Autor Tópico: Limpeza do torno  (Lida 8428 vezes)

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Offline minilathe

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Re:Limpeza do torno
« Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2012, 14:25 »
eu estou vendo mesmo cada hora alguém me fala um algum óleo especifico para cada lugar  ;D a ser colocado no torno mais esta sendo muito útil as dicas que estão me passando estou fazendo um mix de informações e como um amigo me disse aqui no post estou testando mais a principio no manual do torno diz para eu usar óleo 20W o que seria óleo 20W o único 20W que achei na net pesquisando foram os de motores para carro sera que vc saberia qual seria esse oleo 20W? eu muito obrigado pela informação de viscosidade, teperatura e pressão que suporta os oleos para mim era td igual  ;D

Esse negócio de lubrificante não é tão simples assim. A aplicação em tela não é critica, mas exitem óleos multiviscosos, que mantem a viscosidade mesmo em temperaturas mais elevadas, existem óleos para suportar a pressão (esforço) entre os dentes de engrenagens, para altas velocidades, baixas velocidades, óleo de corte, ....

Uma propriedade física importante dos lubrificantes é a viscosidade, que possibilita a formação de um "filme líquido" que se localiza entre as peças de uma máquina que possuem movimento relativo (ex.: duas engrenagens, duas superficies com movimento deslizante, etc.). 

A viscosidade de um liquido, incluindo os óleos básicos, varia consideravelmente com a temperatura, diminui com a temperatura, o que resulta na redução da espessura do filme liquido, acarretando a possibilidade de ocorrer atritos, sobre-aquecimento e desgaste das peças.

O óleo 20W deriva de um padrão de classificação da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e significa um óleo para uso entre 20 e 40 Graus Celsius, para inverno (W=Winter). Já 20W40 é um óleo multiviscoso, que a frio se comporta como um óleo SAE 20W e aquecido acima de 40 graus possui curva de viscosidade SAE 40. Quanto maior o número, mais viscoso o óleo a uma mesma temperatura.

Ver:
http://www.ruv.com.br/dicas/lubrificacao.htm
« Última modificação: 04 de Novembro de 2012, 14:27 por minilathe »

Offline Erikqui

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Re:Limpeza do torno
« Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2012, 15:10 »
muito obrigado professor agora esclareceu a mente e me ajudo com a questão do óleo para eu lubrificar o meu torno

eu estou vendo mesmo cada hora alguém me fala um algum óleo especifico para cada lugar  ;D a ser colocado no torno mais esta sendo muito útil as dicas que estão me passando estou fazendo um mix de informações e como um amigo me disse aqui no post estou testando mais a principio no manual do torno diz para eu usar óleo 20W o que seria óleo 20W o único 20W que achei na net pesquisando foram os de motores para carro sera que vc saberia qual seria esse oleo 20W? eu muito obrigado pela informação de viscosidade, teperatura e pressão que suporta os oleos para mim era td igual  ;D

Esse negócio de lubrificante não é tão simples assim. A aplicação em tela não é critica, mas exitem óleos multiviscosos, que mantem a viscosidade mesmo em temperaturas mais elevadas, existem óleos para suportar a pressão (esforço) entre os dentes de engrenagens, para altas velocidades, baixas velocidades, óleo de corte, ....

Uma propriedade física importante dos lubrificantes é a viscosidade, que possibilita a formação de um "filme líquido" que se localiza entre as peças de uma máquina que possuem movimento relativo (ex.: duas engrenagens, duas superficies com movimento deslizante, etc.). 

A viscosidade de um liquido, incluindo os óleos básicos, varia consideravelmente com a temperatura, diminui com a temperatura, o que resulta na redução da espessura do filme liquido, acarretando a possibilidade de ocorrer atritos, sobre-aquecimento e desgaste das peças.

O óleo 20W deriva de um padrão de classificação da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e significa um óleo para uso entre 20 e 40 Graus Celsius, para inverno (W=Winter). Já 20W40 é um óleo multiviscoso, que a frio se comporta como um óleo SAE 20W e aquecido acima de 40 graus possui curva de viscosidade SAE 40. Quanto maior o número, mais viscoso o óleo a uma mesma temperatura.

Ver:
http://www.ruv.com.br/dicas/lubrificacao.htm

 

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