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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Ivan em 18 de Agosto de 2009, 21:22
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Ainda falta bastante coisa, mas vou colocando aqui o que já fiz, caso contrário vai dar preguiça de colocar tudo depois. :)
Há alguns meses, falando de plainas o Rubens (RAranda) mencionou ter vistou uma em uma sucata.
Numa das diversas enormes demonstrações de gentileza que ele tem dado, ele pegou e guardou a plaina para mim.
Aproveito para agradecer a ele mais uma vez.
Estas são as fotos de quando eu a trouxe.
(http://img40.imageshack.us/img40/7506/72214432.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRrd2S)
(http://img22.imageshack.us/img22/3752/63955134.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HpAPA)
O número de série indica que foi fabricada em março de 1963.
(http://img39.imageshack.us/img39/7404/51328242.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HpDjJ)
Uma plaina destas em 1962 custava U$680 - Em valores atuais, U$5000 ou R$10 mil.
(http://img30.imageshack.us/img30/3775/78726544.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1Hpykr)
As plainas foram muito populares do fim do século XIX até a década de 70, quando foram sendo substituídas por fresadoras, creio que com a popularização das ferramentas para elas (fresas).
Uma fresadora é uma ferramenta muito mais versátil do que a plaina, na comparação tem muitas vantagens e algumas poucas desvantagens. Uma fresadora é mais rápida e tem avanços controlados nos 3 eixos, permitindo cortes cegos, furos etc.
Por outro lado, a plaina usa bits de aço rápido, que custam menos de R$10 e podem ser reafiados no esmeril à mão. Já a fresadora utiliza ferramentas caras (uma fresa para rabo-de-andorinha tá quase R$100), e a maioria precisa de uma afiadora para ser reutilizada. E para alguns poucos serviços específicos (chaveta interna, rabo-de-andorinha), a plaina é superior à fresadora.
Mas para um uso hobby, em que produtividade não é a principal preocupação, a plaina ainda é uma companhia divertida. E essa tem um tamanho ideal para esse uso. Perto de uma plaina 400mm, é um brinquedo. Mas ainda assim dá pra fazer bastante coisa. Usando alguns artifícios (ex. furos de escape), é possível realizar a maioria das aplicações mais usuais de uma fresadora.
Apesar de muito bem conservada, com ainda o rasqueteado de fábrica visível em todas as guias, a plaina tinha algumas coisas faltando e outras inoperantes/quebradas.
- Fuso transversal ausente
- Mecanismo de avanço transversal ausente
- Manípulo e colar micrométrico do avanço transversal ausentes
- Porta-ferramentas ausente
- Motor ausente
- Morsa ausente
- Polia do motor quebrada
- Eixo da polia do motor torto
- Sistema de lubrificação inoperante e entupido
- Parafuso-trava do carro da ferramenta torto e travado
- Régua do carro da ferramenta torta
- Guarda da correia do motor ausente
e mais umas mixarias.
Tudo se mostrou muito trabalhoso, os acessos dela são ruins e apertados, e tudo estava travado. Tive que broquear mais de 5 pinos (!) e 2 parafusos, que não consegui remover nem com maçarico etc.
A maioria dos itens reparados não tem muito de interessante, então coloco só algumas imagens.
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Olá Ivan;
O grande e prestativo amigo Rubão, cometeu de direcionar essa máquina para as mãos certas.
Considero vc um artista da mecânica, ela não poderia estar em melhores mãos, e será com certeza restaurada a sua melhor condição e quiçá superior.
Parabéns (mais uma vez).
Abraços...
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A parte interna da plaina é o reservatório de óleo, para o sistema de lubrificação. O óleo estagnado por muito tempo (décadas?) virou uma gosma, misturada a cavacos e uma rica coleção entomológica de insetos mortos. Só saiu com muito limpador alcalino e lava-jato (!) na parte interna.
(http://img200.imageshack.us/img200/623/39282332.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HtyfS)
A desmontagem, limpeza e pintura das peças tomou mais de 1 mês de horas vagas. Não teve 1 peça que saiu fácil.
Aqui sendo remontada, o eixo longo precisou ser desempenado.
(http://img40.imageshack.us/img40/8391/14773663.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HtFKi)
Bomba de lubrificação com a cabeça de uma das "válvulas" quebradas (pino cônico cabeça fenda com conicidade aprox. 1:50).
(http://img38.imageshack.us/img38/6299/95350856.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRwhk9)
As linhas de lubrificação são todas soldadas, tive que cortar todas. O corte acabou facilitando o desentupimento (que levou 2 dias de horas vagas, estava tudo preenchido por um grumo).
(http://img36.imageshack.us/img36/3871/42862369.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRvVSS)
Válvula nova, tive que fazer 3 até acertar a conicidade para não vazar óleo na frente nem atrás.
(http://img43.imageshack.us/img43/5827/22771962.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HuiEA)
(http://img188.imageshack.us/img188/116/72936730.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HvpuA)
Parcialmente remontada
(http://img14.imageshack.us/img14/299/17162657.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRzfoS)
Fui fazer um fuso novo, e pelas dimensões da porca estava confiante em se tratar de uma rosca ACME 1/2 polegada 10 tpi. Afiei a ferramenta com 29 graus
(http://img36.imageshack.us/img36/6198/23809822.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HvTqi)
e abri a rosca, mas o fuso não montava direito. Acabei usando a porca para fazer um molde da rosca, e constatei - para minha surpresa - que o fuso era métrico trapezoidal (!). Este é um raro exemplar desta plaina métrica. Afiei nova ferramenta com 30 graus e fiz um fuso de 12,5mm com passo 2,5mm (rosca esquerda, naturalmente).
(http://img200.imageshack.us/img200/2230/31796464.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1qkCC0)
(http://img200.imageshack.us/img200/4817/97391251.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1qksDr)
Este montou como uma luva, sem folga mensurável nem atrito perceptível em toda a rosca. Fiz em aço 1213 (ressulfurado), pois como não tenho meios para garantir um acabamento superficial perfeito (retificado, lapidado, laminado), melhor fazer em algo que possa ser "alisado" pela porca, reduzindo o desgaste da porca após o amaciamento.
Montado, com porca e contraporca.
(http://img41.imageshack.us/img41/7411/38398438.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRxX59)
Até os parafusos das réguas deram trabalho. São todos 7/32" 24tpi. Nunca tinha visto esse tamanho. Liguei pra tudo quanto é loja de parafuso, ninguém tem nada parecido. Tive que fazer 2 no torno, aqui o de trava do carro da ferramenta. O da esquerda é o original, que algum brabo entortou.
(http://img195.imageshack.us/img195/5204/72341629.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRydy9)
O porta-ferramentas fiz em 1045, a bolacha também.
(http://img30.imageshack.us/img30/1084/11626232.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1ql5xJ)
(http://img29.imageshack.us/img29/9380/40630562.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1ql81S)
Na falta de uma morsa ideal, arrumei uma morsa para máquina econômica e fiz uma base giratória rudimentar para ela. Alguma hora faço uma morsa ideal pra ela, mas essa já resolve bem.
(http://img188.imageshack.us/img188/2054/76069225.jpg) (http://www.postimage.org/)
(http://img25.imageshack.us/img25/853/65755001.jpg) (http://www.postimage.org/)
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Uma das peças que mais me preocupava era o sistema de avanço, que consiste em uma catraca reversível. Aqui dá pra ver uma plaina destas em operação, e o mecanismo que faz o avanço.
[/youtube]
Uma coisa legal desta plaina é que as extremidades do fuso de avanço transversal são "carecas" (sem rosca), assim ao chegar ao fim-de-curso ela fica patinando - ou seja, dá pra ajustar um corte com avanço pequeno e ir fazer outra coisa, sem medo de quebrar nada.
O mecanismo consiste de uma engrenagem catraca (de dentes retos), uma lingueta com mola e um êmbolo que trave para avanço para os dois lados e em uma posição neutra, para uso do avanço manual.
Esse é o original.
(http://www.postimage.org/gx1qlJs0.jpg) (http://www.postimage.org/)
(http://www.postimage.org/gx1qlLX9.jpg) (http://www.postimage.org/)
Essa engrenagem seria ideal para fazer na plaina, mas como ainda não fiz meu divisor, resolvi fazer no torno. Serviço lazarento. Deu muito trabalho e o acabamento não ficou maravilhoso, mas esta é uma das poucas engrenagens em que isso não tem problema (ela não engrena em outra engrenagem, mas só na lingueta). Fiz em 1045. Diâmetro 40mm, 50 dentes, espessura 10mm.
(http://img29.imageshack.us/img29/341/37971247.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRAwdr)
(http://img34.imageshack.us/img34/2695/71109815.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRAyIA)
Para não haver desgaste rápido, achei por bem endurecer.
Forninho improvisado (não compensava usar a fornalha de alumínio pra isso). A engrenagem aqueceu ao rubro em poucos minutos, mantive uns minutos entre vermelho-claro e laranja escuro (entre 800 e 850 graus)
(http://img34.imageshack.us/img34/2482/64962613.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRADHS)
e temperei em água fria. Antes de aquecer, cobri toda a circunferência com sabão em barra - dizem que evita a perda de carbono e oxidação, impedindo a formação de carepa (escamas). Não formou nada, e toda a peça ficou bem dura, com a lima escorregando.
(http://img188.imageshack.us/img188/7579/16385384.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRAGc0)
Fiz um revenido no forno "violeta" (uns 270 graus), para ganhar resiliência. Ainda ficou dura, creio que entre 45 e 50 Rockwell C.
(http://img16.imageshack.us/img16/6249/11695313.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRAIH9)
As peças do corpo fiz em 1045 e pedaços de aço não identificado.
(http://img11.imageshack.us/img11/9457/21565910.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRALbi)
Provavelmente era médio carbono, pois após a solda ficou cheia de pontos duros. A lingueta fiz a partir de um parafuso allen oxidado preto, que são de aço liga (qual?) já temperados e revenidos (38 - 40 Rc)
Aqui a peça pintada e montada em um cotoco de eixo, só pra testar. Funciona perfeitamente.
(http://img25.imageshack.us/img25/763/26085685.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRAQaA)
(http://img34.imageshack.us/img34/1937/48246991.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRASFJ)
Sei que é um mecanismo banal, mas achei ela tão simpática que fiz até um filminho.
[/youtube]
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Enoch,
agradeço muito o elogio, mas ainda falta bastante pra eu chegar lá :).
Pra concluir a plaina, faltam:
- Instalar o avanço
- Colar micrométrico
- Manípulo do fuso transversal
- Guarda da correia do motor
E uma mesa para ela.
Mas esses são (em princípio) mais fáceis.
Conforme for fazendo, posto aqui.
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Uma beleza Ivan.
O Marco disse tudo . . .
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Parabéns pelo capricho, está ficando excelente, vendo o filme daquela em funcionamento me lembrei da época de SENAI em qual utilizavamos a plaina para fazer um bloco com ranhuras dai limava até alisar para aprender a limar corretamente em esquadro. Se não me falha a memória a que usava lá tinha um sistema com cabo de aço ligado no porta ferramentas que levantava a ferramenta nas voltas e só tinha contato com a peça nas idas.
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Nobre AMIGO.....
Eu é que tenho que lhe agradecer pela amizade que sei que "conquistei".
Seu trabalho, dedicação e conhecimento são FANTÁSTICOS.
Lhe admiro demais.
Tenho certeza que quando eu crescer quero ser igual a você. hehehehehe
E tenha certeza que se precisar de mais alguma coisa é só gritar (e todos que me conhecem sabem disso).
Um grande abraço
E meus parabéns.
Rubens
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Uma curiosidade nobre Ivan..
Todas essas informações e documentos (valor dela no passado) você já possuia antes de te falar que ela existia?
Ou apareceram depois em suas pesquisa?
E por fim, o que usou para fazer os dentes da engrenagem e o rasgo da chaveta?
Muito obrigado.
Rubens
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Ivan....
Mais uma pergunta.
Embora seja e tenha escrito que o sistema de avanço é banal.
Poderia me contar como que uma mesma engrenagem e uma única lingueta é capaz de alternar o movimento de avanço desse dispositivo.
Pelo que pude ver, hora ele trava para o sentido horário, hora para o anti horário, é issso mesmo?
Pois ví que o sistema de trava da lingueta é único, mas com 3 posições.
Como está disposta essa lingueta que trava a engrenagem e inverte o sentido do travamento.
Abraços.
Rubens
PS. Desculpe se a pergunta é leda demais para você. rsrsrsrs
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Rubens,
os documentos fui juntando depois que peguei ela (na verdade, depois que você segurou ela pra mim, quando fui buscar ela já tinha lido o manual e algumas outras coisas ;D ),
Já tinha ouvido várias coisas dela por frequentar uns fóruns americanos de tornos South Bend, onde aparecia bastante coisa sobre ela.
Essa de valores na época
http://www.practicalmachinist.com/vb/showthread.php/south-bend-shaper-history-182823p2.html?highlight=shaper+history
Para fazer os dentes da engrenagem no torno usei um bedame deitado de lado no castelo, afinado para 1,5mm (podia ter sido um bit também, mas ia ter que eliminar mais material).
Com um divisor na mão, fazer essa engrenagem na plaina ia ser um passeio.
(http://img199.imageshack.us/img199/1420/41426140.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV1HKuQ0)
E a chaveta fiz na lima mesmo, também é serviço elementar para a plaina, mas ainda não fiz um suporte como estes para ferramenta.
(http://img194.imageshack.us/img194/9185/60077630.jpg) (http://www.postimage.org/)
A barra longa "entra" no furo da engrenagem, e vai cortando a chaveta interna.
A catraca de avanço é assim:
(http://img194.imageshack.us/img194/2559/57121087.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRPz3J)
O êmbolo pode ser travado em 4 posições: 0, 90, 180 e 270 graus. As posições atravessadas (90 e 270) são mais altas, a lingueta fica recolhida, e não encosta na engrenagem. Assim, o mecanismo gira livre - para posicionar ou avançar o fuso manualmente.
Encaixando em uma das posições baixas (0 ou 180), a frente reta da lingueta bate no dente da engrenagem e não escapa, empurrando a engrenagem e girando o eixo no qual ela está chavetada. A traseira da lingueta, por ser em ângulo, "escapa" da engrenagem. A mola no êmbolo a empurra de volta para entre os dentes. É isso que faz o clec-clec característico. Girando o êmbolo 180 graus, o mesmo acontece, mas no sentido inverso.
Aqui tem de outra plaina, com as peças mais expostas.
(http://img21.imageshack.us/img21/6329/28614439.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRRCM9)
(http://img41.imageshack.us/img41/3522/20419475.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqRRFgi)
Não sei se deu pra entender, quando estiver montada na plaina talvez fique mais fácil.
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Ivan....
Perfeito, nem precisava da explicação, só o desenho da lingueta já seria o suficiente.
O segredo está todo nela,
Pensei que era uma lingueta comum (chata), daí não estava conseguindo entender o mecanismo, mas vendo o desenho ficou tudo claro.
Um lado inclinado e o outro reto são o segredo de tudo.
Quanto a engrenagem, imagino o trabalho de vai e vem que teve para fazer todos os dentes, e a chaveta também.
Conhecia o sistema de feitura de chaveta na plaina, até pensei que havia feito na sua, por isso fez a base da morsa.
Mas mesmo na lima, ficou muito bom o serviço.
E tenho certeza que em breve terá um divisor em suas mãos.
Só não esqueça de postar novos "avanços" sobre o avanço. ehehehe
Meus parabéns, como sempre um show de conhecimento e informação.
Não poderia ser melhor.
Abraços.
Rubens
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Ivan,
Mas que maquininha simpática... :D
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Fico simplesmente embasbacado com as habilidades do Ivan!
Parabéns!
Quando ele tiver uma fresadora não vai ter pra ninguem! hehehe
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Quando ele tiver uma fresadora não vai ter pra ninguem! hehehe
Não fala assim que a plaina fica triste! :)
Neste vídeo dá pra ver bem o funcionamento interno de uma plaina, com o retorno rápido. Fora a escala, é exatamente igual à minha.
[/youtube]
OBS - interessante escolha da trilha sonora, uma música de ninar tradicional americana, em arranjo e interpretação a cappella bem melancólicos, que (me) fala do movimento quase hipnótico da máquina, mas também de uma máquina que morreu com uma era.
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Fica nada. cada macaco no seu galho hehehe Tem operações que a plaina ainda é imbativel (como vc já citou).
Um dia ainda vou ter uma plaina de mesa ;D
Quando ele tiver uma fresadora não vai ter pra ninguem! hehehe
Não fala assim que a plaina fica triste! :)
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Um dia ainda vou ter uma plaina de mesa ;D
Quando eu fizer a bancada para a minha, ela também passa a ser uma plaina de mesa. hehehe. :-\
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Parabéns pela reforma Ivan, da gosto de ver uma belezura dessas voltar a trabalhar, está ficando ótimo o serviço, vai postando as novidades ai pra o deleite de todos hehehe...
Ramede
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Este é o colar micrométrico para o fuso transversal, primeiro o anel graduado.
Ingredientes:
Luva galvanizada 1" Tupy
Esmalte Colorama Vermelho Ardente (opcional)
Esmalte Colorama Preto Black (opcional)
Tinha uma luva dessas jogada, e a saliência nas bordas pareceu ser bem adequada para um colar. Queria também experimentar recartilhar FoFo, coisa que ainda não tinha feito.
Como a fita divisora já estava colada, foi rapidinho - fora o esmalte, a peça toda levou menos de 2h. O fato de usar uma "casca", que não precisa remover todo o material do interior - e não um tarugo maciço - agiliza bastante.
Luva no torno:
(http://img29.imageshack.us/img29/2396/33379061.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhzyA)
Desbastada e recartilhada:
(http://img194.imageshack.us/img194/3158/40790534.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhH20)
Riscando as graduações (o batente do carro é essencial, é ele que garante comprimento igual para todas as linhas. Primeiro posiciona para as compridas e marca de 5 em 5, depois posiciona para as curtas e marca o resto).
(http://img44.imageshack.us/img44/6282/44520302.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhM1i)
Gravando os números (necessário um calço interno para não deformar a peça - o calço vai ser a parte interna do colar)
(http://img34.imageshack.us/img34/2708/60240087.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhOwr)
Pronto:
(http://img44.imageshack.us/img44/8465/54034503.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhR0A)
Voltando da manicure:
(http://img7.imageshack.us/img7/9473/95075567.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhV_S)
O sulco na parte interna é displicência na hora de retornar o carro, a ferramenta não foi afastada. Não afeta nada nem dá pra ver, mas se perguntarem é um sulco de lubrificação. :)
Achei melhor o resultado de fofo do que de aço (tinha feito um para o torno há um tempo), e gosto mais em FoFo por não enferrujar fácil.
Cada luva rende 2 colares, o outro pedaço ficou guardado.
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Oi Ivan
Acompanhando a reforma da plaina, fico imaginando porque mesmo as vezes tentando não consigo fazer as coisa como vc. Tenho visto tudo que vc. faz, e não apenas faz, mas tem que ser bem feito.
O nosso amigo Rubens, com certeza acertou em cheio ao conseguir a plaina para vc.
Parabéns
Roberto
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Ivan,
Exelente trabalho, parabéns.
Essa idéia dos ESMALTES, resolveu um problema que queimava minha "cuca" para as marcas das ranhuras do meu Verificador de Roscas.
mais um vez parabéns.
Edson
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Essa idéia dos ESMALTES, resolveu um problema que queimava minha "cuca" para as marcas das ranhuras do meu Verificador de Roscas.
Edson
Obrigado o elogio.
E o legal do esmalte é que você pode escolher uma cor que combine com a peça, com a pintura da máquina ou a decoração da sua oficina!!
Por exemplo, tem o salmão Raio de Sol que num mostrador em inox deve ficar o MÁ-XI-MO.
São centenas de cores, o céu é o limite!!!
;D ;D ;D ;D
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EEEEEE,
Essa coisa de usar esmalte Risquê para pintar peça.... hmmmmmm
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Edson ! Ivan ! Tô passado ! :o :o :o Vcs tb ? ;D ;D ;D
O tempora, o mores ...
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Não vamos incentivar!!
O Ivan como é perfeccionista . é capaz de pintar florzinhas com cores diferentes em baixo dos numeros.
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Não vamos incentivar!!
O Ivan como é perfeccionista . é capaz de pintar florzinhas com cores diferentes em baixo dos numeros.
Veja quem fala, não fui eu que mandei cromar as pecinhas.
"_Mas só quero se for cromo duro, viu moço?"
;D
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EEEEEE,
Essa coisa de usar esmalte Risquê para pintar peça.... hmmmmmm
Edson ! Ivan ! Tô passado ! :o :o :o Vcs tb ? ;D ;D ;D
O tempora, o mores ...
Fiquem sabendo que sou muito macho!!!
e não venhão com essa estória de que "mamão também é macho mas dá leite" que não aceito não... hehehehehe ;D ;D ;D
Agora, falando sério, estava pensando em usa pó de impressora laser para encher as ranhuras e queimar, mas isto daria um trabalho enorme e não sei se daria certo.
Usando um esmalte (de MACHO não esse o tal de Risquê) acho que o resultado seria bem melhor.
Abraços
Edson
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Este é o "miolo" do colar, tem uma saliência para para que o colar não escape por trás, um parafuso pra travar no eixo e uma molinha e uma esfera, que empurram o colar e criam uma fricção adequada para o uso.
(http://img359.imageshack.us/img359/5850/97317033.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVAEK6J)
Aqui montado no fuso, já com a catraca.
(http://img50.imageshack.us/img50/1/97562042.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVAEZ4A)
Edson,
pra limpar o esmalte excessivo o ideal é uma lixa plana, como as de unha mesmo. Se usar pedacinho de lixa na mão ou scotch ele pode acabar limpando o esmalte dos sulcos.
Agora falta:
- montar o braço da catraca
- manípulo do fuso (vou ter que fazer um enjambro pra tornear esferas)
- mesa para a plaina
- tampa da corrreia do motor
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Ivan...
Tá ficando cada vez mais interessante , eh eh eh
Muito bom o esmero no colar, gostei mais ainda da fricção, são os detalhes funcionais que normalmente não se vê, que faz toda a diferença.
Abraços...
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Olá Ivan,
As marcações em baixo relevo foram feitas no torno mesmo, pelo que entendi. Mas aí a minha dúvida, de quem não tem torno. Como posicionou e travou a placa para as marcações?
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Olá Serrão,
o posicionamento foi feito usando uma fita com 50 divisões colada na circunferência da placa, e um ponteiro (um rebite pop preso numa base magnética de relógio comparador ;D ) marca a posição atual. Dá pra ver aqui.
(http://img44.imageshack.us/img44/6282/44520302.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gx1OhM1i)
A placa não fica propriamente travada, mas uso com a redução engrenada na velocidade mais baixa, tornando impossível mover pela placa (para avançar a peça, gira com a mão na polia grande do motor). Como praticamente não há torque nestes cortes longitudinais, para todos os efeitos a placa está travada.
Como vc tinha perguntado do colar, existem outras formas de fazer também. A mais simples de todas, que era a original desta plaina, é simplesmente fazer um disco graduado com um furo que monta no eixo. Um parafuso permite zerar a posição.
Resolvi fazer diferente por achar muito pouco prático de usar, e o pequeno diâmetro torna as marcações de difícil leitura.
(http://img36.imageshack.us/img36/4889/58211030.th.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pq1tEomJ)
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Grato Ivan,
Estou observando . . . 8)
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. . . o posicionamento foi feito usando uma fita com 50 divisões colada na circunferência da placa, e um ponteiro (um rebite pop preso numa base magnética de relógio comparador ;D ) marca a posição atual. Dá pra ver aqui.
Somente agora percebi, graças a você chamar a minha atenção. ;D
Bem sacado! Mais uma para o caderninho . . . hehehe!
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Aqui um filminho do avanço funcionando.
[/youtube]
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SHOW............... ................... ....
Explendida.
Parabéns.....
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Parabéns Ivan, otima maquina e excelente reforma.
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Ela tá meio lambuzada de óleo porque tinha colocado a saída da bombinha de lubrificação no máximo, aí os canais de escoamento não dão conta.
Ainda tem algumas coisas pra fazer (manípulo, guarda da correia do motor, mesa), mas já dá pra usar.
O legal dela é que é só ajustar o corte, girar o êmbolo da catraca e ela vai cortando. Quando chega no final do curso fica patinando, aí é fazer o avanço, girar de novo o êmbolo e corta para o outro lado. Enquanto isso, pode ficar fazendo outra coisa sem se preocupar - ou seja, pra serviços de aplainamento, dá pra esquecer ela - o que não posso fazer com o torno, por exemplo.
E as ferramentas são as mesmas do torno, é tirar de um e colocar no outro.
Aqui mais umas fotos. Estou começando a aprender a usar ela, mas dá pra brincar bem.
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Olá Ivan;
Parabéns, é muito bom ver essa máquina funcionando.
Com certeza lhe será muito útil nas próximas realizações.
Abraços...
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Ivan,
Parabéns, muito legal sua maquininha.
Sugestão, voce pode acoplar o divisor que voce fez, através de uma chave óptica, e sincronizar a rotação da peça com o movimento da plaina. Sai até uma engrenagem pronta se usar também o avanço automático...
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Quer vender???????rsrsrsrsrsrs
Não podia estar em melhores mãos.
Abraços.
Rubens
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Quer vender???????rsrsrsrsrsrs
hahaha, essa foi boa. Só vou me livrar dela quando estiver velho demais pra usar, aí arrumo algum interessado pra doar. Mas isso ainda vai levar pelo menos uns 50 anos (espero :) ).
Mais uma vez agradeço por tê-la conseguido.
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Eu é que tenho que agradecer por ter lhe conhecido e os seus "dotes" mecânicos.
Com certeza usará por muito e um bom tempo (esperamos), em especial depois desse "banho".
Quando aparerecer mais alguma coisa te aviso com certeza. ehehehehe
Abraços.
Rubens