mas da para fazer, inclusive depois vou deixar aberto e colocar um feltro para lubrificação, pois não tem nenhum.
O Rubens também comentou sobre a possibilidade na haste estar empenada, ou outros problemas de ajuste,mas usei varios eixos de impressora e são todos bem retos.
Os desgaste são praticamente visuais, e são na parte da frente do carro e lateral frontal. Tenho certeza que se eu fizer com criterio vai ficar um torno "zero".
Mas como o curso do carro do torno é pequeno, o erro é diminuto.

Ivan
Sobre os componentes da formula do epoxi, agradeço e se quando chegar a hora necessitar entro em contato.
Sobre o ferro fundido suar oléo, acho que é a caracteristica do ferro fundido cinzento, que são feitos normalmente as peças de torno, e é de ferro fundido cinzento, cuja caracteristica´na estrutura é com grafite lamelar, ou seja não é como o aço, ferro nodular (grafite em bolinhas), ferro branco (sem grafite livre).
Por isso acho que o oleo vai penetrando atraves do grafite e "encharca" o ferro com o decorrer do tempo. Como o ferro cinzento pode chegar a ter 3,7% de carbono (grafite), e muitas fundições o controle era meio no olhometro (cunhas), podia até ter mais.
Seria quase como vc. pegar resina e misturar 4% de grafite, com certeza, com o tempo e temperatura, essa resina absorveria oleo.
Um exemplo de absorçao do oleo no ferro é o "curtimento" de panela de ferro para cozinhar.
CURTIMENTO
"Curtimento" é o processo em que o óleo é absorvido pelo ferro; obtendo assim uma capa anti aderente a prova de ferrugem. Desta maneira é evitada a aderência dos alimentos.

•   Lave bem o utensílio com uma escova de cerdas plásticas, com água quente e sabão. Enxagüe e seque.
•   Engraxe a parte interna e externa do utensílio de cozinha utilizando manteiga ou óleo vegetal. Depois coloque o utensílio num forno pré aquecido a 177°C durante uma hora ou encima de uma estufa durante 30 min. Este processo poder ser realizado várias vezes.

Texto tirado do site
www.barbero.com.ar/portugues/utensilios.html

Abraço
Roberto

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 03 de Outubro de 2009, 22:57
Roberto,
aqui como exemplo um carro South Bend que vou adaptar com epóxi no meu torno. Ele tá encostado à espera de tempo livre, mas já fiz os furos e coloquei os parafusos.
Note que os parafusos não precisam sair perpendiculares à guia, se a geometria da peça não permitir.
Em uma das guias tem 4 parafusos porque no barramento do meu torno é uma guia prismática, na outra somente 2 porque é uma guia chata.
Em cada furo vai uma oleadeira depois.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 03 de Outubro de 2009, 23:03
Interessante o lance do curtimento, é bem isso mesmo.
Só que em máquinas-ferramenta, ao invés de "evitada a aderência de alimentos" é evitada a aderência de qualquer tentativa de pintura decente ou do revestimento epóxi. :)
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: mulapreta em 04 de Outubro de 2009, 00:14

Eu estou aqui com epóxi para tentar um similar do moglice, mas ainda não tive tempo de fazer. Se quiser, te mando um pacote com os ingredientes e você tenta, por conta e risco.


Ivan,

Estou esperando há tempo o resultado da sua experiência do moglice. Se puder, mande a formula que tentarei fazer aqui para ajuste da minha máquina.

Abs.

Edson



Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 04 de Outubro de 2009, 00:38
Edson,
vou tentar fazer assim que possível.
As proporções são na experimentação. Pra chegar no ótimo só com testes e mais testes, mas estando um pouco fora não quer dizer que não vai prestar - pode durar menos, só isso. E a grande vantagem é que não estraga o barramento e uma vez tendo os ajustes da peça, uma nova aplicação é rápida.
Depois vou ver no caderninho a formulação das que tentei que pareceu melhor, mas era algo grosseiramente próximo a:
50% mistura epoxi
15% bronze
15% grafite
10% alumínio
e uma merreca (menos de 1%) de sílica coloidal pra deixar bem firme (ficar no formato deixado, não escorre).
A resina e endurecedor são 260GY + Ren 943 da Maxepoxi, mas nada impediria tentar outra - o importante é resistência mecânica e resistência a solventes.
Anexo um documento interessante, registro americano de uma patente russa - abre bem mais o jogo do que as patentes americanas e alemãs.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: marc0 em 04 de Outubro de 2009, 00:45
Olá Ivan;
Tenho um torno que o carro esta muito baixo pelo desgaste, consequentemente já esta escapando o pinhão da cremalheira.
Pretendo usar a sua formula (só não pergunte quando).
Obrigado pela formula.
Abraços...
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 04 de Dezembro de 2009, 01:13
Mais uma duvida a resolver
Aproveitando um tempo disponivel agora á noite, tirei o carro do torno Jomar e fiz algumas medições, conforme anotadas na foto.
Considerando o barramento onde fica o carro transversal como referencia, pois o carro é fixo e não existe desgaste, verifiquei que como esperado o desgaste maior é na parte frontal onde trabalha o castelo do torno.
Antes de mexer no carro, acredito que tenho que acertar essas diferenças.
A duvida é:
Retificar o barramento e depois passar moglice para igualar com as medidas da parte que serve como referencia.

ou

Tentar acertar sómente com moglice, mas não sei qual a espessura minima recomendada para uso, pois na parte mais desgastada teria 0,26  ate 0,03mm.

As diferenças que estou citando é a profundidade entre a parte plana do barramento e o berço onde corre o carro.
Existe também uma diferença na largura do barramento, mas isso é outra correção a fazer., ou talvez a regua de ajuste corrija.

Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Ivan em 04 de Dezembro de 2009, 09:06
Roberto,
na minha opinião, o mais correto seria usar uma fresadora ou plaina pra acertar o rabo (-de-andorinha, claro  :)), deixando as duas guias paralelas (e paralelas com a seção dianteira), sem mexer na parte dianteira.
Como a parte afetada não é muito longa (30cm), a exigência de máquina é pouca, não precisa de uma máquina de portal ou coisa parecida.

Já que vai usinar, usina as guias do carro também e cola um calço no lado de trás e uma régua mais grossa na frente (pra manter o carro centrado), ou acerta com epóxi deslizante. A diferença de altura acerta calçando o castelo.

Se não conseguir usinar o carro, dá pra acertar só com epóxi também, mas pela geometria creio ser um pouco mais difícil.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 03 de Março de 2010, 00:41
Oi Pessoal
Voltando ao tópico par dizer que não desisti de reformar o Torno Jomar T!, o qual mesmo
 tendo ajuste a fazer ou refazer alguma peça, mas valeu até o ultimo centavo pago.
Afora a ajuda do pessoal do forum, o aprendizado que estou tendo e as necessidades de ferramentas,
que um torno revolver tem que ter, com certeza se precisar comprar outro torno, já tenho varios itens a serem verificados.
Uma coisa bastante importante são as pinças, por exemplo esse torno a pinça maxima é 14mm, e se o aperto normal da pinçã é 1mm,
precisaria 14 pinças para ter o jogo, isso só nas pinças com passagem redondas, dependendo do serviço pode ser necessario pinças com
passagem quadrada ou sextavada, e se as medidas das pinças não forem padrão, aí o bicho pega e ter mandar fazer a aprox.  R$ 150,00 cada uma!!!
Pode ser colocado uma pequena placa de 3 ou 4 castanhas, mas acho que seria incomdo ficar apertando e soltando o parafuso de fixação.
Outra coisa que preciso fazer é colocar o alimentador de barra, que na verdade acho que serve para guia a barra quando esta grande, e sem ele
a barra que esta no torno enverga e pode causar acidente grave.
No meu já fiz um porta ferramenta para o porta recartilha, que também fiz.
Se um dia ficar pronto vou ter de refazer toda a pintura, que já não esta boa, de tanto que monto e desmonto.
Já tem me ajudado bastante esse torno mesmo com folga, pois consegui fazer algumas peças pequenas "iguais",
Essa semana estava fazendo umas pequenas peças a 800rpm. e acho que o "papai do céu" estava assistindo, porque
umas das garras que força as pinças, estava trincada e eu não tinha percebido e de repente quebrou, passou do meu lado,
bateu na parede do muro, bateu na outra parede e passou zunindo na minha orelha.
Quase fui atingido não por uma bala perdida e sim por uma garra perdida, rsrsr.
Já refiz a garra com aço, e temperei e ficou um pouco mais dura que a original. (teste da lima).
O barramento do torno está com um pouco de desgaste, mas estou refazendo aos pouco com uma lima mursa triangular, e aos poucos coloco zerado.
depois penso no carro, e como coloco a resina.
Fiz alguma consulta sobre retificar o barramento, mas o custo é mais ou menos alto, (para aposentado tudo é caro, hi), mas na verdade o tempo para retificar
talvez faça em alguns minutos, mas colocar e o barrarmento na posição certa, precisa de horas de ajuste.


Esses comentarios são apenas para o topico não ficar desativado

Abraço  Roberto.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: ivancoimbra em 03 de Março de 2010, 11:58
Roberto, Ja trabalhei muinto com tornos revolves, E as garras eu fazia em 1020 e cementava, so para ficar com dureza superficial, porque se voçe usar  aço e temperar o aço pode ficar muinto quebradiço e a ai ja viu né, e um perigo, e procure por uma proteção aonde vai a garra, Abraço
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 03 de Março de 2010, 17:36
Grato IvanCoimbra.
De fato a garra era cementada, como precisava fazer ele trabalhar, arrisquei um pouco.
A garra original era cementada, e deu para ver na parte que tinha quebrado recentemente.
Eu de torno revolver só sabia o nome, mas agora com a ajuda do pessoal do forum e "metendo a mão na massa", a gente aprende muito.
 Obrigado pela dica e com certeza vou tentar fazeroutra, quando sobrar tempo.


Abração  Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: rbonareti em 17 de Março de 2010, 21:10
Parabens pela aquisição, é uma bela maquina..achei minha galera...estou reformando esta fresadora é uma wmw nº2, foi muito judiada mas por ser de alemã, nem se comenta o quão é bem feita geometria perfeita e engrenagens que parecem que nunca foram usadas.Por ser novo como insiro imagens? assim que descobrir eu envio a foto de quando ela chegou aqui.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 17 de Março de 2010, 22:28
Oi Ricardo, benvindo ao forum
Vc. esta reformando uma frezadora e acho interessante abrir um tópico só para essa reforma. Por ex. Frezadora mwm.
E a partir daí ficamos sabendo o que vc. esta fazendo e os mestres do forum sempre ajudam.
Não sei como criar um tópico, mas alguem vai ajudar. So esperar outra resposta.
  Abraço  Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 18 de Março de 2010, 19:14
Oi Ricardo
não sei se foi criado um topico sobre a tua frezadora wmw, mas para colocar fotos, quando escrever a resposta , tem uma "opções adicionais" que possibilita colocar fotos.

Abraço Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: rbonareti em 18 de Março de 2010, 20:19
com certeza, vamos sim. vou atualizar as fotos da reforma e vamos desenvolver um tópico.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: rbonareti em 18 de Março de 2010, 20:28
primeiro gostaria de salientar que voc~e é um reformador de maquinas nato.Parabens são poucas pessoas que deixam a maquina no osso (peça fundida). vai a foto de quando ela chegou no barracão
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 19 de Março de 2010, 08:18
Oi Ricardo
Beleza de frezadora, parece que esta em bom estado e com capricho deve ficar zerada. O peso deve ser mais de 300kg,
Abra um topico para a reforma da freza e vai colocando as peripecias executadas.
No alto da pagina tem a opção "ajuda" e explica como abrir um topico.

Quanto ao torno, não sou reformador, apenas a necessidade obrigou a fazer, e graças ao amigo Rubens (Raranda) que descobriu esse torno num "shoping" com peço bem baixo, e esta um pouco parado a reforma pois tenho usado ele mesmo com as folgas, mas devagar vou chegar a deixar ele operacional.
Preciso pintar novamente depois, pois tinta não ficou como eu desejava.

Abraço Roberto
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: rbonareti em 19 de Março de 2010, 23:23
Ow...poe 300x5= 1500kg...mas tá ficando show....quero q venha ve-la...abraço
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 20 de Março de 2010, 07:58
Nobre Ricardo.

Primeiramente quero lhe agradecer a ajuda que me deu para encontrar meu velho amigo.

Muito obrigado.

Em segundo, também acho que deve criar um tópico para essa sua belezura, irá alegrar muitos de nós.

Se tiver alguma dificuldade em criar esse novo tópico é só me avisar que te ajudo.

Um grande abraço.

Rubens
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Arnaldo em 19 de Abril de 2010, 18:43
Olá Roberto, estive lendo sobre a reforma do seu torno revólver, parabéns, está ficando bonito.
Não sei se vc já resolveu a questão do desalinho entre carro/ pinça ?
Mas olhando as fotos, pergunto se não é mais fácil abaixar o prisma do cabeçote ao invez de levantar o carro?
Quanto às pinças, talvez seja interessante vc comprar aquela que vc for precisando. A maioria das pinças do jogo podem nunca serem usadas.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 19 de Abril de 2010, 19:57
Ola colega Arnaldo.
esse forum tem tamanha quantidade de assuntos, que eu entro e saio toda hora, e sempre aprendendo, com a vantagem que quando tenho alguma duvida sempre tem os amigos e os mestres, não coloco mestres entre aspas, pois na verdade são mestres mesmos, Gilli, MarcoMartim, Ivan,Raranda e muitos outros, que sempre tem alguma sugestão a dar.
Eu não conhecia nada de torno , mas agora já dá pro gasto, a reforma esta um pouco parada,mas não o uso do torno ´mesmo com folgas já deu para fazer algumas peças pequena que precisava, o problema é que tô jogando sozinho,  chuto o escanteio corro pra cabecear e ainda fico de goleiro pra não ser gol.
A idéia de baixar o prisma é boa idéia,mas os parafusos estão tão enferrujado que não quiz mexer,para levantar um pouco coloquei uma chapinha de latão´, no rabo de andorinha e ja melhorou um pouco.
Quanto as pinças por sorte veio 10 pinças e todas que precisava, com excessão de uma para cortar vergalhao quadrado de 7/32, a redonda sempre amassa um pouquinho.

Também sou metalurgico (fundição) aposentado e vejo que vc. também deve ter ferrugem no sangue e não resiste a um assunto de mecanica.

Abração  Roberto
.
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Arnaldo em 19 de Abril de 2010, 20:13
Hehe...é por aí mesmo..essa coisa de mecânica é um vírus.
Roberto, tenho revolvers que usam pinças diferentes, mandei fazer uma luva, na verdade duas, para poder intercambiar as pinças entre eles. Pinça é muito caro, né?
Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 19 de Abril de 2010, 21:14
è Arnaldo
Pinças são caras, par tornos pequenos variam de 140 a 200 $,
Achei no primeiramão uma pessoa que estava verdendo pinças a 60$ e falou que comprou em leilão, mas nas medidas ele ta muito perdido, passou as medidas ate em cm.
Como hobby não vou comprar pinças, pois as que uso são um pouco diferente do padrão que tem um comprimento de 55mm e a do Jomar é 60mm, acho que colocar um colar de 5mm faz o serviço.

Pode ser que não consiga deixar o torno perfeito, mas o que estou aprendendo valeu o custo.
 Abraço Roberto   meu e-mail  [email protected]


Título: Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Arnaldo em 19 de Abril de 2010, 22:15
Roberto, acho que não é tudo isso não!
Deve ser na casa dos R$ 80,00 na Premena onde eu compro, na Vila Maria.
Mas na Pinças Grassi deve ser mais barato, não compro lá porque para mim é fora de mão (SBC)
Título: Re:REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 04 de Junho de 2011, 23:30
Oi Pessoal
Após bastante tempo aprendendo algumas coisas sobre o torno revolver, e na verdade esse torno "achado" no ferro velho, esta servindo como uma escola para mim.
Se um dia precisar comprar um torno "novo", já tenho uma idéia melhor dos acessorios e ferramentas que seriam necessarias.
Ainda bem que o torninho veio com 10 pinças, (custa usada + de $50,00 cada e se achar)
Para usar com barra quadrada ou sextavada precisaria pinças também quadrada, pode ser usada a redonda, mas sempre amassa um pouco as beirada no local do aperto.
Coloquei um video no youtube, para ver que ja esta funcionado,ja bastante meses,  fazendo uma porca tipo calota recartilhada..
JomarT1 (http://www.youtube.com/watch?v=tpnMHiB-lSM#)
Como ainda nã acertei as folgas do barramento, uso um tubo como guia para centrar a broca.
A rosca faço manualmente pois é só alguns fios.
No video otempo para fazer a porca esta grande pois estava segurando a camera com a mão esquerda e trabalhando só com uma mão.
Como artezanalmente preciso de varias peças pequena e mandar fazer, não é viavel pois para compensar teria de fazer pelo menos uma 500 de tipo e o investimento seria grande e algumas seria estoque para 4 a 5 anos.
Agora com esse torno, mesmo com folgas e fazendo um gabarito para compensar, posso fazer a quantidade que preciso.
Coloquei também um inversor no motor trifasico, e isso ajuda bastante.

Abraços
Roberto
Título: Re:REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: RAranda em 05 de Junho de 2011, 10:19
Nobre amigo Roberto.

Como já lhe disse, impressionante o trabalho de um "bichinho" desses, em especial sabendo de onde veio e como ele estava.

Show de bola.

Abraços.

Rubens
Título: Re:REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Jorge_BH em 05 de Junho de 2011, 20:36
Muito legal, Roberto, parabéns.
Essa máquina pra trabalho em série é o bicho.
Abraço.
Jorge
Título: Re:REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: Elvis Correia em 21 de Junho de 2011, 18:33
Parabens Roberto e Rubens, foi uma bela escolha, tenho um torninho igualsinho a mais de 10 anos, é uma belesinha, o mascote da empresa.
Título: Re:REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
Enviado por: robedany em 22 de Junho de 2011, 09:39
Grato Rubens, Jorge e Elvis pelo incentivo

Cada dia aprendo um pouquinho a trabalhar com ele.
Como uso artezalmente e faço 30, 40 pecinhas de cada vez, é melhor que o torno mecanico.

Abraço Roberto