Autor Tópico: Reformando o torno - passo a passo.  (Lida 19835 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #30 Online: 03 de Setembro de 2009, 08:45 »
Show de bola, aparentemente o carro até que apanhou pouco da placa.  :)

Eu já li em alguns lugares que o certo seria não fazer as "escamas de peixe" nas partes inferiores, somente nas superiores. Segundo estas fontes, do ponto de vista de deslizamento e desgaste, o melhor par é uma superfície inferior o mais uniforme possível (retificada) e a peça superior com os canais de lubrificação e rasqueteado para segurar o óleo.
Segundo esta argumentação, o rasqueteado em baixo ajuda a prender sujeira que, entrando entre as 2 peças, causa desgaste prematuro. Não lembro agora qual o livro, mas um deles chega a falar que o rasqueteado para óleo nas superfícies inferiores (não está falando do rasqueteado para correção de geometria ou aumento de pontos de contato, obviamente) é um "pega-trouxa", só pra deixar as peças mais bonitas.
O que acham?

Offline F.Gilii

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #31 Online: 03 de Setembro de 2009, 08:52 »
Igor,

Estou acompanhando seu trabalho na recuperação desta máquina, e estou gostando muito de ver seu empenho - parabéms,

Concordo com a colocação do Ivan na questão do rasqueteamento - trabalhei na Traub logo que me formei, e lá faziam exatamente como descrito - as superfícies que ficavam voltadas com as faces para cima eram retificadas, e as de deslizamento eram rasqueteadas com canais e bolsões para acúmulo de óleo...

Offline Ivan

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #32 Online: 03 de Setembro de 2009, 08:56 »
Igor,
se não for limitação da câmera nem pedir muito, coloque as próximas fotos um pouquinho maiores (tipo 800 x 600) pra poder ver melhor os detalhes da bela reforma  :)

Quanto pesa este torno, na sua estimativa?

Offline miyamura

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #33 Online: 03 de Setembro de 2009, 09:19 »
Obrigado pessoal

Sobre as escamas, fiz só na parte superior mesmo, eu que bobiei e nao coloquei a foto certa. Como pode ver na foto a parte de baixo ta rasqueteada mas bem lisa.

Eu coloquei as fotos nesse tamanho pra não fizar pesado no forum. Elas estão maiores no blog: igormiyamura.blogsp ot.com

Offline Ivan

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #34 Online: 03 de Setembro de 2009, 09:28 »
Eu coloquei as fotos nesse tamanho pra não fizar pesado no forum.

Aliás, isso é uma coisa que mereceria uma orientação geral. Eu sempre dou uma reduzida no tamanho também, em menos de 100 ou 150kb coloca-se um jpg qualidade decente e resolução maior do que da maioria das telas, mas mandando direto da máquina (especialmente com ajustes de qualidade mais alta) a mesma imagem vira 1mb, e fica impraticável pra olhar...
Uma mão na roda é o recurso para adicionar imagem (add image to post), sempre uso com redimensionar para 800 x 600, e ele já dá uma compactada tbm.

Offline F.Gilii

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #35 Online: 03 de Setembro de 2009, 09:31 »
Aliás, isso é uma coisa que mereceria uma orientação geral.
Obrigado pela preocupação Ivan - você é um dos poucos que se preocupam com o tamanho das imagens...

Offline miyamura

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #36 Online: 07 de Setembro de 2009, 21:56 »
ta faltando pouco!  ;D

ainda estou aguardando chegar o fuso, mas nada impediu de levantar a maquina.

Perdi o dia todo quebrando a cabeça com a caixa engrenada do cabeçote. ela estava totalmente montada errada quando peguei o torno.

Inicialmente quando comprei ele ele etava engatando só 2 velocidades no cabeçote, quando o correto eram 4.

Hoje descobri o porque... bom, além das engrenagens de baixo estarem fora de ordem (as 2 pequenas nas pontas e as duas maiores no meio) a de cima estava colocada ao contrário e idem pro braço da alavanca.

O porco que o montou anteriormente retirou todos os espaçadores e pasmem! SOLDOU as engrenagens na posição!!!! Por conta disso tudo tive que fazer essa pré montagem. Primeiro pra resolver o quebracabeça das engrenagens sem nenhuma referência, depois pra tirar as medidas pra poder fazer espaçadores  :-\.... Ou seja, vou ter que desmontar novamente pra colocar espaçadore pra ele funcionar e fazer as engrenagens (os discos) pra depois desmontar mais uma vez (!) e colocar as engrenagens novas...

Francamente, ta funcionando 3 velocidades de 4, dava pra deixar assim, mas não quero fazer nada pela metade depois de tanto trabalho.

Outra coisa que deu trabalho também na caixa.... tiver que que esmerilhar todos os eixos, pe estava cheios de pontos de solda (da vontade de achar o cara que fez isso e falar pro chefe dele o tanto que o cara é porco!!!! revoltante  >:( ).

Seguem algumas imagens:


Offline F.Gilii

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Re: Reformando o torno - passo a passo.
« Resposta #37 Online: 08 de Setembro de 2009, 07:46 »
Hoje descobri o porque...     O porco que o montou anteriormente retirou todos os espaçadores e pasmem! SOLDOU as engrenagens na posição!!!!

Mas que absurdo!

E o pior é que é isso que encontramos no mercado... tanto em mão de obra como em produtos

 

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