Autor Tópico: Resgate de mini-torno Jurássico.  (Lida 32500 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #45 Online: 05 de Abril de 2011, 17:31 »
Visitei osite do frabricante do trafo:

http://www.indusat.com.br/produto.aspx?catProd=43&id=585

"... incrível sistema de conexão em "H"; reduz o risco de acidentes com choques elétricos"

Isto me leva a pensar que é um trafo de isolação, e não um auto-trafo que é mais comum. Isto confirma a hipótese de inversão da fase.

Sobre padrões de conexão, acho que seria essa a conexão H que se refere, e que acho não ter a ver com isolação. Estranho é que a conexão H da tabela anexa não me parece ser usada no Brasil, apenas a I em aparelhos de ar condicionado mais antigos:

A - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de barras metálicas achatadas. Não possui conexão para fio terra. Em alguns modelos, uma das fendas é mais larga do que as outras (indicado em vermelho no desenho); esta característica permite que plugs com uma das barras achatadas mais larga do que a outra sejam encaixados sempre do mesmo lado. Este tipo de tomada é padronizado em alguns países para instalações elétricas com dois fios, fase (energizado) e neutro (não energizado), permitindo manter esta diferenciação no aparelho a ser conectado à tomada.

Países que adotam este tipo de tomada: Arábia Saudita, Aruba, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Bermudas, Bolívia, Brasil, Cambodja, Canadá, China (com barras metálicas nos plugs ligeiramente mais curtas do que as utilizadas nos outros países), Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Guam, Guatemala, Guianas (as três), Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Jamaica, Japão, Laos, Líbano, Libéria, Maldivas, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Peru, Porto Rico, Tailândia, Taiti, Taiwan, Venezuela, Vietnam e Yemen.

B - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de barras metálicas achatadas. Adicionalmente, possui orifício para entrada de um terceiro conector no plug, na forma de pino arredondado, destinado à conexão com o fio terra.

Países que adotam este tipo de tomada: os mesmos países que adotam o tipo A, exceto Bangladesh, Bolívia, Cambodja, China, Maldivas, Peru, Tailândia, Taiti, Vietnam e Yemen. Também é encontrado nos Açores, Belize e Trinidad e Tobago.

C - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de pinos metálicos arredondados. Não possui conexão para fio terra.

Países que adotam este tipo de tomada: Açores, Albânia, Alemanha, Algéria, Angola, Argentina, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Bolívia, Bósnia, Brasil, Bulgária, Burundi, Cabo Verde, Casaquistão, Chile, Congo, Coréia, Croácia, Dinamarca, Djibuti, Egito, El Salvador, Eritréia, Espanha, Filipinas, Finlândia, Gabão, Gibraltar, Grécia, Guadalupe, Guinéia, Hungria, Ilhas Canárias, Ilhas Madeira, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Iugoslávia, Kuwait, Laos, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Madagascar, Marrocos, Martinica, Mauritânia, Mauritus, Moçambique, Mônaco, Nepal, Netherlands, Nigéria, Noroega, Omânia, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Ruanda, Rússia, Senegal, Síria, Somália, Sudao, Suécia, Suíça, Surinane, Tailândia, Togo, Tunísia, Turquia, Uruguai, Vietnam, Zaire, Zâmbia.

D - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de pinos metálicos arredondados, com um terceiro pino para fio terra.

Países que adotam este tipo de tomada: Afeganistão, Bangladesh, Benin, Botswana, Camarões, Chad, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Etiópia, Gana, Grécia, Guadalupe, Hong-Kong, Índia, Iraque, Israel (Jerusalém), Jordânia, Kênia, Líbano, Líbia, Macau, Madagascar, Maldivas, Martinica, Mônaco, Namíbia, Nepal, Níger, Nigéria, Paquistão, Quatar, Senegal, Serra Leoa, Sri Lanka, Sudão, Tanzânia, Yemen, Zâmbia, Zimbabwe.

E - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de pinos metálicos arredondados, com um terceiro pino para fio terra. Em comparação com o tipo D, o pino correspondente ao fio terra está mais próximo dos demais pinos. Além disso, há uma inversão: o pino correspondente ao fio terra localiza-se na tomada, não no plug: este possui um orifício para encaixe do mesmo. No desenho da tomada, a cor verde indica a presença do pino ao invés de um orifício. Neste tipo de tomada é possível encaixar plugs do tipo C.

Países que adotam este tipo de tomada: Bélgica, Burundi, Camarões, Chad, Congo, Djibuti, El Salvador, Eslováquia, Guiné Equatorial, França, Guiana Francesa, Grécia, Guadalupe, Ilhas Canárias, Indonésia, Laos, Lituânia, Madagascar, Mali, Martinica, Mônaco, Marrocos, Nigéria, Polônia, Senegal, Síria, Taiti, Tunísia.

F - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de pinos metálicos arredondados, com dois conectores destinados ao fio terra. Estes conectores para o fio terra consistem em pequenos pinos metálicos arrredondados, localizados na tomada e não no plug, o que é indicado pela cor verde no desenho. Além disso a tomada possui encaixes laterais recortados em sua estrutura, de modo que o plug só pode ser encaixado com seus correspondentes encaixes alinhados aos da tomada. Neste tipo de tomada é possível encaixar plugs do tipo C.

Países que adotam este tipo de tomada: Açores, Alemanha, Algéria, Aruba, Áustria, Bulgária, Cabo Verde, Chad, Coréia, Croácia, El Salvador, Finlândia, França, Grécia, Guiné, Hungria, Ilhas Madeira, Indonésia, Itália, Jordânia, Laos, Luxemburgo, Moçambique, Mônaco, Netherlands, Nigéria, Noroega, Portugal, Romênia, Samoa, Suécia, Surinane, Turquia, Uruguai.

G - este tipo de tomada prevê plugs com 3 conectores na forma de barras metálicas achatadas, sendo um deles (colocado de forma perpendicular aos demais) destinado ao fio terra. Em comparação com o tipo A, as barras metálicas são maiores, mais largas e mais grossas.

Países que adotam este tipo de tomada: Arábia Saudita, Bangladesh, Belize, Botswana, Brunei, Camarões, China, El Salvador, Emirados Árabes, Gâmbia, Gana, Gibraltar, Granada, Guatemala, Guianas (as três), Hong Kong, Ilhas Seychelles, Inglaterra, Iraque, Irlanda, Jordânia, Kuwait, Líbano, Macau, Malásia, Malawi, Maldivas, Malta, Mauritus, Nigéria, Oman, Quatar, Serra Leoa, Singapura, Tanzânia, Uganda, Vietnam, Yemen, Zâmbia, Zimbabwe.

H - este tipo de tomada prevê plugs com 3 conectores na forma de barras metálicas achatadas, sendo o conector correspondente ao fio terra disposto como se fosse a base de um " Y " em relação aos demais.

Países que adotam este tipo de tomada: Gaza, Israel

I - este tipo de tomada é semelhante ao tipo H, porém as barras metálicas correspondentes aos fios fase / neutro estão dispostas em ângulo contrário.

Países que adotam este tipo de tomada: Argentina, Austrália, China, El Salvador, Guatemala, Ilhas Fiji, Nova Zelândia, Okinawa, Panamá, Papua, Tadjiquistão, Tonga, Uruguai.

J - este tipo de tomada prevê plugs com 3 conectores em forma de pinos metálicos arredondados, sendo o correspondente ao fio terra, central, ligeiramente deslocado em relação aos demais.

Países que adotam este tipo de tomada: El Salvador, Etiópia, Madagascar, Maldivas, Ruanda, Suíça.

K - este tipo de tomada prevê plugs com 2 conectores em forma de pinos metálicos arredondados, e um terceiro, correspondente ao fio terra, central, deslocado em relação aos demais e em forma de " U ".

Países que adotam este tipo de tomada: Bangladesh, Dinamarca, Groelândia, Guiné, Madagascar, Maldivas, Senegal, Tunísia.

L - idem J, porém com os 3 plugs alinhados.

Países que adotam este tipo de tomada: Chile, Cuba, El Salvador, Etiópia, Itália, Maldivas, Síria, Tunísia, Uruguai.

M - semelhante ao tipo D, porém com pinos mais grossos.

Países que adotam este tipo de tomada: África do Sul, Moçambique, Suécia.

(*) - a partir de 2007 o Brasil adotou um padrão de tomadas diferente de todos os demais padrões existentes no mundo. Baseado no tipo "J" em aparência, difere do mesmo por usar pinos com menor diâmetro ou com maior diâmetro que os do padrão "J", conforme o tipo de intensidade de corrente elétrica a que se destina. Assim, ao invés dos pinos de 4,5mm de diâmetro do padrão "J", as tomadas brasileiras possuem ou pinos de 4 mm de diâmetro ou pinos de 4.8 mm de diâmetro, para uso em 10 e 20A. A ilustração exemplifica o plug com pinos de maior diâmetro.

« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 17:33 por minilathe »

Offline Euclides Júnior

  • Júnior
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1941
  • Sexo: Masculino
  • O riso é a mecânica aplicada no ser vivo. Henri B.
  • Cidade - UF: Timoteo/MG
  • Nome:: Euclides de souza Lima Junior
  • Profissão: Projetista de maquinas industrial
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #46 Online: 05 de Abril de 2011, 17:41 »
Pelo video, de fato roda legal.

Sem carga ligando só o 220v e roando dando a partida com a mão também roda.

Só que talvez consiga parar ele também com a mão

Blz amigo Roberto
Você assistiu o vídeo?
Cara com impulso que o motor partiu e rotação que chegou imediatamente, se eu colocasse mão na polia para tentar pará-lo com certeza agora estaria com a minha mão enfaixada com calos e queimaduras, o bixinho rodou muito e com força, rs.
Acho que este problema do motor do torno trifásico para rodar em 220v esta resolvido, mas para ter certeza mesmo só depois que montar a maquina e colocar para rodar

Obrigado

Jr.

Offline Euclides Júnior

  • Júnior
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1941
  • Sexo: Masculino
  • O riso é a mecânica aplicada no ser vivo. Henri B.
  • Cidade - UF: Timoteo/MG
  • Nome:: Euclides de souza Lima Junior
  • Profissão: Projetista de maquinas industrial
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #47 Online: 05 de Abril de 2011, 17:58 »
Visitei osite do frabricante do trafo:

http://www.indusat.com.br/produto.aspx?catProd=43&id=585

"... incrível sistema de conexão em "H"; reduz o risco de acidentes com choques elétricos"

Isto me leva a pensar que é um trafo de isolação, e não um auto-trafo que é mais comum. Isto confirma a hipótese de inversão da fase.

Blz amigo Minilathe

Acho que a empresa Indusat  não foi muito clara em citar  (incrível sistema de conexão em "H"; reduz o risco de acidentes com choques elétricos) porque o trafo e o da foto que postei antes, só tem duas entradas simples com aqueles conectores múltiplos 127v e duas saídas 220v não existe aterramento que seria o terceiro pino para usar na conexão H que você citou acima.


Abraços

Jr.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #48 Online: 05 de Abril de 2011, 18:51 »
Sobre padrões de conexão, acho que seria essa a conexão H que se refere, e que acho não ter a ver com isolação. Estranho é que a conexão H da tabela anexa não me parece ser usada no Brasil, apenas a I em aparelhos de ar condicionado mais antigos:

Pois é, não parece ter algo a ver com tomadas, o trafo vem com os miseráveis conectores "Sindal", como se pode ver no site do fabricante e como relatado pelo Junior.

Não entendi a longa transcrição, fiquei zonzo depois de tantos "Este tipo de tomada prevê ..." e "Países que adotam este tipo de tomada ..." ;-)

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #49 Online: 05 de Abril de 2011, 18:57 »
Eu coloquei o multímetro em 200k quando fecha ele sobe para 22,5 e cai para 000.0
Em A1 com A2 ou B1 com B2, não seu se era isto que você queria

Quase isso. Ajuste a escala para medir efetivamente a resistência (basta ir reduzindo a escala até obter leitura acima de zero).

Gostaria que medisse entre A1-A2, B1-B2, A1-B1, A1-B2, A2-B1, A2-B2

Com isto teremos uma idéia mais clara da configuração do trafo.

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #50 Online: 05 de Abril de 2011, 19:21 »
Sobre padrões de conexão, acho que seria essa a conexão H que se refere, e que acho não ter a ver com isolação. Estranho é que a conexão H da tabela anexa não me parece ser usada no Brasil, apenas a I em aparelhos de ar condicionado mais antigos:

Pois é, não parece ter algo a ver com tomadas, o trafo vem com os miseráveis conectores "Sindal", como se pode ver no site do fabricante e como relatado pelo Junior.

Não entendi a longa transcrição, fiquei zonzo depois de tantos "Este tipo de tomada prevê ..." e "Países que adotam este tipo de tomada ..." ;-)

Eu também fiquei, mas para aumentar a zonzeira, no Brasil ainda temos a "vantagem" de ainda por cima praticar vários padrões de tomadas...  :)

Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3688
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #51 Online: 06 de Abril de 2011, 00:01 »
Pelo video, de fato roda legal.

Sem carga ligando só o 220v e roando dando a partida com a mão também roda.

Só que talvez consiga parar ele também com a mão

Montei uma serra de bancada com um motor trifásico de somente 1 e 1/2 cv e ligação na rede com capacitor e ja cortei peroba rosa de 16 mm de espessura com ela sem travar nenhuma vez.
Na mão vc não para ele nem dando tiro.

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #52 Online: 06 de Abril de 2011, 07:26 »
Meu amigo Alebe
Fiz o comentario de parar com a mão, pois fiz num motor 3/4hp, tipo dailander (2 velocidades) (triangulo/estrela) e s´com duas fase eu parav. Mas com 1 e 1/2hp também não arriscaria.
Na minha garagem que é plana, empurro um fusca com uma mão, se colocar um caminhão tenho certeza que não consigo, hihihi. (Desculpe a brincadeira)

Abração

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #53 Online: 06 de Abril de 2011, 07:57 »
Fiz o comentario de parar com a mão, pois fiz num motor 3/4hp, tipo dailander (2 velocidades) (triangulo/estrela) e s´com duas fase eu parav. Mas com 1 e 1/2hp também não arriscaria.


Entendo perfeitamente que vc quis expressar a perda de potência, mas é melhor não arriscar, já vi gente sofrendo queimaduras e tb arrancando o couro ... eu mesmo já me feri em um motor bem pequeno ...


O motor Dahlander tem como característica a possibilidade da alteração do número de polos, variando a velocidade em uma razão 1:2 e a potência é o dobro + 15% na maior velocidade. Assim, para um motor destes operando na menor velocidade e com duas fases, teríamos ~ 0,2 hp ... isto explica pq conseguiu frear o motor com a mão ...

Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3688
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #54 Online: 06 de Abril de 2011, 08:51 »
Na minha garagem que é plana, empurro um fusca com uma mão, se colocar um caminhão tenho certeza que não consigo, hihihi. (Desculpe a brincadeira)

É que vc é saradão... Se eu precisar empurrar um fusca ladeira abaixo ja vai faltar força... ;D (...hehehe, tem troco?)

Não se avexe, só quiz passar minha experiencia com o motor que tenho aqui e respeito e fico muito atento com a experiencia de todos do forum.
90% do que entendo hoje de mecânica aprendi nesta casa.
Mas como o Jorge bem explanou, é sempre arriscado.

Grande abraço

Offline Euclides Júnior

  • Júnior
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1941
  • Sexo: Masculino
  • O riso é a mecânica aplicada no ser vivo. Henri B.
  • Cidade - UF: Timoteo/MG
  • Nome:: Euclides de souza Lima Junior
  • Profissão: Projetista de maquinas industrial
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #55 Online: 06 de Abril de 2011, 08:53 »
Quem nunca sonhou em ter uma ferrari?
« Última modificação: 06 de Abril de 2011, 08:55 por Diginox »

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #56 Online: 06 de Abril de 2011, 11:30 »
Jr
Do jeito que vc. ta tratando e amando a maquina, acho que rosa pink ficaria mais jeitosa.
rsrsrs

Offline Euclides Júnior

  • Júnior
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1941
  • Sexo: Masculino
  • O riso é a mecânica aplicada no ser vivo. Henri B.
  • Cidade - UF: Timoteo/MG
  • Nome:: Euclides de souza Lima Junior
  • Profissão: Projetista de maquinas industrial
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #57 Online: 06 de Abril de 2011, 15:21 »
Jr
Do jeito que vc. ta tratando e amando a maquina, acho que rosa pink ficaria mais jeitosa.
rsrsrs

Boa tarde amigo Roberto

Você  deve ter observado que quase todos que postaram ajuda para reforma deste torno também já reformaram algum torno ou outro equipamento com o mesmo capricho e carinho de quem gosta de restaurar uma relíquia antiga, para que fique próximo ao original ou melhor com as tecnologia que temos hoje, o nosso amigo Luiz Carlos Cientista13, inclusive você postaram fotos de suas obras de arte depois de pronto que ficaram ótimas
Observando e ampliando a foto do seu 1964 Jomar T1 deu para observar que tem novelos de linha costura e colchas de crochê semi-prontas no fundo da foto, da a impressão que ele esta em um ateliê de costura, acho que para este ambiente o seu 1964 Jomar T1 em rosa pink combinaria mais.
Após desmontar totalmente o meu torno observei que ele tinha tinta de fundo em vermelho e resolvi preservar.

Abraços

Jr.

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #58 Online: 06 de Abril de 2011, 19:13 »
Nobre amigo Junior
Ja vi que pela tua acuidade em ver detalhes teu torno vai ficar uma beleza.
Falei em rosa pink  como ideia.hihi
Quanto a cor, o vermelho ferrari vai ficar bonito.
Ja vi tornos pintado de vermelho, e para mostrar que não sou contra, tirei a foto do meu torninho de bolso que nunca terminei, mas serve para peças miudas. Só que é VERMELHO ROYAL VW-84.

Quanto aos novelos de lã, tenho uma maquina Passap suiça que estou limpando e vou fazer $.

Mas fazer tricot foi uma sugesttão mal informada!!
Quando aposentei, falaram que fazer tricot era bastante excitante e tinha a vantagem de trabalhar em casa e a "véia" tava perto e podia dar samba.!!!
Não funcionou, e até para tirar as medidas das moças ela não deixava eu fazer.
Quando fui "cobrar" a sugestão que explicaram e eu tinha feito errado.
O certo era fazer tricot á mão , com aquelas agulhas longas que tem uma bolinha numas das pontas.
Senta-se de bermuda e vai tricotando, como a agulha é longa, as bolinhas vai batendo "lá" e se acordar a "veia" tava perto. Por isso os detalhes são importantes.


Mas Junior, continue colocando fotos e as peripécias na reforma que é sempre uma aula a mais.
Uma sugestão real: Se possivel já troque tambén os rolamento do motor e do trono.As vezes parecem bons, mas quando começam a rodar que aparece o defeito.

Abraço  Roberto



Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:Resgate de mini-torno Jurássico.
« Resposta #59 Online: 06 de Abril de 2011, 19:15 »
esqueci a foto

 

/** * */