Usada é, mas o pessoal evita por conta de lesões.
Profissionais do rasquete tem problemas de lesões bem acentuadas pois pode parecer pouco, mas a força exercida e repetitiva é enorme.
Quando vc ta fazendo rasqueteamento de desbaste vc geralmente apóia o rasquete no quadril (como o do video) ou no ombro pra ter mais força e tirar mais material.
Outra pratica comum é empurrar com a palma da mão o cabo com uma pancadinha, mas francamente não gosto muito do resultado dessa técnica, geralmente fica mais aspero, é pra resultados de desbaste largo mesmo.
pra fazer ajustes leves (que é o que uso a maior parte do tempo pois é BEM menos agressivo apesar de demorar uma eternidade) costumo fazer força com a mão direita no cabo e guiar com a esquerda, mais simples impossivel. O resultado é mais "liso", vc não sente tão aspero quando passa a mão (se vc tem o manual do torneiro mecânico da South Bend vai ver na pagina que fala das guias que o resultado mostrado na figura se parece bastante com o que eu fiz, sem pretensões!)
Pra fazer as escamas de peixe que servem para depositar o óleo geralmente se costuma deixar o rasquede a 110º (quase de pé), apoiar o topo do cabo no ombro e dar uma pancadinha de leve no rasquete operto da ponta de forma que ele inicie um leve giro.
Importante na hora de rasquetear é marcar com um lapis ou alguma coisa linhas a 45º de 2 em 2 cm +- e fazer do outro lado a mesma coisa cruzando, ficando quadradinhos de 2 x 2. Eles vão servir de guia e controle para o rasqueteamento mais uniforme. Faz toda a diferença.
Sobre usar o bedame, da sim, mas tem que ser um bem duro e um pouco largo pra não quebrar a toa (vai por mim, esses mais finos quebrarm facil), mas a experiência de usar uma boa pastilha é outra, o desbaste é mais controlado e uniforme. Se vc quiser posso comprar uma pra vc e te mando por correio.
Uma outra solução muito usada é pegar uma boa lima chata e afiar a ponta, mas francamente apesar da melhor flexibilidade o corte é mais mediocre e a força que vc tem que fazer é maior.
O rasquete saltitante:
[/youtube]
Acho que essa técnica não é muito usada por aqui, de golpear com o quadril, ou é? E nem a de rasquetear puxando, é?
Estou improvisando um rasquete com um bedame fixado a uma haste. Não parece ser ruim (mas não tem flexibilidade). Quem tem experiência no assunto, acha uma solução ruim? Tem outra mais prática?
Supus que o aço rápido duraria mais entre afiações do que aço-C, já que não tenho uma pastilha de metal duro com largura adequada...
Miyamura, muito legal vc estar rasqueteando.